Pular para o conteúdo principal

Tenente PM pede noiva em casamento durante posse de novos oficiais

O 19 de outubro de 2021 certamente ficará marcado na memória do primeiro-tenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Herberson Lacerda, por dois motivos. 

O primeiro é que a data marca o início de sua caminhada como oficial da PMCE. Ele, ao lado de 246 novos oficiais da PM tomaram posse, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em solenidade presidida pelo governador Camilo Santana, e com a presença de todas as autoridades de Segurança Pública do Estado.


Mas havia outro motivo para tornar aquela data ainda mais especial.

O primeiro-tenente aproveitou a ocasião para fazer um surpreendente e emocionante pedido de casamento a sua namorada, Brígida Cavalcante. Mas o caminho para chegar a esse sonhado momento não foi nada fácil.



- Estamos juntos há cerca de dois anos, vivemos boa parte do nosso relacionamento durante a pandemia, por isso passamos por dificuldades, mas ela sempre esteve ao meu lado. O curso mesmo já teve várias atualizações e mudanças de prazos, por causa da pandemia, mas ela sempre foi o meu porto seguro. Inclusive nesse período, o meu pai quase faleceu de Covid, e ela foi uma pessoa que me ajudou não só psicologicamente, mas até mesmo financeiramente”, contou.

Depois de passar num concurso público, ser testado intelectualmente, passar por exames médicos e psicológicos, testes de capacidade física, além de uma investigação social de praxe, o policial militar também foi treinado. Por conta da pandemia, o curso se estendeu por um ano e oito meses de treinamento, mas durante todas essas importantes fases que passou, a namorada sempre esteve ao seu lado. E a cada fase, um novo desafio era vencido, mas outro chegava, seja da vida pessoal ou profissional.



- Tenho muito orgulho e a sorte de chegar até aqui ao lado dela, e a felicidade de ter aceitado o meu pedido de casamento. Brígida é a pessoa mais pura, bonita e bondosa que já conheci na vida, é minha base e minha família”, relatou emocionado o oficial da PM e agora também noivo.

Para a agora noiva Brígida, o momento era tão único, que ela não conseguiu falar muito, apenas agradecer os desejos de felicidades dos colegas militares do futuro esposo. Contudo, a palavra mais importante da tarde ela disse entre lágrimas de felicidade: o “SIM” ao pedido de casamento.



Seleção - O ingresso no oficialato da corporação militar se dá através de concurso público. Para se tornar um tenente da Polícia Militar, os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo dividido em etapas. A primeira foi a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase incluiu exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico, e a terceira etapa do certame foi o Curso de Formação profissional, promovido pela Aesp, que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

Curso de Formação - O curso de formação profissional foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2021 e somou uma carga horária de 2.720 horas/aula. A formação dos oficiais é mais longa por serem eles, os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições. Ao ingressar no quadro de oficiais combatentes, o militar poderá comandar desde unidades e subunidades operacionais da PMCE, podendo chegar até ao posto de comandante-geral da corporação.



Durante a capacitação foram ministradas disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades multidisciplinares e estágio operacional supervisionado.

Grade Curricular - A Grade Curricular contou com conteúdos como: 
  • Sistema de Segurança Pública no Brasil.
  • Ética.
  • Direitos Humanos.
  • Legislação da Controladoria Geral de Disciplina.
  • Atendimento Pré-Hospitalar.
  • Tiro Defensivo.
  • Defesa Pessoal.
  • Polícia Comunitária.
  • Conhecimentos técnicos específicos para o bom desempenho das atividades profissionais dos policiais, tanto na área Operacional, quanto Administrativa.
Com informações de Daniel Herculano e fotos de Tatiana Fortes, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará-Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm