Pular para o conteúdo principal

Há 17 anos morria Bodinho

 Eis o 20 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1849 - Assume a Chefia de Polícia, o magistrado Gonçalo da Silva Porto.
  • 1891 - Morre, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, o livreiro Guálter Rodrigues da Silva, vítima de ruptura de aneurisma. Existe em sua homenagem na Vila União, a Rua Livreiro Guálter.
  • 1896 - Iniciado, em Fortaleza, o funcionamento da Empresa Funerária.
  • 1913 - Os trabalhos da Estrada de Ferro Fortaleza a Itapipoca (linha norte) são suspensos.
  • 1925 - Surge em Fortaleza a Galeria Elegante, casa de venda de molduras, vidros, quadros e artigos religiosos, na Rua Guilherme Rocha, 100 (antigo), de Guilherme Pedro da Silva.
  • 1926 - Estreia, o Circo Imperial Japonês, armado na Praça Visconde de Pelotas (atual Praça Clóvis Bevilacqua).
  • 1937 - Morre, em São Benedito, aos 83 anos de idade, o militar Tibúrcio Gonçalves de Paula, cearense de Viçosa, que foi presidente da Assembleia Legislativa em 1915-1919. Nascera a 14/04/1854 em Viçosa do Ceará.
  • 1938 - Fecha, após 27 anos de funcionamento, o Cine Teatro Polytheama, localizado na Rua Major Facundo, no local hoje ocupado pelo Edifício São Luiz. Pertenceu à Empresa Rola, Irmão & Companhia, sendo vendido à Empresa Luiz Severiano Ribeiro.
  • 1940 - Inaugura-se, na Praça José de Alencar, a II Feira de Amostras do Ceará, comissariada por Aguinaldo Cabral, trazendo um parque de diversões e a companhia de comédias de Laís Areda, além de outras atrações inauguradas dia a dia.
  • 1946 - A família Adjafre adquire e reabre a Farmácia Vitória, na Rua Liberato Barroso, 129. Surgia assim a firma Farmácias e Drogarias Adjafre S. A., de José Adjafre de Sousa e Francisco Adjafre de Sousa, que depois substituiria o nome de todas as suas farmácias para Drogajafre. Pertencera a Antônio Álvaro Fernandes e Manoel Sátiro.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o industrial José Pinto do Carmo, um dos proprietários da Fábrica Baturité, de Fiação e tecidos. Era nascido em Baturité no ano de 1863.
  • 1957 - Surge em Fortaleza o jornalzinho O Pinheiro, que “aparece nos grandes momentos”, conforme indica na primeira página. Parece tratar-se de uma publicação da família Pinheiro.
  • 1973 - A Legião Brasileira e Assistência-LBA, no Ceará, recebe ofício encaminhado pelo seu presidente nacional, coronel Valdir Godolphim, confirmando a permanência de Estefânia Rocha Lima no cargo de presidente local daquela instituição, pelo período de mais quatro anos
  • 1974 - O Diário Oficial do Município 5.541 publica o texto da Lei 4.455 do dia 13, denominando de Avenida Senador Fernandes Távora, a Avenida Brasília, que já foi Avenida Jóquei Clube e Avenida 25 de julho.
  • 1974 - Tasso Ribeiro Jereissati, proprietário do Center Um, é homenageado pelo Clube de Diretores Lojistas-CDL, recebendo o Troféu Iracema, das mãos de Inácio Parente, em reconhecimento ao pioneirismo do empreendimento do primeiro shopping de Fortaleza.
  • 1976 - O médico José Praxedes Barros é morto, em Fortaleza, com quatro tiros pelo irmão de sua amante.
  • 1978 - Inaugurado o anexo do Palácio da Justiça, com frente para a Rua Senador Pompeu, nos fundos do Tribunal, que tem frente para a Rua Barão do Rio Branco.
  • 1987 - Iniciam-se os trabalhos de reforma da Praça José de Alencar. Os ônibus das zonas Oeste e Sul passam a ter suas paradas na Avenida Tristão Gonçalves e Rua 24 de Maio até o término da obra.
  • 1987 - Inaugurada na Avenida dos Jangadeiros, 577, no Mucuripe, a Escola de 1º Grau Professora Consuelo Amora, na gestão da prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida.
  • 1990 - Empossado no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto.
  • 1997 - Publicado no Diário Oficial do Município 11.234 o Ato 10.191, criando a Escola de Ensino Fudamental Professor Paulo Freire, funcionando em prédio na Rua Coronel Fabriciano, 452, na Granja Portugal.
  • 2001 - Lançado o livro de memórias Histórias de Ontem e de Hoje, de autoria do ex-prefeito de Fortaleza Evandro Ayres de Moura.
  • 2004 - Morre em Fortaleza, às 3 horas da manhã, aos 74 anos de idade, o jornaleiro José Amaro Sobrinho, mais conhecido como Bodinho, figura folclórica do Centro de Fortaleza, onde manteve, durante 40 anos, a banca “O Bodinho’’, que se tornou ponto de encontro, principalmente, de torcedores do Fortaleza Esporte Clube. O apelido surgiu quando, aos 7 anos, começou a vender jornais nos trens que vinham de Crato para Fortaleza. Seu enterro é marcado para as 16 horas do mesmo dia, no Cemitério Jardim Metropolitano. Apesar da causa da morte ter sido anemia e desnutrição, já que se recusava a se alimentar, a filha Adriana, um dos quatro filhos de Bodinho, afirma que ele “morreu de tristeza” por ter de arrendar a banca, há três anos, por não ter mais condições de se defender da violência do Centro da Cidade, com os constantes assaltos. ‘‘Depois disso, veio o abandono dos amigos e a tristeza”. Nascera em Cajazeiras do Farias (hoje Arajara) em Barbalha, em 29 de agosto de 1930.
  • 2006 - Incêndio de grandes proporções destrói parcialmente a Indústria Cocentral, na avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), uma fábrica de óleo comestível e de laticínios no Mondubim (Zona Sul de Fortaleza), levando pânico aos moradores da vizinhança. Por volta das 4 horas, o alarme foi acionado. Momentos depois, as chamas já se alastravam em um dos depósitos, onde estavam armazenadas 40 mil caixas de óleo. Quando as guarnições de salvamento do Corpo de Bombeiros chegaram, a situação já estava incontrolável. A queima do óleo, material de fácil combustão, auxiliava na propagação do fogo e no aparecimento de muita fumaça, vista à distância.
  • 2011 - Morre, em Brasília, o maestro Orlando Vieira Leite (Orlando Leite) aos 85 anos de idade. Estava hospitalizado havia dez dias e sofreu falência múltipla dos órgãos. Participou da formação de várias gerações de músicos cearenses. Foi o principal responsável pela criação dos Cursos de Graduação em Música do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, hoje integrados à UECE. Fundou o Madrigal e o Coral da UFC. Foi professor de música na Escola Técnica Federal, no Município e no Estado do Ceará. Também exerceu o magistério no Curso de Graduação de Música da UnB. O corpo do maestro é velado no dia 21 no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde é enterrado à tarde. Era nascido em Russas, a 22 de dezembro de 1926.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".