Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará inicia 'Jovem Gestor' com a visita de Léo Suricate

A rotina de Leonardo de Souza, mais conhecido como Léo Suricate, morador do bairro Jangurussu, em Fortaleza, acontece na velocidade da Internet. 


Produtor de conteúdo, influenciador digital, produtor cultural, mas também pai de família, o jovem cearense vive uma rotina de “corres”, para que no final do mês os boletos estejam em dia.

Acorda, ajeita o café e brinca com a filha, passeia com o cachorro, e se prepara para sentar na frente do computador. E quando senta e começa, não tem hora para acabar. Perfis de Redes Sociais para cuidar, grava e edita Podcast, participa de lives, reuniões, busca ideias, tudo para manter a máquina funcionando. Mas nesta quarta-feira (10 de novembro de 2021), seu dia foi bem diferente, mas de muito “corre” também.

Jovem Gestor - Desde às 8h30, Léo esteve no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, de onde o governador Camilo Santana despacha, e foi recebido pelo próprio Chefe do Executivo Estadual, sendo o primeiro convidado do Projeto Jovem Gestor. O Programa do Governo do Estado receberá um jovem a cada mês para acompanhar um dia inteiro da agenda do governador, como forma de envolver os jovens na Política, na vida pública e também ouvi-los.



- Receber o Léo Suricate é dar partida em um projeto importante, que dá voz e uma experiência diferente aos mais jovens. Ele é um condutor de redes sociais, de Internet, e é o nosso primeiro convidado para acompanhar o dia a dia do governador e conhecer um pouco da gestão pública. Porque nós temos que estimular os jovens, que muitas vezes não querem saber de política, e todo mês eu vou convidar um jovem para estar aqui comigo. É importante que os jovens saibam que é a única forma que a gente tem de transformar a vida dos outros, e não tem outro caminho senão através da política, da boa política. Da tomada de decisão, pois quando o Estado toma uma decisão, seja ela de educação, de ciência ou de saúde, do combate à pandemia, enfim, é a política que define tudo isso. E o Léo tá comigo desde cedo, nós despachamos, conheceu a minha sala, meus monitores e as informações de todo o Estado”, explicou Camilo Santana.



A agenda do Léo foi a mesma do governador, incluindo uma reunião de despacho com a Casa Civil e assinatura de documentos, ainda antes das 9 horas. Em seguida, partiu com Camilo Santana para a Secretaria de Educação Básica do Ceará (Seduc) e participou do lançamento do novo edital do AvanCE. 

No retorno, almoçou no gabinete, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, passando para uma reunião com a Secretaria de Saúde (Sesa) e a Casa Civil, às 14 horas. Conheceu o Íris-Laboratório de Inovação do Ceará, participou da live que anunciou entregas e investimentos para a área da Cultura em 2022, depois visitou a obra do Hospital Universitário na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O dia foi finalizado com um balanço entre governador e o convidado, que debateram a visão do Jovem Gestor, agora olhando de dentro para fora do Governo do Ceará.

- Hoje eu vi o lado B do Estado, acompanhei as tomadas de decisões, de ver todo mundo assinando papel e resolvendo as burocracias, mas da minha forma espero ter contribuído, sabe. De colocar a minha visão da sociedade, sobre o que a gente vem fazendo. O governador me chamar não foi à toa para passar o dia com ele, mas para acompanhar mesmo de verdade seu cotidiano. Eu eu vim pra cá com a missão de contribuir, de falar um pouco do meu olhar sobre a cidade, sobre o Estado e sobre o que está sendo feito para toda a população. Gosto de muita coisa que está sendo feito, mas discordo também. E eu acho que ter esse espaço de escuta, principalmente de saber as insatisfações é o mais massa desse projeto. Eu sou um jovem da periferia, e sou apenas o primeiro que espero de muitos, que o projeto tenha continuidade, independente de quem está no governo. Que seja uma política continuada, pois acho que a gente tem que ser ouvido”, apontou o jovem.



Observador, a cada dependência do Palácio da Abolição que conhecia, percebia com admiração as obras de artes espalhadas nas paredes da casa do Governo do Ceará. Léo tem 29 anos, mas tem um mundo inteiro conectado passando na frente dos seus olhos. Um dos criadores da página Suricate Seboso, que fala do cotidiano de forma bem humorada. Só no Facebook tem 6,1 milhões de seguidores. No Instagram tem mais 1,6 milhão de seguidores.

Léo analisa que a iniciativa é um passo importante para incluir a juventude da periferia no debate público. 

- Eu acho que todo jovem e todo morador da periferia tem que estar na política, para que a política trabalhe a favor do povo. Acho que tem que cobrar mesmo, travar rua, tem que pedir posto de saúde, falar quando o lixo tiver ruim na rua da sua casa, porque é do nosso papel como cidadão. Eu acho que todo jovem tem que estar apto ao debate, mas não só isso, ele tem que entender e olhar pro mundo a partir da ótica dele, e também botar o dele no sentido de eu vou cobrar, eu vou achar, eu vou dizer o que eu acho certo e o que eu não acho certo. Fazer gestão tem que ter a participação popular cada vez maior", enfatizou.



- E já falei com a secretária de educação, Eliana Estrela, que selecionará uma mulher para o próximo mês. Todos vão conhecer um pouco a vida do cotidiano de Governador, de como se faz uma gestão e dar sugestões, porque eu sou uma pessoa de muito diálogo”, finalizou o governador Camilo Santana.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre atriz Mila Moreira

 A Rede Globo de Televisão informa a morte, nesta segunda-feira (6 de dezembro de 2021), da atriz e modelo Mila Moreira, aos 72 anos. Mila Moreira estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, depois de ter um mal súbito. Mila Moreira começou na carreira como modelo aos 14 anos de idade. Ela participou de 25 Telenovelas e quatro Minisséries (Os Maias, JK, Um Só Coração e Queridos Amigos). Destaque para as novelas: Plumas e Paetês. Marrom Glacê. Elas por Elas. Meu Bem, Meu Mal. Que Rei Sou Eu? Paraíso Tropical. Ti-Ti-Ti. Corpo a Corpo. Champagne. O Mapa da Mina. A Próxima Vítima. Ciranda de Pedra. Sangue Bom. Malhação. A Lei do Amor (última novela feita por Mila em 2016). Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar. Em entrevista ao Vídeo Show, ela afirmou ter enfrentado preconceito. A estreia aconteceu em "Marron Glacé", em 1979, quando interpretou Érica. - Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um pr

Postagens mais visitadas deste blog

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre atriz Mila Moreira

 A Rede Globo de Televisão informa a morte, nesta segunda-feira (6 de dezembro de 2021), da atriz e modelo Mila Moreira, aos 72 anos. Mila Moreira estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, depois de ter um mal súbito. Mila Moreira começou na carreira como modelo aos 14 anos de idade. Ela participou de 25 Telenovelas e quatro Minisséries (Os Maias, JK, Um Só Coração e Queridos Amigos). Destaque para as novelas: Plumas e Paetês. Marrom Glacê. Elas por Elas. Meu Bem, Meu Mal. Que Rei Sou Eu? Paraíso Tropical. Ti-Ti-Ti. Corpo a Corpo. Champagne. O Mapa da Mina. A Próxima Vítima. Ciranda de Pedra. Sangue Bom. Malhação. A Lei do Amor (última novela feita por Mila em 2016). Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar. Em entrevista ao Vídeo Show, ela afirmou ter enfrentado preconceito. A estreia aconteceu em "Marron Glacé", em 1979, quando interpretou Érica. - Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um pr