Pular para o conteúdo principal

Orquestra de Cordas em nova temporada homenageia gerações do Bandolim

 A Orquestra de Bandolins foi idealizada por Samuel Rocha e estreou na Cena Musical Cearense em 2018 com o Festival '100 anos-Jacob do Bandolim', no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza).

Após diversas apresentações e a pausa, devido a Pandemia de Covid-19, a Orquestra de Cordas Dedilhadas anuncia nova temporada com três shows que ocorrem nos sábados (18 e 25 de setembro), às 17 horas; e na quinta-feira (7 de outubro), às 19 horas.

Os eventos que estreiam virtualmente através do canal de YouTube da Orquestra, do Centro Cultural Belchior e da Rede Cuca propõem um encontro entre gerações do bandolim, de um lado os ícones, do outro, os jovens talentos que se conectam através das músicas de Jacob.

Além dos espetáculos virtuais, a Orquestra Bandolins do Ceará também promoverá dois bate-papos com a temática 'Bandolim Brasileiro na Prática de Conjunto', em que abordará aspectos históricos, transformações e vivências.

Participarão das conversas os bandolinistas:

  • Rairton Lima, na terça-feira (28 de setembro).
  • Felipe Bastos, na quarta-feira (29 de setembro).
  • As lives contarão com a mediação de Samuel Rocha.

O evento ocorrerá virtualmente sempre às 10 horas através da plataforma instagram (@orquestra_bandolins_ce).

Este projeto foi contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza (Lei 10.432/2015) da Secretaria a Cultura de Fortaleza (Seculfor).

As apresentações ocorrerão em duo, com um mestre e um jovem instrumentista, acompanhados por um grupo regional, formado por:

  • Samuel Rocha no Violão Sete Cordas, Cavaco e Pandeiro.
  • Fernando no Pandeiro.
  • Lauro Viana no Cavaquinho. 

- Por conta da Pandemia, não pudemos juntar todos os integrantes da Orquestra em um mesmo show, a opção que encontramos foi a divisão em três espetáculos diferentes em que desfrutaremos de composições de um dos maiores nomes do choro, Jacob do Bandolim, além do repertório autoral dos músicos envolvidos, os ícones da cena cearense Carlinhos Patriolino, Saraiva do Bandolim e Macaúba do Bandolim, e os nomes da nova geração, como Felipe Bastos, Rairton Lima e Marinaldo Do Bandolim”, destaca Samuel Rocha, que finaliza:

- Esta é uma oportunidade para reverenciarmos a lenda viva que é o Mestre Macaúba do Bandolim. Acredito que a melhor homenagem que se pode prestar a um mestre é permitindo-lhe tocar para públicos de diferentes locais e idades, proporcionando um encontro de gerações que integra músicos renomados com jovens instrumentistas”. 

Os shows - Neste sábado (18 de setembro) estreia o espetáculo de Carlinhos Patriolino e Felipe Bastos.

Multi Instrumentista autodidata, Carlinhos Patriolino teve sua infância marcada pelas serestas e pelas rodas de choros que seu pai o levava semanalmente. 

Aos seis anos de idade começou a tocar o violão e, na sequência, o bandolim - ganhando como recompensa pelo seu desempenho no primeiro instrumento. Aos 13 anos de idade já surpreendia compondo e tocando bandolim, violão, guitarra e cavaco ao lado de músicos profissionais. No decorrer da sua carreira tocou com grandes nomes, como:

  • Amelinha.
  • Ednardo.
  • Fausto Nilo.
  • Sandra de Sá.
  • Zélia Duncan.
  • Chico César.
  • Alcione.
  • Emílio Santiago.
  • Wilson Simonal.
  • Belchior.

Felipe Bastos - Felipe Bastos, por sua vez, é instrumentista e compositor da nova geração. Nasceu em uma família musical e aos oito anos começou a tocar teclado, dedicando-se ao Cavaquinho aos dez anos. Mas foi aos 12 anos, que conheceu o bandolim, instrumento que faz parte de sua rotina diária e compromissos profissionais.

Com seu Bandolim de Dez Cordas, tem parceria com Samuel Rocha no Projeto 'Samuel Rocha Bordando o Sete'. Atualmente se dedica a gravação do seu primeiro álbum instrumental.

25 de setembro - O segundo show estreia no sábado (25 de setembro) e traz pai e filho no palco virtual: Macaúba do Bandolim e Marinaldo do Bandolim. A apresentação conta com a participação especial do bandolinista Erick Diógenes.

José Felipe da Silva herdou do pai o amor por instrumentos musicais. Ainda menino, admirava o ver tocar em bailes e batizados. Seu início efetivo na Música se deu com 13 anos, autodidata tocava bandolim em festas de boi, dramas e pastoril. Trabalhou em Metalúrgica por 23 anos, sempre conciliando o trabalho na fábrica com a Música nas noites fortalezenses. Até que decidiu deixar o emprego para ser profissional da Música.

O José já era conhecido como 'Macaúba do Bandolim', fundou o Clube do Choro de Fortaleza e foi consagrado Mestre da Cultura pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE), em 2018. Hoje, com 78 anos, soma 65 anos dedicados ao bandolim e é o grande homenageado da temporada. 

Marinaldo do Bandolim - O amor hereditário pelo instrumento perdura, agora com seu filho, o Marinaldo do Bandolim, que quando criança já acompanhava o pai nas Rodas de Samba da Cidade, iniciando no Bandolim aos 12 anos. 

A primeira temporada de 2021 da Orquestra Bandolins do Ceará encerra em sete de outubro, às 19 horas, com show de Saraiva e Rairton Lima. Ícone, Saraiva também traz o Bandolim no sobrenome, é intérprete e compositor de fama reconhecida em Fortaleza.

Do outro lado, autodidata e instrumentista da nova geração, Rairton Lima deu seus primeiros passos na música com o Violão aos 15 anos. Depois vieram a Guitarra, o Contrabaixo e o Piano, até que, enfim, deu-se o encontro com o Bandolim. Com o tempo, passou a tocar o instrumento de maneira inovadora, fazendo junções de estilos musicais e propondo novas sonoridades.

O Bandolim - O instrumento de origem italiana com fundo arredondado recebeu fundo chato em Portugal, tendo o formato de gota mantido. Chegou no Brasil no século XIX e foi nas mãos de Jacob Bittencourt — ou Jacob do Bandolim — que adquiriu linguagem própria, encontrando na música popular brasileira, principalmente no Choro, sua maior expressão.

Programação - A Orquestra de Bandolins do Ceará realiza nova temporada com homenagem aos Mestres do Bandolim no Estado.

  • Sábado (18 de setembro), às 17 horas com Carlinhos Patriolino e Felipe Bastos + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no canal de YouTube do Centro Cultural Belchior (https://bit.ly/YouTubeCCBEL)
  • Sábado (25 de setembro), às 17 horas com Macaúba do Bandolim e Marinaldo do Bandolim. Participação especial de Erick Diógenes + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no Canal de YouTube do Centro Cultural Belchior (https://bit.ly/YouTubeCCBEL)
  • Quinta-feira (7 de outubro), às 19 horas com Saraiva do Bandolin e Rairton Lima + Grupo Regional (Samuel Rocha, Fernando do Pandeiro e Lauro Viana). Disponível gratuitamente no canal de YouTube da Orquestra de Bandolins do Ceará (https://bit.ly/OrquestraDeBandolins) e no Canal de YouTube da Rede Cuca (https://www.youtube.com/c/RedeCuca).

Serviço

  • Bate papo 'Bandolim Brasileiro na Prática de Conjunto'
  • Com Rairton Lima e Felipe Bastos. Mediação de Samuel Rocha
  • Terça-feira (28) e quarta-feira (29 de setembro), às 10 horas.
  • Disponível gratuitamente no Instagram da Orquestra (@orquestra_bandolins_ce)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".