Pular para o conteúdo principal



31° Cine Ceará anuncia vencedores da Mostra Pontes Criativas

 O 31° Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema divulga os vencedores da Mostra Pontes Criativas, realizada em parceria com as Prefeituras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) e com o 19º Curta Santos.

Dos cinco filmes selecionados, dois  foram escolhidos como os melhores curtas-metragens. 

  1. Do realizador de Fortaleza foi “Eu sou as cores, você é a praça” (foto) de Paulo Ribeiro e Anio Tales Carin.
  2. Do realizador de Santos, o “Eu não sou daqui”, de Leandro Olímpio.

O vencedor residente em Santos ganhará uma viagem a Fortaleza para participar dos últimos quatro dias da programação do 31º Cine Ceará, e o vencedor residente em Fortaleza receberá como prêmio uma viagem para Santos, para acompanhar quatro dias do Festival, incluindo uma incursão pelo ambiente cinematográfico da cidade.

Além disso, os dois curtas vencedores da mostra serão exibidos no Cineteatro São Luiz, na próxima quinta-feira (2 de dezembro), às 19h30, e na programação online do 19º Curta Santos.

Todos os filmes selecionados para a mostra são do Gênero de Documentário e tiveram como tema “Como minha cidade é criativa?”. Os outros três filmes selecionados foram: “Eu vim de cá” de Victoria Lam, “Tu és Fortaleza” de Matheus Caminha Duarte e "Juventude Criativa” de Victor Dutra. Todos os curtas são conferidos a partir deste domingo (28), às 10 horas, no canal do Festival no YouTube.

A Mostra Pontes Criativas é uma forma de debater como os habitantes destas duas Cidades Criativas se relacionam com os seus territórios e como enxergam a possibilidade de usarem sua criatividade para desenvolver sua economia e seu próprio bem-estar social.

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO - Fortaleza é desde 2019 a cidade do Design, segundo Selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-Unesco. Santos foi designada em 2015 como a cidade do Cinema. 

Além de incentivar residentes destas cidades a desenvolverem filmes de curta-metragem que mostrem o potencial criativo e econômico de suas cidades, a mostra visa promover um conhecimento mais amplo acerca da Economia Criativa e sobre o que é a Rede de Cidades Criativas. Esta mostra celebra as relações entre as duas cidades e seus festivais, contribuindo para o intercâmbio entre elas.

CURTAS-METRAGENS DA MOSTRA PONTES CRIATIVAS

Eu não sou daqui

  • Documentário. 3 minutos. 2021.
  • Direção: Leandro Olímpio.
  • Sinopse: Eu não sou daqui. E quem jogou isso na minha cara foi um santista, 15 anos atrás, quando no corredor da faculdade me gritou: e aê, caipira!

Eu vim de cá

  • Documentário. 2 minutos. 2021.
  • Direção: Victoria Lam.
  • Sinopse: Um filme-ensaio sobre viver em Santos, usando a cidade de cenário para entender que não há lugar como nosso lar.

Eu sou as cores, você é a praça

  • Documentário. 3 minutos. 2021.
  • Direção: Anio Tales Carin e Paulo Ribeiro .
  • Sinopse: Lembranças de uma recém-chegada em Fortaleza, descobrindo, enamorada, os cantos dessa cidade. Muitas dessas memórias se confundem com lembranças do ex-namorado, uma mistura de sentimentos em que as cores encontram a praça, as quadras, as esquinas.

Tu és Fortaleza

  • Documentário. 3 minutos. 2021.
  • Direção: Matheus Caminha Duarte.
  • Sinopse: Uma pequena carta de amor à cidade de Fortaleza. Terra dos verdes mares, do sol, da luz e, sobretudo, da arte.

Juventude Criativa

  • Documentário. 3 minutos. 2021.
  • Direção: Victor Dutra.
  • Sinopse: Um curta-metragem que conta a relação direta entre juventude e criatividade por meio do cinema. Léo Silva, morador do bairro Jangurussu, em Fortaleza, Ceará, é um jovem cineasta que busca impactar e representar a periferia com audiovisual.

31º CINE CEARÁ - Com mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, o 31º Cine Ceará começou neste sábado (27 de novembro) e segue até sexta (3 de dezembro de 2021) em formato híbrido, presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará.

  • O 31º Cine Ceará é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. 
  • Apoio institucional: Governo doCeará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE); Universidade Federal do Ceará (UFC), via Casa Amarela Eusélio Oliveira; e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
  • Exibidor Oficial - Canal Brasil.
  • Apresentação: SP Combustíveis. 
  • Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. 
  • Patrocínio: Piraquê, Cagece e Banco do Nordeste.
  • Apoio Cultural: Universidade de Fortaleza (Unifor) e Ceará Gás (Cegás). 
  • Agradecimentos: Enel Ceará. 
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.

SERVIÇO 

  • 31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
  • De 27 de novembro a 3 de dezembro de 2021 em formato presencial em Fortaleza no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, TV Ceará e Canal do Cine Ceará no YouTube.
  • Informações: www.cineceara.com. 
  • Instagram: @cineceara.
  • Facebook: Festival Cine Ceará.
  • E-mail: contatos@cineceara.com. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...