Pular para o conteúdo principal

Ministério da Saúde reduz intervalo de D1 a D2 da Pfizer para oito semanas

Milhões de brasileiros imunizados, milhares de profissionais de Saúde trabalhando sem medir esforços, 38 mil Salas de Vacinação em todo País, em uma Campanha de Vacinação inédita no Brasil, que chega a uma marca histórica.


O Ministério da Saúde concluiu, nesta quarta-feira (15 de setembro), o envio de imunizantes para vacinar contra a Covid-19, com a Primeira Dose (D1), os mais de 158 milhões de brasileiros acima de 18 anos.

O último lote com 1,1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech, que fará o País alcançar essa importante meta, foi distribuído nesta quarta-feira (15) para todo Brasil.

Próximos passos - Finalizada esta etapa, a partir de agora, será possível seguir com os próximos passos da Campanha de Vacinação.

Redução - A redução do intervalo da Pfizer, de 12 para oito semanas, está previsto a partir de agora.

12 a 17 anos - O Ministério da Saúde começa a enviar vacinas para imunizar adolescentes, entre 12 e 17 anos, com comorbidades.

D3 - Além disso, o Ministério da Saúde inicia o envio das doses para o reforço (D3) entre os grupos prioritários, preferencialmente com a Pfizer. 

O reforço para idosos acima de 70 anos deve ocorrer seis meses após a Segunda Dose (D2) ou a Dose Única (DU) e as pessoas imunossuprimidas devem respeitar o intervalo de 28 dias após a D2 ou DU.

Caso haja descumprimento das orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), o Ministério da Saúde não pode garantir a distribuição de doses suficientes para completar o Esquema Vacinal de toda a população. Portanto, é essencial que as unidades federativas cumpram o que foi pactuado em reunião com representantes dos Estados, Municípios e Governo Federal.

Guarulhos - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou o envio das doses direto do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Queiroga estava acompanhado do:
  • Ministro das Comunicações, Fábio Faria.
  • Ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.
  • Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
  • Secretários do Ministério da Saúde.
Em seu pronunciamento, Queiroga destacou o trabalho incansável para concluir essa etapa da Campanha de Vacinação.

- Esse grupo tem trabalhado firmemente para tornar essa realidade possível. Esse é o Sistema Único de Saúde-SUS, o Ministério da Saúde, Estados e Municípios. Quem duvidava da Campanha de Vacinação do Brasil é porque não acredita no SUS e se não acredita no SUS, não acredita na Constituição Federal”, afirmou.

- A Saúde é um Direito Fundamental. A Saúde é um direito de todos, é um dever do Estado, todos sabemos disso. A Campanha de Vacinação é algo que o Brasil faz como nenhum outro país do mundo”, ressaltou Marcelo Queiroga.

265 milhões de doses - Com esta distribuição, o Brasil chega a mais de 265 milhões de doses enviadas às unidades federativas. Cada um dos 26 aviões que partiram com as doses de esperança representam a conclusão desta fase da Campanha. Todos os superintendentes do Ministério da Saúde acompanharam as entregas das doses aos seus respectivos estados.

Ciro Nogueira - O ministro Ciro Nogueira reforçou a importância desse dia histórico para a Campanha de Vacinação.

- Sempre tive a coragem de dizer que nós vamos imunizar a população brasileira. Nisso, diversos fatores devem ser apontados. Primeiro, a vontade da população brasileira de ser vacinada e a tradição do nosso país no que diz respeito a Vacina. Segundo, a determinação do presidente Jair Bolsonaro de não deixar faltar nenhuma dose para todo brasileiro que desejar se vacinar", disse Ciro Nogueira.

Durante o evento, Queiroga aplicou a segunda dose da vacina no ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Fabio Faria - O esforço de todos os envolvidos na Campanha de Vacinação foi destaque no pronunciamento do ministro das Comunicações, Fabio Faria, que também foi vacinado nesta quarta (15) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

- É um dia histórico para o País, dia de agradecer todo o esforço do Ministério da Saúde, do Governo Federal e do presidente da República. [...] Parabéns a todos os médicos, secretários, equipes que têm trabalhado 24 horas por dia. Vocês estão dando exemplo ao Brasil e esse gesto vai ficar marcado no coração de toda população brasileira", concluiu.

Nas últimas pautas de distribuição, o Ministério da Saúde ajustou a quantidade de vacinas distribuídas às unidades da Federação considerando a população acima de 18 anos, que ainda não havia tomado a D1.

Por conta disso, em determinados momentos, algumas unidades da Federação receberam um quantitativo maior que outras. A Metodologia de distribuição foi adotada para que a pasta alcance o objetivo de que todos terminem a vacinação da população adulta de forma equânime. A ideia é que os brasileiros de todos os estados sejam beneficiados com a Imunização igualmente.

Todas as decisões e estratégias referentes à Campanha, inclusive as doses que devem ser utilizadas como Dose 1 e Dose 2, foram pactuadas entre representantes da União, Estados e Municípios. 

Portanto, é essencial que os gestores locais sigam as orientações definidas pelo PNO, para que a Vacinação avance conforme o planejado e para que não falte doses para concluir o Esquema Vacinal de toda a População Brasileira.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.