Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Confira o Arquivo Nirez para 17 de dezembro na História do Ceará:
  • 1824 - Volta ao Governo da Província o tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros.
  • 1878 - Terminada o ramal ferroviário ligando o porto (Poço da Draga) à Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité - EFB.
  • 1894 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, em substituição ao engenheiro militar José Faustino da Silva, o engenheiro Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil.
  • 1903 - Morre em Fortaleza o magistrado e político Antônio Monteiro do Nascimento Filho, ex-deputado estadual. Era cearense de Quixeramobim nascido em 29/07/1864.
  • 1918 - Morre o ex-notário público de Fortaleza Luís Xavier de Castro, que substituiu o velho tabelião Feijó. Era cearense de Fortaleza nascido em 01/067/1848.
  • 1922 - O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, benze, solenemente, os quatro grandes sinos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, batizados de Centenário, Brasil, Ceará e Fortaleza.
  • 1930 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Orlando Marcondes Machado, substituindo o capitão de corveta Mário Hecksher.
  • 1947 - O fortalezense não precisa mais deslocar-se de sua residência para telefonar para grandes distâncias como fazia até então. Foi instalado o Serviço de Tráfego Mútuo de Rádio da Companhia Rádio Internacional, em convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF.
  • 1948 - Inicia-se a mudança do quartel da 10ª Região Militar, da Rua Pedro Pereira nº 461, esquina com Rua General Sampaio, para o quartel antes ocupado pelo 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, esquina com Rua Dr. João Moreira. A 10ª Região Militar - 10ª RM, permanece até hoje no local.
  • 1951 - Chega a Fortaleza o trem-hospital trazendo feridos do pavoroso desastre, próximo à estação de Acopiara, entre a cidade e a estação de Quincoê, com um trem de passageiros da RVC onde houve o descarrilamento da composição puxada pela locomotiva 612, prefixo P-2 precedente do Crato, e que partiu do Iguatu onde pernoitara. Prosseguindo viagem para Fortaleza, o trem deixou a estação de Iguatu exatamente às 5 horas da manhã. Toda a composição foi lançada fora dos trilhos, verificando-se o engavetamento de vários vagões. Apenas a locomotiva e o carro-correio permaneceram incólumes. Entre mortos cerca de 50, e feridos contam-se mais de 100 passageiros.
  • 1952 - Abre-se a VII Festa da Imprensa, no recinto do Parque da Liberdade, em benefício da construção da Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI.
  • 1953 - Instala-se, em Fortaleza, no Teatro José de Alencar, o I Congresso Estadual do Ministério Público.
  • 1957 - Morre o compositor cearense Augusto Cabral, que nascera a 21/10/1873.
  • 1961 - A Faculdade de Farmácia e Odontologia deixa o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1321 e passa a ocupar o prédio da antiga Escola Normal, onde estiveram o Grupo Norte da Cidade, Grupo Escolar José de Alencar e a Faculdade de Medicina, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, hoje ocupado pelo IPHAN.
  • 1964 - Inauguradas as novas instalações do Banco dos Exportadores e Importadores de Fortaleza.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, o bacharel em Direito e poeta César Carneiro Leão de Vasconcelos. Nascera em Fortaleza a 17/03/1898.
  • 1966 - Por iniciativa da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará é inaugurada a Escola Almirante Tamandaré, no bairro de Bom Jardim, com a presença do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros - EAM e do Secretário de Educação do Município.
  • 1966 - Em Fortaleza o cantor Jerry Adriani, estreando no Parque Shangay na IV Festa da Mocidade. Depois apresentou-se no Ideal Clube, na Rádio Iracema e no Estádio Presidente Vargas.
  • 1967 - O Fortaleza Esporte Clube sagra-se Campeão Cearense de Futebol de 1967.
  • 1969 - Inaugurada, em Maranguape, a primeira indústria de tecidos felpudos da região Nordeste, Chenille do Nordeste S. A. - Chenosa.
  • 1970 - Toma posse na Cadeira 17, da Academia Cearense de Letras - ACL, cujo Patrono é Joaquim Catunda, no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos, na vaga deixada por Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), o escritor Paulo Bonavides, sendo saudado pelo jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
  • 1971 - Com coquetel e uma exposição de fotografias, é inaugurada, no 5º andar da ACI, a nova sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.
  • 1972 - Reinaugurado, após reforma e ampliação, o prédio do Fórum Clóvis Bevilacqua, na Avenida Alberto Nepomuceno, na Praça da Sé. A reforma deu-se em virtude de incêndio ocorrido em posto de gasolina em frente, na Avenida Alberto Nepomuceno e que prejudicou toda a fachada do prédio.
  • 1973 - A diretoria da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Ceará é renovada sagrando-se vencedora a chapa ''Engrandecimento Profissional'' composta dos agrônomos: Presidente - Antônio de Albuquerque Sousa Filho; Vice-presidente - Francisco Tavares Rocha; Secretário Geral - José Braga Paiva; 1º Secretário - Antônio Palmela Bastos de Oliveira; 1º Tesoureiro - José de Araújo Nunes; Conselho Deliberativo - Mauro Barro Gondim e José Almeida Franco; Suplentes - Raimundo Ademar Braga e Vicente de Paula Maia dos Santos Lima; Representantes junto à Federação da Associação dos Engenheiros-agrônomos do Brasil - José Eloísio Maramaldo Gouveia, Antônio Bezerra Peixoto e Antônio Lopes Bezerra de Menezes; Suplentes - Ellery Barreira, Geraldo Angelim de Albuquerque e Francisco de Assis Leite.
  • 1973 - Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 5.310, a Lei n 4.312, do dia 6, que denomina de Viaduto da FEB o elevado da Avenida Marechal Castelo Branco (Leste-Oeste) sobre a Avenida Alberto Nepomuceno, conhecido popularmente por “Tatazão”, alusão ao vulto popular Zé Tatá.
  • 1981 - Sancionado, pelo prefeito biônico Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara), o novo Código de Obras e Posturas do Município, que ele próprio não cumpriu e mais quatro leis sobre parcelamento e ocupação de solo e uma de concessão definitiva do imóvel sede da IAB no Ceará.
  • 1984 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) inaugura o Conjunto Residencial Morada do Sol, construído pelo Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC.
  • 1986 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida (foto) rompe com o Partido dos Trabalhadores-PT.
  • 1987 - O Diário Oficial do Município 8773 publica o teor da Lei 6245, de 25/11/1987, que restabelece o título honorário de Cidadão de Fortaleza a Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), concedido em 14/12/1961 e cassado no período de exceção.
  • 1989 - Eleito, no segundo turno, presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo do PRN, tendo como vice Itamar Augusto Cautiero Franco T.
  • 1990 - Morre o radialista Cândido Olímpio Colares (Cândido Colares), cearense do Crato.
  • 2001 - A quarta Casa de Mediação Comunitária, é inaugurada à tarde pelo subsecretário da Secretaria da Ouvidoria Geral e do Meio Ambiente - Soma, Kléber Calou, na Jurema, em Caucaia, localizado dentro da instituição filantrópica Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Dom Almeida Lustosa, 4395 e atenderá em horário comercial problemas envolvendo vizinhos e membros da família. As outras já inauguradas anteriormente são a Casa de Mediação Comunitária na Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste, 2.709; no Pirambu, Casa de Mediação Comunitária na Parangaba, na Avenida Júlio Braga, s/n; e Casa de Mediação Comunitária no Tancredo Neves, na Rua Copaíba, 39.
  • 2006 - Morre, aos 94 anos de idade, o general do Exército Brasileiro José Gois de Campos Barros, que exerceu vários cargos no Ceará, entre eles o de Comandante da Polícia Militar do Ceará, suplente de senador, secretário de Segurança Pública, professor da Escola Preparatória de Fortaleza. Era nascido em Flores, PE, no dia 09/08/1912.
  • 2012 - Morre, em Fortaleza, a ex-senadora Maria Alacoque Bezerra de Menezes, irmã de Adauto Bezerra e Humberto Bezerra. Veio para Fortaleza transferida de Juazeiro do Norte, após sofrer um enfarte. Foi a primeira senadora do Ceará. O sepultamento acontece em Juazeiro do Norte, no dia seguinte.
  • 2013 - Morre, à noite, aos 87 anos de idade, a escultora, tapeceira, desenhista e pintora, Heloisa Ferreira Joaçaba (Heloisa Joaçaba). Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino onde às 14 horas do dia seguinte é celebrada uma missa de corpo presente e em seguida enterrado no Cemitério de São João Batista. Heloisa iniciou sua carreira artística nos anos 1950 na Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP. Era presidente nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo; Foi diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Fortaleza; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Fundadora da Casa de Cultura Raimundo Cela, da Sociedade Amigos do Livro e o Museu de Arte e Cultura Popular na Emcetur. Nascera em 1926, em Guaramiranga.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".