Pular para o conteúdo principal

Patativa do Assaré recebia há 20 anos o Sereia de Ouro

Confira o Arquivo Nirez para 28 de setembro na História de Ceará:

  • 1799 - Assume o primeiro governador do Ceará independente de Pernambuco, o chefe-de-esquadra Bernardo Manuel de Vasconcelos.
  • 1866 - Assume o novo Chefe de Polícia, advogado José Venceslau Marques da Cruz.
  • 1879 - No 8º aniversário da Lei do Ventre Livre, funda-se, em Fortaleza, na casa 100 da Rua Formosa, a Sociedade Perseverança e Porvir, de objetivos comerciais, mas que também visava à emancipação dos escravos. Mantinha fundo para alforrias de escravos e alimentava o objetivo de fundar outra entidade, que tomasse para si a empresa de arrebentar o ferro das algemas. Era composta de 10 membros: José Corrêa do Amaral (José do Amaral) (presidente), José Teodorico de Castro (vice-presidente), Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado) (secretário), Joaquim José de Oliveira Filho (tesoureiro), Antônio Dias Martins Júnior (Antônio Martins), Antônio Cruz Saldanha, José Barros da Silva, Francisco Florêncio de Araújo, Antônio Soares Teixeira Júnior e Manuel Albano Filho. Foi assim que nasceu outra sociedade, em oito de dezembro de 1880, a Cearense Libertadora.
  • 1896 - Morre, vítima de uma intoxicação urêmica, o desembargador Américo Militão de Freitas Guimarães, aos 71 anos de idade. Governou o Ceará, na condição de vice-presidente, substituiu Caio Prado quando este faleceu. Era cearense de Quixeramobim, onde nascera a 10 de março de 1825.
  • 1904 - Morre, no Amazonas, aos 32 anos de idade, o compositor e poeta cearense de Uruburetama, João Quintino da Cunha, irmão do poeta José Quintino da Cunha (Quintino Cunha). Nascera em 11 de março de 1872.
  • 1916 - Instala-se o Quarto Grupo Escolar na Rua Sena Madureira, criado por ato de cinco de julho do mesmo ano.
  • 1918 - Chega ao Porto de Fortaleza (Ponte Metálica), procedente do Sul, o Vapor Ceará, do Lloyd Brasileiro, trazendo a influenza espanhola ou gripe epidêmica para o Ceará.
  • 1938 - Fundado em Messejana, o Estádio Bady Miguel Amed, hoje pertencente à municipalidade com o nome de Estádio Municipal General Murilo Borges.
  • 1940 - Lançada a pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Pirocaia (hoje Montese).
  • 1942 - O coronel Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) é nomeado para dirigir a Diretoria de Defesa Passiva Antiaérea, no Ceará.
  • 1945 - Fundado o Sindicato da Indústria de Tipografia de Fortaleza que tem como primeiro presidente Pergentino Carvalho Maia.
  • 1949 - Em Fortaleza, a maior autoridade brasileira em folclore, o professor potyguar Luís da Câmara Cascudo.
  • 1951 - Falecimento, aos 31 anos de idade, do advogado Ademar Azevedo Montenegro (Ademar Montenegro), filho de Paulo Pedro de Moura Montenegro, Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e irmão de Abelardo Fernando Montenegro, vítima de um desastre de caminhão nas proximidades de Icó, quando se dirigia ao citado município, em viagem para tratar de assuntos advocacionais. O sepultamento realiza-se no dia seguinte, às 8h30, em Fortaleza, saindo o féretro da Rua Major Facundo, 1344, para o Cemitério São João Batista. Ademar Montenegro nascera em 11 de julho de 1920, em Fortaleza, formando-se em 1944 na Faculdade de Direito do Ceará.
  • 1956 - Iniciam-se as atividades do Clube do Advogado no primeiro andar do Edifício Granito, na Praça do Ferreira, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, aos 62 anos de idade, Luís Cândido da Costa Filho, antigo Rei Momo do Carnaval Cearense, o Luísão I e Único. Era cearense de Fortaleza nascido em 27 de novembro de 1899.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, o poeta, educador, jornalista, orador e escritor Antônio Filgueiras Lima, fundador do Colégio Lourenço Filho, membro da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera em Lavras da Mangabeira, em 21 de maio de 1909.
  • 1976 - A Lei 4147, de 23 de setembro de 1976 é publicada no Diário Oficial do Município 6003, concedendo o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio, natural do Crato, proposição do vereador Antônio Ademar Arruda.
  • 1977 - O médico Walter de Moura Cantídio, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, recebe, em solenidade realizada no Paço Municipal, o título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1979 - A Televisão Verdes Mares faz entrega do troféu Sereia de Ouro, durante jantar de gala realizado no Ideal Clube, a quatro personalidades: o presidente da Câmara Federal; deputado Flávio Portela Marcílio, o industrial Ivan de Castro Alves, a educadora Eunice Barroso Damasceno e o maestro Eleazar de Carvalho. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua nona entrega.
  • 1979 - Às 10h30 grande explosão inicia incêndio na Renovadora de Pneus Batista, na Avenida Bezerra de Menezes, 340, matando dois empregados e deixando outros dois gravemente feridos.
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, no Prontocárdio, o capitão reformado do Exército e odontólogo Joaquim Citó Feitosa de Carvalho, chefe de gabinete do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC).
  • 1984 - O médico Antônio Vandick de Andrade Ponte, o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, o industrial Ivens Dias Branco e o sanfoneiro, cantor e compositor Luís Gonzaga do Nascimento, recebem, em festa e jantar no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, sendo esta a 14ª entrega.
  • 1985 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro em 15º ano, ao político Mauro Benevides, artista plástico Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica), diplomata Dário Moreira de Castro Alves e Dom Raimundo de Castro e Silva em festa no Ideal Clube. Foi o 15º ano da promoção.
  • 1990 - À noite, em festa no Ideal Clube, é feita a entrega do Troféu Sereia de Ouro ao médico Aluysio Soriano Aderaldo, ao escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, ao industrial Walter Ary e ao médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida. Foi a 20ª entrega.
  • 1991 - Inaugurado no Montese o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em ato presidido pelo arcebispo metropolitano dom Aloísio Lorscheider.
  • 2000 - Morre, vítima de parada cárdio respiratória, no Hospital Antônio Prudente, aos 60 anos de idade, o radialista Samuel Benarrosh Benoliel (Samuel Bahia), também conhecido por Samuca. Era carioca.
  • 2001 - Realiza-se, à noite, no Ideal Clube, a entrega do Sereia de Ouro, sendo agraciados o advogado, professor e ex-senador Cid Saboia de Carvalho, o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), o ministro Vicente Leal de Araújo e o professor Plácido Cidade Nuvens. Pela primeira vez um agraciado recebe o troféu fora da festa, o poeta Patativa do Assaré (foto), que por motivo de Saúde recebe em sua cidade natal, Assaré. Em nome dos agraciados fala o professor Plácido Cidade Nuvens. A festa ocorre dentro dos festejos dos 50 anos do Grupo Edson Queiroz. É a 31ª edição do prêmio. Há 20 anos.
  • 2003 - O médico-cirurgião Abner Brígido Costa (Doutor Bié), falece no final da tarde, em Fortaleza, aos 92 anos de idade, vítima de Câncer. Foi diretor da antiga Assistência Municipal (hoje o Instituto José Frota-IJF), diretor do Hospital César Cals e foi responsável pela fundação da Casa de Saúde São Lucas. Na década de 1950, esteve à frente da Federação Cearense de Desportos-FCD. Por ser médico da Aeronáutica, o cirurgião também veio a residir nas cidades de Brasília e no Rio de Janeiro. Seu corpo é velado na Funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e às 9 horas do dia 29 é celebrada missa de corpo presente e o sepultamento ocorre, às 10 horas, no Cemitério São João Batista. Nascera em Maracanaú em quatro de julho de 1911.
  • 2003 - Morre, pela manhã, em Fortaleza, o vereador Luciano Rodrigues Dias, aos 53 anos. O parlamentar estava internado no Hospital Regional da Unimed Fortaleza, quando se submeteu a uma cirurgia cardíaca para troca de válvula mitral. A Câmara Municipal de Fortaleza, a partir de hoje, cumpre um luto oficial de três dias. O corpo do vereador foi velado na sua residência, no bairro Cristo Redentor. No dia seguinte foi conduzido, pela manhã, para o prédio da Câmara Municipal de Fortaleza, sendo sepultado à tarde. Este era o primeiro mandato do vereador Luciano Dias, que antes de ser eleito atuava como líder comunitário no bairro Cristo Redentor. Nas últimas eleições, o parlamentar obteve 3.225 votos, sendo eleito pelo PHS onde permaneceu até 2002. Em março do ano passado, Luciano passou a integrar a bancada do Partido Liberal (PL).
  • 2007 - Com início às 21 horas, no La Maison Dunas, acontece a 37ª entrega do troféu Sereia de Ouro. Os escolhidos deste ano são o empresário Francisco Deusmar Queirós, o engenheiro Expedito José de Sá Parente, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho e a atleta Shelda Kelly Bruno Bedê Nascimento.
  • 2012 - Entrega do Sereia de Ouro, no Theatro José de Alencar (TJA) às 21 horas, conferido neste ano ao ex-ministro Ciro Ferreira Gomes; o procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos; o empresário Euvaldo Bringel Olinda; e o médico Alberto Lima de Souza.
  • 2018 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, a quatro personalidades, sendo esta o 47ª entrega. Recebem o administrador de empresas Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart), presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec; o pintor, desenhista, escultor e músico Descartes Gadelha, que tem retratado através de sua arte, vários setores do Ceará; a doutora em políticas públicas Kátia Magalhães Arruda (Kátia Arruda), ministra do Tribunal Superior do Trabalho; e o médico Manuel Odorico de Moraes Filho, professor de Farmacologia Química na Universidade Federal do Ceará-UFC. A entrega acontece às 21 horas, no TJA. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".