Pular para o conteúdo principal

Ciro diz que brasileiros têm que superar as Desigualdades Sociais

A Reunião do Secretariado Municipal de Fortaleza, realizada nesta sexta-feira (17 de setembro), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, contemplou um debate sobre Desigualdades Sociais entre o ex-prefeito de Fortaleza e presidenciável 2022, Ciro Gomes (PDT); e o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles (foto Marcos Moura). 


O Encontro proporcionou aos gestores de Fortaleza um amplo panorama sobre as atuais carências da população brasileira, bem como a discussão sobre possíveis caminhos a serem trilhados pela Administração Pública para minimizar a problemática.

José Sarto - Para mim, é um grande desafio, como prefeito, além de manter o andamento de obras de Infraestrutura, Mobilidade e Educação, por exemplo, focar esses esforços na redução das desigualdades. Por isso, é importante ouvir a experiência de autoridades como o Ciro e o Meirelles, que conhecem o Brasil de Norte a Sul como ninguém, e observar os pontos que eles trarão e que certamente podem contribuir para elaboração de Políticas Públicas”, declarou o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Ciro Gomes - Ciro Gomes iniciou seu posicionamento destacando que a atual situação de desigualdade no Brasil é a pior possível, comparando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional entre 1930 e 1980, na faixa de 6,7% ao ano, e os últimos dez anos, marcados pelo estancamento dos números em zero.

Ciro enfatizou que não se trata apenas de denunciar a desigualdade, mas também superá-la.

- Na experiência humana, não existe distribuição de renda sem crescimento econômico. É preciso concentrar esforços para justificar como o país que mais crescia no mundo, com disponibilidade de petróleo, tecnologia de manejo do solo e a agricultura tropical competitiva, parou ao mesmo tempo que a população obteve maior qualificação que entre os anos 30 e 80”, disse Ciro Gome.

Urgência - Ciro defende o desenvolvimento de um novo Modelo Econômico, de forma a entender a miséria em aspectos gerais e particulares para socorrer a urgência de quem atualmente passa fome, mitigando as sequelas da desigualdade. 

- São planos humildes em termos de políticas sociais compensatórias, mas com a cabeça audaciosamente posta na superação e nas oportunidades que permitam sanar a miséria”, frisou Ciro Gomes.

Outra observação de Ciro foi sobre o Racismo Estrutural, que faz parte da fundação do Capitalismo Brasileiro, juntamente com o desprezo ético que a elite do País tem por trabalhos mais simples, com menos respeito social e cultural. 

- É necessário iluminar a consciência popular, aperfeiçoar sobre os deveres e direitos da comunidade de forma que cada conquista seja inserida na rotina das pessoas”, explicou Ciro Gomes.

Dessa forma, ele propõe a construção de uma base de dados qualificada para compreender a cidade para qualificar políticas emancipatórias, criando uma hierarquia de escalonamento e abordagens para a superação da miséria e da desigualdade.

Impactos da Pandemia - Na mesma linha de pensamento de Ciro Gomes, Renato Meirelles reforçou que entender os aspectos dos cidadãos é necessário para fazer a diferença e impactar vidas. Ele incentivou o secretariado a refletir sobre as mudanças que serão realizadas na vida dos fortalezenses por meio do conjunto de ações apresentado durante a reunião, não considerando apenas aspectos técnicos, mas também humanos.

Em seguida, Meirelles resgatou a realidade factual, trazendo o contexto da pandemia da Covid-19 e como o isolamento social afeta diferentemente as classes sociais, pontuando a realidade de quem não pode trabalhar em home office, por ser inacessível, além das diferenças de moradia de acordo com a renda das famílias.

Para ele, o papel do Estado é diminuir este tipo de discrepância. 

- Cerca de 78% dos moradores de favela foram obrigados a escolher entre a fome e o vírus. Também há a discussão entre a saúde versus a retomada da economia, sendo que o maior mercado consumidor é justamente o grupo de risco, cerca de 80 milhões de pessoas”, compartilhou Renato Meirelles.

Renato Meireles - Meirelles salientou a importância do papel da Internet na vida das pessoas, defendendo a ideia de que o acesso à Internet de qualidade deveria ser direito fundamental na constituição, pois sua ausência obstrui o alcance a outros direitos.

- Um exemplo disso foi o Auxílio Emergencial. Entre os elegíveis, 5,4 milhões de pessoas não tinham conta bancária nem acesso à internet e foram as últimas que receberam. O próprio modelo de cadastramento privilegia os mais ricos”, ressaltou Renato Meirelles.

Finalmente, Meirelles elencou os riscos de não se pensar nas pessoas ao se traçar estratégias para as cidades, defendendo que cada vez mais o futuro da democracia passa pelo empoderamento do cidadão, que deve ter um papel de fiscalizador do Estado. 

- O desafio civilizatório é buscar o que une os brasileiros. É preciso garantir o fortalecimento da democracia e que o poder público volte, efetivamente, a trabalhar”, concluiu Renato Meirelles.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,