Pular para o conteúdo principal

Superkite e Superfoil reúnem atletas nacionais e internacionais em megaevento de Kitesurf no CE

Consolidado no Calendário Internacional de Kitesurf, o Superkite faz parte do Circuito Mundial da modalidade na Categoria Freestyle e acontece há quase duas décadas no Litoral Brasileiro. 


Em 2021, o Superkite, evento organizado pela Global Kitesports Association-GKA, ocorrerá entre 10 e 14 de novembro, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Já o Superfoil (foto Svetlana Romantsova) nasceu devido ao crescimento de uma nova modalidade de velejo, o Foil. O crescimento dessa prática no cenário mundial, traz em sua 2ª Edição em terras alencarinas, o maior Campeonato já realizado do Esporte no mundo. 

De 16 a 21 de novembro, o Aterro da Praia de Iracema será palco da Etapa Brasileira dos Circuitos Mundiais da GWA e GKA, nas categorias Hydrofoil Freestyle, Wingfoil Freestyle e Wingfoil Race.

Neste ano, a briga pelo título do Superkite será intensa. No Feminino, a cearense Mika Sol é a primeira do ranking e pode garantir o tetracampeonato mundial com uma vitória em casa.

No Masculino, o francês Arthur Guillebert é o favorito, mas o espanhol Jeremy Burlando e o australiano Ewan Grant Jaspan estão na cola. Ao todo, serão mais de 45 atletas, nas categorias Feminino e Masculino, de mais de 20 nacionalidades diferentes, voando nos mares cearenses durante o Superkite.

História e ícones do Kite - Desde que chegou ao Ceará, em 2003, o Superkite transformou a realidade do Litoral Cearense, fazendo com que o estado ficasse conhecido mundialmente como o 'Havaí do Kite'. Outra realidade transformada foi a das comunidades que vivem nos locais onde o Kitesurf é mais praticado.

Carlos Mário Bebê - Principalmente oriundos de vilas localizadas nas praias que recebem as competições, o Ceará virou o principal celeiro de atletas da modalidade para o Brasil. Jovens, principalmente filhos de pescadores, domésticas ou cozinheiros, passaram a ter, através da inicialização no Esporte com o Superkite, uma perspectiva na vida. É o caso de Carlos Mário “Bebê”, tricampeão mundial, que teve uma infância difícil, mas foi vendo os melhores atletas do mundo indo competir do lado de sua casa, no Cumbuco, que descobriu sua vocação.

- O Kite, além de ser a minha diversão hoje, também é o meu trabalho. Graças a isto, viajei o mundo todo, conheci vários países, várias línguas e muitas pessoas incríveis. Com esse trabalho, consegui comprar meu transporte e consegui realizar o sonho da minha mãe, que também foi um sonho meu: construir minha própria casa”, comemora Carlos Bebê.


Mika Sol
- Já da Praia do Preá, ao lado de Jericoacoara, surgiu Mika Sol (fotos), de 16 anos, que já foi três vezes campeã mundial da GKA, uma vez da WKC e a campeã mundial adulta mais jovem da História. 

- Já fui a países como Sri Lanka, África do Sul, Marrocos, Bonaire e França. São muitas oportunidades pela frente, estou mais conhecida fora do Brasil, porque o Kite é respeitado no Exterior”, ressalta a campeã Mika Sol.

Além de Carlos Bebê e Mika Sol, hoje o circuito conta com um grande número de competidores cearenses, que tiveram suas primeiras chances no Superkite e hoje viajam o mundo, conhecendo países, línguas e culturas, trazendo esse conhecimento de volta para as suas regiões, contribuindo assim para o crescimento social das localidades.

Lúcio Monte - Todo ano nós recebemos Wild Cards da federação internacional, masculinos e femininos, são convites que entregamos para Escolinhas de Kitesurf locais, que fazem trabalhos sociais o ano inteiro com jovens e crianças, tirando elas de situação de vulnerabilidade e inserindo no Esporte. É como se fosse um prêmio, jovens que não tem patrocinadores ou empresários, e têm a chance de competir no maior campeonato do mundo contra os melhores atletas do mundo. São assim que surgem as novas estrelas”, afirma o coordenador técnico do evento, 
Lúcio Monte.

Responsabilidade Ambiental - Uma das principais preocupações do Superkite é também o aspecto ambiental. Desde as primeiras edições, diversas ações são realizadas nos locais onde a competição acontece. 

Patrícia Carvalhedo - A diretora do Superkite, Patrícia Carvalhedo, elenca algumas das ações já realizadas:

- Nas edições anteriores, fizemos uma limpeza subaquática linda no local da competição, fizemos até um relatório de tudo que foi retirado do fundo do Mar. Na última edição do Cumbuco, instalamos bituqueiras na cidade inteira e realizamos uma limpeza na praia, vamos fazer esse ano também. Para além disso, todos os uniformes do staff, camisas da competição e bolsas e brindes para atletas são feitos com materiais recicláveis que retiramos da Praia, garrafas pet e lonas de Kite”, explica 
Patrícia Carvalhedo.

Economia e Turismo - A chegada do SuperKite transformou também o aspecto econômico e turístico do Ceará. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o Ceará recebe cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano: 10% deste número justificam a vinda através da prática de esportes e aventuras e 70% desse corte vêm ao Ceará especificamente para a prática de Kite, Foil ou WindSurf.

A consolidação do Superkite atraiu atenção e investimentos de fora do Brasil. Há pelo menos duas décadas, estrangeiros, principalmente europeus ligados ao kitesurf (ex-atletas, atletas amadores, simpatizantes) se mudam permanentemente para as praias, construindo hotéis, pousadas e grandes empreendimentos, gerando empregos locais.

Superfoil - Devido aos contínuos investimentos do Governo do Ceará há quase duas décadas no Superkite, o Estado se consolidou como o principal destino para a prática do Esporte no mundo. 

Por isso, entre 16 e 21 de novembro, a Praia de Iracema, em Fortaleza, vai receber pelo segundo ano consecutivo o Superfoil, Etapa do Circuito Internacional de Foil, da Global Wingsports Association-GWA, nas categorias Wingfoil Freestyle e Wingfoil Race; e da GKA, na categoria Hydrofoil Freestyle.

A categoria Foil, que engloba Wingfoil e Hydrofoil, foi recentemente adicionada ao Plano Olímpico e será disputada nos Jogos de Paris, em 2024, na categoria Formula. Esse fato tem chamado bastante atenção de novos simpatizantes da modalidade, inclusive celebridades.

- Para se ter uma ideia, este é o segundo ano do Circuito do Foil aqui no Ceará, e já estamos estimando um número bem elevado de atletas. É uma modalidade nova, que a galera gostou e está aderindo com força. Inclusive diversas celebridades estão vindo para praticar também”, celebra o coordenador técnico do evento, 
Lúcio Monte.

Serviço
  • SuperKite
  • GKA Kite World Tour - Freestyle.
  • De 10 a 14 de novembro de 2021.
  • Praia do Cumbuco-Caucaia-Ceará.
  • Superfoil
  • GWA Wingfoil World Cup Brazil 2021/GKA Hydrofoil Freestyle World Cup Brazil 2021.
  • De 16 a 21 de novembro de 2021.
  • Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma