Pular para o conteúdo principal

Xavier e Soledad lançam Travessia

 Primeiro trabalho após “Mormaço” (2020), o músico e produtor Xavier (foto Patrícia Araújo) lança “Travessia”, single que anuncia “Orla”, sua próxima obra. 

A Música, que é acompanhada pela cantora cearense Soledad  (foto Patricia Araújo) foi composta e gravada em 2021, em meio ao caos social e período de pandemia. Mesmo densa, a canção consegue trazer sutileza na voz marcante de Soledad, que parece convidar todos a seguir na travessia.

- Fiz essa Música num momento delicado, mas para quem está vivendo o que estamos passando, é muito fácil identificar. Travessia fala de força, de ter calma, entender o tempo das coisas, do silêncio e, principalmente, saber acolher a tristeza, sem perder a esperança”, explica Xavier.

A escolha do single mostra que o Reggae vai além de um flerte no trabalho musical de Xavier, e como o artista parece ficar bem à vontade no estilo, que já aparece na primeira mixtape, no single “Jogo de Luz”, com participação da cantora sergipana Marcelle. Desta vez, Soledad assume a voz com inserções sutis de Xavier, que assina a produção musical em parceria com o produtor e músico cearense Klaus Sena.

Xavier fez inicialmente uma pré-produção e, em seguida, mandou a música com a letra para Soledad. Ele, inclusive, fez Travessia pensando justamente na voz da cantora.

- “Ela logo se identificou e fiquei feliz porque tinha que ser ela cantando. Começamos os testes de voz e tom, tudo à distância. Depois que a canção ganhou corpo, convidei o parceiro e também amante de reggae, Klaus Sena, para trocarmos referências e gravações. Foi ele que trouxe, por exemplo, a sonoridade que estava faltando, do timbre astral”, destaca Xavier.

A parceria de Xavier e Soledad vem desde os shows do primeiro disco da cantora. Xavier é músico de sua banda e, juntos, gravaram a “Revoada”, segundo disco da artista cearense, e alguns singles, incluindo o último lançamento “Mulher Azul-Piscina”, com letra de Soledad e música de Xavier, todos lançados pelo selo Índigo Azul. Travessia, assim, representa o fortalecimento da música e amizade entre os dois.  “Atravessar para me encontrar no tempo, lançar o corpo ao mar para curar, balançar para concentrar. Quando ouvi Travessia a primeira vez e cantei, tive certeza, e então eu respirei”, resume Soledad.

Clipe - O videoclipe de "Travessia" foi dirigido pela artista visual Patrícia Araújo, com fotografia assinada por Leandro Gomes Pinheiro. Inspirado na performance "Association Area" (1971), de Vito Acconci, em que o artista propõe a ampliação da percepção do outro em cena a partir da obstrução dos sons e da visão, com a utilização de vendas nos olhos e protetores de ouvidos, em "Travessia" foi proposto para Xavier e Soledad que ambos realizassem a mesma ação no set de filmagem.

Um jogo se estabelece em cena e, a partir daí, acompanhamos uma coreografia descompassada e intuitiva dos dois corpos que, movidos pela intuição de uma comunicação não-visual e não-verbal, vão atravessando o espaço, tateando um encontro e se misturando nessa dança. Além do registro da performance, o videoclipe conta com a inserção de planos detalhes que revelam sutilmente os procedimentos para a ação acontecer.

- A performance de Vito Acconci traz elementos visuais muito fortes e me instigou a pensar nas relações com a música e também de como desenvolver uma narrativa não-linear para a ação. Muitas vezes é preciso silenciar certos estímulos para conseguir, de fato, enxergar caminhos e fazer travessias", destaca Patrícia Araújo.

Xavier - Xavier é educador, multiinstrumentista e produtor musical. Iniciou sua carreira como músico de maneira mais profissional no início dos anos 2000, em Fortaleza, contribuindo com os projetos Soul Zé (CE), Los Porongas (AC), Aíla (PA), Marcelle (SE), Daniel Peixoto (CE) Zebrabeat Afro Amazônia Orquestra (PA), Arthur Nogueira (PA), JUNU (CE), Fernando Catatau e o Instrumental (CE/SP), Héloa (SE), Soledad (CE), Aglomerado (CE/SP) e o ícone pernambucano Di Melo. 

Atualmente, participa como produtor musical e músico das bandas da cantora cearense Soledad, da trupe Vitoriano e seu Conjunto, do artista pop cearense Daniel Peixoto e da Valentin. Lançou em 2020, pelo Selo Índigo Azul, a mixtape Mormaço, produzida por ele e os produtores pernambucanos Arquétipo Rafa e Arthur Dossa (The Raulis). 

Soledad - Soledad, cearense radicada atualmente em São Paulo/Sp. Feminista autônoma, escritora e cantora, tem dois discos lançados. O último, "Revoada", produzido por Fernando Catatau, reuniu composições de Alessandra Leão e Junio Barreto. Dividiu palcos com Josyara, Elke Maravilha e Céu. Passou por festivais como Coquetel Molotov, Maloca Dragão e SIM SP; pelos palcos do Sesc SP e no Programa  "Cultural Livre" da Tv Cultura. Foi bolsista do Laboratório de Formação em Música Porto Iracema das Artes em Fortaleza, tendo Gui Amabis como produtor. 

Teve dois singles produzidos por Daniel Ganjaman através do Porto Dragão, também em Fortaleza. Foi artista residente e bolsista do Laboratório de Artes e Comunidades do Instituto Procomum e atualmente compõe o grupo de artistas e pesquisadoras latinas, Travessia, ligado ao Procomum e a organização norueguesa Meander Society. Integra também o quarteto de cantoras do Bloco Pagu e recentemente participou do projeto "21 Ações para Mulheres e Plantas", dirigido e articulado pela bailarina Marina Guzzo. 

Ficha Técnica Clipe

  • Direção, montagem e finalização: Patrícia Araújo
  • Direção de fotografia: Leandro Gomes Pinheiro
  • Design Gráfico: Samuel Tomé
  • Apoio: Casa Líquida e Aterro Filmes
  • Agradecimentos: Júlia Feldens e todos da Casa Líquida, Fernanda Porto, Malí Porto Pinheiro.

Ficha Técnica Música

  • Letra e Música: Xavier
  • Participação especial: Soledad
  • Produção musical: Xavier e Klaus Sena
  • Mixagem e masterização: Klaus Sena
  • Lançamento: Selo Índigo Azul
  • Produção Executiva: Ana Carol Azeredo e Xavier
  • Confira: https://bit.ly/3xJruOs


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f