Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará lança Plantão Cirurgias 24 horas para realizar 30 mil cirurgias eletivas

 No Ceará, a realização das cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) ganha reforço com o Programa Plantão Cirurgias 24 horas, lançado pelo governador Camilo Santana (PT) e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, nesta quarta-feira (20 de outubro), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza. 

Presente no evento:

  • Vice-governadora Izolda Cela (PDT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu.

R$ 100 milhões - Com investimento de R$ 100 milhões do Governo do Ceará, o Plantão de Cirurgias 24 horas vai agilizar o atendimento da demanda represada pela Pandemia da Covid-19, realizando 30 mil procedimentos cirúrgicos.



Para Camilo Santana, o Programa simboliza uma força-tarefa que objetiva diminuir a fila de espera dos pacientes neste momento de maior controle dos indicadores da Pandemia.

- Mais de 80% da população cearense usa o Sistema Público de Saúde. Essa pandemia mostrou a importância e a força do SUS e dos nossos profissionais de saúde. Este é um momento, para mim e para Izolda, de muita alegria. Estou até emocionado, porque imaginar uma pessoa aguardar uma cirurgia, passar um ano e não conseguir, é algo que dói muito. Eu não vou medir esforços. Todos os recursos que forem necessários para minimizar o sofrimento dos cearenses estarão disponíveis”, declarou Camilo Santana.

Izolda Cela - Ao parabenizar os profissionais de Saúde, Izolda Cela destacou a importância da iniciativa que beneficiará cearenses das cinco Regiões de Saúde. 

- Essa medida é para correr atrás de uma situação que afeta as pessoas e suas famílias. Procurar, com um ritmo vigoroso, resolver o problema de quem espera por uma cirurgia”, frisou Izolda Cela.

Marcos Gadelha - A sensibilidade e o compromisso do governador com a Saúde do Ceará foram demonstrados durante a pandemia e, agora, saindo desse cenário da Covid-19, nós precisamos dar essa assistência a mais ao cidadão cearense nessas cirurgias a que não pode ter acesso em virtude da questão Pandemia”, reforçou Marcos Gadelha.

Plantão Cirurgias 24 horas - O Plantão Cirurgias 24 horas funcionará em duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos.

As empresas interessadas em integrar o Programa serão credenciados na prestação de atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, em nove especialidades:

  1. Urologia.
  2. Otorrinolaringologia.
  3. Ortopedia.
  4. Ginecologia.
  5. Cirurgia Geral.
  6. Pediatria.
  7. Oftalmologia.
  8. Neurologia.
  9. Vascular.

Todos os procedimentos deverão ter autorização do serviço pela Central de Regulação da Região de Saúde.

O pacote de procedimentos inclui a consulta de avaliação pré-operatória com exames de imagem e complementares, diária hospitalar (clínica e/ou Unidade de Terapia Intensiva) e acompanhamento pós-cirúrgico.

Transparência - Uma ferramenta do Programa é o painel de acompanhamento das cirurgias (Sistema Integrado de Cirurgia Eletiva), que oferece ao cidadão, de forma transparente pelas plataformas Saúde Digital e Ceará App, o livre acesso ao andamento da sua posição na fila de espera, assim como os agendamentos de consultas pré-cirúrgicas e a marcação dos procedimentos.

Helv, referência em atendimento - Na oportunidade, o governador Camilo Santana salientou a importância do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) para a população cearense. A Unidade de Saúde foi adquirida em dezembro de 2020 pelo Governo do Ceará para o enfrentamento à Covid-19 e hoje é um Polo de realização de cirurgias eletivas.

- Chegamos a ter 150 leitos de UTI no Hospital Leonardo Da Vinci, que virou um hospital referência na Covid-19. Nós adquirimos três hospitais nessa pandemia para garantir uma infraestrutura melhor no atendimento à população de Fortaleza e do Interior. Todas as regiões do Ceará hoje têm uma estrutura que nós vamos manter para ampliar os serviços de saúde dentro do Programa da Regionalização da Saúde Pública no Ceará”, afirmou Camilo Santana, citando que a primeira aplicação de vacina contra a Covid-19 no Ceará foi realizada no Helv.

Em momento de maior controle dos indicadores da Pandemia da Covid-19, o Helv se destaca como referência na realização de cirurgias eletivas, realizando mais de 4.500 cirurgias eletivas desde 2020. Foram realizados 2.389 procedimentos entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, e 2.114 de julho a outubro de 2021.

Emídio Teixeira - É um momento de muita alegria porque nós assumimos o compromisso junto com o Estado nesta política de ajudar e atender a necessidade da população cearense. Um desafio e, ao mesmo tempo, é uma certeza que é possível. Essa certeza é o fruto do que conseguimos fazer dentro do hospital durante todo esse tempo, na pandemia mas após a pandemia, nesses cirurgias que nós já fazemos”, afirmou o diretor geral do Helv, Emídio Teixeira.

Com informações de Larissa Falcão, fotos de Helene Santos e infográfico de Yuri Lobato, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma