Pular para o conteúdo principal



Mais Empregos Ceará já tem mil postos de trabalho criados

 - Esse programa veio em um momento muito assertivo, de retomada, final de ano e de novas contratações”. 

A afirmação é da empresária Eveline Duarte, sócia-proprietária do Mundi Restaurante, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

O Mundi Restaurante é uma das empresas já cadastradas no Programa Mais Empregos Ceará, lançado pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (10 de setembro).

O cadastro para o programa está aberto no maisempregos.ce.gov.br.

De iniciativa do Poder Executivo Estadual, o Projeto de Lei que instituiu o Programa Mais Empregos foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador em julho deste ano. 

A medida objetiva gerar emprego, renda e oportunidades para os cearenses, além de reduzir o impacto socioeconômico provocado pela pandemia da Covid-19. 

A expectativa é que sejam criados até 20 mil novos postos formais de trabalho. O investimento total para viabilizar o programa é de R$ 66 milhões. As ações do programa são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

- É uma forma de também apoiar os setores que foram bastante afetados durante essa Pandemia por conta das restrições sanitárias. Porque sempre colocamos que a prioridade seria salvar vidas, olhar para as pessoas, mas nunca esquecer a economia e geração de emprego para os cearenses. Esse é um momento importante para a gente gerar emprego, oportunidade, e fazer o Ceará acelerar e crescer ao longo dos próximos meses e próximos anos”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

O Projeto de Lei que instituiu o Programa Mais Empregos foi aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador em julho deste ano.

Para isso, o Governo do Ceará vai pagar metade de um salário-mínimo vigente, para cada novo vínculo de emprego, gerado após 20 de julho de 2021, por um período de até 180 dias e com limite de 100 empregos gerados por empresa. Além disso, é necessário que a empresa mantenha os trabalhadores por mais 90 dias após o término do benefício.

O secretário cearense de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, enfatizou que o Mais Empregos Ceará é uma resposta à crise gerada pela Pandemia da Covid-19, mas também representa o trabalho desenvolvido pelo Ceará para criar e fortalecer um ambiente de negócios favorável ao crescimento econômico. 

- O governador determinou uma virada na Economia do Ceará. Isso é importante porque é uma das mais profundas instruções do setor econômico. Não só no sentido de melhorar o acolhimento de empresas e empresários que acreditam no governo, e que confiam ao Estado do Ceará os seus empreendimentos. Esse trabalho, já começa a dar resultados”, disse Maia Júnior.

A iniciativa representa o trabalho desenvolvido pelo Estado do Ceará para criar e fortalecer um ambiente de negócios favorável ao crescimento econômico.

O Mais Empregos Ceará contempla empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, desde que enquadrados na faixa de receita bruta anual em conformidade com a legislação federal. Também terão prioridade no Programa, empresas que contratarem profissionais formados nas Escolas de Ensino Profissional, empresas do segmento de alimentação fora do lar (incluindo bares e restaurantes) e eventos. As empresas que não se enquadrarem em todos os critérios, ficarão em uma fila de espera.

Abrasel - Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares Restaurantes (Abrasel-Ceará), Taiene Righetto, o programa é uma iniciativa pioneira e traz mais confiança ao empreendedor. 

- O Setor de Alimentação fora do lar tem uma característica muito importante de empregabilidade. Ele é uma abertura de porta para o primeiro emprego do jovem. Emprega pessoas mais velhas e experientes. 60% desse setor emprega mulheres, mães de famílias. Isso é muito importante. Com um programa desse, vamos conseguir não só recuperar os empregos perdidos na pandemia, mas eu vejo além, vejo que nós vamos criar novos empregos e oportunidades”, disse Taiene Righetto.

Apoio na retomada - Cláudio Nelson, proprietário da Praiow, Barraca na Praia do Futuro, está otimista com o Mais Empregos Ceará, e pretende contratar 20 funcionários.

- Nós fomos os primeiros a entrar nesse furação e os últimos a sair. Então, esse olhar diferenciado para quem teve um prejuízo diferenciado na pandemia é muito importante. E nós somos muito gratos”, afirmou Cláudio Nelson.

Chega Mais - A decisão de demitir funcionários também foi um desafio enfrentado por Luiz Nogueira, que atua na Barraca Chega Mais Beach, situada na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Mas o momento agora é de reconstrução. 

- Nesse momento, estamos tentando cadastrar 40 profissionais na área de restaurante, que é a nossa atividade. A tendência é que no decorrer dos meses a gente possa contratar mais gente. Nossas atividades só podem retomar 100% com todo mundo vacinado. E o Governo do Estado está fazendo um trabalho muito importante na vacinação”, informou Luiz Nogueira.

CDL- Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Fortaleza), Assis Cavalcante, o Mais Empregos Ceará apoia empresários e dá dignidade ao trabalhador.

- Você dá cidadania àquela pessoa, principalmente aquele jovem que está como ‘nem-nem’ (nem trabalha, nem estuda), mas que precisa de um incentivo desse para que nós possamos empregá-los. Colocar para trabalhar, ensinar àquela pessoa um ofício. Isso é muito gratificante”, afirmou Assis Cavalcante.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana, reforçou a importância da iniciativa para potencializar a recuperação da economia cearense.

- No primeiro semestre de 2021, já recuperamos mais de 43 mil postos de trabalho no mercado formal. Um saldo positivo no Caged. Isso nos dá condições de não só recuperar os postos de trabalho perdidos na pandemia, mas de ampliar esses postos de trabalho. Então, o IDT está compondo o sistema Sedet, dando todo o apoio aos trabalhadores e, também, aos empresários”, garantiu Vladyson Viana.

O secretário-executivo do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Kennedy Alencar, explicou que, além dos setores de alimentação e eventos, o programa também está recebendo cadastro de empresas do setor de comércio de serviços. ]

- Gostaria de conclamar a todos os entes que atuam diretamente no alvo do nosso programa; comércio e serviços e, neste momento, a gente vem priorizando os setores da alimentação fora do lar e na área de eventos para que eles participem efetivamente do programa. Porque a nossa prioridade é o Trabalho e o Empreendedorismo”, revelou Kennedy Alencar.

Cadastro - Desde seis de setembro, o Cadastro está liberado no site maisempregos.ce.gov.br para as empresas interessadas em participar do programa. Depois do cadastro, devem apresentar a documentação solicitada e assinar o Termo de Adesão gerado automaticamente. Até às 12 horas desta sexta-feira (10), mais de 700 empresas se cadastraram para receber o benefício concedido pelo Governo do Ceará, gerando mais de mil novas vagas em apenas quatro dias de cadastro aberto.

Se aprovada, a empresa receberá o benefício em até 30 dias, em conta corrente, exclusivamente do Bradesco. Os vínculos de emprego deverão ser mantidos enquanto durar o benefício, mais 90 dias.

O Programa está limitado a 20 mil vínculos, a serem ofertados exclusivamente enquanto estiver vigente o Estado de Calamidade Pública decorrente da Covid-19, o que ocorrer primeiro.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170