Pular para o conteúdo principal

Noia comemora seus 20 anos

O NOIA não apenas chega à vigésima edição: ele CONQUISTA 20 anos de realização ininterrupta. O 20º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário acontece de 7 a 14 de dezembro, em Fortaleza/CE. Este ano, o Festival realiza sua edição em formato presencial e online. Na programação, que é totalmente gratuita, mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), exposição de fotografia e shows de bandas universitárias, sessão NOIA KIDS com Acessibilidade (com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras), oficinas, debates pós-exibição, Seminário de Sustentabilidade e Fórum do Audiovisual Universitário. A programação presencial acontece no Cinema do Shopping Benfica e a programação online será transmitida pelo YouTube do Festival NOIA.





Existir como um festival de audiovisual universitário durante esses 20 anos significa ter vivido momentos diversos da Cultura e da Educação brasileiras. Dentre alegrias, conquistas, desafios e perdas, o evento consolidou uma identidade e uma programação, que é esperada por estudantes, realizadores, produtores e público.

Duas gerações de artistas passaram pelo NOIA, construíram suas carreiras em nível local, nacional e, em alguns casos, internacional. Muitos desses (então jovens) artistas cearenses têm memórias com o evento e com suas participações no Festival, tanto nas mostras de cinema, como nas de música e de fotografia. Dentre eles, Pedro Diógenes (cinema), Diego Akel (cinema de animação), Leonardo Mouramateus (cinema), Bárbara Moira (fotografia), Jord Guedes (música), Sávio Fernandes (cinema), Pedro Falcão (música), Sara Lizz (música), Filosofia Inverso (música) etc.

Dentre todos esses, Pedro Diógenes e Diego Akel já circularam com seus filmes em diversos festivais nacionais e internacionais. Pedro Diógenes dirigiu e roteirizou 7 longas-metragens, realizou 10 curtas e trabalhou como técnico de som em mais de 60 filmes. Seus longas foram distribuídos nas salas de cinema do Brasil e foram premiados em festivais como: Festival de Brasília, Festival do Rio de Janeiro, Bafici (Argentina), Mostra de Tiradentes, Janela Internacional de Recife, Cine/B (Chile), Santa Maria da Feira (Portugal), Olhar de Cinema de Curitiba, Transcinema (Peru), Cine Ceara, Mostra do Filme Livre, Festival Lume de Cinema, Cine Under Recife, Festival de Vitoria, Mostra de Gostoso, Queer Lisboa (Portugal), ForRainbow, Mostra Internacional de São Luís, Pachamama, CineEsquemaNovo e Cine Jardim. Alem disso os filmes foram exibidos em importantes festivais dentro e fora do pais como: Locarno (Suíça), Roterdan (Holanda), FidMarseille (França), Mar Del Plata (Uruguai), Viennale (Áustria), L’Alternative (Espanha), Hollywood Brazillian Film Festival (Estados Unidos), Tallin Black Nights (Estônia), Mostra Internacional de São Paulo, Mix Brasil, Semana dos Realizadores, Olhar de Cinema, Panorama de Cinema, CineOP, entre outros.

Diego Akel ama o desenho, a pintura e as imagens animadas. Junto à sua paixão por viagens e idiomas, viaja todo o mundo fazendo filmes, ministrando cursos e sobretudo fazendo novos amigos com essas paixões em comum. Retrata seu dia-a-dia em seus cadernos e em seus filmes incorpora tudo - trabalhos livres e soltos, expressões de um momento, trabalha desde 2002 com artes plásticas, fotografia e cinema de animação, atuando como animador, produtor criativo, realizador, curador e instrutor de oficinas. A obra de Akel no campo da animação experimental é reconhecida internacionalmente como referência na área, com oficinas ministradas pelo Brasil, Europa e América Latina, já tendo seus filmes citados em sites como Colossal, Cartoon Brew, Hypeness e publicações brasileiras especializadas como a revista Filme Cultura. Entre suas pesquisas, estuda a animação como uma forma espontânea de criação artística utilizando dispositivos móveis, mesclando tecnologias de ponta com abordagens artesanais.

Muitos jovens encontraram no Festival NOIA um espaço para mostrar seus trabalhos, encontrar seus pares, trocar experiências, conhecer pessoas e dar um passo na construção das suas carreiras como artistas. E é esse o legado que o Festival constrói no Estado do Ceará e no cenário cultural brasileiro. Fruição, formação e entretenimento são o terreno onde florescem encontros, memórias e novos pactos de continuidade.

O FESTIVAL NOIA 2021 é realizado pela PROPONO Consultoria Cultural, com patrocínio de Enel, M Dias Branco e Vicunha, em parceria com Shopping Benfica e Cinemas Benfica, com Promoção da Fundação Demócrito Rocha, Canal FDR, Grupo de Comunicação O Povo e Vida & Arte, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará via Mecenas Ceará, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Serviço

20º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário
7 a 14 de dezembro
Programação completa: www.festivalnoia.com.br
Transmissões no canal: https://www.youtube.com/festivalnoia
Gratuito
Instagram: @festivalnoia
Facebook: Festival Noia
Youtube: Festival Noia

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 30 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 29 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri. Seis motoristas.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Tem cearense de Crato no BBB-22

Tem cearense no BBB-22. É o cratense Vinícius, do Grupo Pipoca. Conheça os dez participantes do Grupo Pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), que começa na próxima segunda-feira (17 de janeiro) com apresentação de Tadeu Smith, na Rede Globo de Televisão: Vinicius, de 23 anos - Pipoca-Vinicius nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. Apesar de ser bagunceiro, sempre foi muito dedicado e tirava notas altas. Desde muito jovem se virava para ajudar em casa: vendia doces, atuava como professor particular, monitor de colégio público e até cantor de velório. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. Conta que usa histórias tristes para fazer humor. Vinicius pensa rápido e tem resposta para tudo: “Para discutir comigo é bom vir com água e um banquinho, porque não arrego”, comenta. Incomoda-se quando dizem mentiras a seu respeito. Deixa claro que não

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma