Pular para o conteúdo principal

Onélia Santana é a nova cidadã fortalezense

 A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou, na noite desta terça-feira (19 de outubro), no Plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadã de Fortaleza à primeira-dama do Ceará, Onélia Maria Moreira Leite de Santana.

A comenda é oriunda do Decreto Legislativo 968/2021, de autoria do vice-líder do Governo Municipal, vereador Léo Couto (PSB).

Nascida em Juazeiro do Norte, Onélia Santana tem se notabilizado pelo trabalho desenvolvido em prol das crianças cearenses, estando a frente de diversas políticas públicas relacionadas à infância, notadamente o Programa Mais Infância.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT) comandou a solenidade. A Mesa Solene contou com:

  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
  • Presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT).
  • Propositor da homenagem, vereador Léo Couto (PSB).
  • Primeira dama do Ceará e nova cidadã fortalezense, Onélia Santana.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Vice-governadora, Izolda Cela (PDT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Léo Couto - Em seu pronunciamento de saudação, o vereador Léo Couto disse que a primeira-dama é hoje referencia em politicas públicas para as crianças.

- Ter a ideia desse decreto me deixa muito orgulhoso, mas essa comenda é muito mais que um título, é o agradecimento por sua trajetória de vida vitoriosa. Onélia é uma mulher forte e guerreira, como são as mulheres fortalezenses. Por sua inteligência cirúrgica, sempre se preocupou com os menos favorecidos principalmente com a primeira infância. É de sua autoria o projeto Mais Infância, que tem auxiliado milhares de crianças em nosso Estado e hoje é uma política pública. A vida tem nos ensinado que o mérito não vem por acaso, mas é fruto de lutas e de grande persistência. A primeira-dama enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar e vem cumprindo sua missão, por isso, transformou sua trajetória em méritos. Essa homenagem é extremamente necessária, pois Onélia é uma pessoa que dá exemplo e é digna de ser seguida,” pontuou.

 Em seguida, o vereador Léo Couto fez a entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à Onélia Santana, que fez seus agradecimentos pelo recebimento da honraria.

Onélia Santana - É com muita emoção e alegria que hoje divido essa honraria com todas as mulheres cearenses. Agradeço ao vereador Léo Couto que me concede essa importante honraria e todos os vereadores que aprovaram. Nasci na região do Cariri. Sou filha de dois funcionários públicos. Logo após o falecimento dos meus pais, eu e meus irmãos passamos a morar com nossa tia. Ela nos criou, educou e cuidou com muito amor e dedicação. Seus princípios tinham como base a fé em Deus e amor ao próximo. Eu conheci Camilo ainda na faculdade, casamos e tivemos nosso primogênito, o Pedro e depois vinhemos residir na Capital. A cidade que nos acolheu e que nos proporcionou muitas alegrias. Me sinto lisonjeada em receber esse título. Aqui nasceu minha filha Luíza e em breve também vai acolher José nosso terceiro filho”, disse Onélia Santana.

A primeira-dama passou a citar as diversas ações e projetos oriundos do programa Mais Infância, de sua autoria. Segundo ela, a neurociência diz que as experiências da infância vão influenciar toda a vida de uma pessoa.

- Baseado nisso, o Governo do Estado criou há seis anos, o programa Mais Infância, que tem um olhar voltado para a chamada primeira infância. O programa, hoje consolidado, em seus quatro eixos – Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar, estabelecem as fases sustentáveis para o desenvolvimento das crianças. Para nossa alegria esse programa e tornou-se politica pública com o apoio dos deputados estaduais e do nosso Governador”, frisou.

Ressaltou que o Tempo de Nascer atende a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Possibilita a realização de exames preconizados no protocolo de pré-natal de Alto Risco e vincula as gestantes estratificadas de alto risco às Policlínicas e Maternidades de Referência para Alto Risco. 

O Tempo de Crescer contempla a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de serviços e formações de profissionais,:

- Foram mais de 5 milhões de visitas domiciliares em todo o Ceará, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN), Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental (PforR)”, detalhou.

Citou, o Mais Nutrição, com distribuição de mais de 1.800 toneladas de alimentos “in natura”, polpas e mix de preparo de alimentos; Formação Profissional, com mais de 42 mil profissionais capacitados das áreas da Saúde, Educação e Assistência; Núcleos de Estimulação Precoce, que realizam atendimentos aos bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento, em espaços implantados nas 19 policlínicas do Estado.

No eixo Tempo de Aprender, disse compreender a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches, com a construção de Centros de Educação Infantil (CEI).

No Tempo de Brincar, citou as Brinquedopraças, tendo sido entregues 133 equipamentos e mais 260 em andamento; as Praças Mais Infância, compostas de playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, para realização de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer; Brinquedocreches equipamento entregue em 35 municípios, que disponibiliza locais voltados para crianças da pré-escola, e mais 150 em licitação; o Espaço Mais Infância e o cartão mais infância, que na pandemia atendeu150 mil famílias, entre outros.

Antônio Henrique - No final da solenidade, o presidente Antônio Henrique afirmou que o Título de Cidadão é uma homenagem que o povo de Fortaleza presta as personalidades que têm trabalhado em prol da cidade.

- A Câmara reconhece o trabalho incansável da primeira-dama para a melhoria de vida de nossas crianças. Queremos, mais uma vez, agradecer em nome dos fortalezenses pelo seu trabalho e seu carinho em prol dos mais humildes, notadamente das crianças. Nos sentimos felizes por toda dedicação e amor que a senhora tem por nossa cidade, essa é na verdade, uma merecida homenagem”, disse o presidente da CMFor.

PERFIL - Onélia Maria Moreira Leite de Santana, nascida no Município de Juazeiro do Norte – CE, filha de Sebastião Leite de Lima e Maria de Lourdes Moreira Leite de Lima (in memoriam), casada com o Governador do Ceara (2015 – 2022). Camilo Sobreira de Santana, mãe de Pedro e Luiza e grávida de José.

Onélia Santana, graduou-se em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Politicas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP).

Onélia Santana é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará do Governo do Estado do Ceará e presidente do Comité Consultivo Intersetorial das Politicas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).

Notadamente, o seu trabalho na vida pública é exemplar no Estado do Ceará, possuindo relevantes e reconhecidos serviços prestados ao povo fortalezense, com amplo destaque na cidade, principalmente no desenvolvimento infantil e na compreensão de priorizar os investimentos na criança para a construção de uma sociedade melhor.

Com informações de Marcelo Raulino e fotos de André Lima, do cmfor.ce.gov.br


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.