Pular para o conteúdo principal

Confira os filmes selecionados para as Mostras Competitivas do 31º Cine Ceará

Divulgada a lista dos filmes selecionados para o 31º Cine Ceará, que acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021. 

Ao todo, 19 longas e curtas estão em competição nas mostras principais. A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem terá exibição presencial no Cineteatro São Luiz, no Canal Brasil e no streaming do Globoplay + Canais ao Vivo. A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem acontecerá no Cinema do Dragão.

Curadoria - A Curadoria da Competitiva de Longas ficou a cargo de Margarita Hernandez, diretora de programação do evento, e a dos Curtas, foi feita pelo documentarista Vicente Ferraz. O cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993. 

Escolhidos seis longas inéditos no Brasil, sendo quatro com passagens por importantes festivais, além de dois brasileiros em première mundial. Ao todo se inscreveram 234 produções de 16 países. Dentre os selecionados estão dois documentários.

 A coprodução Uruguai-Itália “Bosco”, de Alicia Cano Menoni, exibido no IDFA: Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, no Cannes Docs - Marché du Film, no Festival de Málaga, e no Festival de Cinema de Trento, na Itália. O longa retrata uma vila florestal que está desaparecendo. Representando o Brasil, “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto, apresenta cinco histórias de uma pequena cidade no sul do Brasil. O filme participou do IDFA, em Amsterdã, do Festival de Toulouse, do Biografilm, na Itália, e do Queer Lisboa.

Duas ficções premiadas internacionalmente também estão na mostra de longas. 

  1. “Perfume de Gardênias” (Porto Rico-Colômbia), de Macha Colón, sobre uma idosa que busca maneiras de seguir adiante depois de uma perda, produção que conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Trinidad e Tobago, no Caribe, e foi exibido no Festival de Tribeca. 
  2. E o equatoriano “Vacío”, de Paul Venegas, que acompanha dois jovens que se veem em uma encruzilhada, que venceu o prêmio de Melhor Longa-metragem no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), além de participar do Festival Internacional de Busan, na Coreia do Sul.

Completam a lista dois longas brasileiros de ficção em première mundial no evento. 

  • “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry (“O Barco”-foto), que mostra o avanço do mar destruindo casas e desabrigando famílias.
  • "Fortaleza Hotel”, de Armando Praça. O diretor venceu o 29º Cine Ceará com “Greta” (melhor direção, filme e ator – Marco Nanini). Seu novo Longa acompanha uma jovem camareira que tem seu caminho transformado por uma hóspede. (foto) 

Curta-Metragem - Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem foram selecionadas 13 produções de nove estados do Brasil, dentre os 879 inscritos de quase todo o Brasil. 

Entre os filmes estão duas ficções exibidas em festivais internacionais. 

  • "Ato”, de Bárbara Paz – que também assina a produção com Tatyana Rubim – é protagonizado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira e estreou mundialmente no 78º Festival de Veneza. 
  • “Sideral”, de Carlos Segundo, do Rio Grande do Norte, acompanha a expectativa de uma família para o lançamento de um foguete espacial. O curta foi exibido no 74º Festival de Cannes, no 48º Telluride Film Festival, no 36º Festival de Internacional de Cine en Guadalajara e no 26º Hamptons Film Festival (EUA).

Estão na lista outras cinco ficções, três representando São Paulo: 

  1. "Ausências”, de Antônio Fargoni, sobre uma visita à família.
  2. “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko, que mostra a greve de quatro mulheres em uma fábrica.
  3. “Como respirar fora d'água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros, que retrata a relação de uma filha com o pai policial militar.

Além de “Encarnado”, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro, do Piauí, que transita entre passado e presente, e “Hawalari”, de Cássio Domingos, de Goiás, sobre uma jovem indígena que vive no Centro-Oeste.

Seis Documentários concorrem na Mostra de Curtas. 

Os cearenses “Foi um tempo de poesia”, de Petrus Cariry, sobre o poeta Patativa do Assaré, e “Alegoria dos autômatos”, de Josy Macedo e Clébson Francisco, que aborda o racismo estrutural.

Completam a lista:

  • “O Durião Proibido”, de Txai Ferraz, de Pernambuco, que traz uma história de amor na Tailândia.
  • “Mar Concreto”, de Julia Naidin, do Rio de Janeiro, que relata o processo de avanço do mar sobre uma casa,.
  • “O amigo do meu tio”, de Renato Turnes, de Santa Catarina, que fala sobre um primeiro amor de infância.
  • “O Resto”, de Pedro Gonçalves Ribeiro, que acompanha uma senhora declarada morta por engano.

OS LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA 

  • 5 casas. Direção: Bruno Gularte Barreto. Documentário. 97 min. Brasil. 2020. Première Brasil 
  • A Praia do Fim do Mundo. Direção: Petrus Cariry. Ficção. 88 min. Brasil. 2021. Première Mundial 
  • Bosco. Direção: Alicia Cano Menoni. Documentário. 82 min. Uruguai-Itália. 2020. Première Brasil 
  • Fortaleza Hotel. Direção: Armando Praça. Ficção. 77 min. Brasil. 2021.  Première Mundial 
  • Perfume de Gardenias. Direção: Macha Colón. Ficção. 97 min. Porto Rico-Colômbia. 2021.  Première Brasil 
  • Vacío. Direção: Paul Venegas. Ficção. 92 min. Equador. 2020.  Première Brasil 

OS CURTAS DA COMPETITIVA BRASILEIRA 

  • Alegoria dos autômatos. Direção: Josy Macedo e Clébson Francisco. Documentário. 15 min. Ceará. 2021.
  • Ato. Direção: Bárbara Paz. Ficção. 20 min. Minas Gerais. 2021. 
  • Ausências. Direção: Antônio Fargoni. Ficção. 19 min. São Paulo. 2021.  
  • Chão de Fábrica. Direção: Nina Kopko. Ficção. 24 min. São Paulo. 2020. 
  • Como respirar fora d'água. Direção: Júlia Fávero e Victoria Negreiros. Ficção. 16 min. São Paulo. 2021.  
  • Encarnado. Direção: Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro. Ficção. 22 min. Piauí. 2021. 
  • Foi um tempo de poesia. Direção: Petrus Cariry. Documentário. 13 min. Ceará. 2021. 
  • Hawalari. Direção: Cássio Domingos. Ficção. 15 min. Goiás. 2021. 
  • Mar Concreto. Direção: Julia Naidin. Documentário. 15 min. Rio de Janeiro. 2021. 
  • O amigo do meu tio. Direção: Renato Turnes. Documentário. 8 min. Santa Catarina. 2021. 
  • O Durião Proibido. Direção: Txai Ferraz. Documentário. 19 min. Pernambuco. 2021. 
  • O Resto. Direção: Pedro Gonçalves Ribeiro. Documentário. 20 min. Minas Gerais. 2021. 
  • Sideral. Direção: Carlos Segundo. Ficção. 15 min. Rio Grande do Norte. 2021. 

Canal Brasil  - Com cerca de 80% de sua grade dedicada ao cinema brasileiro, o Canal Brasil está presente nos principais festivais de cinema do país e do mundo. Essa presença se faz tanto com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, quanto com a cobertura jornalística ou como coprodutor - o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e Cinema do País e um dos maiores do mundo, com mais de 365 longas-metragens coproduzidos nos últimos 10 anos. 

Protocolos Sanitários - Para a Programação Presencial nos equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará-Secult-CE, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, o Festival seguirá os Protocolos Sanitários vigentes do Setor de Audiovisual/Cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de Decreto.

Cine Ceará - O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes.

  • Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secult-CE, da Universidade Federal do Ceará (UFC), via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). 
  • Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. 
  • Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. 
  • Patrocínio: Piraquê, SP Combustíveis e Cagece. 
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.

SERVIÇO 

  • 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema-De 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021 em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no Canal Brasil e no streaming do Globoplay + Canais ao Vivo. 
  • Informações: 
  • cineceara.com
  • Instagram: @cineceara
  • Facebook: Festival Cine Ceará. 
  • E-mail: contatos@cineceara.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma