Pular para o conteúdo principal



Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte comemoram 75 anos com expansão no País

 As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, responsáveis pelas marcas Brilux, Minhoto, Sonho e Even, completam 75 anos nesta sexta-feira (17). A nova idade chega fortalecendo a atuação da empresa em novos mercados, além da participação em projetos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas e ecossistemas.

O Grupo nascido em Pernambuco, pelas mãos de Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte, falecido em 2020 aos 99 anos, hoje conta com um portfólio de mais de 330 produtos nos segmentos de limpeza doméstica, higiene pessoal, inseticidas e condimentos. 

São produzidos, por ano, aproximadamente 300 milhões de litros de água sanitária, 270 milhões de litros de sabonetes e 60 milhões de litros de vinagre. Em sua mais recente iniciativa, a empresa expandiu sua atuação no Brasil. Além da matriz, situada em Paulista, Pernambuco, e das indústrias na Bahia, Ceará e Pará, a companhia inaugurou sua quinta unidade industrial na cidade de Itajubá, em Minas Gerais, com um investimento de R$ 100 milhões.

A empresa enxerga uma grande oportunidade com essa planta no Sudeste.

- Queremos levar para todo o país nossos produtos de qualidade, custo benefício e confiança que consolidou nossa marca líder no Norte e Nordeste”, comenta o diretor superintendente das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Hisbello de Andrade Lima Neto.

Para seguir presente no dia a dia de milhares de famílias, o grupo investe continuamente em pesquisa e inovação. A empresa utiliza no seu parque industrial a mais avançada tecnologia nacional e de outros países, como França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália, garantindo o alto padrão de qualidade na produção. 

- Nosso diferencial é a união de tecnologia, excelência na qualidade e preços acessíveis”, completa Hisbello.

Durante a Pandemia da Covid-19, a companhia apostou em soluções para conter a crise sanitária global investindo em produtos de higiene e limpeza eficazes contra o coronavírus. 

- No último ano, ampliamos nosso portfólio com o apelo de proteção, como o Multiuso Antibac e o Álcool 70, e criamos ações para ajudar nossos consumidores”, detalha a gerente de Marketing e Trade da Raymundo da Fonte, Renata Cavalcante.

Inovação para o Meio Ambiente - Voltando seu olhar para a preservação dos recursos naturais e na conservação do meio ambiente, as Indústrias Raymundo da Fonte também estão sempre em busca de parcerias com projetos inovadores. Uma das iniciativas é o acordo de compensação ambiental realizado em conjunto com o programa “Eu Reciclo”, garantindo que, no mínimo, 22% de todas as embalagens produzidas pela companhia serão recicladas. “Estamos constantemente buscando criar soluções que aliam oportunidades econômicas com benefícios para nossos consumidores e o meio ambiente. Queremos cada vez mais trazer soluções sustentáveis”, declara Renata Cavalcante.

Em parceria com este projeto socioambiental, o grupo já financiou, desde 2019, a reciclagem de 4,6 mil toneladas de plástico. A iniciativa gera renda por meio da coleta, triagem e destinação de embalagens descartadas.

Os resíduos líquidos também são foco da atenção da Raymundo da Fonte, que possui Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para reutilizar e/ou tratar os resíduos, de forma que sejam inseridos novamente no meio ambiente sem causar danos.

Valorização das pessoas - Além do trabalho comprometido com o meio ambiente, o grupo tem por missão contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor. “Nossa responsabilidade é investir em projetos educacionais, capacitação continuada e na valorização dos colaboradores”, pontua Hisbello de Andrade Lima Neto. 

Este ano, a empresa foi certificada pelo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar. "Essa conquista reitera a nossa cultura de valorização das nossas pessoas e o nosso trabalho incansável na construção de um ambiente cada vez mais colaborativo", celebra o superintendente.

As ações, no entanto, não se limitam ao ambiente da fábrica. Juntamente com o Movimento Pró-criança, as Indústrias Raymundo da Fonte  promoveram o Núcleo de Inclusão Digital (NID), que desde 2015 já formou mais de 2.300 crianças e adolescentes com aulas gratuitas de informática. Em 2018, este projeto foi reconhecido pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e terceira melhor do País.

Outra iniciativa de impacto é a Indústria do Conhecimento (IDC). Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), disponibiliza um acervo rico e diversificado, composto por obras das mais diversas áreas culturais para os seus funcionários, familiares e comunidades locais.

Linha do tempo da Raymundo da Fonte

  • 1946 - Lançamento do primeiro produto, o inseticida em espiral Sentinela para o mercado do Nordeste e em seguida o Alerta para o Rio de Janeiro, virando o maior fabricante do Brasil.
  • Décadas de 1950 e 1960- Início da produção de plástico, vela e ceras para o piso. Expansão para o mercado de limpeza doméstica, surgiu então uma das marcas mais lembradas e queridas pelos consumidores, a Brilux.
  • Década de 1970 - Inserindo-se no mercado de condimentos, a marca Minhoto se tornou líder de vendas. Foi ainda nesta década que inovou e lançou a primeira água sanitária com garrafa de plástico do Nordeste. Mas prática e segura atendendo aos desejos das donas de casa.
  • Décadas de 1980 e 1990 - Ampliando o portfólio de produtos, são lançados multiuso, limpa vidro e água-sanitária Brilux; amaciante e passa-roupas Sonho e o desodorante Floral.
  • Década de 2000 - Entra no segmento de higiene pessoal lançando sabonetes Floral; creme dental, escova, fio dental, antisséptico e sabonetes Even, além do lava-roupas líquido e tira-manchas Brilux.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...