Pular para o conteúdo principal



Doe de Coração homenageia seis profissionais de Saúde em 2021

 A Doe de Coração 2021, em reconhecimento à importância da atuação multidisciplinar na realização de transplantes de órgãos e tecidos, homenageia seis profissionais de cinco áreas da Saúde. 

Uma Comissão de Professores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi responsável pela escolha dos nomes, que são destaques na Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Farmácia. Os homenageados são:

  • Médica e coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa.
  • Professora de Nutrição, Ana Daltro.
  • Professora de Medicina, Sílvia Fernandes.
  • Professor de Farmácia, Paulo Germano.
  • Professora de Enfermagem, Mônica Studart.
  • Professor de Educação Física, Walter Diógenes.

Os seis receberão placas de homenagem da XIX Doe de Coração realizada pela Fundação Edson Queiroz para estimular a doação de órgãos e tecidos. A entrega será, em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, em solenidade,  às 18 horas, transmitida pelas redes sociais da Unifor e na TV Unifor (181 NET).

A Doe de Coração tem o compromisso de esclarecer a importância de ser um doador de órgãos e tecidos e promover a conscientização sobre os desafios e as conquistas na realização de transplantes no Ceará.

Em 2021, a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza destacam o trabalho e a dedicação desses profissionais pela realização de transplantes, mesmo em tempos de Pandemia de Covid-19. 

A Pandemia teve impacto nas taxas de doação e transplantes. Mesmo com as dificuldades provocadas pela Covid-19, os transplantes continuaram sendo realizados no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em 2021, mais de 780 transplantes de órgãos e tecidos foram feitos. Em 2020, o Ceará registrou 1.122 transplantes.

Formação - "O reconhecimento da Unfor consolida um sentimento de gratidão a nossos profissionais que possibilitam por meio da realização de um transplante ou na reabilitação de um transplantado novas possibilidades de se viver”, ressalta a diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Lia Brasil.

A professora Lia Brasil, que leciona na Unifor há 26 anos, destaca o suporte que a Universidade dá à formação dos alunos e ao exercício de suas atividades na área de transplantes de órgãos e tecidos. 

- Os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Unifor se caracterizam por formar profissionais generalistas aptos a atuar em diversos cenários e níveis de atenção à saúde, favorecendo o desenvolvimento das competências do século XXI exigidas no mundo do trabalho atual”, diz.

A diretora do Centro de Ciências, Lia Brasil  ressalta que a Unifor vem desempenhando um papel essencial na área de transplantes. 

Com a 19ª edição do Movimento Doe de Coração, “a Unifor busca uma maior sensibilização e reconhecimento da população, assim como o engajamento de seus acadêmicos na luta por salvar vidas”, frisa Lia Brasil.

Homenageados

Ana Daltro (foto Ares Soares) - Professora do Curso de Nutrição da Unfor e integrante da equipe do Centro de Transplantes de Fígado do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará UFC). Atualmente, faz doutorado em Biotecnologia. 

Eliana Barbosa (foto Acervo Pessoal) - Mestra em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC)  e coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará e do Departamento de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Paulo Germano de Carvalho (foto Ares Soares)- Doutor em Ciências Farmacêuticas, professor do Curso de Farmácia da Unifor e farmacêutico do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José de Doenças Infecciosas e do Laboratório de Exames Sorológicos Complementares, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Mônica Studart (foto Ares Soares) - Professora do Curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor e enfermeira assistencial da Unidade Pós-Operatória de Alta Complexidade de Transplantes de Rim, Fígado e Pâncreas no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Silvia Fernandes (foto Ares Soares)- Professora do Curso de Medicina da Unifor, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Imunologia de Transplantes de Órgãos e Tecidos pela Faculdade de Medicina da Université de Franche-Comté, em Paris-França.

Walter Diógenes (foto Ares Soares)- Mestre em Saúde Coletiva, professor do Curso de Educação Física da Unifor e atua no serviço de reabilitação cardíaca do Hospital São Camilo Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia