Pular para o conteúdo principal

Há 24 anos morria Pádua Campos

 Confira o Arquivo Nirez para 23 de novembro na História do Ceará.

  • 1878 - O município de Vila Nova de Messejana é restaurado mais uma vez pela Lei 1773, que eleva a povoação à categoria de Vila.
  • 1891 - Assume a Presidência da República o marechal Floriano Viana Peixoto, vice-presidente, substituindo o marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório e proclamador da República e presidente eleito pelo Congresso. Demite todos os presidentes de Estados fiéis a Deodoro da Fonseca. Foi o segundo golpe.
  • 1903 - Falece, em Fortaleza, o bacharel em direito e em Ciências Físicas e Matemáticas e poeta, Joaquim Maia Conde. Fez o curso primário em Maranguape e o secundário no Liceu do Ceará; matriculou-se no Colégio Militar do Ceará, foi transferido para a Escola do Rio de Janeiro e para a do Rio Grande do Sul. Foi colaborador do “Almanaque Luso-Brasileiro” e do “Almanaque de Pelotas”, no Rio Grande do Sul. Deixou inédito um livro de poesias, intitulado “Matizes” e estava compondo um “Dicionário Charadístico”. Nascera em Maranguape, em quatro de janeiro de 1871.
  • 1916 - Morre em Fortaleza o coronel Agapito Jorge dos Santos (Agapito dos Santos), professor aposentado do Liceu do Ceará e ex-deputado federal. Pernambucano de Santo Antão, mais tarde Vitória, nascera em 24 de março de 1853. É hoje nome de Rua no Centro de Fortaleza e foi nome de Colégio.
  • 1918 - Assume interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, substituindo o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
  • 1924 - Funda-se, pelo Centro dos Importadores de Fortaleza, o Banco dos Importadores de Fortaleza, como Cooperativa de Responsabilidade Limitada, que se instalaria no ano seguinte, tendo como diretor-gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão.
  • 1924 - Começa a circular a revista "O Estímulo", órgão do Recreio Literário 12 de Outubro, mantido pelos alunos do Instituto Menezes Pimentel ou Instituto São Luís de Fortaleza.
  • 1926 - Toma posse a 2ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), eleita no dia 19.
  • 1931 - Exposto à venda o Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra com a colaboração de Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, do álbum; Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia se realizaram os trabalhos de impressão; Manuel Guilherme, conhecido por Emme Guilherme, desenhista que ilustrou as paginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo e autor dos retratos constantes na obra.
  • 1939 - Lançado o livro O Ceará, elaborado por Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, com 470 páginas que reúnem colaborações, monografias, estudos, dados, informações históricas, dados sobre todos os municípios cearenses, assinadas por A. Coelho Albuquerque, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Antônio Martins Filho, Antônio Sales, Carlos Studart Filho, José da Cruz Filho, Demócrito Rocha, Francisco Dias da Rocha, Djacir Menezes, Esmerino Parente, George Cavalcante, Humberto R. Andrade, José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), João Nogueira, Joaquim Alves de Oliveira, José Valdivino Nogueira, Monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), Raimundo Girão, Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) e Romeu Coelho Martins (Romeu Martins). Teria duas reedições, em 1945 e 1966.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Barão do Rio Branco, nos baixos do Edifício Diogo, a Casa Flórida, de José de Ribamar Jereissati e Jamil Jereissati. A bênção das instalações foi feita pelo padre Perdigão Sampaio.
  • 1941 - Às 16h inaugura-se o busto do coronel Juvenal de Carvalho num dos pátios do Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, na Avenida João Pessoa, na presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, d. Antônio de Almeida Lustosa e outras autoridades, do homenageado, coronel Juvenal de Carvalho e do autor do busto, o artista Agostino Balmes Odísio.
  • 1944 - O 23º Batalhão de Caçadores- 23BC, muda-se, do quartel na Avenida Alberto Nepomuceno (onde hoje fica a 10ª RM) para o novo quartel, na Avenida 13 de Maio, 1589, esquina com a Rua Senador Pompeu (hoje Avenida dos Expedicionários), permanecendo no velho quartel a Banda de Música e a 3ª Companhia. O novo quartel foi construído pelo engenheiro do Exército capitão Francisco Rodrigues de Castro.
  • 1946 - Instala-se o Partido Republicano- PR - seção do Ceará, sob orientação dos irmãos Moreira da Rocha (Péricles Moreira da Rocha, Crisanto Moreira da Rocha e Acrísio Moreira da Rocha).
  • 1951 - Morre, aos 61 anos de idade, o industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Nascera a 12 de junho de 1890 em Fortaleza.
  • 1965 - Assume o coronel Murilo Rodrigues de Sousa, no cargo de comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23BC. 
  • 1967 - Inaugurada, pelo prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, a Praça Ari de Sá Cavalcante, na Parquelândia, entre a Rua General Bernardo Figueiredo, Rua Cruz Saldanha e a Avenida Jovita Feitosa. No lado sul tem um colégio.
  • 1969 - Morre, nesta Capital, aos 73 anos de idade, o padre Francisco de Assis Pita (Padre Pita), ex-professor do Colégio Militar do Ceará, ex-capelão do Colégio das Dorotéias, ex-vigário da Igreja de Santa Luzia. Era cearense de Missão Velha nascido a 29/05/1895. Hoje é nome de rua no Tancredo Neves.
  • 1979 - Chega em Fortaleza o presidente da República, general João Batista Figueiredo, que demora seis horas.
  • 1980 - O PMDB realiza a eleição de seu diretório, na Assembleia Legislativa, com a presença de 67 dos 74 convencionais.
  • 1981 - Abertura do Seminário Sobre o Romance de 30 no Nordeste, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a conferência do ex-ministro da Educação e Cultura, Eduardo Portela.
  • 1981 - Aprovado em primeira discussão, após receber 15 emendas dos vereadores, o novo Código de Obras e Posturas de Fortaleza, que depois foi sancionado pelo prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara. É a Lei 5.530.
  • 1981 - Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da UFC, Francisca da Silva Guimarães dá a luz a três meninos.
  • 1988 - Morre, em Belo Horizonte-MG, o político, economista e professor Rômulo Barreto de Almeida, primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nascera em Salvador-BA, em 18 de agosto de 1914.
  • 1989 - Abre-se, no Cine São Luiz, o VI Festival Internacional de Cinema, Televisão e Vídeo do Rio de Janeiro, FestRio-Fortaleza, versão 89, com a exibição do filme “A sociedade dos poetas mortos”.
  • 1997 - Inaugurada, no bairro Siqueira, a Rua Jornalista Serpa Neto (Serpinha), com a presença de seu pai, também jornalista Egídio Serpa. Serpinha faleceu em desastre automobilístico no Carnaval de Aracati.
  • 1997- Morre o jornalista e político Antônio de Pádua Campos (foto), sindicalista que ocupou vários cargos importantes no cenário político e jornalístico do Ceará.  Ao falecer era suplente de deputado estadual. Era nascido em Pacatuba, em seis de junho de 1921.
  • 2009 - Morre, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Prudente (HAP), onde estava internado há um mês por conta de complicações decorrentes de diabetes, vítima de ataque cardíaco, aos 83 anos de idade, o ex-jogador do Gentilândia e um dos principais pesquisadores do futebol no Estado, Ayrton Teixeira Monte, pai do cronista homônimo. Foi cronista esportivo e narrador da Rádio Dragão do Mar. Trabalhou como balconista na Livraria Comercial, na Praça do Ferreira. É enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro.
  • 2017 - Morre, o engenheiro civil e professor Erasmo da Silva Pitombeira (Erasmo Pitombeira), ex-diretor geral do Porto do Pecém e professor da Universidade Federal do Ceará-UFC Atuou nas áreas de Hidrologia Aplicada, Hidráulica Marítima, Oceanografia, Estatística Pesqueira e Hidráulica Fluvial. Graduado em Engenharia Civil pela UFC em 1971  e mestre em Hidráulica Marítima pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, Erasmo atuava na universidade cearense desde 1974. Também foi consultor técnico da Secretaria dos Transportes Energia Comunicação e Obras, da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará, da Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará e membro das Associações Brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Seu corpo é velado na funerária Ternura e sepultado no cemitério Parque da Paz. Nascera a primeiro de janeiro de 1949 em Russas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".