Pular para o conteúdo principal

Fortaleza realiza Outubro Rosa 21

 O Outubro Rosa é uma Campanha já consolidada mundialmente com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. 

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) realiza diversas ações ao longo deste mês, sobretudo no âmbito da Saúde, como forma de chamar a atenção não apenas dos servidores, mas também de toda a população da Capital sobre o tema.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se integra ao movimento com trabalhos educativos e serviços de prevenção e diagnósticos. As Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em toda a cidade irão realizar uma ampla programação com diversas palestras e rodas de conversa, abordando temas como conscientização do autoexame e importância do diagnóstico, papel da alimentação na prevenção do Câncer de Mama, autoestima feminina e o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença.

As atividades incluem mutirões de solicitação de exames de Mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, bem como uma busca ativa de pacientes que estão na fila de espera para mamografia.

José Sarto - De acordo com o prefeito José Sarto (PFT), a Campanha busca sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado, já que o Câncer de Mama é um dos mais recorrentes e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os índices de mortalidade. 

- É muito importante que as mulheres façam o autoexame, adotem hábitos saudáveis e busquem fazer exames de rotina. Lembrando que o exame de Mamografia é recomendado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos”, reforçou o prefeito.

Nas salas de espera dos Postos de Saúde serão disponibilizados banners educativos e outros materiais, tratando de tópicos como sintomas, fatores de risco, medidas de prevenção e métodos de rastreamento precoce contra o Câncer de Mama. Também serão executadas dinâmicas em grupo com foco nas experiências vivenciadas pelas mulheres quanto às dificuldades para a realização do exame de Mamografia.

Adriana Melo - A assessora técnica da Saúde da Mulher da SMS, Adriana Melo, afirmou que o câncer de mama é curável caso seja tratado precocemente e, por ser multifatorial, também possui diversas formas de prevenção.

- É preciso ter estilo de vida mais saudável, evitando álcool, fumar e alimentos processados, bem como fazer atividade física e realizar o autoexame rotineiramente para perceber a presença de algum caroço ou textura diferente. O importante é que a mulher tenha a habilidade e o cuidado de se examinar para evitar qualquer tipo de intercorrência”, explicou Adriana Melo.

Atendimento - As mulheres podem procurar qualquer um dos 116 postos de saúde de Fortaleza para ter acesso a uma consulta e ao exame de Mamografia. A indicação acontece, sobretudo, para o rastreamento de mulheres acima de 40 anos, mulheres com histórico familiar ou com queixa de sintomas mamários.

Ao todo, entre serviços municipais e contratuais, a Capital conta com 14 equipamentos com a estrutura para a realização de mamografias, com destaque para as Policlínicas.

- Se a mulher necessitar encaminhamento para especialista, também será levada a serviços de referência para o acompanhamento adequado”, destacou Adriana Melo.

Iluminação Rosa - A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) traz, até o final do mês, uma iluminação especial Rosa para: 

  • Paço Municipal (foto).
  • Praça Portugal.
  • Jangadinha (Beira-Mar).
  • Estátua de Iracema (Volta da Jurema).
  • Estátua de Iracema (Messejana).
  • Catedral.
  • Hospital da Mulher.
  • Praça do Cristo Redentor.

Hospital da Mulher - No Hospital e Maternidade Doutora Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), estão agendadas atividades de limpeza de pele e palestras educativas nesta sexta-feira (8), sexta-feira (15) e quinta-feira (28 de outubro).

Nos dias 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro, serão ofertados exames Citopatológicos para as colaboradoras da unidade hospitalar. Em 29 de outubro encerra a campanha às 14 horas, com evento no auditório em parceria com o Movimento Outubro Rosa Ceará.

Blitze Educativas - Como parte da Campanha 'Eu Salvo Vidas, Não Só no Trânsito', a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementará ações de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero em blitze realizadas em diversos pontos de Fortaleza. Durante as ações, os agentes de Trânsito vão dialogar com a população feminina e distribuir material informativo sobre prevenção e diagnóstico das doenças.

- Os comandos de blitze, que acontecem rotineiramente na cidade, tem como principal objetivo levar mais segurança para as pessoas. Com esta iniciativa, incluiremos mais uma ação de segurança, mas dessa vez com foco nas mulheres", salientou a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

Seuma - A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) lançaram Campanha para arrecadar sutiãs e absorventes higiênicos. Os materiais serão doados à Associação Toque de Vida, organização sem fins lucrativos que apoia mulheres mastectomizadas ou que se encontram em tratamento contra o Câncer de Mama.

Além das doações, materiais educativos e peças nas mídias sociais engajam o público para a realização do autoexame, marcação de mamografias, bem como os servidores das pastas a usarem roupas rosa e o laço símbolo da campanha no próximo dia 19 de outubro, como forma de marcar e dar visibilidade à campanha.

Sessão Filme Rosa - Outra ação realizada pela Seuma e pela Seinf é a Sessão Filme Rosa, que traz a indicação semanal de filmes de superação que contam as histórias de mulheres que tiveram câncer de mama.

Ações internas - O Instituto de Previdência do Município (IPM) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) promovem ações internas para evocar a campanha do Outubro Rosa, tendo a cor como principal símbolo. Haverá a realização de fotos com os servidores usando rosa, assim como a distribuição de laços e máscaras.

Câncer de Mama - O Câncer de Mama é o tipo de tumor mais frequente no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do Câncer de Mama no Mundo.

Para 2021, a estimativa é de que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A incidência do Câncer de Mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por causa da doença.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da PMF e fotos de Rodrigo Carvalho.

Leia também:

ALCE inicia programação do Outubro Rosa 21

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c