Pular para o conteúdo principal

Ceará perde o músico Edson Távora Filho

A Universidade Federal do Ceará (UFC) através do Instituto de Cultura e Arte (ICA)/Curso de Licenciatura em Música informa a morte do professor Raimundo Edson Santos Távora Filho, nesta sexta-feira (24), em Fortaleza.

Nota de Pesar - Caros e caras. É com grande pesar que o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do músico e professor RAIMUNDO EDSON SANTOS TÁVORA FILHO dia 24 de dezembro de 2021. Mais conhecido como Edson Távora Filho, um legítimo herdeiro da musicalidade de seu pai, Edison Távora, honrou o legado paterno tornando-se um dos músicos mais talentosos do Ceará. 

Iniciou a graduação no Curso de Música na UFC em 2008 e se formou em 2013. Ressalte-se que já chegou com uma imensa bagagem musical e enriqueceu muito o ambiente acadêmico. 

Já atuava profissionalmente como pianista, arranjador e compositor reconhecido por todos da cena musical. 

Ao lado de sua esposa Anna Canário, cantora de imenso talento, abrilhantou a cena musical no Ceará. 

Dedicou-se com esmero à vida acadêmica cursando mestrado no Eixo Ensino de Música do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Onde defendeu  sua dissertação intitulada “APRENDIZAGEM TÉCNICO-MUSICAL COLETIVA NO IFCE-CAMPUS  FORTALEZA UTILIZANDO O TECLADO ELETRÔNICO”, sob orientação do professor doutor Luiz Botelho Albuquerque. 

Ingressou como professor do Instituto Federal do Ceará–IFCE em 2015 onde desenvolveu com competência seu mister de músico e professor, inspirando estudantes e colegas. 

Guardamos com carinho a recordação dos belos sons de seu piano e do bom coração de músico e professor. 

Que o admirável legado de Edson Távora Filho conforte o coração dos familiares e amigos. 

Com saudade, 

Professor doutor Pedro Rogério-Coordenador do Curso de Música da UFC, em nome de todo o corpo docente".


Haroldo HolandaA música brasileira se despede de Edson Távora Filho, pianista, arranjador, compositor, professor.

- Em plena véspera de Natal, tristeza na música brasileira, principalmente no Ceará, onde se despediu o pianista, arranjador, compositor e professor Edson Távora Filho. A notícia de sua partida impactou colegas músicos, amigos, estudantes na tarde desta sexta-feira, 24/12. 

- Edson lutava contra uma grave doença e sua partida precoce causa comoção na cena musical de Fortaleza e em tantos quantos tiveram oportunidade, também em cidades como São Paulo, de conviver com sua musicalidade, seu bom-humor, sua amizade e seu profissionalismo, seu cuidado pela música_

- Por Dalwton Moura. Jornalista, compositor, produtor cultural. Com informações do grupo Música do Ceará.

- Companheiro da cantora Anna Canário, Edson Távora viu nos últimos tempos sua filha Ray Távora também se destacar na carreira musical. Edison Távora, com “i”, o “Edison Pai, falecido em 1999, é sempre lembrado por inúmeros colegas com quem fez história na música do Ceará para o Brasil, como o cantor, compositor e ator Rodger Rogério, a cantora Téti, o compositor e multi-instrumentista Luciano Franco e o compositor e médico Haroldo Ribeiro.

Edison Távora pai deixou, entre outros legados, um disco e a trajetória musical de Raimundo Edson Santos Távora Filho, que juntamente com Anna Canário gravou um DVD e participou de inúmeros discos, especiais audiovisuais, shows, festivais e projetos.

Edson Filho se formou em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e, em 1990,mudou-se para São Paulo, onde atuou profissionalmente por 14 anos, inclusive com artistas de visibilidade nacional. Lá conheceu Anna Canário, regressando ao Ceará em 2004 e sendo, logo de cara, um dos grandes destaques do Festival Jazz & Blues, tocando seu piano em vários shows.

Conforme registra o programa “Sons dos Festivais”, mantido por Haroldo Holanda na FM Assembleia, o trabalho de composição de Edson Távora Filho foi documentado em um CD, além do disco de Anna Canário, produzido por ele, e da participação em festivais como o de Meruoca, no qual, em 2007, foi premiado com 1º. Lugar por sua música “Chuva no mar”, além de melhor intérprete para Anna Canário e melhor letra para a parceira Silvia Bezzato.

Em 2010 retornou ao Festival da Meruoca com a Música “Semente da Razão”, de sua autoria e de Sílvia Bezatto. Em 2019, conseguiu classificação para o Festival da Música de Fortaleza com a composição “Nossa Praia” e participou do disco “Sonho ou Canção”, de Luciano Franco e Dalwton Moura, unindo seu piano à voz de Anna Canário na música “Um sonho a mais”.

Edson foi aprovado em concurso para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o IFCE, onde ministrou aulas inicialmente no Interior do Estado e pouco depois no Campus Fortaleza, na Avenida 13 de Maio. Era lá que ele podia ser encontrado quando colegas músicos e produtores o procuravam para visitas e para convidá-lo, assim como aos demais professores e estudantes, para shows promovidos na cidade, principalmente os de música instrumental e jazz.

Um desses shows foi comandado pelo próprio Edson em setembro de 2017, no projeto Jazz em Cena, com uma homenagem a Chick Corea e ao Return to Forever, apresentada no Centro Cultural Banco do Nordeste, com um grupo incluindo, além do pianista e de Anna Canário, músicos como o contrabaixista Jerônimo Neto, que também já se despediu, com forte impacto sobre Edson e colegas. As fotos para divulgação desse show foram feitas por Paulo Winz na linda sala de música mantida por Edson e Anna em casa, espaço que também abrigou ensaios de diversos espetáculos.

Em 2019 Edson defendeu dissertação de mestrado em Educação Brasileira, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalho orientado pelo professor-doutor Luiz Botelho Albuquerque. A área de concentração do trabalho foi o ensino de Música, com o título “Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE – Campus Fortaleza usando o teclado eletrônico”.

No começo deste mês Edson compareceu ao Teatro São José, na Praia de Iracema, para assistir à apresentação de Anna no IV Festival da Música de Fortaleza. Hoje, na mesma véspera deste Natal ainda em Pandemia, dia em que a música cearense se alegrou pela vitória de Giuliano Eriston no programa “The Voice”, levando seu canto a todo o País, os colegas, estudantes e ouvintes sofrem a notícia da partida de Edson Távora Filho, que tanto fez pela nossa cena. Que sua obra permaneça e seja revisitada, assim como seu exemplo como pai, companheiro, educador. Amigo a deixar muitas, muitas saudades.

Professor Raimundo Edson Santos Távora Filho:
  • Músico (pianista).
  • Graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará-Uece (1990).
  • Graduado em Licenciatura em Música pela UFC (2011).
  • Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Signorelli.
  • Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.
  • Mestrando em Educação Brasileira pela UFC. 
  • Como Músico realizou turnês pelo Brasil e Exterior e acompanhou diversos artistas como:
  • Cauby Peixoto.
  • Elza Soares.
  • Wilson Simonal.
  • Evaldo Gouveia.
  • Pery Ribeiro.
  • KLB.
  • Eliana Pittman.
  • Chrystian e Ralf.
  • Adriana Ribeiro.
  • Gilliard.
  • Silvio Brito.
  • Sérgio Senger.
  • Nicole Borger.
  • Ednardo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma