Pular para o conteúdo principal

CCBJ apresenta Programação Especial Dia das Crianças Online e Presencial 2021

 Em Retomada das Atividades Presenciais, seguindo os Protocolos de Controle à Covid-19, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) lança Programação Híbrida para a Criançada, com atrações virtuais e presenciais, todas gratuitas.

A Infância é uma Fase Especial onde muitas vivências são marcadas pro resto da vida. É nesta Fase onde se acessa o encontro com o Lúdico e com as Artes. O CCBJ parabeniza todas as crianças, que continuam com a alegria e a pureza que contagia por onde passa. 

Para celebrar essa fase tão especial da vida, o CCBJ apresenta Programação Especial Dia das Crianças 2021:

  • Terça-feira (12 de outubro), às 19 horas - Estreia no YouTube CCBJ - É o Brinca Convida - Especial Dia das Crianças - As Alegrias de Matheus e a Dança do Boi Bumbá Cuca Cachinhos @calumaravilha - Nesse espetáculo contaremos a história de duas crianças na cidade grande, Mateus e Rosinha, que sonham em realizar a festa do boi, na busca de resgatar a cultura popular em um lugar onde muitos já se esqueceram. Porém, para a festa acontecer faltava o personagem principal: o boi. Mas o dono do boi não quer deixar o boi livre para dançar. Com as aulas suspensas em decorrência da pandemia que assola o mundo neste momento, as crianças estão em casa e muitos pais e responsáveis enfrentam o desafio de ocupar e entreter seus filhos. Por mais que a proposta se destine à toda a família, esse projeto toca principalmente as crianças. O espetáculo, com texto e direção de Eliézio Pereira, é habitualmente interpretado pelo grupo teatral Calu Maravilha. Como alguns membros do grupo são da mesma família e moram juntos, a apresentação será conduzida por parte do grupo que compartilha o mesmo espaço no isolamento social. É importante ressaltar que ninguém estará quebrando a quarentena e colocando sua vida e a dos outros em risco. Essa adaptação no espetáculo original foi feita em respeito às orientações da Organização Mundial de Saúde. O Grupo Calu Maravilha foi fundado pelo bonequeiro Eliézio Pereira, é um dos grupos de bonecos mais antigos de Fortaleza e integra a Rede Cearense de Teatro de Bonecos. Eliézio iniciou sua carreira através de uma oficina ministrada pelo mestre Augusto Bonequeiro, com quem aprendeu o ofício que hoje desenvolve com amor e dedicação. Essa narrativa da Cultura Popular - doce, ingênua e engraçada, encanta crianças e adultos e nos conecta à artesania da manipulação dos bonecos e à maestria dos bonequeiros cearenses. Pela expressão desse saber tradicional, o Grupo Calu Maravilha desenvolve espetáculos para o todas as idades dentro do universo da cultura popular.
  • Quinta-feira (14 de outubro), às 18h30 - Estreia + Bate Papo no YouTube CCBJ - Teatro em Pauta - Escudo de Peneira, Espada de São Jorge - Coletivo Iamã de Teatro. Colhemos o tempo da chegada. Aqui trouxemos o segredo da força que nos sonha pelos sonhos que nos armam, isto é uma batalha, em que devagar se chega antes. Escudo de Peneira Espada de São Jorge é um espetáculo que tem os ritos e as brincadeiras populares como fundamentos propulsores e se manifesta na rua dentro da linguagem ritual-performativa.
  • Sexta-feira (15 de outubro), 18 às 20 horas [Presencial] Teatro CCBJ e Praça Central Mostra Internacional Infantil de Audiovisual em 2021- Programação mediante convite diante a capacidade de público do Teatro Marcus Miranda, onde acontece a segunda sessão do Cine Miau, desta vez em proposta presencial integrando a programação especial do Dia das Crianças. Saiba mais sobre:  https://cinemiau.com.br/ ( 2 Sessão). A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (Miau) visa difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea. Para isso, o evento oferta, gratuitamente, diferentes curtas-metragens oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio-ambiente, à psicologia infantil e muito mais. O principal intuito é democratizar o acesso ao audiovisual para crianças, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de Cinema. Dessa forma, mais de 90% das sessões é destinada para alunos de Escolas Públicas e de Projetos Sociais, contemplando crianças da cidade, da Zona Rural, indígenas e com deficiências físicas e mentais. Além das salas tradicionais de Cinema, são realizadas exibições em espaços públicos, como Praça, Praia e Escola. A ideia é estar presente nos locais de convivência familiar e comunitária das crianças, criando relações de afeto entre a criança e a cidade. Desta vez, a segunda sessão do Cine Miau acontece, presencialmente no CCBJ. O uso de máscaras é obrigatório e a entrada é mediante convite. São 52 minutos distribuídos em 6 curtas-metragens para todas as idades. 16 às 19 horas - Festa das Crianças (Presencial) na Comunidade São Francisco-Festa Dia das Crianças-Dia 12 é o Dia dos Curumins e o CCBJ irá festejar junto às crianças da comunidade São Francisco com um dia de atividades, brincadeiras, oficinas, contação de histórias e muita música! Um dia pra ser celebrado com carinho junto às nossas crianças! A programação é aberta ao público e gratuita. É preciso o uso de máscaras durante as programações presenciais. Parte do público do CCBJ é o infantil, por isso é destinada boa parcela da programação e ações do Centro. A Biblioteca CCBJ abre suas portas com programação cultural, produção de conteúdo, indicação de cursos e oficinas e um acervo especial para garotada. Acompanhe as programações semanais nós canais CCBJ (site, Facebook, Instagram e Youtube) e fique por dentro das novidades.  No final deste mês lança programação especial em alusão a Semana do Livro, com muitas atrações literárias e a nomeação da biblioteca CCBJ que passa a se chamar Biblioteca Cristina Poeta, em homenagem à artista popular. Programação em breve disponível nas Redes Sociais do CCBJ.
  • Domingo (17 de outubro), às 17 horas - Estreia no YouTube CCBJ- É o Brinca Convida  (contrapartida): Cia. CLE apresenta "O Conto da Mulher Água". O conto da mulher água, é história marcada no corpo. Ela desapareceu, foi vista na beira do mar dois anos depois, virou totem quando a maré baixou, se desfez e refez em muitas. É para ela que construímos totens na encruzilhada entre a terra e o mar, e perseguimos as encruzilhadas entre o asfalto e os arranhas céus para chegar onde queremos estar e ficar. Dispositivos de significâncias coletivas. A consagração do corpo e a liberdade do corpo. Um conto que se corporifica em travessia, a mulher água em seus percursos, quando infinitas vezes de costas se lança e a força das marés a traz de volta à terra para seguir levantando totens, inventando mitos e construindo narrativas onde está no centro da história. Eu só, sou muitas.

CULTURA E INFÂNCIA - Outro alcance do CCBJ ao público infantil é o eixo Cultura e Infância atendido pelo Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE). Você já parou para pensar na cultura que é produzida pelas crianças? 

O eixo de atuação da Cultura Infância tem interesse em compreender o mundo a partir da ótica das crianças, tendo em vista que todo ser humano foi ou ainda é criança. O eixo desenvolve atividades educativas e de assistência social voltadas para as comunidades pertencentes ao Grande Bom Jardim.  

O Cultura Infância tem como diretriz legal o Estatuto da Criança e do Adolescente, e foca em crianças, familiares e responsáveis, assim como educadores e cidadãos que trabalham e se importam com o público infantil. Cultura Infância é tudo que é produzido para e pelas crianças, desde jogos, brincadeiras e comportamentos, reconhecendo nelas a autonomia de criação de sua própria cultura. A Arte atrelada à Educação é uma ferramenta valiosa na formação de cidadãos mais sensíveis, atentos e críticos.

Alguns Projetos deste eixo são:

  1. É O BRINCA - Programação que acontece todos os domingos do mês, com contações de histórias, atividades de lazer, brincadeiras populares e apresentações culturais, realizadas pelos educadores do eixo e por grupos artísticos da cidade. O É o Brinca convida é a extensão desse programa, desta vez realizada pela Ação Cultural, com apresentação artística. Acesse a playlist no YouTube CCBJ: https://youtube.com/playlist?list=PLW3xks63f5xFumFi-_fH6MMtRVGNTSi0p
  2. NAS TRILHAS DA INFÂNCIA - São encontros realizados com convidados de associações parceiras, Escolas da região e público em geral, com o objetivo de dialogar sobre a infância dentro do território e seus atravessamentos sociais, econômicos e psicológicos. Acesse a playlist no YouTube CCBJ: https://youtube.com/playlist?list=PLW3xks63f5xH2iZJab8C0hqN7eDsIJ7Qs
  3. OFICINAS DE VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS - Oficinas que ocorrem mensalmente de forma virtual, destinada a crianças de 7 a 12 anos do território do Grande Bom Jardim, através de parcerias com Escolas e Associações Comunitárias. As Vivências Teatrais têm como intuito trabalhar exercícios que desenvolvam consciência corporal e a imaginação, fortalecendo a criatividade e concentração das crianças. A Vivência com Jogos Percussivos é uma experiência com musicalidade e musicalização, onde todo o percurso é composto por jogos lúdicos motivadores. As Vivências voltadas para Artes Visuais estimulam a capacidade expressiva das crianças através de desenho, pintura, grafite e colagens. As oportunidades são gratuitas e ficam sempre  disponíveis nas redes e no site do CCBJ.
Com informações de Isabel Mayra Brasil e fotos de Darlene Andrade e Flávia Almeida, da Coordenação de  Comunicação do CCBJ.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".