Pular para o conteúdo principal

Incorporação de Messejana, Barro Vermelho e Porangaba a Fortaleza faz 1º Centenário

 Confira o Arquivo Nirez para 31 de outubro, na História do Ceará:

  • 1824 - Chega a Fortaleza a notícia da morte de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, no combate de Santa Rosa, no vale do Jaguaribe.
  • 1861 - Primeira eleição para deputados gerais, quando são eleitos Meton da Franca Alencar, José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Leandro Chaves de Melo Ratisbona (Doutor Ratisbona), Paulino Franklin do Amaral (Barão de Canindé), Álvaro Caminha Tavares da Silva, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, e Antônio Pinto de Mendonça.
  • 1882 - O sergipano Sancho de Barros Pimentel passa as rédeas do governo para o segundo vice, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai).
  • 1891 - Toma posse, no comando do Corpo de Segurança Pública, atual Polícia Militar do Ceará, o capitão do exército, Bonifácio Antônio Borba no cargo antes ocupado pelo major Eufrásio Nogueira de Sousa.
  • 1919 - Morre o professor Leonel Serafim Freire Chaves (Leonel Chaves), que lecionava Economia Política na Faculdade de Direito do Ceará. Um dos fundadores do Círculo Católico de Fortaleza. Nascera em Limoeiro do Norte a 12 de junho de 1873.
  • 1921 - Pela Lei 1913, o município de Porangaba, depois Parangaba (foto Fortaleza em Fotos e Fortaleza Nobre), antiga Arronches, é anexado ao de Fortaleza, transformando-se em distrito e levando consigo o distrito de Barro Vermelho-hoje Antônio Bezerra (foto Fortaleza Nobre). A Lei 1913, desta data, anexa o município de Messejana ao de Fortaleza, passando a distrito. Há 100 anos.
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Casa de Saúde César Cals, em prédio localizado na Avenida do Imperador, 528-545, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu), tendo o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes oficiado a bênção.
  • 1930 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Humberto Monte, que substitui o engenheiro Abraão de Oliveira Leite.
  • 1931 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), seis novos membros: José Pedro Soares Bulcão, Antônio Martins de Aguiar e Silva, Guilherme de Sousa Pinto, José Carvalho, Carlos Livino de Carvalho e Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota).
  • 1936 - Morre o engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que dirigiu a Rede de Viação Cearense - RVC e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Nascera no Rio de Janeiro-RJ, em 27 de junho de 1860. Hoje é nome de município cearense.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Joaquim Olímpio da Rocha, poeta, jornalista e advogado aposentado. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 11 de dezembro de 1868.
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará, o coronel João Medeiros Bastos, daquela corporação.
  • 1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Triunfo, na Rua Floriano Peixoto, 372, filial cearense da casa Bernardo Campos & Companhia, do Recife. Benzeu as instalações o padre Francisco Pita.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município - Diom 5.869 publica a Lei 374, de 25 de outubro de 1951 que dá nome a várias ruas de Fortaleza, todas no bairro de Antônio Bezerra: Rua Rui Monte, Rua Hugo Victor, Rua Vale Costa, Rua Martins Neto, Rua José Leite Gondim, Rua Coronel Joaquim Franklin, Rua Padre Perdigão Sampaio, Rua Capitão Nestor Góes, Rua Tenente Queirós e Rua Coronel Joaquim Leitão. Todas as dez Ruas completam neste domingo (31 de outubro de 2021) 70 anos de criação.
  • 1956 - Chega a Fortaleza a primeira unidade dos automóveis "Romi-Iseta", de fabricação nacional. A chegada do curioso veículo revestiu-se de aparatos especiais, pois viajou por via aérea, de São Paulo a Fortaleza. Dentro de pouco tempo, o veículo será cem por cento nacional. São vendedores exclusivos dos carros "Romi-Iseta", no Ceará, Conrado Cabral S/A Importadores.
  • 1967 - O senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes recebe o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1969 - Na Construtora Estrela Ltda., fundada por José Leuton Carvalho Monteiro e Francisco Almir Carneiro Frota, ingressam como sócios Crisanto Ferreira de Almeida e João Fujita.
  • 1971 - O professor Luís Marcílio, diretor da Faculdade de Direito, inaugura, no pátio interno daquela instituição, o busto do professor João Otávio Lobo, titular da cátedra de Medicina Legal. O homenageado exerceu o cargo de Secretário da Justiça e por duas vezes foi interventor federal.
  • 1971 - Procedente de São Luís, onde dirigiu a partida amistosa entre os quadros do Sampaio Correia e do Maranhão Atlético Clube, chega a Fortaleza a primeira e única juíza de futebol no Brasil, Léa Campos, que no Presidente Vargas, dirigirá a partida entre Ferroviário e Fortaleza Esporte Clube.
  • 1973 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, aos 75 anos de idade, vítima de infarto agudo do miocárdio, o músico e poeta José Ulisses de Sousa, fundador da Turma da Velha Guarda, em 1963, que atuou em várias emissoras de rádio de Fortaleza. Nascera em Umari, município de Icó, CE, no dia sete de outubro de 1998.
  • 1975 - O prefeito Evandro Ayres de Moura inaugura a Praça Dr. Antônio Dias Macedo, no Mata Galinha (Dias Macedo), entre a Rua Manuel Coco, Rua Da Favela e a Avenida Pedro Dantas.
  • 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, Josa Magalhães, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 08/01/1896.
  • 2000 - Inaugurado o novo Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, anexo ao Instituto Presídio Paulo Sarasate - IPPS. As presidiárias estão sendo transferidas do antigo prédio, no Jacarecanga, aos poucos.
  • 2001 - Abre-se, às 19 horas, o XXV Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, no antigo Mercado Central de Fortaleza, na Rua Conde D’Eu.
  • 2002 - O Clube dos Diários lança a pedra fundamental de sua nova sede, nas Dunas da Praia do Futuro. A nova sede deverá estar concluída em março de 2003, com inauguração programada para o mês seguinte. Dezenas de sócios do Clube e membros da diretoria estiveram presentes no canteiro de obras da nova sede, onde foi descerrada placa comemorativa do início da construção. Em homenagem ao Brasil e ao Estado, três mudas, de pau-brasil, carnaúba e cajueiro, foram plantadas no local. Falou o presidente executivo do Clube dos Diários, Antônio Enéas Filho, dizendo que o clube vai ser diferente, atuando para tornar-se auto-sustentável.
  • 2004 - A candidata da coligação Fortaleza Amada (PT/PSB), Luizianne de Oliveira Lins, obtém um total de 620.174 votos, o que corresponde a 56,21% dos votos válidos. O candidato da coligação Liberta Fortaleza (PFL/PAN/PTC), Moroni Bing Torganconsegue 483.085 sufrágios, representando 43,79% dos votos válidos. A ata da apuração registra também 13.257 votos em branco (1,15%) e 39.735 votos nulos (3,44%). Estavam aptos a votar 1.361.957 eleitores e compareceram às 3.265 mesas receptoras um total de 1.156.251 eleitores. A abstenção é da ordem de 15,10%. A totalização dos votos é encerrada às 20h45min. A diplomação será no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções Édson Queiroz.
  • 2004 - Morre o cantor Epaminondas Sousa, que juntamente com Evaldo Gouveia e Mário Alves, formou o Trio Nagô. Nascera em Fortaleza em 24 de janeiro de 1930.
  • 2010 - O povo volta às urnas para a escolha do presidente da República no segundo turno. Agora só existem dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). No mesmo dia é divulgado o resultado com a vitória de Dilma Rousseff. (PT).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".