Pular para o conteúdo principal

Cineasta Eusélio Oliveira era assassinado há 30 anos

O Arquivo Nirez informa, que há 30 anos, o professor e cineasta Eusélio Oliveira era assassinado em Fortaleza:


1991 - Pela manhã é assassinado o cineasta Eusélio Oliveira, diretor da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará-UFC, na esquina da Avenida Heráclito Graça com Rua Gonçalves Ledo, em frente a uma banca de revistas do assassino, sargento reformado da Marinha, Luís Rufino, após discussão por motivos banais. Eusélio nascera em Fortaleza a três de janeiro de 1933. Era bacharel em Direito. Participou do movimento concretista em 1957.

Confira o Arquivo Nirez para 26 de setembro na História de Fortaleza:
  • 1836 - A Lei 58, sancionada pelo presidente, padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), cria a Tesouraria Provincial.
  • 1891 - Valdemiro Moreira, que vinha respondendo interinamente pela Secretaria da Fazenda, é nomeado titular.
  • 1923 - Morre, repentinamente, vítima de colapso cardíaco, em Caucaia, às 11 horas, aos 40 anos incompletos, o Chefe de Polícia do Estado, Abílio Martins, cearense de Ipu nascido em 21 de novembro de 1883, ex-deputado estadual que também era poeta e humorista. Hoje é nome de rua em Fortaleza. Substituiu-o interinamente o jornalista José de Carvalho Lima até a nomeação de novo Chefe.
  • 1925 - Funda-se, na Rua Floriano Peixoto, 272 (antigo), a Foto Brasil, do russo Benjamin Angert. Sua instalação deu-se no dia 26. Depois foi casa vendedora de artigos fotográficos, na Rua Guilherme Rocha nº 180, com o nome de Estabelecimentos Angert.
  • 1925 - Assume o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o capitão de corveta João Soares de Pinna, substituindo o interino capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos.
  • 1928 - O presidente do Ceará, José Carlos da Matos Peixoto, sanciona a Lei 2.606, que cria a Imprensa Oficial do Estado, com a incumbência de editar o Diário Oficial, entre outras coisas, mas ficou só no papel.
  • 1936 - O prefeito Raimundo de Alencar Araripe assina lei municipal que dá a denominação de Rua João Sorongo, a uma das vias públicas do lugar Barreiros (hoje Jardim América).
  • 1936 - Em Fortaleza, a cantora de Rádio Florinda Grandino de Oliveira (Linda Batista), que fez apresentação no Theatro José de Alencar (TJA) e no Ceará Rádio Clube- PRE-9.
  • 1941 - Primeiro jogo noturno no Estádio Municipal Presidente Getúlio Vargas (PV), com a inauguração dos refletores, no jogo entre Tramways do Recife e o Tramways local. Será que por ser inauguração dos refletores, com luz fornecida pela Light, foi que se confrontaram os dois Tramways? O escore foi 7 a 2, para os pernambucanos.
  • 1954 - A Legião Brasileira de Assistência-LBA no Ceará tem novo presidente, o comerciante e líder classista Clóvis Arrais Maia.
  • 1955 - Instalada em Fortaleza a Liga de Defesa da Legalidade, dirigida por Sobral Pinto, escritor Tristão de Athaíde e Hamílton Nogueira. Na ocasião, falaram os deputados Wilson Roriz, pelo PSD; José Pontes Neto, pelo PSP; Péricles Moreira da Rocha, pelo PR; Luís Bezerra da Costa. pelo PTB; Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), pela UDN; e Alfredo Pires, presidente do MNPT.
  • 1960 - Em Fortaleza, para uma permanência de três dias, convidados pela Universidade Federal do Ceará-UFC o filósofo Jean-Paul Sartre e sua esposa Simone de Beauvoir, sendo recepcionados à noite na Reitoria da UFC com a presença da intelectualidade cearense.
  • 1964 - Inicia suas atividades a Saronord S. A. Roupas do Nordeste, empresa constituída em 13 e novembro de 1963, com fábrica na Avenida Osório de Paiva, 395, na Parangaba.
  • 1967 - Aparece o primeiro número da Revista 'Aspectos', da Secretaria de Cultura do Ceará.
  • 1970 - Pela primeira vez a cidade de Fortaleza é dirigida por uma mulher. Com a viagem do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante ao Rio de Janeiro, assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a vereadora Maria Mirtes Lopes Campos (Mirtes Campos), presidente da Câmara Municipal.
  • 1973 - Instalado o III Seminário Nacional de Economistas Profissionais no auditório da Faculdade de Direito.
  • 1974 - Inauguração da nova sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), na Avenida Visconde do Rio Branco, 2198.
  • 1974 - A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) outorga o título de Cidadão Cearense ao irmão Urbano Gonzales, da Congregação dos Irmãos Maristas, que há mais de 25 anos reside em Fortaleza, onde exerce suas atividades de professor no Colégio Cearense Sagrado Coração. A iniciativa partiu do deputado Carlos Mauro Cabral Benevides, que ao tempo de estudante foi aluno daquele estabelecimento marista. Irmão Urbano, 72 anos, nasceu em Leon, na Espanha. Em 1918, tomou o hábito de Irmão Marista. Após um ano de noviciado, optou pela vida missionária escolhendo o Brasil como sua pátria, onde chegou em dezembro de 1919, desembarcando no Recife. Em 1935, foi para a Itália, a fim de fazer um curso de aperfeiçoamento. De Roma veio para Fortaleza, para o Colégio Cearense onde foi professor, secretário e diretor. Entre seus inúmeros alunos, podemos citar o governador César Cals de Oliveira Filho o ex-vice-governador Humberto Bezerra de Menezes o deputado José Adauto Bezerra de Menezes e o deputado Mauro Benevides.
  • 1975 - O Diário Oficial do Município 5753 publica a Lei 4558, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, ao padre José Arimatéia Antunes Diniz, natural de Cascavel-Ceará, proposto pelo vereador Luiz Ângelo.
  • 1977 - Aberto, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, o XXXIV Congresso Brasileiro de Dermatologia Sanitária, no Centro de Convenções Edson Queiroz.
  • 1980 - O Troféu Sereia de Ouro, distribuído anualmente pelo Sistema Verdes Mares (SVM) a quatro personalidades, é entregue ao industrial Jaime Tomás de Aquino, ao deputado José Adauto Bezerra de Menezes, ao médico José Pontes Neto e ao ator humorista Antônio Renato Aragão (Didi), em festa e jantar solenes no Ideal Clube. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua décima entrega.
  • 1986 - Em festa e jantar no Ideal Clube, é entregue o XVI Troféu Sereia de Ouro, a atriz Florinda Soares Bulcão, jornalista e radialista Paulo Cabral de Araújo, ministro Vicente Cavalcante Fialho e o professor Djacir de Lima Menezes.
  • 1991 - Pela manhã é assassinado o cineasta Eusélio Oliveira, diretor da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará-UFC, na esquina da Avenida Heráclito Graça com Rua Gonçalves Ledo, em frente a uma banca de revistas do assassino, sargento reformado da Marinha, Luís Rufino, após discussão por motivos banais. Eusélio nascera em Fortaleza a três de janeiro de 1933. Era bacharel em Direito. Participou do movimento concretista em 1957.
  • 1992 - Inaugurado no bairro Dias Macedo, na Rua 3, número 88, no Residencial Napoleão Viana, o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor João Hipólito de Azevedo e Sá.
  • 1997 - Em festa e jantar solenes no Ideal Clube é entregue o XXVII Troféu Sereia de Ouro ao monsenhor André Viana Camurça, ao desembargador Francisco César Asfor Rocha, ao maestro José Maria Florêncio Júnior e ao senador Lúcio Gonçalo de Alcântara.
  • 2002 - O Governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) nomeia, a atual procuradora geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, para continuar no cargo por mais dois anos. Ela foi a mais votada na lista tríplice, com 277 votos, contra 154 dados a procuradora Maria Iracema do Vale Holanda (Iracema Holanda) e 136 dados ao procurador Nicéforo Fernandes de Oliveira.
  • 2002 - No Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, sede da Academia Cearense de Letras-ACL, realiza-se, às 19h30 a posse da diretoria da Academia Fortalezense de Letras, presidida pelo advogado e jornalista Cid Saboia de Carvalho, tendo na vice-presidência Matusahila Santiago e secretário geral José Luís Araújo Lira . O presidente da Academia Cearense de Letras-ACL, Artur Eduardo Benevides é o presidente de honra da nova Academia.
  • 2003 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro em festa e jantar no Ideal Clube com início às 21 horas. Os contemplados neste ano são o teatrólogo Aderbal Freire Filho, o professor José de Abreu Matos, o embaixador Helder Martins de Moraes e o empresário Humberto Bezerra.
  • 2006 - A direção do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza-Sindilojas outorga a Comenda Edson Queiroz 2006 ao secretário estadual de Turismo, Allan Aguiar, e ao empresário Aroldo Girão, proprietário das Casas Girão. A solenidade marca o 73º aniversário do Sindicato e acontece no Theatro José de Alencar (TJA), contando com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz.
  • 2008 - Toma posse, em solenidade na sede da Academia Cearense de Letras, como novo presidente da Academia Fortalezense de Letras-AFL, o escritor João Soares Neto, que substitui o professor Ednilo Gomes Soárez. A sua eleição ocorreu no dia 17 e ele presidirá a casa durante o biênio 2008-2010. O novo vice-presidente é o empresário José Newton Lopes de Freitas.
  • 2014 - Acontece a solenidade de outorga do Troféu Sereia de Ouro, no Theatro José de Alencar (TJA), conferido este ano ao empresário Roberto Proença de Macedo, ao jurista Hugo de Brito Machado, à médica Glaura Férrer Dias Martins e ao senhor José Ramos Torres de Melo Filho.
  • 2016 - O jornalista José Rangel Araújo Cavalcante morre, em Brasília. Estava internado há uma semana e enfrentava tratamento contra um Câncer de Próstata. Rangel morava no Distrito Federal desde o início dos anos 1970, onde atuou como repórter nos jornais Correio Braziliense e Jornal do Brasil (JB). O jornalista, natural de Independência, também foi assessor de imprensa do Ministério da Irrigação ainda na década de 1980 e atuou na equipe de Comunicação do governador Virgílio Távora. Era colunista do jornal Diário do Nordeste e do site Política Real. Seu corpo foi cremado em Brasília.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram