Pular para o conteúdo principal

Xavier e Soledad lançam Travessia

 Primeiro trabalho após “Mormaço” (2020), o músico e produtor Xavier (foto Patrícia Araújo) lança “Travessia”, single que anuncia “Orla”, sua próxima obra. 

A Música, que é acompanhada pela cantora cearense Soledad  (foto Patricia Araújo) foi composta e gravada em 2021, em meio ao caos social e período de pandemia. Mesmo densa, a canção consegue trazer sutileza na voz marcante de Soledad, que parece convidar todos a seguir na travessia.

- Fiz essa Música num momento delicado, mas para quem está vivendo o que estamos passando, é muito fácil identificar. Travessia fala de força, de ter calma, entender o tempo das coisas, do silêncio e, principalmente, saber acolher a tristeza, sem perder a esperança”, explica Xavier.

A escolha do single mostra que o Reggae vai além de um flerte no trabalho musical de Xavier, e como o artista parece ficar bem à vontade no estilo, que já aparece na primeira mixtape, no single “Jogo de Luz”, com participação da cantora sergipana Marcelle. Desta vez, Soledad assume a voz com inserções sutis de Xavier, que assina a produção musical em parceria com o produtor e músico cearense Klaus Sena.

Xavier fez inicialmente uma pré-produção e, em seguida, mandou a música com a letra para Soledad. Ele, inclusive, fez Travessia pensando justamente na voz da cantora.

- “Ela logo se identificou e fiquei feliz porque tinha que ser ela cantando. Começamos os testes de voz e tom, tudo à distância. Depois que a canção ganhou corpo, convidei o parceiro e também amante de reggae, Klaus Sena, para trocarmos referências e gravações. Foi ele que trouxe, por exemplo, a sonoridade que estava faltando, do timbre astral”, destaca Xavier.

A parceria de Xavier e Soledad vem desde os shows do primeiro disco da cantora. Xavier é músico de sua banda e, juntos, gravaram a “Revoada”, segundo disco da artista cearense, e alguns singles, incluindo o último lançamento “Mulher Azul-Piscina”, com letra de Soledad e música de Xavier, todos lançados pelo selo Índigo Azul. Travessia, assim, representa o fortalecimento da música e amizade entre os dois.  “Atravessar para me encontrar no tempo, lançar o corpo ao mar para curar, balançar para concentrar. Quando ouvi Travessia a primeira vez e cantei, tive certeza, e então eu respirei”, resume Soledad.

Clipe - O videoclipe de "Travessia" foi dirigido pela artista visual Patrícia Araújo, com fotografia assinada por Leandro Gomes Pinheiro. Inspirado na performance "Association Area" (1971), de Vito Acconci, em que o artista propõe a ampliação da percepção do outro em cena a partir da obstrução dos sons e da visão, com a utilização de vendas nos olhos e protetores de ouvidos, em "Travessia" foi proposto para Xavier e Soledad que ambos realizassem a mesma ação no set de filmagem.

Um jogo se estabelece em cena e, a partir daí, acompanhamos uma coreografia descompassada e intuitiva dos dois corpos que, movidos pela intuição de uma comunicação não-visual e não-verbal, vão atravessando o espaço, tateando um encontro e se misturando nessa dança. Além do registro da performance, o videoclipe conta com a inserção de planos detalhes que revelam sutilmente os procedimentos para a ação acontecer.

- A performance de Vito Acconci traz elementos visuais muito fortes e me instigou a pensar nas relações com a música e também de como desenvolver uma narrativa não-linear para a ação. Muitas vezes é preciso silenciar certos estímulos para conseguir, de fato, enxergar caminhos e fazer travessias", destaca Patrícia Araújo.

Xavier - Xavier é educador, multiinstrumentista e produtor musical. Iniciou sua carreira como músico de maneira mais profissional no início dos anos 2000, em Fortaleza, contribuindo com os projetos Soul Zé (CE), Los Porongas (AC), Aíla (PA), Marcelle (SE), Daniel Peixoto (CE) Zebrabeat Afro Amazônia Orquestra (PA), Arthur Nogueira (PA), JUNU (CE), Fernando Catatau e o Instrumental (CE/SP), Héloa (SE), Soledad (CE), Aglomerado (CE/SP) e o ícone pernambucano Di Melo. 

Atualmente, participa como produtor musical e músico das bandas da cantora cearense Soledad, da trupe Vitoriano e seu Conjunto, do artista pop cearense Daniel Peixoto e da Valentin. Lançou em 2020, pelo Selo Índigo Azul, a mixtape Mormaço, produzida por ele e os produtores pernambucanos Arquétipo Rafa e Arthur Dossa (The Raulis). 

Soledad - Soledad, cearense radicada atualmente em São Paulo/Sp. Feminista autônoma, escritora e cantora, tem dois discos lançados. O último, "Revoada", produzido por Fernando Catatau, reuniu composições de Alessandra Leão e Junio Barreto. Dividiu palcos com Josyara, Elke Maravilha e Céu. Passou por festivais como Coquetel Molotov, Maloca Dragão e SIM SP; pelos palcos do Sesc SP e no Programa  "Cultural Livre" da Tv Cultura. Foi bolsista do Laboratório de Formação em Música Porto Iracema das Artes em Fortaleza, tendo Gui Amabis como produtor. 

Teve dois singles produzidos por Daniel Ganjaman através do Porto Dragão, também em Fortaleza. Foi artista residente e bolsista do Laboratório de Artes e Comunidades do Instituto Procomum e atualmente compõe o grupo de artistas e pesquisadoras latinas, Travessia, ligado ao Procomum e a organização norueguesa Meander Society. Integra também o quarteto de cantoras do Bloco Pagu e recentemente participou do projeto "21 Ações para Mulheres e Plantas", dirigido e articulado pela bailarina Marina Guzzo. 

Ficha Técnica Clipe

  • Direção, montagem e finalização: Patrícia Araújo
  • Direção de fotografia: Leandro Gomes Pinheiro
  • Design Gráfico: Samuel Tomé
  • Apoio: Casa Líquida e Aterro Filmes
  • Agradecimentos: Júlia Feldens e todos da Casa Líquida, Fernanda Porto, Malí Porto Pinheiro.

Ficha Técnica Música

  • Letra e Música: Xavier
  • Participação especial: Soledad
  • Produção musical: Xavier e Klaus Sena
  • Mixagem e masterização: Klaus Sena
  • Lançamento: Selo Índigo Azul
  • Produção Executiva: Ana Carol Azeredo e Xavier
  • Confira: https://bit.ly/3xJruOs


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a