Pular para o conteúdo principal

'Somos Um' encerra 2ª Turma 'Trilha Florescer'

 Após quatro meses de intensa aprendizagem, as 38 mulheres participantes da 2ª Turma do 'Trilha Florescer', Programa de Empreendedorismo Feminino promovido pelo Movimento 'Somos Um', participaram da Aula de Encerramento da Temporada.

O encontro contou com a participação da:

  • Idealizadora do 'Trilha Florescer' e CEO do 'Somos Um', Ticiana Rolim Queiroz.
  • Gerente executiva do 'Somos Um', Bia Fiúza. 
  • Coordenadora do 'Trilha Florescer', Michelle Ribeiro.
  • Equipe do Projeto 'Trilha Florescer'.

Na ocasião, as alunas compartilharam suas experiências durante o período e suas expectativas para o futuro, após a bagagem de conhecimentos que adquiriram com o Programa. A maioria já está colocando em prática o que aprendeu durante os módulos e impulsionando seus empreendimentos no Grande Bom Jardim.

Ana Rabelo - É o caso de Ana Maria Alves Rabelo, que conheceu a 'Trilha através da irmã Maria José Alves dos Santos, que também participou desta Turma e indicou-a para a Capacitação.

- Para mim, foi muito importante, muito rico justamente porque nós tínhamos uma atividade e, no período da Pandemia, a gente teve que se reinventar para poder se sustentar.  Eu e meu esposo temos uma marcenaria, mas na época da pandemia ninguém fazia móveis. Foi então que, pela necessidade, começamos a fazer frango assado. Hoje, eu me encontrei na gastronomia, estou ampliando o  Cardápio da Galeteria e reformando a minha Cozinha. Outro grande aprendizado, foi na minha forma de me relacionar com as pessoas. Cada dia que passa, tenho mais facilidade de lidar com o meu trabalho. Tanto no meu ofício, como na lida com as pessoas. Devo isso ao 'Trilha Florescer'”, comemora a microempreendedora Ana Rabelo.

Luciana Mendes - A empresária Luciana Mendes da Silva afirma que o 'Trilha Florescer' ajudou-a a superar traumas e fez renascer nela o desejo de empreender. 

- Foi muito impactante. Era muito difícil para mim colocar em prática muitas coisas devido a minha timidez. Estou dando meu depoimento totalmente diferente do primeiro que dei no início do Programa 'Trilha Florescer'. Hoje me sinto mais forte, mais decidida. Sei o que eu quero e não vou desistir. Passei por muitos desafios para continuar e, com o Florescer, tive coragem de colocar em prática aquilo que estava adormecido. Estou pronta para investir no meu negócio e se der errado, vou continuar tentando até dar certo”, comenta Luciana Mendes.

'Trilha Florescer' - O objetivo do 'Trilha Florescer' é capacitar e empoderar mulheres com perfil empreendedor e que moram em áreas de vulnerabilidade social de Fortaleza, ajudando-as a estruturar, formalizar e profissionalizar seus negócios iniciados ou em fase de consolidação. Com uma ampla grade de formação integrada em duas abordagens: 

Biopsicosocioespiritual, com uma visão integrada do ser humano em todas as suas dimensões.

Dinamização da Economia do bairro, o Trilha Florescer  busca valorizar os nano e micro negócios para fortalecer o Comércio Local.

Ticiana Rolim Queiroz - De fato, quando o Somos Um nasceu, nosso maior propósito era apoiar mulheres a empreenderem, a serem líderes de si mesmas, a se empoderarem, a serem livres e felizes. Nós acreditamos que a mulher é um grande vetor de transformação da sociedade. Quando começamos, tivemos consciência de que não deveríamos só ensinar a empreender. Tínhamos que ajudar essas mulheres a saberem qual era o propósito delas, a fazerem a gestão das emoções, terem equilíbrio, fazer escolhas conscientes, o que é muito desafiador, ainda mais numa Pandemia. Mas eu estou realmente muito feliz por mais essa Turma. Quero dizer que isso é só o começo. Agora, as flores (alunas) têm um novo desafio, que é colocar em prática o que aprenderam. Desejo muito sucesso em cada passo e que possam também impactar suas famílias, suas amigas, vizinhas, ensinando o que aprenderam”, comenta Ticiana Rolim Queiroz.

Nesta edição, toda a Programação aconteceu em formato virtual, o que possibilitou a participação simultânea de mais mulheres, em comparação com a 1ªTurma realizada.

Michelle Ribeiro - Para a coordenadora do Trilha Florescer, Michelle Ribeiro, o Programa ajudou a criar uma Rede de Mulheres Empreendedoras. 

- As mulheres que chegaram aqui eram sementes, com muitos talentos, sonhos, ideias e sede de conhecimento. No 'Trilha Florescer', não falamos só de finanças e modelos de negócio. Falamos de mulheres empreendedoras, que se reconhecem como tal. Tivemos uma trajetória de proporcionar autoconhecimento, resgatar e fortalecer a força feminina, muitas atividades práticas e encontros de Mentoria, com acompanhamento do time Somos Um. Agora temos mulheres empreendedoras, com negócios estruturados, gerando renda, trabalhando em rede e multiplicando aprendizados”, conclui Michelle Ribeiro.

100 mulheres - Ao todo, o Projeto 'Trilha Florescer' já capacitou 61 participantes. Em breve, o Somos Um deve anunciar inscrições para uma Nova Turma do Programa, que deve capacitar mais 100 mulheres.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do 'Somos Um'.


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap