Pular para o conteúdo principal



Confira os filmes selecionados para as Mostras Competitivas do 31º Cine Ceará

Divulgada a lista dos filmes selecionados para o 31º Cine Ceará, que acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021. 

Ao todo, 19 longas e curtas estão em competição nas mostras principais. A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem terá exibição presencial no Cineteatro São Luiz, no Canal Brasil e no streaming do Globoplay + Canais ao Vivo. A Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem acontecerá no Cinema do Dragão.

Curadoria - A Curadoria da Competitiva de Longas ficou a cargo de Margarita Hernandez, diretora de programação do evento, e a dos Curtas, foi feita pelo documentarista Vicente Ferraz. O cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993. 

Escolhidos seis longas inéditos no Brasil, sendo quatro com passagens por importantes festivais, além de dois brasileiros em première mundial. Ao todo se inscreveram 234 produções de 16 países. Dentre os selecionados estão dois documentários.

 A coprodução Uruguai-Itália “Bosco”, de Alicia Cano Menoni, exibido no IDFA: Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, no Cannes Docs - Marché du Film, no Festival de Málaga, e no Festival de Cinema de Trento, na Itália. O longa retrata uma vila florestal que está desaparecendo. Representando o Brasil, “5 casas”, de Bruno Gularte Barreto, apresenta cinco histórias de uma pequena cidade no sul do Brasil. O filme participou do IDFA, em Amsterdã, do Festival de Toulouse, do Biografilm, na Itália, e do Queer Lisboa.

Duas ficções premiadas internacionalmente também estão na mostra de longas. 

  1. “Perfume de Gardênias” (Porto Rico-Colômbia), de Macha Colón, sobre uma idosa que busca maneiras de seguir adiante depois de uma perda, produção que conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Trinidad e Tobago, no Caribe, e foi exibido no Festival de Tribeca. 
  2. E o equatoriano “Vacío”, de Paul Venegas, que acompanha dois jovens que se veem em uma encruzilhada, que venceu o prêmio de Melhor Longa-metragem no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), além de participar do Festival Internacional de Busan, na Coreia do Sul.

Completam a lista dois longas brasileiros de ficção em première mundial no evento. 

  • “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry (“O Barco”-foto), que mostra o avanço do mar destruindo casas e desabrigando famílias.
  • "Fortaleza Hotel”, de Armando Praça. O diretor venceu o 29º Cine Ceará com “Greta” (melhor direção, filme e ator – Marco Nanini). Seu novo Longa acompanha uma jovem camareira que tem seu caminho transformado por uma hóspede. (foto) 

Curta-Metragem - Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem foram selecionadas 13 produções de nove estados do Brasil, dentre os 879 inscritos de quase todo o Brasil. 

Entre os filmes estão duas ficções exibidas em festivais internacionais. 

  • "Ato”, de Bárbara Paz – que também assina a produção com Tatyana Rubim – é protagonizado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira e estreou mundialmente no 78º Festival de Veneza. 
  • “Sideral”, de Carlos Segundo, do Rio Grande do Norte, acompanha a expectativa de uma família para o lançamento de um foguete espacial. O curta foi exibido no 74º Festival de Cannes, no 48º Telluride Film Festival, no 36º Festival de Internacional de Cine en Guadalajara e no 26º Hamptons Film Festival (EUA).

Estão na lista outras cinco ficções, três representando São Paulo: 

  1. "Ausências”, de Antônio Fargoni, sobre uma visita à família.
  2. “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko, que mostra a greve de quatro mulheres em uma fábrica.
  3. “Como respirar fora d'água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros, que retrata a relação de uma filha com o pai policial militar.

Além de “Encarnado”, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro, do Piauí, que transita entre passado e presente, e “Hawalari”, de Cássio Domingos, de Goiás, sobre uma jovem indígena que vive no Centro-Oeste.

Seis Documentários concorrem na Mostra de Curtas. 

Os cearenses “Foi um tempo de poesia”, de Petrus Cariry, sobre o poeta Patativa do Assaré, e “Alegoria dos autômatos”, de Josy Macedo e Clébson Francisco, que aborda o racismo estrutural.

Completam a lista:

  • “O Durião Proibido”, de Txai Ferraz, de Pernambuco, que traz uma história de amor na Tailândia.
  • “Mar Concreto”, de Julia Naidin, do Rio de Janeiro, que relata o processo de avanço do mar sobre uma casa,.
  • “O amigo do meu tio”, de Renato Turnes, de Santa Catarina, que fala sobre um primeiro amor de infância.
  • “O Resto”, de Pedro Gonçalves Ribeiro, que acompanha uma senhora declarada morta por engano.

OS LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA 

  • 5 casas. Direção: Bruno Gularte Barreto. Documentário. 97 min. Brasil. 2020. Première Brasil 
  • A Praia do Fim do Mundo. Direção: Petrus Cariry. Ficção. 88 min. Brasil. 2021. Première Mundial 
  • Bosco. Direção: Alicia Cano Menoni. Documentário. 82 min. Uruguai-Itália. 2020. Première Brasil 
  • Fortaleza Hotel. Direção: Armando Praça. Ficção. 77 min. Brasil. 2021.  Première Mundial 
  • Perfume de Gardenias. Direção: Macha Colón. Ficção. 97 min. Porto Rico-Colômbia. 2021.  Première Brasil 
  • Vacío. Direção: Paul Venegas. Ficção. 92 min. Equador. 2020.  Première Brasil 

OS CURTAS DA COMPETITIVA BRASILEIRA 

  • Alegoria dos autômatos. Direção: Josy Macedo e Clébson Francisco. Documentário. 15 min. Ceará. 2021.
  • Ato. Direção: Bárbara Paz. Ficção. 20 min. Minas Gerais. 2021. 
  • Ausências. Direção: Antônio Fargoni. Ficção. 19 min. São Paulo. 2021.  
  • Chão de Fábrica. Direção: Nina Kopko. Ficção. 24 min. São Paulo. 2020. 
  • Como respirar fora d'água. Direção: Júlia Fávero e Victoria Negreiros. Ficção. 16 min. São Paulo. 2021.  
  • Encarnado. Direção: Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro. Ficção. 22 min. Piauí. 2021. 
  • Foi um tempo de poesia. Direção: Petrus Cariry. Documentário. 13 min. Ceará. 2021. 
  • Hawalari. Direção: Cássio Domingos. Ficção. 15 min. Goiás. 2021. 
  • Mar Concreto. Direção: Julia Naidin. Documentário. 15 min. Rio de Janeiro. 2021. 
  • O amigo do meu tio. Direção: Renato Turnes. Documentário. 8 min. Santa Catarina. 2021. 
  • O Durião Proibido. Direção: Txai Ferraz. Documentário. 19 min. Pernambuco. 2021. 
  • O Resto. Direção: Pedro Gonçalves Ribeiro. Documentário. 20 min. Minas Gerais. 2021. 
  • Sideral. Direção: Carlos Segundo. Ficção. 15 min. Rio Grande do Norte. 2021. 

Canal Brasil  - Com cerca de 80% de sua grade dedicada ao cinema brasileiro, o Canal Brasil está presente nos principais festivais de cinema do país e do mundo. Essa presença se faz tanto com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, quanto com a cobertura jornalística ou como coprodutor - o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e Cinema do País e um dos maiores do mundo, com mais de 365 longas-metragens coproduzidos nos últimos 10 anos. 

Protocolos Sanitários - Para a Programação Presencial nos equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará-Secult-CE, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, o Festival seguirá os Protocolos Sanitários vigentes do Setor de Audiovisual/Cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de Decreto.

Cine Ceará - O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes.

  • Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secult-CE, da Universidade Federal do Ceará (UFC), via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). 
  • Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. 
  • Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. 
  • Patrocínio: Piraquê, SP Combustíveis e Cagece. 
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.

SERVIÇO 

  • 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema-De 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021 em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no Canal Brasil e no streaming do Globoplay + Canais ao Vivo. 
  • Informações: 
  • cineceara.com
  • Instagram: @cineceara
  • Facebook: Festival Cine Ceará. 
  • E-mail: contatos@cineceara.com

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...