Pular para o conteúdo principal

Há 17 anos morria Bodinho

 Eis o 20 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1849 - Assume a Chefia de Polícia, o magistrado Gonçalo da Silva Porto.
  • 1891 - Morre, em Fortaleza, aos 48 anos de idade, o livreiro Guálter Rodrigues da Silva, vítima de ruptura de aneurisma. Existe em sua homenagem na Vila União, a Rua Livreiro Guálter.
  • 1896 - Iniciado, em Fortaleza, o funcionamento da Empresa Funerária.
  • 1913 - Os trabalhos da Estrada de Ferro Fortaleza a Itapipoca (linha norte) são suspensos.
  • 1925 - Surge em Fortaleza a Galeria Elegante, casa de venda de molduras, vidros, quadros e artigos religiosos, na Rua Guilherme Rocha, 100 (antigo), de Guilherme Pedro da Silva.
  • 1926 - Estreia, o Circo Imperial Japonês, armado na Praça Visconde de Pelotas (atual Praça Clóvis Bevilacqua).
  • 1937 - Morre, em São Benedito, aos 83 anos de idade, o militar Tibúrcio Gonçalves de Paula, cearense de Viçosa, que foi presidente da Assembleia Legislativa em 1915-1919. Nascera a 14/04/1854 em Viçosa do Ceará.
  • 1938 - Fecha, após 27 anos de funcionamento, o Cine Teatro Polytheama, localizado na Rua Major Facundo, no local hoje ocupado pelo Edifício São Luiz. Pertenceu à Empresa Rola, Irmão & Companhia, sendo vendido à Empresa Luiz Severiano Ribeiro.
  • 1940 - Inaugura-se, na Praça José de Alencar, a II Feira de Amostras do Ceará, comissariada por Aguinaldo Cabral, trazendo um parque de diversões e a companhia de comédias de Laís Areda, além de outras atrações inauguradas dia a dia.
  • 1946 - A família Adjafre adquire e reabre a Farmácia Vitória, na Rua Liberato Barroso, 129. Surgia assim a firma Farmácias e Drogarias Adjafre S. A., de José Adjafre de Sousa e Francisco Adjafre de Sousa, que depois substituiria o nome de todas as suas farmácias para Drogajafre. Pertencera a Antônio Álvaro Fernandes e Manoel Sátiro.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, o industrial José Pinto do Carmo, um dos proprietários da Fábrica Baturité, de Fiação e tecidos. Era nascido em Baturité no ano de 1863.
  • 1957 - Surge em Fortaleza o jornalzinho O Pinheiro, que “aparece nos grandes momentos”, conforme indica na primeira página. Parece tratar-se de uma publicação da família Pinheiro.
  • 1973 - A Legião Brasileira e Assistência-LBA, no Ceará, recebe ofício encaminhado pelo seu presidente nacional, coronel Valdir Godolphim, confirmando a permanência de Estefânia Rocha Lima no cargo de presidente local daquela instituição, pelo período de mais quatro anos
  • 1974 - O Diário Oficial do Município 5.541 publica o texto da Lei 4.455 do dia 13, denominando de Avenida Senador Fernandes Távora, a Avenida Brasília, que já foi Avenida Jóquei Clube e Avenida 25 de julho.
  • 1974 - Tasso Ribeiro Jereissati, proprietário do Center Um, é homenageado pelo Clube de Diretores Lojistas-CDL, recebendo o Troféu Iracema, das mãos de Inácio Parente, em reconhecimento ao pioneirismo do empreendimento do primeiro shopping de Fortaleza.
  • 1976 - O médico José Praxedes Barros é morto, em Fortaleza, com quatro tiros pelo irmão de sua amante.
  • 1978 - Inaugurado o anexo do Palácio da Justiça, com frente para a Rua Senador Pompeu, nos fundos do Tribunal, que tem frente para a Rua Barão do Rio Branco.
  • 1987 - Iniciam-se os trabalhos de reforma da Praça José de Alencar. Os ônibus das zonas Oeste e Sul passam a ter suas paradas na Avenida Tristão Gonçalves e Rua 24 de Maio até o término da obra.
  • 1987 - Inaugurada na Avenida dos Jangadeiros, 577, no Mucuripe, a Escola de 1º Grau Professora Consuelo Amora, na gestão da prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida.
  • 1990 - Empossado no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto.
  • 1997 - Publicado no Diário Oficial do Município 11.234 o Ato 10.191, criando a Escola de Ensino Fudamental Professor Paulo Freire, funcionando em prédio na Rua Coronel Fabriciano, 452, na Granja Portugal.
  • 2001 - Lançado o livro de memórias Histórias de Ontem e de Hoje, de autoria do ex-prefeito de Fortaleza Evandro Ayres de Moura.
  • 2004 - Morre em Fortaleza, às 3 horas da manhã, aos 74 anos de idade, o jornaleiro José Amaro Sobrinho, mais conhecido como Bodinho, figura folclórica do Centro de Fortaleza, onde manteve, durante 40 anos, a banca “O Bodinho’’, que se tornou ponto de encontro, principalmente, de torcedores do Fortaleza Esporte Clube. O apelido surgiu quando, aos 7 anos, começou a vender jornais nos trens que vinham de Crato para Fortaleza. Seu enterro é marcado para as 16 horas do mesmo dia, no Cemitério Jardim Metropolitano. Apesar da causa da morte ter sido anemia e desnutrição, já que se recusava a se alimentar, a filha Adriana, um dos quatro filhos de Bodinho, afirma que ele “morreu de tristeza” por ter de arrendar a banca, há três anos, por não ter mais condições de se defender da violência do Centro da Cidade, com os constantes assaltos. ‘‘Depois disso, veio o abandono dos amigos e a tristeza”. Nascera em Cajazeiras do Farias (hoje Arajara) em Barbalha, em 29 de agosto de 1930.
  • 2006 - Incêndio de grandes proporções destrói parcialmente a Indústria Cocentral, na avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), uma fábrica de óleo comestível e de laticínios no Mondubim (Zona Sul de Fortaleza), levando pânico aos moradores da vizinhança. Por volta das 4 horas, o alarme foi acionado. Momentos depois, as chamas já se alastravam em um dos depósitos, onde estavam armazenadas 40 mil caixas de óleo. Quando as guarnições de salvamento do Corpo de Bombeiros chegaram, a situação já estava incontrolável. A queima do óleo, material de fácil combustão, auxiliava na propagação do fogo e no aparecimento de muita fumaça, vista à distância.
  • 2011 - Morre, em Brasília, o maestro Orlando Vieira Leite (Orlando Leite) aos 85 anos de idade. Estava hospitalizado havia dez dias e sofreu falência múltipla dos órgãos. Participou da formação de várias gerações de músicos cearenses. Foi o principal responsável pela criação dos Cursos de Graduação em Música do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, hoje integrados à UECE. Fundou o Madrigal e o Coral da UFC. Foi professor de música na Escola Técnica Federal, no Município e no Estado do Ceará. Também exerceu o magistério no Curso de Graduação de Música da UnB. O corpo do maestro é velado no dia 21 no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde é enterrado à tarde. Era nascido em Russas, a 22 de dezembro de 1926.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE