Pular para o conteúdo principal

Morre aos 88 anos Monarca

 Morreu, na noite deste sábado (11), no Rio de Janeiro o mestre Hildemar Diniz (Monarco), presidente de honra e da Escola de Samba Portela. 

O sambista estava internado no Hospital Federal Cardoso Fontes, desde novembro passado, quando foi internado para fazer uma cirurgia no Intestino, e acabou não resistindo às complicações.

Aos 88 anos, ele era o mais antigo integrante da Velha Guarda da Azul e Branco. O velório será neste domingo (12), na quadra da Portela.

Referência da Escola de Madureira ao lado de nomes da nata do samba, como Paulinho da Viola e Clara Nunes, Hildemar Diniz ficou conhecido por um apelido de infância, que ganhou quando ainda vivia em Nova Iguaçu. Filho do marceneiro e poeta José Felipe Diniz, chegou a ajudar a mãe, separada, nas despesas da casa, vendendo mangas na feira da cidade da Baixada Fluminense.

Aos 10 anos, o carioca do bairro de Cavalcanti voltou a morar no Rio, desta vez em Oswaldo Cruz, onde passou a frequentar as rodas de samba. Ali conheceu bambas como Paulo da Portela, fundador da Azul e Branco, de quem se tornou discípulo. Na década de 1950, ingressou na Ala de Compositores da escola, levado por Alcides Malandro Histórico, de quem se tornou parceiro. Cavaquinista e percussionista, também foi diretor de harmonia.

Na década de 1960, chegou a trocar a Portela pela Unidos de Jacarezinho (que o homenageou em 2005 com o enredo "Monarco; Voz e memória do samba, um passado de glória"), mas retornou à Portela em 1969. Em 1970, gravou, junto à Velha-Guarda da Portela, o disco "Portela passado de glória", produzido por Paulinho da Viola.

É autor de alguns de sambas clássicos que exaltam a escola, como "Passado de glória", um dos "esquentas" obrigatórios da Portela antes de entrar na Avenida. 

O primeiro disco solo veio em 1976, com temas como "O quitandeiro" (com Paulo da Portela) e "Lenço" (com Francisco Santana). Outros de seus sucessos são "Triste desventura", "Vai vadiar" e "Coração em desalinho", essas duas últimas se tornaram grandes sucessos na voz do também portelense Zeca Pagodinho.

Em 1999, a cantora Marisa Monte, também portelense, convidou Monarco e a Velha Guarda para gravar o CD "Tudo azul". Em 2008, foi lançado o o documentário "Mistério do samba", de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, também produzido por Marisa Monte, tendo Monarco como um de seus principais personagens. Em 2010, grava seu primeiro DVD, "Monarco: A memória do samba", a partir de um show no Teatro Oi Casa Grande.

Em seu aniversário de 87 anos, celebrado em 2020, durante a Pandemia de Covid-19, Monarco fez uma live comemorativa com a participação de amigos como:

  • Paulinho da Viola.
  • Marisa Monte.
  • Maria Rita.
  • Criolo.
  • Nelson Sargento.
  • Martinho da Vila.
  • Teresa Cristina.
  • Diogo Nogueira.
  • Glória Pires.
  • Orlando Moraes.

Em entrevista ao Globo, na época, ele afirmou que estava com saudades do público e da neta, mas não se exporia ao risco de contaminação pela Covid-19:

- Cantar é a maior alegria da minha vida. Desço do palco e as moças e os rapazes vêm me abraçar. Sem falar que estou duro, né? Mas nem tudo é dinheiro, eu estou vivo! - disse ele, completando.

- Ela (a neta) diz que não quer nem saber, que vem me ver e pronto. Mas ficaremos distantes. Ela acena para mim, e eu aceno para ela. Sou esse negócio de idoso e do grupo de risco, né? Sei que um dia vou morrer, mas não vou procurar sarna para me coçar antes da hora, né? Só vou no dia que o mestre maior disser: 'Monarco, acabou, vamos subir'.

Entre "Portela Passado de Glória", de 1970, e "Monarco de todos os tempos", de 2018, o compositor lançou 16 discos em sua carreira.

Monarco fundou uma verdadeira linhagem do samba: é pai dos compositores e cantores Marcos Diniz (Trio Calafrio) e Mauro Diniz, idealizador do Trem do Samba. Sua neta, Juliana Diniz (filha de Mauro) é atriz e cantora.

Com informações do jornal Extra.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre Narcélio Limaverde

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (26 de janeiro de 2022), o comunicador Narcélio Sobreira Limaverde, aos 90 anos com 68 anos de Rádio.   Narcélio Limaverde estava internado há 15 dias, no Hospital Otoclínica da Avenida Antônio Sales, em Fortaleza, tratando de uma Pneumonia severa. Ele tratava também de um Linfoma no Pulmão. Narcélio deixa viúva a esposa Helenira Limaverde que com quem esteve casado por 63 anos; e faria em primeiro de maio 64 anos de casado; e órfãos, os filhos, Sérgio, Adriana, Vládia, e Narcélio Filho; sete netos; e três bisnetos. Velório  - O Velório acontece de 10 às 16 horas, desta quarta-feira (26), na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2.255-Aldeota). Missa de corpo presente às 16 horas, na Ternura, seguida de cremação do corpo. Narcélio Limaverde trabalhou nas rádios: Dragão do Mar AM 690. Verdes Mares 810 AM. Verdes Mares FM 93 Cidade AM 860. Assunção Cearense AM 620. AM do O Povo 1010. Ceará Rádio Clube 1.200. Uirapuru AM 760. Rádio Jornal do Comm