Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Confira o Arquivo Nirez para 17 de dezembro na História do Ceará:
  • 1824 - Volta ao Governo da Província o tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros.
  • 1878 - Terminada o ramal ferroviário ligando o porto (Poço da Draga) à Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité - EFB.
  • 1894 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, em substituição ao engenheiro militar José Faustino da Silva, o engenheiro Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil.
  • 1903 - Morre em Fortaleza o magistrado e político Antônio Monteiro do Nascimento Filho, ex-deputado estadual. Era cearense de Quixeramobim nascido em 29/07/1864.
  • 1918 - Morre o ex-notário público de Fortaleza Luís Xavier de Castro, que substituiu o velho tabelião Feijó. Era cearense de Fortaleza nascido em 01/067/1848.
  • 1922 - O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, benze, solenemente, os quatro grandes sinos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, batizados de Centenário, Brasil, Ceará e Fortaleza.
  • 1930 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Orlando Marcondes Machado, substituindo o capitão de corveta Mário Hecksher.
  • 1947 - O fortalezense não precisa mais deslocar-se de sua residência para telefonar para grandes distâncias como fazia até então. Foi instalado o Serviço de Tráfego Mútuo de Rádio da Companhia Rádio Internacional, em convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF.
  • 1948 - Inicia-se a mudança do quartel da 10ª Região Militar, da Rua Pedro Pereira nº 461, esquina com Rua General Sampaio, para o quartel antes ocupado pelo 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, esquina com Rua Dr. João Moreira. A 10ª Região Militar - 10ª RM, permanece até hoje no local.
  • 1951 - Chega a Fortaleza o trem-hospital trazendo feridos do pavoroso desastre, próximo à estação de Acopiara, entre a cidade e a estação de Quincoê, com um trem de passageiros da RVC onde houve o descarrilamento da composição puxada pela locomotiva 612, prefixo P-2 precedente do Crato, e que partiu do Iguatu onde pernoitara. Prosseguindo viagem para Fortaleza, o trem deixou a estação de Iguatu exatamente às 5 horas da manhã. Toda a composição foi lançada fora dos trilhos, verificando-se o engavetamento de vários vagões. Apenas a locomotiva e o carro-correio permaneceram incólumes. Entre mortos cerca de 50, e feridos contam-se mais de 100 passageiros.
  • 1952 - Abre-se a VII Festa da Imprensa, no recinto do Parque da Liberdade, em benefício da construção da Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.
  • 1953 - Instala-se, em Fortaleza, no Teatro José de Alencar, o I Congresso Estadual do Ministério Público.
  • 1957 - Morre o compositor cearense Augusto Cabral, que nascera a 21/10/1873.
  • 1961 - A Faculdade de Farmácia e Odontologia deixa o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1321 e passa a ocupar o prédio da antiga Escola Normal, onde estiveram o Grupo Norte da Cidade, Grupo Escolar José de Alencar e a Faculdade de Medicina, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, hoje ocupado pelo IPHAN.
  • 1964 - Inauguradas as novas instalações do Banco dos Exportadores e Importadores de Fortaleza.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, o bacharel em Direito e poeta César Carneiro Leão de Vasconcelos. Nascera em Fortaleza a 17/03/1898.
  • 1966 - Por iniciativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará é inaugurada a Escola Almirante Tamandaré, no bairro de Bom Jardim, com a presença do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM e do Secretário de Educação do Município.
  • 1966 - Em Fortaleza o cantor Jerry Adriani, estreando no Parque Shangay na IV Festa da Mocidade. Depois apresentou-se no Ideal Clube, na Rádio Iracema e no Estádio Presidente Vargas.
  • 1967 - O Fortaleza Esporte Clube sagra-se Campeão Cearense de Futebol de 1967.
  • 1969 - Inaugurada, em Maranguape, a primeira indústria de tecidos felpudos da região Nordeste, Chenille do Nordeste S. A. - Chenosa.
  • 1970 - Toma posse na Cadeira 17, da Academia Cearense de Letras - ACL, cujo Patrono é Joaquim Catunda, no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos, na vaga deixada por Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), o escritor Paulo Bonavides, sendo saudado pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1971 - Com coquetel e uma exposição de fotografias, é inaugurada, no 5º andar da ACI, a nova sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.
  • 1972 - Reinaugurado, após reforma e ampliação, o prédio do Fórum Clóvis Bevilacqua, na Avenida Alberto Nepomuceno, na Praça da Sé. A reforma deu-se em virtude de incêndio ocorrido em posto de gasolina em frente, na Avenida Alberto Nepomuceno e que prejudicou toda a fachada do prédio.
  • 1973 - A diretoria da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Ceará é renovada sagrando-se vencedora a chapa ''Engrandecimento Profissional'' composta dos agrônomos: Presidente - Antônio de Albuquerque Sousa Filho; Vice-presidente - Francisco Tavares Rocha; Secretário Geral - José Braga Paiva; 1º Secretário - Antônio Palmela Bastos de Oliveira; 1º Tesoureiro - José de Araújo Nunes; Conselho Deliberativo - Mauro Barro Gondim e José Almeida Franco; Suplentes - Raimundo Ademar Braga e Vicente de Paula Maia dos Santos Lima; Representantes junto à Federação da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Brasil - José Eloísio Maramaldo Gouveia, Antônio Bezerra Peixoto e Antônio Lopes Bezerra de Menezes; Suplentes - Ellery Barreira, Geraldo Angelim de Albuquerque e Francisco de Assis Leite.
  • 1973 - Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 5.310, a Lei n 4.312, do dia 6, que denomina de Viaduto da FEB o elevado da Avenida Marechal Castelo Branco (Leste-Oeste) sobre a Avenida Alberto Nepomuceno, conhecido popularmente por “Tatazão”, alusão ao vulto popular Zé Tatá.
  • 1981 - Sancionado, pelo prefeito biônico Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara), o novo Código de Obras e Posturas do Município, que ele próprio não cumpriu e mais quatro leis sobre parcelamento e ocupação de solo e uma de concessão definitiva do imóvel sede da IAB no Ceará.
  • 1984 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) inaugura o Conjunto Residencial Morada do Sol, construído pelo Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC.
  • 1986 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida (foto) rompe com o Partido dos Trabalhadores-PT.
  • 1987 - O Diário Oficial do Município 8773 publica o teor da Lei 6245, de 25/11/1987, que restabelece o título honorário de Cidadão de Fortaleza a Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), concedido em 14/12/1961 e cassado no período de exceção.
  • 1989 - Eleito, no segundo turno, presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo do PRN, tendo como vice Itamar Augusto Cautiero Franco T.
  • 1990 - Morre o radialista Cândido Olímpio Colares (Cândido Colares), cearense do Crato.
  • 2001 - A quarta Casa de Mediação Comunitária, é inaugurada à tarde pelo subsecretário da Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente - Soma, Kléber Calou, na Jurema, em Caucaia, localizado dentro da instituição filantrópica Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Dom Almeida Lustosa, 4395 e atenderá em horário comercial problemas envolvendo vizinhos e membros da família. As outras já inauguradas anteriormente são a Casa de Mediação Comunitária na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste, 2.709; no Pirambu, Casa de Mediação Comunitária na Parangaba, na Avenida Júlio Braga, s/n; e Casa de Mediação Comunitária no Tancredo Neves, na Rua Copaíba, 39.
  • 2006 - Morre, aos 94 anos de idade, o general do Exército Brasileiro José Gois de Campos Barros, que exerceu vários cargos no Ceará, entre eles o de Comandante da Polícia Militar do Ceará, suplente de senador, secretário de Segurança Pública, professor da Escola Preparatória de Fortaleza. Era nascido em Flores, PE, no dia 09/08/1912.
  • 2012 - Morre, em Fortaleza, a ex-senadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes, irmã de Adauto Bezerra e Humberto Bezerra. Veio para Fortaleza transferida de Juazeiro do Norte, após sofrer um enfarte. Foi a primeira senadora do Ceará. O sepultamento acontece em Juazeiro do Norte, no dia seguinte.
  • 2013 - Morre, à noite, aos 87 anos de idade, a escultora, tapeceira, desenhista e pintora, Heloisa Ferreira Joaçaba (Heloisa Joaçaba). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino onde às 14 horas do dia seguinte é celebrada uma missa de corpo presente e em seguida enterrado no Cemitério de São João Batista. Heloisa iniciou sua carreira artística nos anos 1950 na Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP. Era presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo; Foi diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Fortaleza; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Fundadora da Casa de Cultura Raimundo Cela, da Sociedade Amigos do Livro e o Museu de Arte e Cultura Popular na Emcetur. Nascera em 1926, em Guaramiranga.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm