Pular para o conteúdo principal

Camilo Santana cria Centro de Formação e Liderança na Educação do Estado do Ceará

 A Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc) reuniu o Comitê Executivo-Encontro de Líderes com a direção, assessores e coordenadores da Seduc-Sede, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), e das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Nesta terça-feira (5 de outubro), no encerramento do Encontro de Líderes teve as presenças do governador do Ceará, Camilo Santana (PT); e da vice-governadora Izolda Cela (PDT). Eles entregaram as metas de crescimento das 23 Credes e anunciaram a criação do Centro de Formação e Liderança na Educação do Ceará.

- Tivemos a oportunidade de visitar em Singapura uma Academia de Professores, uma espécie de Centro de Formação e Liderança na Educação, e voltamos com essa ideia de fazer isso aqui no Ceará. Criar um espaço que possa ser de integração, de formação. Para isso estamos adquirindo um espaço que era de uma universidade, um espaço enorme, praticamente um complexo dentro de quarteirão inteiro aqui em Fortaleza, que vamos transformar no nosso Centro de Formação dos professores, incluindo alojamento. Estamos em conversas com o governo de Singapura para trazer essa experiência de formação de lá para cá, e vamos abrir espaços para instituições que possam ser parceiras nesse processo”, explicou Camilo Santana.

Lembrança - Na sua palavra inicial durante a reunião do Comitê Executivo, o governador Camilo homenageou os educadores falecidos durante a Pandemia da Covid-19 e agradeceu aos integrantes da Seduc pelo trabalho nesse período, em que a Educação precisou se reinventar.

- Temos procurado fortalecer e estruturar a Educação como Política de Estado”, destacou Camilo Santana.

- Aqui definimos estratégias e metas, pois a cada dois anos os estados são avaliados no Saeb, e vamos ser avaliados em novembro próximo. Então cada um vai sair daqui e arregaçar as mangas. Todos somos muito gratos aos professores, educadores, colaboradores pelo trabalho que realizam. O Ceará é referência na educação, fruto dessa pactuação e trabalho coletivo. Mas nós queremos mais, e querer mais é dar esperança aos nossos jovens e crianças cearenses”, definiu Camilo Santana.

Cotidiano Escolar - Ao discutir as pautas pertinentes ao Cotidiano Escolar, traçar as prioridades para melhoria da Educação Pública Cearense e as metas estabelecidas, informação restrita aos educadores, o governador as classificou como:

- Um desafio muito maior em recuperar os prejuízos trazidos pela pandemia no aprendizado”. Mas perfeitamente alcançáveis, tendo em vista o que vem sendo investido e os resultados que o Ceará vem colhendo, consolidado nos últimos anos como uma das melhores Redes de Educação do País.

- Nosso objetivo é não perder nenhum aluno. Mesmo durante a pandemia nós tivemos um resultado fantástico de redução de abandono escolar, mas a meta é zero. Tínhamos um desafio enorme de avançar sem pandemia, e o meu pedido, empolgação, esperança e entusiasmo, é que nós podemos sim alcançar o nosso melhor. O que depender do governo, de apoio e de recurso, para que possamos fortalecer a educação, nós faremos. A educação continuará sendo a prioridade número um do nosso Governo, pois somos uma geração que acredita que para construir uma sociedade mais justa, mais humana, mais solidária, é através da educação, não tem outro caminho”, enfatizou o governador.

Seduc - A Seduc é responsável pela oferta do Ensino Médio nas escolas estaduais. Compete aos municípios a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com colaboração do Estado, conforme o município solicita. A missão é garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno. A rede estadual conta com 414 mil alunos e 13.718 professores efetivos, incluídos os concursados que já entraram em exercício em agosto.

Eliana Estrela - Este momento aqui marca uma reconquista para todos nós, o retorno do ensino presencial, após um período tão difícil que passamos durante a pandemia, mas que não deixamos de ter uma dia de aula sequer. Temos de reconhecer o esforço de todos os educadores, mas também de um governador que temos, que prioriza a educação. Sabemos das dificuldades, mas alinhando com o nosso cientista-chefe, professor Jorge Lira, e com o nosso parceiro, Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, temos a segurança que temos a força e a dedicação necessárias para ultrapassar a meta estabelecida. Podemos surpreender em nossa avaliação”, explicou a secretária de Educação Básica, Eliana Estrela.

Ricardo Henriques - Para o superintendente executivo do Instituto Unibanco-Itaú (IU), Ricardo Henriques, apesar da Pandemia da Covid-19, os números alcançados pelo Ceará estão melhores do que a projeção média nacional, demonstrando no resultado que o Ceará se mantém como um dos destaques nacionais na Educação.

- Tivemos um ano inteiro remoto, tivemos a educação híbrida e agora voltamos à sala de aula. Comparando todos esses cenários e colhendo informações de todos os Estados do Brasil, usando o que a gente tem de melhor na literatura para medir o quanto se perde nas alterações de ensino entre o presencial e o remoto, teremos uma queda, mas ainda com números finais muito melhores que a maioria do Brasil em 2021”,frisou Ricardo Henriques.

Ideb - Conforme o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Ceará saiu de 3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. São 21 Escolas da Rede Pública do Ceará entre as 100 melhores do Brasil no levantamento.

Izolda Cela - Sentimos muito quando veio a pandemia, mas não paramos de trabalhar pela e Educação em nenhuma instante. Lamentamos, pois vínhamos num ritmo de crescimento muito animador e promissor, por isso cada um de nós sentimos muito o desafio proposto pelo momento. Mas nós criamos um movimento na Educação dentro desse contexto. Tínhamos o desejo de retornar para as aulas presenciais, mas tivemos de esperar a hora certa, com muita emoção e responsabilidade, conseguimos, e superamos todas as dificuldades. Percebemos aqui que está valendo todo o nosso sacrifício pela Educação, ao colher nossos resultados de prejuízos minimizados”, ressaltou Izolda Cela.

Ceará Educa Mais - O trabalho planejado e desenvolvido pela Seduc é pautado pelo Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à progressiva melhoria da qualidade da Educação Cearense.

Oito Eixos - O Programa está fundamentado em oito Eixos: 

  1. Aperfeiçoamento Pedagógico.
  2. Desenvolvimento e Qualificação dos Professores.
  3. Avanço na Aprendizagem.
  4. Tempo Integral.
  5. Cuidado e Inclusão.
  6. Preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  7. Educação Conectada.
  8. Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Cenário - Ao encerrar o Encontro, Camilo Santana fez um balanço do cenário da Educação atual no Ceará:

- Estivemos com todos os coordenadores das Credes para avaliar o momento atual, desafios Pós-Pandemia. Lembrando que a Pandemia ainda não acabou, mas acredito que a parte mais difícil já superamos e se Deus quiser vamos vacinar todo mundo até o fim do ano, para que possamos voltar à normalidade. As aulas já estão sendo retomadas de forma presencial, e isso é importante, mas em nenhum momento o Ceará deixou de ter aulas de forma remota. Depois compramos chips, distribuímos tablets, vamos agora entregar notebooks para professores”, finalizou Camilo Santana.

Apoio - O Encontro de Líderes contou com apoio do:

  • Programa Mais Infância Ceará.
  • Programa Cientista Chefe.
  • Parceria do Instituto Unibanco-Itaú (IU).

Participantes -
Participaram do Encontro de Lideres:

  • Governador Camilo Santana.
  • Vice-governadora Izolda Cela.
  • Secretária de Educação Básica, Eliana Estrela.
  • Equipe técnica da Seduc.
  • Comitê Executivo do Encontro de Líderes.
  • Cientista-chefe da Educação, Jorge Lira.
  • Superintendente executivo do IU, Ricardo Henriques.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé