Pular para o conteúdo principal



Governo do Ceará inicia 'Jovem Gestor' com a visita de Léo Suricate

A rotina de Leonardo de Souza, mais conhecido como Léo Suricate, morador do bairro Jangurussu, em Fortaleza, acontece na velocidade da Internet. 


Produtor de conteúdo, influenciador digital, produtor cultural, mas também pai de família, o jovem cearense vive uma rotina de “corres”, para que no final do mês os boletos estejam em dia.

Acorda, ajeita o café e brinca com a filha, passeia com o cachorro, e se prepara para sentar na frente do computador. E quando senta e começa, não tem hora para acabar. Perfis de Redes Sociais para cuidar, grava e edita Podcast, participa de lives, reuniões, busca ideias, tudo para manter a máquina funcionando. Mas nesta quarta-feira (10 de novembro de 2021), seu dia foi bem diferente, mas de muito “corre” também.

Jovem Gestor - Desde às 8h30, Léo esteve no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, de onde o governador Camilo Santana despacha, e foi recebido pelo próprio Chefe do Executivo Estadual, sendo o primeiro convidado do Projeto Jovem Gestor. O Programa do Governo do Estado receberá um jovem a cada mês para acompanhar um dia inteiro da agenda do governador, como forma de envolver os jovens na Política, na vida pública e também ouvi-los.



- Receber o Léo Suricate é dar partida em um projeto importante, que dá voz e uma experiência diferente aos mais jovens. Ele é um condutor de redes sociais, de Internet, e é o nosso primeiro convidado para acompanhar o dia a dia do governador e conhecer um pouco da gestão pública. Porque nós temos que estimular os jovens, que muitas vezes não querem saber de política, e todo mês eu vou convidar um jovem para estar aqui comigo. É importante que os jovens saibam que é a única forma que a gente tem de transformar a vida dos outros, e não tem outro caminho senão através da política, da boa política. Da tomada de decisão, pois quando o Estado toma uma decisão, seja ela de educação, de ciência ou de saúde, do combate à pandemia, enfim, é a política que define tudo isso. E o Léo tá comigo desde cedo, nós despachamos, conheceu a minha sala, meus monitores e as informações de todo o Estado”, explicou Camilo Santana.



A agenda do Léo foi a mesma do governador, incluindo uma reunião de despacho com a Casa Civil e assinatura de documentos, ainda antes das 9 horas. Em seguida, partiu com Camilo Santana para a Secretaria de Educação Básica do Ceará (Seduc) e participou do lançamento do novo edital do AvanCE. 

No retorno, almoçou no gabinete, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, passando para uma reunião com a Secretaria de Saúde (Sesa) e a Casa Civil, às 14 horas. Conheceu o Íris-Laboratório de Inovação do Ceará, participou da live que anunciou entregas e investimentos para a área da Cultura em 2022, depois visitou a obra do Hospital Universitário na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O dia foi finalizado com um balanço entre governador e o convidado, que debateram a visão do Jovem Gestor, agora olhando de dentro para fora do Governo do Ceará.

- Hoje eu vi o lado B do Estado, acompanhei as tomadas de decisões, de ver todo mundo assinando papel e resolvendo as burocracias, mas da minha forma espero ter contribuído, sabe. De colocar a minha visão da sociedade, sobre o que a gente vem fazendo. O governador me chamar não foi à toa para passar o dia com ele, mas para acompanhar mesmo de verdade seu cotidiano. Eu eu vim pra cá com a missão de contribuir, de falar um pouco do meu olhar sobre a cidade, sobre o Estado e sobre o que está sendo feito para toda a população. Gosto de muita coisa que está sendo feito, mas discordo também. E eu acho que ter esse espaço de escuta, principalmente de saber as insatisfações é o mais massa desse projeto. Eu sou um jovem da periferia, e sou apenas o primeiro que espero de muitos, que o projeto tenha continuidade, independente de quem está no governo. Que seja uma política continuada, pois acho que a gente tem que ser ouvido”, apontou o jovem.



Observador, a cada dependência do Palácio da Abolição que conhecia, percebia com admiração as obras de artes espalhadas nas paredes da casa do Governo do Ceará. Léo tem 29 anos, mas tem um mundo inteiro conectado passando na frente dos seus olhos. Um dos criadores da página Suricate Seboso, que fala do cotidiano de forma bem humorada. Só no Facebook tem 6,1 milhões de seguidores. No Instagram tem mais 1,6 milhão de seguidores.

Léo analisa que a iniciativa é um passo importante para incluir a juventude da periferia no debate público. 

- Eu acho que todo jovem e todo morador da periferia tem que estar na política, para que a política trabalhe a favor do povo. Acho que tem que cobrar mesmo, travar rua, tem que pedir posto de saúde, falar quando o lixo tiver ruim na rua da sua casa, porque é do nosso papel como cidadão. Eu acho que todo jovem tem que estar apto ao debate, mas não só isso, ele tem que entender e olhar pro mundo a partir da ótica dele, e também botar o dele no sentido de eu vou cobrar, eu vou achar, eu vou dizer o que eu acho certo e o que eu não acho certo. Fazer gestão tem que ter a participação popular cada vez maior", enfatizou.



- E já falei com a secretária de educação, Eliana Estrela, que selecionará uma mulher para o próximo mês. Todos vão conhecer um pouco a vida do cotidiano de Governador, de como se faz uma gestão e dar sugestões, porque eu sou uma pessoa de muito diálogo”, finalizou o governador Camilo Santana.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo