Pular para o conteúdo principal

Conectividade torna o Ceará cada vez mais competitivo

- Nós estamos transformando a Rede Pública de Fibra Óptica do Ceará na maior do Brasil”, é o que afirma o secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Benevides Filho, ao explicar a importância do Programa Ceará Conectado para democratizar o acesso à Internet, apoiar a transformação digital no Setor Público e gerar mais competitividade no Estado.


O Programa, lançado pelo Governo do Ceará, será executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com o objetivo de conectar com Fibra Óptica todos os 184 municípios do Ceará, oferecendo serviço gratuito de Internet, via wi-fi, em Praça Pública. Com investimento de mais R$ 67 milhões, a iniciativa deve conectar equipamentos e serviços públicos, beneficiando toda a população cearense.



Mauro Filho - Vai ter wi-fi grátis, com velocidade sem limites, porque é Fibra Óptica. O que o aparelho suportar é o que vai ser oferecido. A Fibra Óptica dá essa capacidade de velocidade ilimitada. Com isso, vamos poder conectar Escolas e Postos de Saúde. Boa parte das Escolas hoje tem Internet via Rádio. Com a Fibra Óptica, vamos dar mais eficiência aos Estudos e Pesquisas”, explica Mauro Filho.

Para garantir essa Conectividade, a Infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC), Rede Pública de Internet do Ceará, criada em 2007, será ampliada em cerca de 60%, chegando a 7.046 quilômetros.

- Nós vamos, em um prazo máximo de até março do próximo ano, levar Internet para 111 municípios, porque hoje já temos em 73 cidades”, garante Mauro Filho.



Ceará mais veloz A expansão será coordenada pela Etice, que é responsável pelo Cinturão Digital. De acordo com o presidente da empresa, Lassance de Castro, a estratégia será contemplada pela infraestrutura dos 16 cabos submarinos de Fibra Óptica e Data Centers localizados no Ceará. 

Segundo ele, Fortaleza é uma das três cidades com mais cabos submarinos de Fibra Óptica do Mundo. A expectativa é que mais dois cabos sejam ancorados na Capital, totalizando 18. Os cabos ligam Fortaleza a:
  • Colômbia.
  • Venezuela.
  • Ilhas das Bermudas.
  • Estados Unidos.
  • Camarões.
  • Portugal.
  • Espanha.
  • Senegal.
  • Cabo Verde.
  • Argentina.
  • Guiana Francesa.


EllaLink e a conexão direta com a Europa - Os mais recentes cabos submarinos a entrar em operação comercial – em junho de 2021 –, a partir de Fortaleza, foram os da empresa portuguesa EllaLink. Os dois novos cabos conectam o Brasil, através de Fortaleza, a Sines, em Portugal, operando com capacidade de 100 terabits por segundo. A estrutura é a primeira a ligar diretamente o Brasil ao continente europeu, sem depender de conexão via Estados Unidos.



Lassance de Castro - O Ceará Conectado vai estar ligado também ao Norte e Nordeste brasileiro, via nosso Cinturão Digital, e agora, com a chegada dos cabos da EllaLink, ligando o Brasil a Europa diretamente, isso vai facilitar o nosso transporte de informação que antes passava pelos Estados Unidos, e agora vai direito para a Europa. Nós vamos ganhar 50% em média de tempo que demorava para ser feita essa conexão, embora essa conexão já fosse rápida. O Ceará Conectado vai conectar, também, todos municípios cearenses, via EllaLink, diretamente com a Europa”, ressalta Lassance de Castro.



Segundo ele, a localização estratégica da Capital, aliada ao potencial de conexão presente no Ceará, deve criar oportunidades e atrair novos negócios para o estado.

- Muitas empresas e data centers vão estar em Fortaleza para terem conectividade direta com os cabos da EllaLink, que liga Fortaleza a Sines, em Portugal, para que haja oferta de produtos significativos e a gente tenha uma comunicação mais veloz. Instituições financeiras, de pesquisa e de saúde também serão beneficiadas”, pontua o presidente da Etice, Lassance de Castro.

Eduardo Castro - O sócio-fundador da Nucleus, empresa cearense de Tecnologia, há cinco anos no mercado, Eduardo Castro, fala em como a infraestrutura das empresas pode melhorar com o avanço da conectividade do Estado. 

- A gente depende de servidores que, muitas vezes, ficam alocados fora do País e também têm estruturas que a gente monta na própria empresa. E como tudo hoje é conectado, se a gente realmente não tiver uma infraestrutura decente ou minimamente viável, muitas das aplicações acabam não conseguindo rodar ou ser efetiva", frisa Eduardo Castro.

E uma conexão dessas, de fibra, tanto reduz o tempo de resposta quanto diminui esse delay. A gente passa a ter a resposta mais rápida dos serviços. Então, pelo fato de tudo ser conectado e precisar estar conectado na internet, com as aplicações em nuvem, acaba exigindo mais de uma boa conectividade”, explica Castro, que desenvolve soluções digitais personalizadas (web site, aplicativos e softwares) em sua empresa para clientes do Brasil e de Portugal.

Para Mauro Benevides Filho, a competitividade no setor de provedores de Internet é outro benefício que pode ser obtido a partir dessa Infraestrutura. 

- Nós vamos ter condições de os provedores do Ceará aproveitarem essa velocidade. E o bom disso é dar uma maior competitividade na prestação desse serviço. Com mais cabos concorrendo, podemos ter concorrência de preço”, aponta Mauro Filho.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).