Pular para o conteúdo principal

Betânia Lácteos inaugura Fábrica de Leite em Pó

 A Cadeia Produtiva do Leite ganhou mais um reforço na comercialização do produto. Na manhã desta terça-feira (cinco de outubro), foi inaugurada, em Morada Nova, a primeira fábrica no Ceará de Leite em Pó.

A nova unidade da Betânia Lácteos, que também produzirá Leite Condensado, foi construída em uma área de 5 mil metros quadrados dentro do seu Complexo Industrial. Com a nova estrutura, a empresa amplia sua capacidade de processamento de leite em 200 mil litros por dia, chegando a 1,3 milhão diariamente.  O investimento da empresa neste novo Projeto foi de R$ 70 milhões. 

Camilo Santana - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou da inauguração e comentou a importância da novidade para o Mercado.

- Esse era um sonho antigo. Desde a época que eu era secretário (do Desenvolvimento Agrário) a gente discutia a importância de ter uma fábrica de leite em pó. Ela ajuda a cadeia do leite, principalmente os pequenos produtores. Essa é a maior planta (industrial) do Norte/Nordeste da Área de Laticínios. Vai gerar empregos na Cadeia Produtiva do Leite, em que nós temos uma grande vocação”, enfatizou Camilo Santana.

Camilo Santana pontuou que a fábrica garante uma segurança maior para o produtor vender a matéria-prima e, para isso, tem investido em ações que incentivem o segmento. 

- Já autorizei a gente expandir uma Política de Fortalecimento da Cadeia Leiteira, que são os tanques de resfriamento para os pequenos produtores”, anunciou Camilo Santana.

Garantia de armazenamento e processamento - Com a nova planta, está sendo assegurada uma solução sustentável para o excedente da Produção de Leite no Semiárido Nordestino, possibilitando que a empresa siga com seu compromisso de garantir a compra integral de todo o leite produzido.

R$ 70 milhões Com investimento de mais de R﹩ 70 milhões, a Betânia Lácteos inaugura uma nova fábrica em Morada Nova. A unidade terá uma área de cerca de 5 mil metros quadrados, com capacidade de processamento de 200 mil litros de leite por dia e irá produzir Leite em Pó, Leite Condensado e demais Compostos Lácteos. 

Com a nova estrutura, o Complexo Industrial de Morada Nova passa a produzir toda a linha de lácteos da Betânia e amplia a capacidade de processamento da empresa para mais de 1,4 milhão de litros de leite por dia, o que coloca a Betânia entre as dez maiores indústrias de lácteos do Brasil.

50 anos - No ano em que completamos 50 anos de existência, inaugurar essa unidade nos enche de orgulho pela nossa trajetória e pelo compromisso que assumimos desde o começo da nossa caminhada com o povo nordestino, desde o produtor que nos vende o seu leite às milhares de famílias que consomem nossos produtos diariamente em todo o Nordeste", afirma o CEO da Betânia Lácteos, Bruno Girão. 

- Pretendemos continuar investindo na Região, fomentando a economia e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no semiárido nordestino", complementa.

Tecnologia de Ponta - Totalmente automatizada, com Tecnologia de Ponta, a nova fábrica será a única no Ceará a produzir leite em pó e traz modernidade e progresso para o Estado, além de benefícios para todo o ecossistema leiteiro. 

São 60 novos empregos diretos e 4 mil indiretos, graças ao aumento na capacidade de processamento de leite e na produção dos novos produtos lácteos. A cada 50 litros de leite captado pela Betânia, um emprego é gerado no Nordeste.

A nova planta garante, ainda, uma solução sustentável para o excedente da produção de leite no semiárido nordestino, assegurando um maior equilíbrio entre a produção e a demanda na supersafra de leite, possibilitando que os produtores de leite parceiros da Betânia cresçam e se desenvolvam e a empresa siga com seu compromisso de garantir a compra integral de todo o leite produzido.

O investimento faz parte dos planos da Betânia de fortalecer ainda mais sua marca na Região Nordeste, onde seu papel de agente transformador torna-se cada dia mais importante na vida das pessoas, não apenas ao oferecer produtos de qualidade e com excelente custo-benefício, mas contribuindo ativamente para o desenvolvimento da região, geração de emprego e renda e movimentando a economia desde a sua origem, fiel ao propósito de valorizar a família nordestina.

50 mil - Hoje, a empresa conta com a parceria de mais de 3,5 mil famílias de produtores de leite em 130 municípios do Nordeste e seus produtos estão disponíveis em mais de 50 mil Pontos de Venda de todos os nove Estados Nordestinos (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco) e os Planos são aumentar ainda mais a presença na Região, oferecendo produtos inovadores, com qualidade, excelente custo-benefício e de origem 100% local.

Bruno Girão - O presidente da Betânia Lácteos, Bruno Girão destacou que a ideia da nova fábrica surgiu dessa demanda.

- Essa obra foi feita por gente dedicada que entendeu a importância dessa fábrica não só para a Betânia, mas para a região. Em uma indústria lácteo é importante a gente ter uma alternativa de estocagem de um produto que tem safra e entre-safra. Muitas vezes já nos vimos pressionados com a responsabilidade de comprar leite de muitas famílias produtoras e não ter capacidade de processamento e estocagem. Agora, com esta planta, vamos ter a condição de fazer isso de uma maneira responsável e equilibrada que vai nos permitir alçar outros mercados” comemorou Bruno Girão.

Com a ampliação de sua atividade, a Betânia passa a integrar o grupo das dez maiores empresas do setor e se consolida como líder do Mercado na Região Nordeste. Com 50 anos de atividade, tendo sido sua primeira unidade fabril construída em Quixeramobim, a empresa possui atualmente seis fábricas localizadas em Pernambuco, Bahia, Sergipe e no Ceará, além de 12 Centros de Distribuição (CD).

A Fábrica de Leite em Pó da Betânia vai garantir a geração de 60 novos empregos diretos e milhares indiretos. A estimativa é que a cada 50 litros de leite captado pela empresa, um emprego é gerado no Nordeste. No total, a Betânia possui 2 mil colaboradores e compra leite diretamente de 3,5 mil famílias em 130 municípios nordestinos.

O início da Cadeia Produtiva do Leite é onde boa parte dos beneficiários se encontram.

Cid Gomes - O senador cearense Cid Gomes (PDT) enalteceu o papel social e econômico da Cadeia Produtiva do Leite. 

- De cada quatro cearenses, um tira seu sustento do setor primário. E quando a gente olha a outra curva, a da geração das riquezas, vamos ver que o setor primário no Ceará é responsável por apenas 7% do Produto Interno Bruto. Isso já estampa o fato de que temos nesse grupo o principal objetivo de qualquer ação pública que pretenda diminuir as desigualdades. A gente vê essa mudança em diversos segmentos da Atividade Econômica no Ceará. Tenho procurado visitar essas inovações, principalmente as voltadas para o Setor Primário no Interior do Estado”, concluiu Cid Gomes.

Mais Infraestrutura - O governador Camilo Santana informou que outros investimentos importantes na atração de novas oportunidades para a geração de emprego e renda serão feitos pelo Estado na região. O gestor estadual citou o planejamento para a criação de uma entreposto da Central de Abastecimento (Ceasa) em Russas e um aeroporto regional em Morada Nova, além do Hospital do Vale do Jaguaribe em Limoeiro do Norte, que deve ser inaugurado em breve.

Presentes - Participaram da solenidade da inauguração da Fábrica de Leite em Pó Betânia:

  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Senador Cid Gomes (PDT-CE).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira (PT).
  • Secretário estadual de Planejamento e Gestão, Mauro Filho.
  • Secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.
  • Secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.
  • Fundador da Betânia Lácteos, Luiz Girão (foto).
  • Presidente da Betânia Lácteos, Bruno Girão.
  • Acionista da Betânia Lácteos, Jorge Parente.

Com informações e fotos da 3T Filmes e da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil,

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores