Pular para o conteúdo principal

CCBJ apresenta Programação Especial Dia das Crianças Online e Presencial 2021

 Em Retomada das Atividades Presenciais, seguindo os Protocolos de Controle à Covid-19, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) lança Programação Híbrida para a Criançada, com atrações virtuais e presenciais, todas gratuitas.

A Infância é uma Fase Especial onde muitas vivências são marcadas pro resto da vida. É nesta Fase onde se acessa o encontro com o Lúdico e com as Artes. O CCBJ parabeniza todas as crianças, que continuam com a alegria e a pureza que contagia por onde passa. 

Para celebrar essa fase tão especial da vida, o CCBJ apresenta Programação Especial Dia das Crianças 2021:

  • Terça-feira (12 de outubro), às 19 horas - Estreia no YouTube CCBJ - É o Brinca Convida - Especial Dia das Crianças - As Alegrias de Matheus e a Dança do Boi Bumbá Cuca Cachinhos @calumaravilha - Nesse espetáculo contaremos a história de duas crianças na cidade grande, Mateus e Rosinha, que sonham em realizar a festa do boi, na busca de resgatar a cultura popular em um lugar onde muitos já se esqueceram. Porém, para a festa acontecer faltava o personagem principal: o boi. Mas o dono do boi não quer deixar o boi livre para dançar. Com as aulas suspensas em decorrência da pandemia que assola o mundo neste momento, as crianças estão em casa e muitos pais e responsáveis enfrentam o desafio de ocupar e entreter seus filhos. Por mais que a proposta se destine à toda a família, esse projeto toca principalmente as crianças. O espetáculo, com texto e direção de Eliézio Pereira, é habitualmente interpretado pelo grupo teatral Calu Maravilha. Como alguns membros do grupo são da mesma família e moram juntos, a apresentação será conduzida por parte do grupo que compartilha o mesmo espaço no isolamento social. É importante ressaltar que ninguém estará quebrando a quarentena e colocando sua vida e a dos outros em risco. Essa adaptação no espetáculo original foi feita em respeito às orientações da Organização Mundial de Saúde. O Grupo Calu Maravilha foi fundado pelo bonequeiro Eliézio Pereira, é um dos grupos de bonecos mais antigos de Fortaleza e integra a Rede Cearense de Teatro de Bonecos. Eliézio iniciou sua carreira através de uma oficina ministrada pelo mestre Augusto Bonequeiro, com quem aprendeu o ofício que hoje desenvolve com amor e dedicação. Essa narrativa da Cultura Popular - doce, ingênua e engraçada, encanta crianças e adultos e nos conecta à artesania da manipulação dos bonecos e à maestria dos bonequeiros cearenses. Pela expressão desse saber tradicional, o Grupo Calu Maravilha desenvolve espetáculos para o todas as idades dentro do universo da cultura popular.
  • Quinta-feira (14 de outubro), às 18h30 - Estreia + Bate Papo no YouTube CCBJ - Teatro em Pauta - Escudo de Peneira, Espada de São Jorge - Coletivo Iamã de Teatro. Colhemos o tempo da chegada. Aqui trouxemos o segredo da força que nos sonha pelos sonhos que nos armam, isto é uma batalha, em que devagar se chega antes. Escudo de Peneira Espada de São Jorge é um espetáculo que tem os ritos e as brincadeiras populares como fundamentos propulsores e se manifesta na rua dentro da linguagem ritual-performativa.
  • Sexta-feira (15 de outubro), 18 às 20 horas [Presencial] Teatro CCBJ e Praça Central Mostra Internacional Infantil de Audiovisual em 2021- Programação mediante convite diante a capacidade de público do Teatro Marcus Miranda, onde acontece a segunda sessão do Cine Miau, desta vez em proposta presencial integrando a programação especial do Dia das Crianças. Saiba mais sobre:  https://cinemiau.com.br/ ( 2 Sessão). A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (Miau) visa difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea. Para isso, o evento oferta, gratuitamente, diferentes curtas-metragens oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio-ambiente, à psicologia infantil e muito mais. O principal intuito é democratizar o acesso ao audiovisual para crianças, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de Cinema. Dessa forma, mais de 90% das sessões é destinada para alunos de Escolas Públicas e de Projetos Sociais, contemplando crianças da cidade, da Zona Rural, indígenas e com deficiências físicas e mentais. Além das salas tradicionais de Cinema, são realizadas exibições em espaços públicos, como Praça, Praia e Escola. A ideia é estar presente nos locais de convivência familiar e comunitária das crianças, criando relações de afeto entre a criança e a cidade. Desta vez, a segunda sessão do Cine Miau acontece, presencialmente no CCBJ. O uso de máscaras é obrigatório e a entrada é mediante convite. São 52 minutos distribuídos em 6 curtas-metragens para todas as idades. 16 às 19 horas - Festa das Crianças (Presencial) na Comunidade São Francisco-Festa Dia das Crianças-Dia 12 é o Dia dos Curumins e o CCBJ irá festejar junto às crianças da comunidade São Francisco com um dia de atividades, brincadeiras, oficinas, contação de histórias e muita música! Um dia pra ser celebrado com carinho junto às nossas crianças! A programação é aberta ao público e gratuita. É preciso o uso de máscaras durante as programações presenciais. Parte do público do CCBJ é o infantil, por isso é destinada boa parcela da programação e ações do Centro. A Biblioteca CCBJ abre suas portas com programação cultural, produção de conteúdo, indicação de cursos e oficinas e um acervo especial para garotada. Acompanhe as programações semanais nós canais CCBJ (site, Facebook, Instagram e Youtube) e fique por dentro das novidades.  No final deste mês lança programação especial em alusão a Semana do Livro, com muitas atrações literárias e a nomeação da biblioteca CCBJ que passa a se chamar Biblioteca Cristina Poeta, em homenagem à artista popular. Programação em breve disponível nas Redes Sociais do CCBJ.
  • Domingo (17 de outubro), às 17 horas - Estreia no YouTube CCBJ- É o Brinca Convida  (contrapartida): Cia. CLE apresenta "O Conto da Mulher Água". O conto da mulher água, é história marcada no corpo. Ela desapareceu, foi vista na beira do mar dois anos depois, virou totem quando a maré baixou, se desfez e refez em muitas. É para ela que construímos totens na encruzilhada entre a terra e o mar, e perseguimos as encruzilhadas entre o asfalto e os arranhas céus para chegar onde queremos estar e ficar. Dispositivos de significâncias coletivas. A consagração do corpo e a liberdade do corpo. Um conto que se corporifica em travessia, a mulher água em seus percursos, quando infinitas vezes de costas se lança e a força das marés a traz de volta à terra para seguir levantando totens, inventando mitos e construindo narrativas onde está no centro da história. Eu só, sou muitas.

CULTURA E INFÂNCIA - Outro alcance do CCBJ ao público infantil é o eixo Cultura e Infância atendido pelo Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE). Você já parou para pensar na cultura que é produzida pelas crianças? 

O eixo de atuação da Cultura Infância tem interesse em compreender o mundo a partir da ótica das crianças, tendo em vista que todo ser humano foi ou ainda é criança. O eixo desenvolve atividades educativas e de assistência social voltadas para as comunidades pertencentes ao Grande Bom Jardim.  

O Cultura Infância tem como diretriz legal o Estatuto da Criança e do Adolescente, e foca em crianças, familiares e responsáveis, assim como educadores e cidadãos que trabalham e se importam com o público infantil. Cultura Infância é tudo que é produzido para e pelas crianças, desde jogos, brincadeiras e comportamentos, reconhecendo nelas a autonomia de criação de sua própria cultura. A Arte atrelada à Educação é uma ferramenta valiosa na formação de cidadãos mais sensíveis, atentos e críticos.

Alguns Projetos deste eixo são:

  1. É O BRINCA - Programação que acontece todos os domingos do mês, com contações de histórias, atividades de lazer, brincadeiras populares e apresentações culturais, realizadas pelos educadores do eixo e por grupos artísticos da cidade. O É o Brinca convida é a extensão desse programa, desta vez realizada pela Ação Cultural, com apresentação artística. Acesse a playlist no YouTube CCBJ: https://youtube.com/playlist?list=PLW3xks63f5xFumFi-_fH6MMtRVGNTSi0p
  2. NAS TRILHAS DA INFÂNCIA - São encontros realizados com convidados de associações parceiras, Escolas da região e público em geral, com o objetivo de dialogar sobre a infância dentro do território e seus atravessamentos sociais, econômicos e psicológicos. Acesse a playlist no YouTube CCBJ: https://youtube.com/playlist?list=PLW3xks63f5xH2iZJab8C0hqN7eDsIJ7Qs
  3. OFICINAS DE VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS - Oficinas que ocorrem mensalmente de forma virtual, destinada a crianças de 7 a 12 anos do território do Grande Bom Jardim, através de parcerias com Escolas e Associações Comunitárias. As Vivências Teatrais têm como intuito trabalhar exercícios que desenvolvam consciência corporal e a imaginação, fortalecendo a criatividade e concentração das crianças. A Vivência com Jogos Percussivos é uma experiência com musicalidade e musicalização, onde todo o percurso é composto por jogos lúdicos motivadores. As Vivências voltadas para Artes Visuais estimulam a capacidade expressiva das crianças através de desenho, pintura, grafite e colagens. As oportunidades são gratuitas e ficam sempre  disponíveis nas redes e no site do CCBJ.
Com informações de Isabel Mayra Brasil e fotos de Darlene Andrade e Flávia Almeida, da Coordenação de  Comunicação do CCBJ.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé