Pular para o conteúdo principal

Há 24 anos morria Pádua Campos

 Confira o Arquivo Nirez para 23 de novembro na História do Ceará.

  • 1878 - O município de Vila Nova de Messejana é restaurado mais uma vez pela Lei 1773, que eleva a povoação à categoria de Vila.
  • 1891 - Assume a Presidência da República o marechal Floriano Viana Peixoto, vice-presidente, substituindo o marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório e proclamador da República e presidente eleito pelo Congresso. Demite todos os presidentes de Estados fiéis a Deodoro da Fonseca. Foi o segundo golpe.
  • 1903 - Falece, em Fortaleza, o bacharel em direito e em Ciências Físicas e Matemáticas e poeta, Joaquim Maia Conde. Fez o curso primário em Maranguape e o secundário no Liceu do Ceará; matriculou-se no Colégio Militar do Ceará, foi transferido para a Escola do Rio de Janeiro e para a do Rio Grande do Sul. Foi colaborador do “Almanaque Luso-Brasileiro” e do “Almanaque de Pelotas”, no Rio Grande do Sul. Deixou inédito um livro de poesias, intitulado “Matizes” e estava compondo um “Dicionário Charadístico”. Nascera em Maranguape, em quatro de janeiro de 1871.
  • 1916 - Morre em Fortaleza o coronel Agapito Jorge dos Santos (Agapito dos Santos), professor aposentado do Liceu do Ceará e ex-deputado federal. Pernambucano de Santo Antão, mais tarde Vitória, nascera em 24 de março de 1853. É hoje nome de Rua no Centro de Fortaleza e foi nome de Colégio.
  • 1918 - Assume interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, substituindo o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
  • 1924 - Funda-se, pelo Centro dos Importadores de Fortaleza, o Banco dos Importadores de Fortaleza, como Cooperativa de Responsabilidade Limitada, que se instalaria no ano seguinte, tendo como diretor-gerente Francisco Floriano Delgado Perdigão.
  • 1924 - Começa a circular a revista "O Estímulo", órgão do Recreio Literário 12 de Outubro, mantido pelos alunos do Instituto Menezes Pimentel ou Instituto São Luís de Fortaleza.
  • 1926 - Toma posse a 2ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa-ACI, tendo à frente o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), eleita no dia 19.
  • 1931 - Exposto à venda o Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra com a colaboração de Jorge Raupp, desenhista autor da capa em cores, do álbum; Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), em cuja tipografia se realizaram os trabalhos de impressão; Manuel Guilherme, conhecido por Emme Guilherme, desenhista que ilustrou as paginas do álbum; e João Ribeiro Pessoa (J. Ribeiro), fotógrafo e autor dos retratos constantes na obra.
  • 1939 - Lançado o livro O Ceará, elaborado por Raimundo Girão e Antônio Martins Filho, com 470 páginas que reúnem colaborações, monografias, estudos, dados, informações históricas, dados sobre todos os municípios cearenses, assinadas por A. Coelho Albuquerque, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Antônio Martins Filho, Antônio Sales, Carlos Studart Filho, José da Cruz Filho, Demócrito Rocha, Francisco Dias da Rocha, Djacir Menezes, Esmerino Parente, George Cavalcante, Humberto R. Andrade, José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), João Nogueira, Joaquim Alves de Oliveira, José Valdivino Nogueira, Monsenhor José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé), Pedro Augusto de Araújo Sampaio (Pedro Sampaio), Thomaz Pompeu de Souza Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho), Raimundo Girão, Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga) e Romeu Coelho Martins (Romeu Martins). Teria duas reedições, em 1945 e 1966.
  • 1940 - Inaugura-se, na Rua Barão do Rio Branco, nos baixos do Edifício Diogo, a Casa Flórida, de José de Ribamar Jereissati e Jamil Jereissati. A bênção das instalações foi feita pelo padre Perdigão Sampaio.
  • 1941 - Às 16h inaugura-se o busto do coronel Juvenal de Carvalho num dos pátios do Colégio Juvenal de Carvalho, das Irmãs Salesianas, na Avenida João Pessoa, na presença do arcebispo metropolitano de Fortaleza, d. Antônio de Almeida Lustosa e outras autoridades, do homenageado, coronel Juvenal de Carvalho e do autor do busto, o artista Agostino Balmes Odísio.
  • 1944 - O 23º Batalhão de Caçadores- 23BC, muda-se, do quartel na Avenida Alberto Nepomuceno (onde hoje fica a 10ª RM) para o novo quartel, na Avenida 13 de Maio, 1589, esquina com a Rua Senador Pompeu (hoje Avenida dos Expedicionários), permanecendo no velho quartel a Banda de Música e a 3ª Companhia. O novo quartel foi construído pelo engenheiro do Exército capitão Francisco Rodrigues de Castro.
  • 1946 - Instala-se o Partido Republicano- PR - seção do Ceará, sob orientação dos irmãos Moreira da Rocha (Péricles Moreira da Rocha, Crisanto Moreira da Rocha e Acrísio Moreira da Rocha).
  • 1951 - Morre, aos 61 anos de idade, o industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), na então Capital Federal, a cidade do Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Nascera a 12 de junho de 1890 em Fortaleza.
  • 1965 - Assume o coronel Murilo Rodrigues de Sousa, no cargo de comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23BC. 
  • 1967 - Inaugurada, pelo prefeito José Walter Barbosa Cavalcante, a Praça Ari de Sá Cavalcante, na Parquelândia, entre a Rua General Bernardo Figueiredo, Rua Cruz Saldanha e a Avenida Jovita Feitosa. No lado sul tem um colégio.
  • 1969 - Morre, nesta Capital, aos 73 anos de idade, o padre Francisco de Assis Pita (Padre Pita), ex-professor do Colégio Militar do Ceará, ex-capelão do Colégio das Dorotéias, ex-vigário da Igreja de Santa Luzia. Era cearense de Missão Velha nascido a 29/05/1895. Hoje é nome de rua no Tancredo Neves.
  • 1979 - Chega em Fortaleza o presidente da República, general João Batista Figueiredo, que demora seis horas.
  • 1980 - O PMDB realiza a eleição de seu diretório, na Assembleia Legislativa, com a presença de 67 dos 74 convencionais.
  • 1981 - Abertura do Seminário Sobre o Romance de 30 no Nordeste, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a conferência do ex-ministro da Educação e Cultura, Eduardo Portela.
  • 1981 - Aprovado em primeira discussão, após receber 15 emendas dos vereadores, o novo Código de Obras e Posturas de Fortaleza, que depois foi sancionado pelo prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara. É a Lei 5.530.
  • 1981 - Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da UFC, Francisca da Silva Guimarães dá a luz a três meninos.
  • 1988 - Morre, em Belo Horizonte-MG, o político, economista e professor Rômulo Barreto de Almeida, primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nascera em Salvador-BA, em 18 de agosto de 1914.
  • 1989 - Abre-se, no Cine São Luiz, o VI Festival Internacional de Cinema, Televisão e Vídeo do Rio de Janeiro, FestRio-Fortaleza, versão 89, com a exibição do filme “A sociedade dos poetas mortos”.
  • 1997 - Inaugurada, no bairro Siqueira, a Rua Jornalista Serpa Neto (Serpinha), com a presença de seu pai, também jornalista Egídio Serpa. Serpinha faleceu em desastre automobilístico no Carnaval de Aracati.
  • 1997- Morre o jornalista e político Antônio de Pádua Campos (foto), sindicalista que ocupou vários cargos importantes no cenário político e jornalístico do Ceará.  Ao falecer era suplente de deputado estadual. Era nascido em Pacatuba, em seis de junho de 1921.
  • 2009 - Morre, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Prudente (HAP), onde estava internado há um mês por conta de complicações decorrentes de diabetes, vítima de ataque cardíaco, aos 83 anos de idade, o ex-jogador do Gentilândia e um dos principais pesquisadores do futebol no Estado, Ayrton Teixeira Monte, pai do cronista homônimo. Foi cronista esportivo e narrador da Rádio Dragão do Mar. Trabalhou como balconista na Livraria Comercial, na Praça do Ferreira. É enterrado no Cemitério São João Batista, no Centro.
  • 2017 - Morre, o engenheiro civil e professor Erasmo da Silva Pitombeira (Erasmo Pitombeira), ex-diretor geral do Porto do Pecém e professor da Universidade Federal do Ceará-UFC Atuou nas áreas de Hidrologia Aplicada, Hidráulica Marítima, Oceanografia, Estatística Pesqueira e Hidráulica Fluvial. Graduado em Engenharia Civil pela UFC em 1971  e mestre em Hidráulica Marítima pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, Erasmo atuava na universidade cearense desde 1974. Também foi consultor técnico da Secretaria dos Transportes Energia Comunicação e Obras, da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará, da Superintendência do Desenvolvimento Urbano do Estado do Ceará e membro das Associações Brasileiras de Irrigação e Drenagem e de Recursos Hídricos. Seu corpo é velado na funerária Ternura e sepultado no cemitério Parque da Paz. Nascera a primeiro de janeiro de 1949 em Russas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre atriz Mila Moreira

 A Rede Globo de Televisão informa a morte, nesta segunda-feira (6 de dezembro de 2021), da atriz e modelo Mila Moreira, aos 72 anos. Mila Moreira estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, depois de ter um mal súbito. Mila Moreira começou na carreira como modelo aos 14 anos de idade. Ela participou de 25 Telenovelas e quatro Minisséries (Os Maias, JK, Um Só Coração e Queridos Amigos). Destaque para as novelas: Plumas e Paetês. Marrom Glacê. Elas por Elas. Meu Bem, Meu Mal. Que Rei Sou Eu? Paraíso Tropical. Ti-Ti-Ti. Corpo a Corpo. Champagne. O Mapa da Mina. A Próxima Vítima. Ciranda de Pedra. Sangue Bom. Malhação. A Lei do Amor (última novela feita por Mila em 2016). Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar. Em entrevista ao Vídeo Show, ela afirmou ter enfrentado preconceito. A estreia aconteceu em "Marron Glacé", em 1979, quando interpretou Érica. - Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um pr

Postagens mais visitadas deste blog

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Caravana Natal Coca-Cola 2021 passa por Fortaleza de 19 a 21 de dezembro

 A Solar Coca-Cola celebra o período natalino com o retorno das Caravanas Iluminadas. Após quase dois anos sem a realização do evento, por conta da Pandemia da Covid-19, moradores de 17 cidades dos nove estados do Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia) e de Mato Grosso reencontram o desfile dos caminhões iluminados durante 23 dias de ações.  Neste ano, ainda por conta dos Protocolos de Segurança contra o Covid-19, as rotas e os horários em que o cortejo irá passar pelas cidades não serão divulgados para evitar aglomerações. Os desfiles iniciaram na última segunda-feira (15), em Caruaru (PE), e seguem até 21 de dezembro, quando se encerram em Fortaleza (CE). Ao todo, os caminhões iluminados percorrerão mais de sete mil quilômetros. Quatro caminhões farão o cortejo com a presença do Papai Noel, seu trenó e renas. Cidinha Fávero  - Estamos ansiosos para reencontrar o público e levar a magia do Natal por onde passarmos. Essa é

Morre atriz Mila Moreira

 A Rede Globo de Televisão informa a morte, nesta segunda-feira (6 de dezembro de 2021), da atriz e modelo Mila Moreira, aos 72 anos. Mila Moreira estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, depois de ter um mal súbito. Mila Moreira começou na carreira como modelo aos 14 anos de idade. Ela participou de 25 Telenovelas e quatro Minisséries (Os Maias, JK, Um Só Coração e Queridos Amigos). Destaque para as novelas: Plumas e Paetês. Marrom Glacê. Elas por Elas. Meu Bem, Meu Mal. Que Rei Sou Eu? Paraíso Tropical. Ti-Ti-Ti. Corpo a Corpo. Champagne. O Mapa da Mina. A Próxima Vítima. Ciranda de Pedra. Sangue Bom. Malhação. A Lei do Amor (última novela feita por Mila em 2016). Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar. Em entrevista ao Vídeo Show, ela afirmou ter enfrentado preconceito. A estreia aconteceu em "Marron Glacé", em 1979, quando interpretou Érica. - Na época, não era comum ter uma modelo fazendo televisão, então, claro que, inicialmente, teve um pr