Pular para o conteúdo principal

Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental

 Nunca se falou tanto em Saúde Mental. Antes mesmo de a Pandemia da Covid-19 se tornar parte da vida de praticamente toda a população do Planeta, os números já eram alarmantes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

A Covid-19 fez não só com que esses transtornos se agravassem, mas também trouxe novas questões. Neste domingo (10 de outubro) é o Dia Mundial da Saúde Mental.

Na tentativa de entender o contexto, especialistas criaram termos para dar nome aos sentimentos e ao estado psíquico que muita gente tem vivenciado.

Fadiga Pandêmica, por exemplo, é a terminologia adotada pela OMS para designar o cansaço e o esgotamento físico e mental provocados pela pandemia. As restrições na vida social, financeira, entre outras dimensões, aumentam a falta de perspectiva e diminuem o poder de planejamento. Nada disso é, em si, um sério transtorno psíquico, mas esse tipo de sofrimento prolongado pode, segundo a organização, gerar ansiedade, depressão e insônia, mesmo em quem não apresentava qualquer tendência prévia.

Como identificar Fadiga Pandêmica: Especialista do HC-UFPE explica o que é a Fadiga Pandêmica.


Outra expressão que ganhou popularidade foi o definhamento (“languishing”, no termo original, em inglês), criada pelo psicólogo inglês Adam Grant. Os sintomas mais comuns são: estagnação, falta de propósito e de motivação, dificuldade de concentração e queda de rendimento no trabalho. Para ele, essa falta de alegria e de objetivos, ou seja, o vazio, está entre o bem-estar e a depressão. Em outras palavras, não há uma doença mental instalada, mas tampouco indicativos de boa Saúde. Dialogando com o conceito de fadiga pandêmica, o definhamento também é um sinal de alerta, pois pode se transformar em depressão e ansiedade no futuro, de acordo com o criador.

O que dizem os especialistas

Para o coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon, por um lado, trata-se de “novos termos para questões antigas”. 

- Estresse agudo, crônico e pós-traumático e Síndrome de Burnout, por exemplo, são fenômenos conhecidos. E a Pandemia é uma grande causadora desses episódios”, explica. 

Por outro lado, o psiquiatra reconhece que a Pandemia de covid-19 é inédita no mundo globalizado, afeta todos os países e produz novas necessidades de adaptação. Nesse cenário, a adoção dessas nomenclaturas pode ajudar a entender particularidades que vão além dos transtornos conhecidos.

Miriam Trudo - A psicóloga Miriam Trudo concorda com os novos termos e diz que reconhece todos os sintomas mencionados nos pacientes que atende - em sua maioria, crianças e adolescentes - e que o reflexo disso ainda será entendido e sentido por muito tempo. 

- A Pandemia nos tirou muitas coisas, mas principalmente nos roubou a rotina, e sem previsão de retorno”, pontua.

Questões recorrentes - A desesperança é um dos sentimentos mais presentes nos atendimentos feitos por Miriam Trudo, e impacta o humor e a disposição. 

- É muito significativo ter tantos jovens sem perspectiva, deixando de fazer projetos futuros”, lamenta a psicóloga. 

Outra emoção recorrente é o medo, que, segundo a profissional, é um dos sentimentos mais importantes do ser humano, pois induz a autopreservação, mas apenas quando não está em níveis alarmantes.

- O medo deixou de preservar para paralisar, é um medo patológico, e impede os pacientes de realizar”, explica Miriam Trudo.

Na prática, a Pandemia acabou intensificando os quadros de ansiedade e depressão e desestabilizando doenças pré-existentes que estavam controladas. Além disso, novos casos proliferaram e a busca por tratamento aumentou. 

- E o número de pessoas com questões psicológicas provavelmente é muito maior, pois muitos não buscam ajuda”, comenta Miriam Trudo.

Entre os elementos novos que entraram na equação por meio da Covid-19 está o peso do luto, pois algumas famílias perderam muitos membros, por vezes mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem a possibilidade de velar o corpo com os entes queridos.

Outro ponto importante é o impacto profundo na interação social. 

Rafael Bernardon - As pessoas reagem de maneiras diferentes ao distanciamento, mas, via de regra, somos todos animais sociais”, pondera Rafael Bernardon. 

- Agora estamos começando a flexibilizar a convivência nos círculos mais íntimos, mas seguimos vivendo com restrições junto aos contatos expandidos, nesse ‘novo normal’ em que temos que reinventar essas relações”, diz Rafael Bernardon.

Nesse contexto, a Internet ganhou ainda mais importância como uma solução para estar próximo de familiares e amigos, mesmo estando longe. Porém, o uso excessivo dos meios online também teve consequências. 

- Redes sociais podem ser grandes armadilhas, pois trazem muito a ideia de comparação e um imediatismo que não cabe na vida offline, que não ocorre na mesma velocidade. Tudo isso pode gerar frustrações, estresse e sofrimento crônico”, pondera o coordenador, que também lembra da “enxurrada de informações”, entre elas as notícias falsas, às quais as pessoas estão expostas, outra grande fonte de ansiedade.

E não é só o ambiente da Pandemia que causa alterações na Saúde Mental, mas a própria doença também. Alguns estudos mostram que cerca de 30% das pessoas que tiveram covid-19 vão desenvolver algum sintoma psiquiátrico, como lembra Bernardon. 

- A Covid-19 é uma doença nova, e muito ainda está sendo pesquisado. Mas já sabemos que há pessoas desenvolvendo sintomas que não tinham antes, como distúrbios do humor, ansiedade, indisposição (fadiga crônica), problemas de memória e dores crônicas. Inclusive, pedimos que as pessoas com esses sintomas residuais procurem o Sistema Único de Saúde (SUS), para que a gente entenda melhor esses quadros e ofereça assistência”, convida Rafael Bernardon.

Estratégias - O coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon lembra que o primeiro passo para enfrentar essas situações é reconhecer a necessidade de ajuda e procurar um profissional. 

- O atendimento começa na Atenção Primária, na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa”, orienta Bernardon. Ele defende que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, desde os primeiros sinais, melhor para evitar que o quadro se torne crônico. “Nosso papel, junto aos estados e municípios, é aumentar o conhecimento e a capacidade de detecção dos profissionais”, afirma.

Miriam Trudo ressalta a importância do SUS, especialmente no atual contexto, alinhada a outras políticas públicas que impactam direta ou indiretamente na Saúde Mental, como o acesso à boa alimentação e a empregos. 

- Muitas famílias sofreram impactos econômicos decorrentes da Pandemia, e as condições externas também influenciam na recuperação”, destaca.

Miriam Trudo pede que as famílias fiquem atentas a sinais e que apoiem os filhos na busca por cuidados de Saúde Mental. 

- Tem adolescentes que chegam aqui dizendo que o pai acha que psicólogo é coisa de louco e é melhor ir lavar a louça, sendo que estamos falando de questões muito delicadas, que podem ter consequências sérias e irreversíveis”, alerta Miriam Trudo.

Confira as dicas dos entrevistados:

  • Tenha pequenos momentos de lazer, que te tragam satisfação.
  • Cuidado com o uso de substâncias tóxicas, como álcool, tabaco e outras drogas.
  • Cuidado com as cobranças digitais.
  • Separe o lazer do trabalho e não fique online o tempo inteiro
  • Cuide do sono e escolha ambientes escuros para dormir.
  • Identificar os sinais de que Saúde Mental não vai bem é o primeiro (e fundamental) passo. Alguns deles são: perda de prazer em atividades que você gosta, alterações no sono e no apetite e grande dificuldade de concentração.
  • Procure ajuda médica sempre que necessário, e não tente resolver tudo sozinho(a). Todo sofrimento pode e deve ser aliviado, e o SUS oferece atendimento nas Unidade Básica de Saúde (UBS), nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios de Saúde Mental.
  • Se você não conseguir criar vínculo com o primeiro psicólogo que te atender, não desista. O vínculo é importante para o tratamento, e é possível conseguir isso com outro profissional e/ou outra abordagem terapêutica.
  • Por outro lado, trabalhe as expectativas: não é sempre que o paciente sai sorrindo da sessão, e não há fórmula mágica e rápida, pois se mexe com feridas emocionais profundas. Valorize o processo.
  • Se for necessário fazer uso de medicação, seja paciente, pois o resultado não é imediato, e pode ser que você não se adapte ao primeiro remédio. Comunique isso ao seu médico e persista. Se possível, alie o medicamento à terapia.
  • O paciente precisa ser ativo no processo de melhora. Ele(a) e os profissionais de saúde são uma equipe.

Conheça aqui os serviços do SUS para assistência à Saúde Mental: setembro amarelo.

Com informações de Laísa Queiroz, da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c