Pular para o conteúdo principal

Ministério da Saúde reduz intervalo de D1 a D2 da Pfizer para oito semanas

Milhões de brasileiros imunizados, milhares de profissionais de Saúde trabalhando sem medir esforços, 38 mil Salas de Vacinação em todo País, em uma Campanha de Vacinação inédita no Brasil, que chega a uma marca histórica.


O Ministério da Saúde concluiu, nesta quarta-feira (15 de setembro), o envio de imunizantes para vacinar contra a Covid-19, com a Primeira Dose (D1), os mais de 158 milhões de brasileiros acima de 18 anos.

O último lote com 1,1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech, que fará o País alcançar essa importante meta, foi distribuído nesta quarta-feira (15) para todo Brasil.

Próximos passos - Finalizada esta etapa, a partir de agora, será possível seguir com os próximos passos da Campanha de Vacinação.

Redução - A redução do intervalo da Pfizer, de 12 para oito semanas, está previsto a partir de agora.

12 a 17 anos - O Ministério da Saúde começa a enviar vacinas para imunizar adolescentes, entre 12 e 17 anos, com comorbidades.

D3 - Além disso, o Ministério da Saúde inicia o envio das doses para o reforço (D3) entre os grupos prioritários, preferencialmente com a Pfizer. 

O reforço para idosos acima de 70 anos deve ocorrer seis meses após a Segunda Dose (D2) ou a Dose Única (DU) e as pessoas imunossuprimidas devem respeitar o intervalo de 28 dias após a D2 ou DU.

Caso haja descumprimento das orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o Ministério da Saúde não pode garantir a distribuição de doses suficientes para completar o Esquema Vacinal de toda a população. Portanto, é essencial que as unidades federativas cumpram o que foi pactuado em reunião com representantes dos Estados, Municípios e Governo Federal.

Guarulhos - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou o envio das doses direto do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Queiroga estava acompanhado do:
  • Ministro das Comunicações, Fábio Faria.
  • Ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.
  • Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
  • Secretários do Ministério da Saúde.
Em seu pronunciamento, Queiroga destacou o trabalho incansável para concluir essa etapa da Campanha de Vacinação.

- Esse grupo tem trabalhado firmemente para tornar essa realidade possível. Esse é o Sistema Único de Saúde-SUS, o Ministério da Saúde, Estados e Municípios. Quem duvidava da Campanha de Vacinação do Brasil é porque não acredita no SUS e se não acredita no SUS, não acredita na Constituição Federal”, afirmou.

- A Saúde é um Direito Fundamental. A Saúde é um direito de todos, é um dever do Estado, todos sabemos disso. A Campanha de Vacinação é algo que o Brasil faz como nenhum outro país do mundo”, ressaltou Marcelo Queiroga.

265 milhões de doses - Com esta distribuição, o Brasil chega a mais de 265 milhões de doses enviadas às unidades federativas. Cada um dos 26 aviões que partiram com as doses de esperança representam a conclusão desta fase da Campanha. Todos os superintendentes do Ministério da Saúde acompanharam as entregas das doses aos seus respectivos estados.

Ciro Nogueira - O ministro Ciro Nogueira reforçou a importância desse dia histórico para a Campanha de Vacinação.

- Sempre tive a coragem de dizer que nós vamos imunizar a população brasileira. Nisso, diversos fatores devem ser apontados. Primeiro, a vontade da população brasileira de ser vacinada e a tradição do nosso país no que diz respeito a Vacina. Segundo, a determinação do presidente Jair Bolsonaro de não deixar faltar nenhuma dose para todo brasileiro que desejar se vacinar", disse Ciro Nogueira.

Durante o evento, Queiroga aplicou a segunda dose da vacina no ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Fabio Faria - O esforço de todos os envolvidos na Campanha de Vacinação foi destaque no pronunciamento do ministro das Comunicações, Fabio Faria, que também foi vacinado nesta quarta (15) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

- É um dia histórico para o País, dia de agradecer todo o esforço do Ministério da Saúde, do Governo Federal e do presidente da República. [...] Parabéns a todos os médicos, secretários, equipes que têm trabalhado 24 horas por dia. Vocês estão dando exemplo ao Brasil e esse gesto vai ficar marcado no coração de toda população brasileira", concluiu.

Nas últimas pautas de distribuição, o Ministério da Saúde ajustou a quantidade de vacinas distribuídas às unidades da Federação considerando a população acima de 18 anos, que ainda não havia tomado a D1.

Por conta disso, em determinados momentos, algumas unidades da Federação receberam um quantitativo maior que outras. A Metodologia de distribuição foi adotada para que a pasta alcance o objetivo de que todos terminem a vacinação da população adulta de forma equânime. A ideia é que os brasileiros de todos os estados sejam beneficiados com a Imunização igualmente.

Todas as decisões e estratégias referentes à Campanha, inclusive as doses que devem ser utilizadas como Dose 1 e Dose 2, foram pactuadas entre representantes da União, Estados e Municípios. 

Portanto, é essencial que os gestores locais sigam as orientações definidas pelo PNO, para que a Vacinação avance conforme o planejado e para que não falte doses para concluir o Esquema Vacinal de toda a População Brasileira.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c