Pular para o conteúdo principal

Águas de Gaia chega ao Ceará trazendo Surf e vivências para mulheres

 O Surf é uma das modalidades que mais têm trazido resultados importantes para o esporte brasileiro, como o ouro na Olimpíada de Tóquio, os títulos mundiais no Masculino e o vice-Campeonato Mundial no Feminino.

O Ceará, que teve Silvana Lima como representante do estado nos Jogos Olímpicos e possui algumas das melhores surfistas do País, é um dos maiores reveladores de talentos. 

Para estimular a prática e servir como estímulo para que mais mulheres ingressem no esporte, o Projeto Águas de Gaia chega à Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. 

Com patrocínio do Instituto EDP e viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania, a iniciativa irá oferecer gratuitamente 10 vivências de Surf e práticas corporais durante o mês de dezembro a mulheres da comunidade local. O projeto é realizado pelo Instituto Incentivar e conta ainda com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

As vivências serão realizadas até 23 de dezembro, no período da manhã ou tarde, mediante inscrições prévias. Além das práticas, o projeto oferece transporte, duas refeições e cuidadoras, de modo que mulheres com filhos também consigam participar. As vagas são limitadas. 

As interessadas podem entrar em contato pelo telefone 11-9.3260-8185, e-mail aguasdegaia1@gmail.com ou por meio das redes sociais oficiais do projeto @aguas.de.gaia, no Instagram, e @aguasdegaiaoficial, no Facebook.

Baseado nos pilares da inclusão social, Saúde Integral e Conscientização Ambiental, o Águas de Gaia vai além da oferta de aulas de Surf, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura oceânica e o seu vínculo com o feminino, tornando a experiência terapêutica e até mesmo transformadora. 

Na Taíba, além do apoio da Escola Municipal Alba Herculano Araújo, que fará o convite às alunas, os espaços Casa do PAS na Taíba e Maré Alta serão os pontos de apoio do projeto.

- Teremos esses parceiros que possuem espaço físico próximo à Praia e esse caráter assistencial e inclusivo por meio do Esporte. A ideia do Águas é levar esse resgate do feminino para o meio do oceano, trazer força e conexão para essas mulheres”, diz Cristiane Brosso, idealizadora do projeto.

- O Esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social. O apoio ao Águas de Gaia vai proporcionar à população local conexão com o Surf, atividade inédita para a maioria das participantes, servindo como estímulo para a prática esportiva. Além disso, haverá vivências com aprendizados que poderão ser levados para a vida”, destaca Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP.

Em maio, a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, anunciou, em nível global, um novo posicionamento que reflete sua missão de liderar a transição energética.

A Companhia adotou a assinatura “Changing Tomorrow Now – Mudando hoje o amanhã”, utilizada pela primeira vez de maneira simultânea nos mais de 20 países onde está presente, e que reforça seu compromisso com a descarbonização do planeta, através de um investimento acelerado em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis, além de um apoio contínuo à sociedade. 

Para materializar este posicionamento, a EDP vem se aliando a iniciativas esportivas, artísticas e de inclusão social aludem à energia transformadora do vento, do sol e da água, como é o caso dos projetos associados ao Surf.

Projeto permanente - Um ponto interessante do Águas de Gaia é que, mesmo após as primeiras vivências oferecidas, o projeto continua em operação. “Nós chegamos, conhecemos essas mulheres que já surfam, que já tem essa familiaridade com o mar, mas que não necessariamente são instrutoras. Passamos então o treinamento da metodologia Águas de Gaia e a ideia é que elas continuem oferecendo as aulas e as vivências, tanto que a estrutura que usamos fica toda para a comunidade, como as tendas, pranchas, lycras”, conta Cristiane Brosso.

- Já temos mais 20 vivências confirmadas na Taíba, e a expectativa é que também seja dada esta continuidade, retomando as vivências a partir do início do ano que vem”.

Realizado anteriormente na Bahia, o projeto ofereceu 25 vivências em dois meses. Nesse período foram atendidas 217 mulheres. Dessas, 87 eram da comunidade local, 58 mães foram com os filhos (totalizando 105 crianças atendidas pelas cuidadoras) e 55 dessas mulheres recebiam auxílio do Bolsa Família.

Mais que ser destinado às mulheres, são elas quem fazem parte de toda a operação. A equipe é toda formada por mulheres e locais: instrutoras de Surf e consciência corporal, cozinheiras e cuidadoras. Além dessa equipe fixa e contratada para o projeto, houve também o trabalho de voluntárias que estavam na missão de divulgar e encontrar mulheres.

O Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais da EDP, beneficiará nove projetos sociais que executarão ações no Ceará por meio de seu edital anual. As iniciativas serão realizadas em áreas como cultura, infância, adolescência, terceira idade e esporte. Ao todo, a instituição investirá R$ 8,6 milhões em 44 projetos de 31 organizações sociais. Além do Ceará, os recursos serão aplicados também no Amapá, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

- Acreditamos no potencial transformador que os projetos sociais podem oferecer para a sociedade. Essa nova edição do edital teve ótimas iniciativas escolhidas, que trazem desenvolvimento local por meio de ferramentas como esporte, cultura e cuidado com a saúde. Esperamos ajudá-las a manter suas iniciativas com excelência”, destaca o diretor do Instituto EDP, Dominic Schmal.

Os projetos cearenses selecionados são: 

  • Águas de Gaia do Brasil (Instituto Incentivar Esporte Cultura).
  • Futebol de Rua pela Educação (Instituto Futebol de Rua).
  • Núcleo de Memória de São Gonçalo do Amarante (Museu da Pessoa.Net).
  • 1º Festival Samburá de Cinema e Frutos do Mar (Cenapop).
  • MOV. Cidade 2022 (Caju Produções).
  • Oficinas da Villa-Música-AH Sete Produções Culturais (foto).
  • Nossa Dança Arte da Mudança (Instituto IKP).
  • Agrofloresta do Futuro (Associação Beneficente Casa da União Coração de Maria).
  • Longevidade com Dignidade: Cuidar, Proteger e Promover (Lar Torres de Melo).

Arte e cultura em SGA - “Oficinas da Villa”, de São Gonçalo do Amarante, é uma realização da Villa 7 | AH7 Produções Culturais, empresa especializada em gestão de cultura para organizações dos mais diversos segmentos por todo o país, atuando no desenvolvimento de projetos culturais e na concepção e produção artística de eventos corporativos. O objetivo é proporcionar acesso gratuito à cultura como meio de inclusão social. Além do desenvolvimento artístico e o gosto pelas artes, as aulas, ministradas por professores e monitores capacitados, despertam nos jovens o senso de responsabilidade, disciplina, além de ser uma oportunidade de socialização, enriquecimento cultural e até mesmo do despertar profissional dos participantes.

O processo de seleção de projetos do edital também incluiu uma importante etapa de avaliação por meio de Comitê externo, composto por especialistas em responsabilidade social no âmbito de atuação regional dos projetos inscritos. Participaram do processo de seleção iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06), Criança e Adolescente (Lei Nº 8069/90) e idoso (Lei Nº 12.213).

Para saber mais sobre o Instituto EDP, acesse: www.institutoedp.org.br

Sobre o IEDP - Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 450 programas espalhados por todo o País. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 40

O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do Esporte, Cultura e Saúde.

Sobre o Águas de Gaia - Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de Surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante para as mulheres atendidas o transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem um sonho de aprender a surfar.

Instituto Incentivar - O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva Campinas 2019, Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.