Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Confira o Arquivo Nirez para 11 de dezembro na História do Ceará:

  • 1868 - Acontece a Batalha do Avaí, no conflito contra o Paraguai, que embora com a vitória brasileira, deixa um saldo negativo de 297 brasileiros mortos, entre eles o bravo João Sorongo, encontrado morto, sem os braços, com a bandeira nacional nos dentes.
  • 1904 - Morre, em Fortaleza, o padre Leandro Teixeira Pequeno. Ordenou-se no Seminário Episcopal do Ceará, atual Seminário da Prainha,  em 30 de novembro de 1878. Foi vigário de Mombaça no período de 1884 a 1888. Nascera em Icó,  em dois de fevereiro de 1855.
  • 1913 - Inaugura-se a linha de bondes de tração elétrica da linha do Alagadiço, que saindo da Praça do Ferreira pela Rua Major Facundo dobrava à direita na Rua Clarindo de Queirós indo até a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), Avenida Bezerra de Menezes e voltando pelo mesmo caminho até chegar a Rua Clarindo de Queirós, onde segue até a Praça do Carmo, dobrando na Avenida Duque de Caxias e entrando pela Rua Floriano Peixoto para voltar à Praça do Ferreira.
  • 1916 - Fundado em Fortaleza o Tiro Brasileiro General Tibúrcio.
  • 1919 - O 46º Batalhão de Caçadores passa a denominar-se 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, pelo Decreto nº 13.916. Seu 1º comandante foi o coronel Felipe Antônio da Fonseca Galvão.
  • 1920 - Assume o comando do Regimento Militar do Estado o coronel do Exército, Gustavo Frederico Bentermuller.
  • 1924 - O Capitão dos Portos do Ceará, capitão de corveta Edgar Antônio Lynch, passa o comando ao interino, capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca, que assume pela segunda vez o cargo.
  • 1926 - Instituído, pelo jornal Correio do Ceará, o concurso da Rainha dos Estudantes.
  • 1931 - Joaquim da Silveira Marinho divulga, pela imprensa, que adquiriu os direitos de propriedade do Almanaque do Ceará, a Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara).
  • 1933 - O Decreto 1163 cria uma escola para menores abandonados e delinquentes, subordinada à Chefatura de Polícia do Estado, com internato e ensino agrícola, no Santo Antônio de Pitaguari. Depois ficou conhecida por Santo Antônio do Buraco. Seria depois a Escola de Menores Carneiro de Mendonça.
  • 1936 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o advogado cearense Oscar Peixoto de Alencar, que ali se encontrava para tratamento de saúde.
  • 1941 - Fundado o Sindicato de Alfaiataria e Confecções de Roupas para Homens de Fortaleza, cujo primeiro presidente foi Manuel Bezerra Lima.
  • 1942 - Por decreto do presidente da república, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), vem de ser designado para o comando da 3º Brigada de Infantaria, o coronel João Felipe Bandeira de Melo, que comandava o 24º Batalhão de Caçadores, sediado em São Luiz do Maranhão. Durante a sua ausência, pois ainda permanecerá no Maranhão, responderá pelo expediente da Brigada de Infantaria o capitão Hermes Vieira Chaves.
  • 1945 - Estreia, às 20h30, o pianista Alexandre Orlowsky, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística.
  • 1948 - Fundado em Fortaleza o Clube de Engenharia do Ceará.
  • 1955 - Funda-se o Esperanto Klubo Demócrito Rocha, do Ginásio Presidente Vargas, em Messejana.
  • 1955 - O vice-governador Flávio Portela Marcílio inaugura, na Praça da Escola Preparatória de Fortaleza (hoje, Colégio Militar de Fortaleza), o Estádio General Eudoro Corrêa, uma homenagem ao militar que durante muitos anos comandou o Colégio Militar do Ceará. A convite do coronel José Ventura, comandante da Escola Preparatória, o general Eudoro Corrêa cortou a fita simbólica do estádio que recebeu seu nome.
  • 1958 - Morre, em Fortaleza, a empresária italiana Maria Pierina Rossi Hinko (Pierina Hinko), que foi casada com o comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho) e, viúva, consorciou-se com o arquiteto húngaro Emílio Hinko. Nascera em Milão, Itália, a 11/01/1889.
  • 1967 - O Diário Oficial do Município 3.818 publica a Lei 3.488 do dia 5, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao ministro José Cláudio de Oliveira, cearense de Pacajus.
  • 1972 - Com projeto assinado pelo arquiteto Wesson Monteiro Nóbrega têm início as obras de reconstrução da Praça Clóvis Beviláqua.
  • 1972 - O prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho), sanciona a Lei 4.121, dando o nome de Praça Diplomata Ednildo Gomes Soárez a um espaço localizado, na Aldeota, entre a Rua Silva Paulet, Rua Tenente. Benévolo, Rua Pereira Filgueira e Rua José Vilar. No local existe o tradicional Campo do América. O professor Edílson Brasil Soárez, que agradeceu em nome da família.
  • 1973 - Inaugura-se, na Avenida Aguanambi nº1439, entre a Avenida Soriano Albuquerque, a Rua Lauro Maia e a Rua João Lopes Filho o supermercado Mercantil São José, 11, pertencente ao Grupo Eudes Ximenes, com as presenças do governador César Cals de Oliveira Filho e do prefeito Vicente Fialho. Hoje o prédio é ocupado por um dos supermercados Extra, depois de ter abrigado um do grupo Pão de Açúcar.
  • 1975 - Cai um avião do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, na Aerolândia, com a tripulação e engenheiro a bordo. Nenhuma vítima.
  • 1975 - Lei publicada no Diário Oficial do Município 5.808, de 16 de dezembro de 1975, denomina o quarteirão entre a Rua Miguel Gonçalves, Rua Álvaro Fernandes, Rua João Firmino e Rua Senador Sá, nas Damas, como Praça Virgílio Nogueira Paes. Curiosamente hoje existe no local um bloco de apartamentos.
  • 1976 - Inaugurada, às 20 horas, a nova sede do Clube de Engenharia do Ceará, na Praia do Futuro.
  • 1977 - Presta depoimento ao Museu Cearense da Comunicação (hoje Arquivo Nirez), o compositor cearense de fama mundial Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), criador, com Luís Gonzaga do Nascimento, do baião urbanizado.
  • 1984 - Entrega, pelo governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), da Medalha da Abolição a quatro personalidades: Dom Hélder Câmara, general Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso Albuquerque Lima) (falecido), o fazendário Audísio Mosca de Carvalho e o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
  • 1984 - No Centro de Convenções é aberta a I Exacta, Exposição Anual da Construção, Tecnologia e Arquitetura.
  • 1984 - Morre o compositor e cantor cearense, de projeção nacional, Hermenegildo Evangelista de Paula (Catulo de Paula), cearense de São Benedito nascido a 13 de agosto de 1923.
  • 1990 - Morre em Fortaleza, aos 75 anos de idade, o intelectual Antônio Girão Barroso, jornalista, poeta, escritor e político, um dos fundadores do movimento CLÃ. Era cearense de Brejo Seco, atual Araripe, onde nascera a seis de junho de 1914. Era filho de Antônio Teodorico da Costa Barroso.
  • 1996 - Fundado, na Casa de Juvenal Galeno, o Movimento de Proteção ao Silêncio Urbano - Psiu, com sua diretoria formada pelo jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), presidente; arquiteto Delberg Ponce de Leon, vice-presidente; advogado José Estélio de Lima Melo, secretário; e professor Moacir Marinho, tesoureiro.
  • 1996 - Morre, aos 68 anos de idade, o médico Francisco Carvalho Nunes, um dos fundadores do Pronto Médico. Nascera em Fortaleza no dia três de dezembro de 1931.
  • 2000 - Incêndio destrói, na madrugada, uma das 18 enfermarias da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, já interditada para obras. Por ficar ao lado de berçários, provocou corre-corre e os recém nascidos foram levados por suas mães que ficaram no pátio enquanto várias pacientes foram transferidas para outras unidades, pois estavam em trabalho de parto.
  • 2000 - A Socicam e o Governo do Estado inauguram à noite, na Rua Hipólito Pamplona, 45, o Terminal Rodoviário de Antônio Bezerra, que substitui a chamada Rodoviária dos Pobres.
  • 2000 - Começa a transferência do maquinário e mobiliário da extinta Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, do prédio da Água Fria, para a sede da Imprensa Oficial Cooperativa e Gráfica Ltda., na Vila de Ligação 3, no Distrito Industrial 3, na Pajuçara.
  • 2000 - Inaugurado à noite o Hospital Dia Peter Pan, localizado por trás do Hospital Infantil Albert Sabin, onde já vinha funcionando, destinado ao tratamento de crianças portadoras de câncer, construído com o trabalho voluntário da Associação Peter Pan. Sua diretora é a médica Olga Freire Maia.
  • 2001 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF muda-se do Palácio João Brígido, antigo Palácio do Bispo, na Rua São José s/nº, onde ficava o gabinete do prefeito, para prédio na Avenida Luciano Carneiro nº 2235, onde funcionou a empresa Mudanças Confiança, no bairro Vila União.
  • 2002 - Três médicos do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand recebem no auditório da MEAC, a Medalha Boticário Ferreira, por indicação dos vereadores José Maria Couto e Jaziel Pereira, da Câmara Municipal de Fortaleza, Eugênio Lincoln Maia, diretor geral do Hospital Walter Cantídio (das Clínicas); Francisco Manuelito Lima de Almeida, diretor geral da Maternidade-Escola e George Magalhães de Oliveira, chefe do serviço de medicina interna do HUWC.
  • 2008 - Morre, em Fortaleza, o músico e compositor Manoel Ferreira Lima. Ingressara na Polícia Militar do Ceará em 1962. Foi regente da Banda de Música da PMC na década de 1980. Passou para a reserva em 1985 e prestou serviço na Secretaria de Cultura do Estado. É sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Iguatu,, a nove de janeiro de 1932.
  • 2015 - Morre, à noite, aos 63 anos, o jornalista, professor, radialista, e ouvidor da Universidade Federal do Ceará-UFC, Agostinho Gósson, que lutava há alguns anos contra um câncer no fígado. O velório ocorre no dia seguinte seguido do sepultamento no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio. Agostinho nascera em São Paulo, SP, mudando-se para Fortaleza em 1978. Foi presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, da Rádio Universitária FM, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará- Sindjorce, da Federação Nacional do Jornalistas-Fenaj e atuou nos principais órgão de comunicação de Fortaqleza. Agostinho recebera o Título de Cidadão Cearense pela Assembleia Legislativa do Ceará. Nascera em São Paulo, em 28 de junho de 1953.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma