Pular para o conteúdo principal

Orquestra de Cordas em nova temporada homenageia gerações do Bandolim

 A Orquestra de Bandolins foi idealizada por Samuel Rocha e estreou na Cena Musical Cearense em 2018 com o Festival '100 anos-Jacob do Bandolim', no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza).

Após diversas apresentações e a pausa, devido a Pandemia de Covid-19, a Orquestra de Cordas Dedilhadas anuncia nova temporada com três shows que ocorrem nos sábados (18 e 25 de setembro), às 17 horas; e na quinta-feira (7 de outubro), às 19 horas.

Os eventos que estreiam virtualmente através do canal de YouTube da Orquestra, do Centro Cultural Belchior e da Rede Cuca propõem um encontro entre gerações do bandolim, de um lado os ícones, do outro, os jovens talentos que se conectam através das músicas de Jacob.

Além dos espetáculos virtuais, a Orquestra Bandolins do Ceará também promoverá dois bate-papos com a temática 'Bandolim Brasileiro na Prática de Conjunto', em que abordará aspectos históricos, transformações e vivências.

Participarão das conversas os bandolinistas:

  • Rairton Lima, na terça-feira (28 de setembro).
  • Felipe Bastos, na quarta-feira (29 de setembro).
  • As lives contarão com a mediação de Samuel Rocha.

O evento ocorrerá virtualmente sempre às 10 horas através da plataforma instagram (@orquestra_bandolins_ce).

Este projeto foi contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza (Lei 10.432/2015) da Secretaria a Cultura de Fortaleza (Seculfor).

As apresentações ocorrerão em duo, com um mestre e um jovem instrumentista, acompanhados por um grupo regional, formado por:

  • Samuel Rocha no Violão Sete Cordas, Cavaco e Pandeiro.
  • Fernando no Pandeiro.
  • Lauro Viana no Cavaquinho. 

- Por conta da Pandemia, não pudemos juntar todos os integrantes da Orquestra em um mesmo show, a opção que encontramos foi a divisão em três espetáculos diferentes em que desfrutaremos de composições de um dos maiores nomes do choro, Jacob do Bandolim, além do repertório autoral dos músicos envolvidos, os ícones da cena cearense Carlinhos Patriolino, Saraiva do Bandolim e Macaúba do Bandolim, e os nomes da nova geração, como Felipe Bastos, Rairton Lima e Marinaldo Do Bandolim”, destaca Samuel Rocha, que finaliza:

- Esta é uma oportunidade para reverenciarmos a lenda viva que é o Mestre Macaúba do Bandolim. Acredito que a melhor homenagem que se pode prestar a um mestre é permitindo-lhe tocar para públicos de diferentes locais e idades, proporcionando um encontro de gerações que integra músicos renomados com jovens instrumentistas”. 

Os shows - Neste sábado (18 de setembro) estreia o espetáculo de Carlinhos Patriolino e Felipe Bastos.

Multi Instrumentista autodidata, Carlinhos Patriolino teve sua infância marcada pelas serestas e pelas rodas de choros que seu pai o levava semanalmente. 

Aos seis anos de idade começou a tocar o violão e, na sequência, o bandolim - ganhando como recompensa pelo seu desempenho no primeiro instrumento. Aos 13 anos de idade já surpreendia compondo e tocando bandolim, violão, guitarra e cavaco ao lado de músicos profissionais. No decorrer da sua carreira tocou com grandes nomes, como:

  • Amelinha.
  • Ednardo.
  • Fausto Nilo.
  • Sandra de Sá.
  • Zélia Duncan.
  • Chico César.
  • Alcione.
  • Emílio Santiago.
  • Wilson Simonal.
  • Belchior.

Felipe Bastos - Felipe Bastos, por sua vez, é instrumentista e compositor da nova geração. Nasceu em uma família musical e aos oito anos começou a tocar teclado, dedicando-se ao Cavaquinho aos dez anos. Mas foi aos 12 anos, que conheceu o bandolim, instrumento que faz parte de sua rotina diária e compromissos profissionais.

Com seu Bandolim de Dez Cordas, tem parceria com Samuel Rocha no Projeto 'Samuel Rocha Bordando o Sete'. Atualmente se dedica a gravação do seu primeiro álbum instrumental.

25 de setembro - O segundo show estreia no sábado (25 de setembro) e traz pai e filho no palco virtual: Macaúba do Bandolim e Marinaldo do Bandolim. A apresentação conta com a participação especial do bandolinista Erick Diógenes.

José Felipe da Silva herdou do pai o amor por instrumentos musicais. Ainda menino, admirava o ver tocar em bailes e batizados. Seu início efetivo na Música se deu com 13 anos, autodidata tocava bandolim em festas de boi, dramas e pastoril. Trabalhou em Metalúrgica por 23 anos, sempre conciliando o trabalho na fábrica com a Música nas noites fortalezenses. Até que decidiu deixar o emprego para ser profissional da Música.

O José já era conhecido como 'Macaúba do Bandolim', fundou o Clube do Choro de Fortaleza e foi consagrado Mestre da Cultura pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE), em 2018. Hoje, com 78 anos, soma 65 anos dedicados ao bandolim e é o grande homenageado da temporada. 

Marinaldo do Bandolim - O amor hereditário pelo instrumento perdura, agora com seu filho, o Marinaldo do Bandolim, que quando criança já acompanhava o pai nas Rodas de Samba da Cidade, iniciando no Bandolim aos 12 anos. 

A primeira temporada de 2021 da Orquestra Bandolins do Ceará encerra em sete de outubro, às 19 horas, com show de Saraiva e Rairton Lima. Ícone, Saraiva também traz o Bandolim no sobrenome, é intérprete e compositor de fama reconhecida em Fortaleza.

Do outro lado, autodidata e instrumentista da nova geração, Rairton Lima deu seus primeiros passos na música com o Violão aos 15 anos. Depois vieram a Guitarra, o Contrabaixo e o Piano, até que, enfim, deu-se o encontro com o Bandolim. Com o tempo, passou a tocar o instrumento de maneira inovadora, fazendo junções de estilos musicais e propondo novas sonoridades.

O Bandolim - O instrumento de origem italiana com fundo arredondado recebeu fundo chato em Portugal, tendo o formato de gota mantido. Chegou no Brasil no século XIX e foi nas mãos de Jacob Bittencourt — ou Jacob do Bandolim — que adquiriu linguagem própria, encontrando na música popular brasileira, principalmente no Choro, sua maior expressão.

Programação - A Orquestra de Bandolins do Ceará realiza nova temporada com homenagem aos Mestres do Bandolim no Estado.

  • Sábado (18 de setembro), às 17 horas com Carlinhos Patriolino e Felipe Bastos + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no canal de YouTube do Centro Cultural Belchior (https://bit.ly/YouTubeCCBEL)
  • Sábado (25 de setembro), às 17 horas com Macaúba do Bandolim e Marinaldo do Bandolim. Participação especial de Erick Diógenes + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no Canal de YouTube do Centro Cultural Belchior (https://bit.ly/YouTubeCCBEL)
  • Quinta-feira (7 de outubro), às 19 horas com Saraiva do Bandolin e Rairton Lima + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no Canal de YouTube da Rede Cuca (https://www.youtube.com/c/RedeCuca).

Serviço

  • Bate papo 'Bandolim Brasileiro na Prática de Conjunto'
  • Com Rairton Lima e Felipe Bastos. Mediação de Samuel Rocha
  • Terça-feira (28) e quarta-feira (29 de setembro), às 10 horas.
  • Disponível gratuitamente no Instagram da Orquestra (@orquestra_bandolins_ce)

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c