Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará entrega Escola de Gastronomia e Hotelaria

 

O Governo do Ceará, por meio de parceria com o Sistema Federação do Comércio (Fecomércio-CE), entregou a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará nesta segunda-feira (20 de dezembro de 2021), com a presença do governador Camilo Santana (PT). 

O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Condomínio Panorama Artesanal, vai oferecer cursos e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade do entorno, por meio de iniciativas de Fecomércio, Sesc e Senac. 

A solenidade teve a presença da:

  • Vice-governadora, Izolda Cela (PDTT).
  • Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).
  • Presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt.
  •  Jovem Gestora do Dezembro 2021, a estudante Anna Victória, que cumpriu agenda ao lado do governador.

- Quero agradecer a parceria de todos os envolvidos, o Estado investiu algo em torno de R$ 30 milhões neste equipamento para recuperar este patrimônio do povo de Fortaleza. E nós estamos transformando toda a aérea da antiga Estação João Felipe. Aqui vai virar um grande espaço turístico de Fortaleza, vai ser um dos mais belos espaços do Brasil, e a Escola estará integrada a este espaço. E nós precisamos atrair o turismo para a nossa cidade, e este equipamento pode oferecer uma melhor capacitação aos nossos jovens, aos cearenses, e que possamos atender bem aos turistas que chegam em nossa Capital”, ressaltou o governador.

No prédio de 4 mil metros quadrados (m²) serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

Para o vice-prefeito de Fortaleza, o Ceará demonstra a importância de investir em capacitação. 

- Não chegaremos a um Estado desenvolvido e próspero se a educação não for prioridade. Aqui estamos testemunhando mais um investimento vultuoso em educação e em uma área que vai trazer desenvolvimento para o Estado, que é a gastronomia. E aqui está um lugar de esperança, onde jovens vão iniciar uma trabalho, que vão ser capacitados para buscar os seus sonhos. Vamos iniciar, pela Prefeitura, um trabalho de requalificação do (bairro) Moura Brasil e usar este equipamentos para contribuir com este trabalho”, disse Elcio Batista.

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará terá dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico simulando recepção e suíte de hotel; e outro com lavanderia e rouparia, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. A Escola também possui um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

Através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento também terá uma unidade do restaurante da rede. A parceria entre Governo do Ceará e Sistema Fecomércio para a gestão do equipamento foi firmada em dezembro de 2019. A concessão do equipamento é de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do Condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a Escola foi projetada para receber 600 pessoas.

O presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, exaltou a união para que o projeto saísse do papel. 

- Juntos, podemos fazer mais pelo Estado, e esta Escola atenderá não apenas os fortalezenses e moradores do entorno, mas pode qualificar todos os cearenses, principalmente aqueles que moram em outras cidades com destinos turísticos, e que vão voltar formados e capacitados para interagir e desenvolver o turismo em cada região”, informou.

O prédio, com arquitetura de Fausto Nilo e Delberg Ponce De Leon, dialoga com o entorno, permeado por equipamentos importantes para a cultura cearense, como a futura Estação das Artes, resultado da reforma em andamento da antiga Estação Ferroviária João Felipe.

A estrutura metroviária facilita o acesso. Ao redor também estão Emcetur, Passeio Público e Catedral Metropolitana de Fortaleza, entre outros atrativos.


Izolda Cela, vice-governadora do Ceará, ressaltou o papel de formação para o mercado de trabalho que o equipamento possui. 

- Uma Escola como esta tem muita relevância para a economia, para um Estado que sabemos ser o turismo ponto essencial. E é absolutamente imprescindível que nós tenhamos pessoas preparadas cada vez melhor para atuar nesse campo. Então esta composição de investimentos é necessária para que realmente a gente promova esta área que é tão relevante para o Ceará. E há um aspecto que acho fundamental em nosso Governo: o de estabelecer pontes com a sua comunidade”, apontou.

Autoridades - Entre outras autoridades, estiveram presentes ao evento o:

  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Deputados federais Leônidas Cristino (PDT) e Domingos Neto (PSD).
  • Deputado estadual Queiroz Filho (PDT).
  • Vereadores Léo Couto e Cônsul do Povo.
  • Representantes do Sistema Fecomércio.
  • Lideranças sociais.

O governador finalizou sua fala destacando que a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará tem um potencial muito grande de gerar Emprego e Renda, sempre investindo na Educação.

- São equipamentos que vêm agregar toda uma rede do Estado, do Sesc, Senac e Senai, de capacitação. Nosso governo é de uma geração que acredita que, para transformar o País, o Estado, o grande caminho é através da Educação.”

Com  informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma