Pular para o conteúdo principal

Ciro diz que brasileiros têm que superar as Desigualdades Sociais

A Reunião do Secretariado Municipal de Fortaleza, realizada nesta sexta-feira (17 de setembro), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, contemplou um debate sobre Desigualdades Sociais entre o ex-prefeito de Fortaleza e presidenciável 2022, Ciro Gomes (PDT); e o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles (foto Marcos Moura). 


O Encontro proporcionou aos gestores de Fortaleza um amplo panorama sobre as atuais carências da população brasileira, bem como a discussão sobre possíveis caminhos a serem trilhados pela Administração Pública para minimizar a problemática.

José Sarto - Para mim, é um grande desafio, como prefeito, além de manter o andamento de obras de Infraestrutura, Mobilidade e Educação, por exemplo, focar esses esforços na redução das desigualdades. Por isso, é importante ouvir a experiência de autoridades como o Ciro e o Meirelles, que conhecem o Brasil de Norte a Sul como ninguém, e observar os pontos que eles trarão e que certamente podem contribuir para elaboração de Políticas Públicas”, declarou o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Ciro Gomes - Ciro Gomes iniciou seu posicionamento destacando que a atual situação de desigualdade no Brasil é a pior possível, comparando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional entre 1930 e 1980, na faixa de 6,7% ao ano, e os últimos dez anos, marcados pelo estancamento dos números em zero.

Ciro enfatizou que não se trata apenas de denunciar a desigualdade, mas também superá-la.

- Na experiência humana, não existe distribuição de renda sem crescimento econômico. É preciso concentrar esforços para justificar como o país que mais crescia no mundo, com disponibilidade de petróleo, tecnologia de manejo do solo e a agricultura tropical competitiva, parou ao mesmo tempo que a população obteve maior qualificação que entre os anos 30 e 80”, disse Ciro Gome.

Urgência - Ciro defende o desenvolvimento de um novo Modelo Econômico, de forma a entender a miséria em aspectos gerais e particulares para socorrer a urgência de quem atualmente passa fome, mitigando as sequelas da desigualdade. 

- São planos humildes em termos de políticas sociais compensatórias, mas com a cabeça audaciosamente posta na superação e nas oportunidades que permitam sanar a miséria”, frisou Ciro Gomes.

Outra observação de Ciro foi sobre o Racismo Estrutural, que faz parte da fundação do Capitalismo Brasileiro, juntamente com o desprezo ético que a elite do País tem por trabalhos mais simples, com menos respeito social e cultural. 

- É necessário iluminar a consciência popular, aperfeiçoar sobre os deveres e direitos da comunidade de forma que cada conquista seja inserida na rotina das pessoas”, explicou Ciro Gomes.

Dessa forma, ele propõe a construção de uma base de dados qualificada para compreender a cidade para qualificar políticas emancipatórias, criando uma hierarquia de escalonamento e abordagens para a superação da miséria e da desigualdade.

Impactos da Pandemia - Na mesma linha de pensamento de Ciro Gomes, Renato Meirelles reforçou que entender os aspectos dos cidadãos é necessário para fazer a diferença e impactar vidas. Ele incentivou o secretariado a refletir sobre as mudanças que serão realizadas na vida dos fortalezenses por meio do conjunto de ações apresentado durante a reunião, não considerando apenas aspectos técnicos, mas também humanos.

Em seguida, Meirelles resgatou a realidade factual, trazendo o contexto da pandemia da Covid-19 e como o isolamento social afeta diferentemente as classes sociais, pontuando a realidade de quem não pode trabalhar em home office, por ser inacessível, além das diferenças de moradia de acordo com a renda das famílias.

Para ele, o papel do Estado é diminuir este tipo de discrepância. 

- Cerca de 78% dos moradores de favela foram obrigados a escolher entre a fome e o vírus. Também há a discussão entre a saúde versus a retomada da economia, sendo que o maior mercado consumidor é justamente o grupo de risco, cerca de 80 milhões de pessoas”, compartilhou Renato Meirelles.

Renato Meireles - Meirelles salientou a importância do papel da Internet na vida das pessoas, defendendo a ideia de que o acesso à Internet de qualidade deveria ser direito fundamental na constituição, pois sua ausência obstrui o alcance a outros direitos.

- Um exemplo disso foi o Auxílio Emergencial. Entre os elegíveis, 5,4 milhões de pessoas não tinham conta bancária nem acesso à internet e foram as últimas que receberam. O próprio modelo de cadastramento privilegia os mais ricos”, ressaltou Renato Meirelles.

Finalmente, Meirelles elencou os riscos de não se pensar nas pessoas ao se traçar estratégias para as cidades, defendendo que cada vez mais o futuro da democracia passa pelo empoderamento do cidadão, que deve ter um papel de fiscalizador do Estado. 

- O desafio civilizatório é buscar o que une os brasileiros. É preciso garantir o fortalecimento da democracia e que o poder público volte, efetivamente, a trabalhar”, concluiu Renato Meirelles.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg