A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) amplia as Barreiras Sanitárias do Estado instalando e incentivando a abertura de Centros de Testagens Covid-19 para viajantes e residentes.
Começou a funcionar uma estrutura de testes de antígeno e RT-PCR para passageiros que desembarcam no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé (Rodoviária de Fortaleza).
A estrutura coleta amostras aleatórias de 20% das pessoas que chegam de ônibus oriundos de qualquer cidade do Interior ou de outros estados. O posto fica aberto das oito da manhã às seis da noite, na plataforma de desembarque.
O Ceará tem ampliado progressivamente a realização de eventos-teste, por isso o monitoramento epidemiológico e o rastreamento de pacientes positivados com Covid-19 são estratégias importantes para nortear tomadas de decisão que mantenham os índices da pandemia no Estado em níveis controlados.
Sete Centros de Testagens - São Centros de Testagens em funcionamento:
- Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
- Aeroporto Humberto Bezerra, em Juazeiro do Norte.
- Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
- Praça do Ferreira, em Fortaleza.
- Shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza.
- Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Fortaleza.
- Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza.
Somente na estrutura do Aeroporto Internacional Pinto Martins, mais de 26,4 mil testes já foram realizados, com 92 resultados positivos para a doença.
Richisthi Gonçalves - A secretária de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde, Ricristhi Gonçalves, destaca que o novo Centro de Testagem é mais uma ferramenta para monitorar a circulação do vírus no Ceará, o que permite a retomada segura da economia e orienta as ações de prevenção à Covid-19.
Comentários
Postar um comentário