Pular para o conteúdo principal



Camilo confirma concursos públicos para sete órgãos estaduais em 2022

No último bate-papo virtual com a população de 2021, realizado nesta terça-feira (28), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) fez um balanço dos concursos públicos realizados em 2021 ao responder um internauta. 


Além disso, o chefe do Executivo estadual confirmou certames que serão realizados em 2022. Também foram destacadas outras ações e investimentos que beneficiam os cearenses.

- Este ano eu fiz concurso para a Funsaúde, com seis mil vagas. Fizemos para a Polícia Militar, com duas mil vagas, e autorizei chamar três mil, para que a gente possa garantir os compromissos com os Batalhões do Raio e ampliação da Segurança Pública. Fiz para a Polícia Civil, foram 500 vagas, Pefoce com 170 vagas e para a Sefaz. Estou fazendo para a Procuradoria-Geral do Estado. Chamei a última turma do Corpo de Bombeiros, mais 204 homens já estão na Academia fazendo o treinamento. E também convoquei mais 2.500 professores do último concurso e 247 oficiais da Polícia Militar”, detalhou Camilo Santana.

Para o próximo ano, o gestor garantiu que, além da nomeação dos aprovados no último concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), marcada para 3 de janeiro, serão realizados mais certames para os seguintes órgãos: 
  1. Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  2. Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva).
  3. Universidade Regional do Cariri (Urca).
  4. Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEmace).
  5. Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
  6. Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
  7. Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Camilo Santana projetou, que existe a possibilidade de outras áreas do Governo do Ceará terem concursos públicos.

Fundeb - Outro anúncio feito foi o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que beneficiará os professores da rede estadual de ensino. A previsão é de pagamento em janeiro. Mais detalhes serão divulgados em breve.


Mais valorização - Aos cearenses, o governador destacou as promoções de 3.207 profissionais de segurança pública do Estado, entre oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, efetivadas entre os dias 22 e 23 deste mês, em cerimônias realizadas em Fortaleza, Crato e Sobral.

- Lembrando que o Ceará tem a melhor lei de promoções da Polícia Militar e dos Bombeiros do Brasil. Compromisso que assumi desde 2015, quando fizemos a nova lei. Para vocês terem uma ideia, o número de promovidos era em torno de 200. Nesse período do nosso governo, meu e da Izolda, nós já promovemos mais de 25 mil homens”, afirmou Camilo Santana.


Os profissionais da Segurança Pública também serão contemplados com a revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos estaduais, definido em 10,74%, em duas vezes, sendo a primeira parcela já a partir de janeiro e a segunda no mês de maio de 2022. A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa na última quinta-feira (23), e vale para todos os servidores públicos, entre ativos e inativos.

Infraestrutura - Lena Costa, de Baturité, perguntou sobre a situação da estrada que liga a sede do município à localidade de Candeias. 

- A licitação da estrada das Candeias está marcada para o dia 12 de janeiro”, esclareceu Camilo Santana.

Outra pergunta recebida pelo gestor foi sobre a recuperação da estrada que liga Varjota a Santa Quitéria. A informação é que as obras serão iniciadas na segunda quinzena de janeiro de 2022.

Bruno Lima, de Fortaleza, questionou sobre o início do saneamento do Planalto Palmeiras. A previsão, conforme a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), é que as obras sejam iniciadas em fevereiro do ano que vem. “Compromisso meu com o Conjunto Palmeiras, resolver definitivamente esse problema de saneamento desse bairro de Fortaleza”, garantiu.

Sobre a Arena Romeirão, localizada em Juazeiro do Norte, Camilo garantiu que deve ser inaugurada em fevereiro de 2022. O gestor aproveitou para ressaltar como o investimento na economia do esporte melhora a autoestima do cearense.

A inauguração do Bondinho de Ubajara, que é bastante aguardada pela população da Serra da Ibiapaba, está mais perto de acontecer. O governador compartilhou que o processo de emissão da licença ambiental já está em fase de conclusão. O equipamento turístico deve ser entregue em janeiro de 2022.

Camilo Santana aproveitou para explicar que todos os 184 municípios cearenses recebem investimentos para melhorar a malha asfáltica e a sinalização, por meio do Programa Sinalize. “Todos recebem. Agora, quem faz o plano de ação do município é a prefeitura”, justificou.

Transporte - Durante a conversa, foram apontados benefícios para os cearenses que moram em Fortaleza e nas demais regiões do Estado. Os moradores da Capital e da Região Metropolitana do Cariri que utilizam transporte público, por exemplo, estão sendo beneficiados com a manutenção da tarifa das passagens de ônibus durante a pandemia.

“[Na Capital] A Prefeitura de Fortaleza entrou com uma parte e o Estado entrou com R$ 28 milhões. Nós garantimos que não houvesse aumento da tarifa de ônibus na Capital cearense para os trabalhadores, principalmente diante da pandemia. Lembrando também que o Estado manteve desde o ano passado gratuito o VLT Parangaba-Mucuripe”, pontuou Camilo Santana.

Outros benefícios citados, desta vez para motoristas, foram o novo Refis e o desconto no IPVA 2022. “O IPVA geralmente tinha desconto de até 5% para quem pagava à vista. Agora, vai ser 10% para quem paga à vista, e 5% parcelado. A gente mudou para melhorar”, destacou. Além disso, quem participa do Sua Nota Tem Valor, programa da Secretaria da Fazenda do Ceará, poderá ter mais 5% de desconto no IPVA. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%. “É importante que as pessoas se cadastrem [no Sua Nota Tem Valor], até porque você pode ganhar até R$ 25 mil por mês”, complementou.


Combate à Covid - O gestor se mostrou preocupado com o aumento do número de casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais no Ceará. 

- A pandemia ainda não acabou. Claro que a gente está numa situação muito melhor do que antes; números de casos e óbitos muito pequenos. É importante a gente manter a precaução. Vamos evitar as grandes aglomerações no fim de ano. Vamos usar a máscara, que protege contra a Covid e contra a gripe. Nós não estamos parados um minuto. O Lacen continua fazendo análises 24 horas. Nossa equipe no Aeroporto continua fazendo a testagem. Fiz apelo para os prefeitos não pararem os postos no Interior do Estado. É importante que as pessoas se vacinem. Quem acha que a pandemia já passou e não precisa tomar a segunda dose está enganado. Tome a segunda dose e a dose de reforço”, alertou.

Sobre a imunização de crianças com idade entre 5 a 11 anos, Camilo Santana reforçou o posicionamento a favor da vacinação nesse público. 

- O mundo inteiro está vacinando. Os organismos internacionais já aprovaram a vacina para a criança. A própria Anvisa já tinha aprovado a vacina, que é a da Pfizer. E o Governo Federal estava colocando dificuldades. Eu já tinha me posicionado que iria vacinar. Alias, me coloquei à disposição para comprar diretamente a vacina da Pfizer”.
Superando desafios

Ao final, Camilo fez uma avaliação de ações desenvolvidas para minimizar os efeitos do segundo ano de pandemia na vida dos cearenses. Mesmo diante dos desafios, o Ceará não deixou de apresentar números positivos, principalmente na geração de empregos. 

- Graças a Deus estamos terminando o ano com um saldo positivo de empregos, aliás, no mês de novembro foram gerados 12.654 novos empregos no Ceará com carteira assinada. O saldo acumulado já é de mais de 84 mil empregos com carteira assinada. O esforço que o Estado tem feito é atrair novas empresas e construir galpões. Criamos o Mais Empregos Ceará, que paga metade do salário mínimo para os novos contratos nas empresas do Ceará”, citou.


2022 - Por fim, o governador deixou uma mensagem e abraço de ano novo de 2022 para as famílias.

- Quero desejar um feliz ano novo para todos os cearenses, sem pandemia, com todos vacinados, inclusive as nossas crianças, se Deus quiser. Com muita chuva, já está chovendo bem na região do Cariri, com muita fartura, saúde, disposição e energia, para a gente continuar trabalhando juntos, sempre juntos”, concluiu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170