Pular para o conteúdo principal

Onélia Santana é a nova cidadã fortalezense

 A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou, na noite desta terça-feira (19 de outubro), no Plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza à primeira-dama do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite de Santana.

A comenda é oriunda do Decreto Legislativo 968/2021, de autoria do vice-líder do Governo Municipal, vereador Léo Couto (PSB).

Nascida em Juazeiro do Norte, Onélia Santana tem se notabilizado pelo trabalho desenvolvido em prol das crianças cearenses, estando a frente de diversas políticas públicas relacionadas à infância, notadamente o Programa Mais Infância.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT) comandou a solenidade. A Mesa Solene contou com:

  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
  • Presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).
  • Propositor da homenagem, vereador Léo Couto (PSB).
  • Primeira dama do Ceará e nova cidadã fortalezense, Onélia Santana.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Vice-governadora, Izolda Cela (PDT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Léo Couto - Em seu pronunciamento de saudação, o vereador Léo Couto disse que a primeira-dama é hoje referencia em politicas públicas para as crianças.

- Ter a ideia desse decreto me deixa muito orgulhoso, mas essa comenda é muito mais que um título, é o agradecimento por sua trajetória de vida vitoriosa. Onélia é uma mulher forte e guerreira, como são as mulheres fortalezenses. Por sua inteligência cirúrgica, sempre se preocupou com os menos favorecidos principalmente com a primeira infância. É de sua autoria o projeto Mais Infância, que tem auxiliado milhares de crianças em nosso Estado e hoje é uma política pública. A vida tem nos ensinado que o mérito não vem por acaso, mas é fruto de lutas e de grande persistência. A primeira-dama enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar e vem cumprindo sua missão, por isso, transformou sua trajetória em méritos. Essa homenagem é extremamente necessária, pois Onélia é uma pessoa que dá exemplo e é digna de ser seguida,” pontuou.

 Em seguida, o vereador Léo Couto fez a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à Onélia Santana, que fez seus agradecimentos pelo recebimento da honraria.

Onélia Santana - É com muita emoção e alegria que hoje divido essa honraria com todas as mulheres cearenses. Agradeço ao vereador Léo Couto que me concede essa importante honraria e todos os vereadores que aprovaram. Nasci na região do Cariri. Sou filha de dois funcionários públicos. Logo após o falecimento dos meus pais, eu e meus irmãos passamos a morar com nossa tia. Ela nos criou, educou e cuidou com muito amor e dedicação. Seus princípios tinham como base a fé em Deus e amor ao próximo. Eu conheci Camilo ainda na faculdade, casamos e tivemos nosso primogênito, o Pedro e depois vinhemos residir na Capital. A cidade que nos acolheu e que nos proporcionou muitas alegrias. Me sinto lisonjeada em receber esse título. Aqui nasceu minha filha Luíza e em breve também vai acolher José nosso terceiro filho”, disse Onélia Santana.

A primeira-dama passou a citar as diversas ações e projetos oriundos do programa Mais Infância, de sua autoria. Segundo ela, a neurociência diz que as experiências da infância vão influenciar toda a vida de uma pessoa.

- Baseado nisso, o Governo do Estado criou há seis anos, o programa Mais Infância, que tem um olhar voltado para a chamada primeira infância. O programa, hoje consolidado, em seus quatro eixos – Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar, estabelecem as fases sustentáveis para o desenvolvimento das crianças. Para nossa alegria esse programa e tornou-se politica pública com o apoio dos deputados estaduais e do nosso Governador”, frisou.

Ressaltou que o Tempo de Nascer atende a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Possibilita a realização de exames preconizados no protocolo de pré-natal de Alto Risco e vincula as gestantes estratificadas de alto risco às Policlínicas e Maternidades de Referência para Alto Risco. 

O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais,:

- Foram mais de 5 milhões de visitas domiciliares em todo o Ceará, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN), Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental (PforR)”, detalhou.

Citou, o Mais Nutrição, com distribuição de mais de 1.800 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos; Formação Profissional, com mais de 42 mil profissionais capacitados das áreas da Saúde, Educação e Assistência; Núcleos de Estimulação Precoce, que realizam atendimentos aos bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento, em espaços implantados nas 19 policlínicas do Estado.

No eixo Tempo de Aprender, disse compreender a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches, com a construção de Centros de Educação Infantil (CEI).

No Tempo de Brincar, citou as Brinquedopraças, tendo sido entregues 133 equipamentos e mais 260 em andamento; as Praças Mais Infância, compostas de playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, para realização de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer; Brinquedocreches equipamento entregue em 35 municípios, que disponibiliza locais voltados para crianças da pré-escola, e mais 150 em licitação; o Espaço Mais Infância e o cartão mais infância, que na pandemia atendeu150 mil famílias, entre outros.

Antônio Henrique - No final da solenidade, o presidente Antônio Henrique afirmou que o Título de Cidadão é uma homenagem que o povo de Fortaleza presta as personalidades que têm trabalhado em prol da cidade.

- A Câmara reconhece o trabalho incansável da primeira-dama para a melhoria de vida de nossas crianças. Queremos, mais uma vez, agradecer em nome dos fortalezenses pelo seu trabalho e seu carinho em prol dos mais humildes, notadamente das crianças. Nos sentimos felizes por toda dedicação e amor que a senhora tem por nossa cidade, essa é na verdade, uma merecida homenagem”, disse o presidente da CMFor.

PERFIL - Onélia Maria Moreira Leite de Santana, nascida no Município de Juazeiro do Norte – CE, filha de Sebastião Leite de Lima e Maria de Lourdes Moreira Leite de Lima (in memoriam), casada com o Governador do Ceara (2015 – 2022). Camilo Sobreira de Santana, mãe de Pedro e Luiza e grávida de José.

Onélia Santana, graduou-se em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Politicas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP).

Onélia Santana é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comité Consultivo Intersetorial das Politicas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

Notadamente, o seu trabalho na vida pública é exemplar no Estado do Ceará, possuindo relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense, com amplo destaque na cidade, principalmente no desenvolvimento infantil e na compreensão de priorizar os investimentos na criança para a construção de uma sociedade melhor.

Com informações de Marcelo Raulino e fotos de André Lima, do cmfor.ce.gov.br


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores