Pular para o conteúdo principal

MRV recebe Selo Pró-Ética

A MRV é uma das 66 empresas que integra a lista de 'aprovadas e reconhecidas' para receber o selo Pró-Ética 2020/2021 - iniciativa realizada há mais de uma década pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos.

O objetivo é incentivar a adoção voluntária de medidas de integridade e de prevenção da corrupção no setor empresarial. 

A avaliação dos programas de integridade no Pró-Ética segue o propósito que norteia todo o projeto, qual seja, reconhecer e fomentar a adoção de boas práticas de integridade, conscientizando as empresas sobre seu relevante papel no combate à corrupção.

A lista de empresas premiadas dessa edição foi divulgada durante a 2ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, ocorrida em Brasília. A seleção teve início em outubro de 2020 e reuniu 236 Companhias, dos mais variados portes e ramos de atuação, todas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. 

Elas foram avaliadas por um Comitê formado por representantes da CGU, do Instituto Ethos e mais nove instituições convidadas, como:

  • Febraban.
  • Sebrae.
  • Apex Brasil.
  • Ibracon.
  • CNI.

A exemplo de anos anteriores, as análises se deram a partir de questionários respondidos pelas empresas participantes e levaram em conta a efetividade, a inovação e a consistência das medidas de integridade executadas.

Das 66 empresas selecionadas pelo comitê avaliador, a MRV foi um dos grandes destaques da edição atual, sendo a primeira construtora e incorporadora a receber o maior reconhecimento à integridade e a Ética no meio corporativo, em razão de possuir um programa de integridade efetivo e dos compromissos voluntários que tem assumido junto a várias entidades - e se baseiam em condutas pautadas pela integridade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 

Misec - Em setembro, a MRV formalizou a sua adesão ao Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (Misec). Trata-se de uma ação coletiva promovida pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e que também tem a participação do Instituto Ethos. Além dos compromissos firmados, a adesão também incluiu o fomento e engajamento da cadeia de valor em prol da integridade.

Em novembro, pelo segundo ano consecutivo, a MRV também foi reconhecida como a melhor, dentre mais de 2 mil empresas em todo o território nacional, na dimensão Governança Corporativa pelo Anuário Época Negócios 360°. O Ranking de 2021 é o resultado de uma análise profunda, feita por professores da Fundação Dom Cabral (FDC) e por jornalistas especializados, que leva em conta: capacidade de inovação, sustentabilidade, visão de futuro, gestão de pessoas e governança corporativa.

- Ao aderir a essas ações globais e, sobretudo, obter reconhecimento pelas nossas iniciativas, a MRV reforça o seu compromisso com a cultura ética da organização e com a defesa da concorrência leal para gerar novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis, que são valores balizadores das nossas tomadas de decisão", destaca o CEO da MRV, Eduardo Fischer.

WOBA MRV, maior construtora da América Latina, e a Urba, empresa de desenvolvimento urbano, ambas integrantes da plataforma de soluções habitacionais MRV&CO, foram certificadas com o selo Women on Board (WOB) – iniciativa apoiada pela ONU Mulheres para reconhecer, valorizar e divulgar a presença feminina nos ambientes corporativos.

No caso da MRV, essa participação atinge 28,6% de seu conselho de administração, que tem como membros Betania Tanure de Barros e Maria Fernanda Menin. Esse time ainda é reforçado por mais cerca de quatro mil mulheres que hoje representam 20% do quadro total de funcionários da Companhia – sendo um quinto em posições de liderança.

- A MRV é um exemplo a ser seguido. Mesmo atuando em um setor onde a presença masculina é preponderante, temos conseguido, ano a ano, trabalhar a equidade de gênero em nossos quadros, não só no Conselho, como em todas as áreas", destaca Maria Fernanda Menin.

Segundo ela, de 2019 para 2020 a presença de mulheres no grupo aumentou quase 14%.

- A equidade de gênero é um dos pilares trabalhados na organização. O tema é tratado no nosso código de conduta; em nosso procedimento operacional padrão de recrutamento e, também, na nossa Política de Gestão de Pessoas", destaca Fernanda Menin.

Urba - Já no caso da Urba, que também integra o Grupo MRV&CO, a representatividade feminina é ainda mais numerosa. No conselho de administração, a proporção é de 37,5%, graças à presença de Junia Galvão, Jercineide Castro e Mônica Simão (foto). O número é mais que o triplo da média verificada no Brasil.

Women on Board - Criada em 2019, a certificação Women on Board (WOB) atesta as empresas que têm, ao menos, duas mulheres em seus conselhos administrativos ou consultivos. Esse percentual é definido com base em dados estatísticos que medem a presença feminina nos Conselhos de Administração de Empresas.

No Brasil, em média, esse número é de 11% - segundo estudos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pela Teva Índices. Ou seja, para cada 10 conselheiros há apenas uma única representante do sexo feminino. Por isso a meta mínima estabelecida pela WOB, de dois assentos por conselho (ou 20% dos integrantes).

Acompanhamento - De acordo com a WOB, a manutenção do selo se dá a partir dessa composição mínima de representantes do sexo feminino nos conselhos empresariais. A entidade também faz o acompanhamento dos resultados alcançados por meio da ação, com foco em eficiência, criatividade e responsabilidade social.

Além da MRV e da Urba, outras cerca de 40 empresas brasileiras já foram certificadas com o Selo Women on Board, a exemplo da:

  • Ambev.
  • B3.
  • Banco BMG.
  • EDP.
  • Natura.
  • Santander.
  • Renner.
  • Pernambucanas.
  • AgroGalaxy.
  • Grupo Hospitalar Albert Einstein.
  • Arezzo &Co.
  • Copel.
  • Furnas.
  • Grupo Fleury.

Pets - Nos últimos anos, a MRV tem oferecido produtos e serviços de forma 100% digital com foco em comodidade, facilidade e preços acessíveis aos clientes, desde a personalização dos acabamentos até a oferta de parcerias com grandes marcas de eletrodomésticos, móveis, decoração, produtos para pets e outros. 

Neste período, o Marketplace já somou quase R$ 190 milhões em GMV (Gross Merchandise Value) e se consolida agora com a marca Mundo da Casa, iniciando uma nova fase de operação junto aos clientes do grupo, em meio a um recorde de movimentação financeira registrado ao longo de 2021. A expectativa é potencializar ainda mais os bons resultados obtidos ao longo de 2021, entre os cerca de 500 mil clientes ativos que o grupo possui. No comparativo com 2020, o GMV acumulado entre janeiro e setembro teve variação positiva de 43%. 

No último trimestre a plataforma apresentou recorde histórico de movimentação. A projeção é que, nos próximos anos, o Mundo da Casa movimente um volume anual bruto de aproximadamente R$ 140 milhões em mercadorias comercializadas.
Desta maneira, o Mundo da Casa passa a ser uma nova marca da MRV&CO, que surge para ampliar ainda mais a oferta de facilidades e serviços na plataforma da holding, formando um ecossistema digital completo de moradia para o cliente. 

Trata-se de uma ação pioneira no setor com objetivo de simplificar drasticamente a conquista do imóvel através da experiência digital, não só na aquisição do imóvel, mas também na personalização dele. 

A jornada do cliente na plataforma digital se inicia na etapa comercial, compreendendo desde escolha da unidade até assinatura do contrato, tudo de forma online. Durante o período de obras, a relação com o cliente acontece por meio da seção ‘Acompanhar’ e, logo após a entrega do imóvel, entra em ação a jornada 'Conviver’.

O Mundo da Casa permeia toda esta jornada, desde o momento em que o cliente está iniciando a compra do imóvel, com oferta de acabamentos especiais, por exemplo, até a mudança e moradia no seu MRV, ao oferecer soluções de serviços e produtos para o lar, que agregam valor no seu dia a dia e conectam seu estilo de vida de maneira duradoura com a MRV&CO.

Potencial - Para o diretor de Novos Negócios da MRV&CO, Rodrigo Resende, os números confirmam que o Mundo da Casa está em ritmo acelerado e, por isso, se transforma na mais nova unidade de negócios do grupo.

- Nossa missão é estar cada vez mais presente na vida dos nossos clientes, estendendo o tempo de relacionamento por muitos anos. E o Mundo da Casa traduz muito bem essa proposta de ampliação do nosso lifetime value”, destaca ele, ao lembrar que, até pouco tempo, a relação entre empresa e consumidor se resumia ao período da construção até a entrega das chaves. Mas hoje a visão é bem mais ampla.

- Com o amadurecimento do grupo, foi detectada a importância de estendermos a nossa presença na jornada do cliente. Por isso incorporamos ao negócio serviços que complementam as demandas relacionadas ao lar e que trazem praticidade em diversos momentos da relação com a moradia”, explica o executivo. 

Uma das principais apostas é a oferta de armários planejados, feitos sob medida, que poderão ser customizados e pré-visualizados através da plataforma – a exemplo do que já ocorre com a personalização dos acabamentos.  O consumidor terá em um único local, uma gama de itens para quem está montando ou mesmo redecorando o lar, com descontos e facilidades.

Na plataforma, os clientes poderão contar com dicas de decoração e de assuntos do dia a dia da casa, teste de estilos, descontos na conta de energia, seguros, entre outras soluções que terão as suas ferramentas digitais incrementadas para melhorar ainda mais a sua jornada. Quanto às facilidades de compra e serviços, esses continuarão presentes na plataforma e, também, virão com novidades.

O Mundo da Casa também oferecerá decoradoras virtuais disponíveis de forma gratuita que oferecerão produtos e serviços de acordo com a planta de cada cliente, seu estilo e necessidades, ajudando-o em sua jornada de personalização e moradia. “Entendemos que o cliente deseja cada vez mais esse tipo de praticidade e, sobretudo, precisa de assessoria. Por isso estamos muito animados com essa transformação do Mundo da Casa, que tem enorme potencial de crescimento”, finaliza Resende.

Sobre MRV&CO - A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. 

A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o Mercado Nacional. Além disso, a plataforma habitacional se completa com a empresa AHS, voltada para o Mercado de Moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente. 

Sobre a MRV - Em mais de quatro décadas de mercado, a MRV, líder da América Latina, tem colocado em prática seu propósito de construir sonhos que transformam o mundo por meio da Construção da casa própria levando em conta questões ambientais, sociais e de governança.

Suas ações valorizam esses pilares a fizeram ser reconhecida como integrante, pelo quinto ano consecutivo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. 

A MRV é signatária e apoiadora institucional da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade corporativa gerida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .  

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .