Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza faz Operação Réveillon 2022


A Secretaria da Gestão Regional (Seger) realiza ações de orientações sobre o reforço de cuidados sanitários para este fim de semana de Réveillon 2022, entre quinta-feira (30 de dezembro de 2021) e domingo (2 de janeiro de 2022), junto aos permissionários e ambulantes que atuam em equipamentos públicos de Fortaleza.

A Secretaria informa que os mercados públicos da capital cearense terão horários flexíveis e diferentes a depender do equipamento. Além disso, a Gestão Municipal reforça que não foi emitida nenhuma autorização pela Secretaria da Gestão Regional e nem pelas Secretarias Executivas Regionais para a realização de eventos em espaços públicos durante o feriadão de Réveillon 2022. Com isso, caso seja realizado algum evento, estará atuando de forma irregular e suscetível ao encerramento das atividades por parte dos órgãos de fiscalização e segurança.

Orientações preventivas - Durante toda a semana, as Secretarias Executivas Regionais, sob orientação da Seger, atuaram junto aos permissionários dos Mercados Públicos e de quiosques de praças que possuem um potencial risco de aglomeração. Por meio de visitas e ligações, equipes realizaram conscientizaram os ocupantes legais destes espaços a fim de educar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid-19.

- No trabalho realizado foi reforçada a importância do uso de máscara e de álcool em gel, tanto para os permissionários quanto para os clientes, a fim de minimizar os riscos de contágio do Coronavírus. Desta maneira, acreditamos que, com a ajuda de todos, conseguiremos fazer com que a população seja a maior beneficiada nesse final de ano em possibilidade de ida a espaços públicos como mercados e praças”, explica o secretário executivo da Gestão Regional, Arcelino Lima.

Orla da Nova Beira-Mar - Os quiosques situados ao longo do calçadão da Beira-Mar estarão abertos e funcionando com a capacidade de até 48 pessoas. Para os vendedores ambulantes, a permissão é de até oito bancos por empreendimento.

O Mercado dos Peixes (foto Rodrigo Carvalho) está aberto ao público neste último dia do ano, funcionando de 5 às 18 horas. Já o Polo de Artesanato da Beira-Mar, no entanto, não terá funcionamento nesta sexta-feira (31 de dezembro de 2021).

Todos os estabelecimentos abertos devem solicitar aos clientes o comprovante de vacina em dia contra a Covid-19 para permanecerem no local. Vale ressaltar que as medidas adotadas para o funcionamento da Nova Beira-Mar têm como objetivo prevenir uma terceira onda do Novo Coronavírus em Fortaleza e leva em consideração o cenário internacional preocupante.

Funcionamento dos Mercados Públicos - O Mercado Central de Fortaleza funciona nesta sexta-feira (31), das 8 às 17 horas. No sábado (1), estará fechado, mas reabrirá no domingo (2), das 9 às 15 horas.

O Mercado São Sebastião abriu nesta sexta-feira (31), das 5 às 15 horas, fechando no feriado do dia 1º de janeiro, e reabrindo no domingo (2) em horário especial: das 5 às 12 horas.

O Centro Municipal de Pequenos Negócios (CMPQ - Beco da Poeira) e o Feirão São Paulo também seguem o mesmo horário nesta sexta, com horário de 8h às 15 horas. Já no sábado e domingo, ambos estarão fechados e deverão retomar as atividades comerciais somente na segunda-feira.

O Mercado da Messejana abriiu normalmente na sexta (8 às 16 horas), fechando no sábado e reabrindo no domingo, das 8 às 16 horas.

O Mercado do Montese abre nesta sexta e no domingo, das 8 às 14 horas. No sábado, estará fechado. 

Já o Mercado da Parangaba não funciona desta sexta (31 de dezembro de 2021) a domingo (2 de janeiro de 2022), devendo reabrir apenas na segunda-feira (3).

O Mercado do Cidade dos Funcionários funcionou em meio período hoje (31), de 8 às 12 horas. Nos dias 1º e 2 de janeiro permanecerá fechado, reabrindo na segunda-feira (3).

O Mercado da Bela Vista funcionou normalmente nesta sexta-feira, até às 13 horas. O Mercado fecha no feriado do sábado e reabre no domingo até às 12 horas.

Areninhas, Praças e Polos de Lazer - Outros espaços, como Areninhas, praças e polos de lazer, também estiveram no radar das Regionais neste mês com ações de reforço na manutenção dos cuidados sanitários e na prevenção de aglomerações. 

Dentre eles:

Areninha e Praça da Lagoa do Urubu e Praça na Rua Luiz Guimarães (Floresta), Areninha do Pirambu (Jacarecanga), Praça do Abel (Pirambu), Areninha Thauzer Parente (Jardim Guanabara), Praça do Conjunto Beira Rio, Praça do Conjunto Nova Assunção (Vila Velha), Orla do Vila do Mar (Cristo Redentor), Praça 28 de Agosto, Praça do Conjunto Hermes Pereira, Praça do Marco Zero, Orla do Vila do Mar (Barra do Ceará), Praça da Juventude da Granja Portugal (Granja Portugal), Praça da Santa Cecília (Bom Jardim), Polo de lazer da Aerolândia (Aerolândia), Areninha Murilão (Messejana), Areninha Lagoa da Zeza (Jardim das Oliveiras), Praça da Igreja da Glória (Cidade dos Funcionários), Campo do Asa (Parque Manibura), Areninha do São Bento (São Bento), Praça do Curió (Curió), Praça da Juventude (José de Alencar).

AMC - A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza operação especial para o controle do tráfego em todos os horários nesta sexta-feira (31). São 58 agentes de trânsito e operadores do Via Livre em atuação para garantir a segurança viária da cidade. Alguns locais, como Praia de Iracema e Praia do Futuro, terão reforço na atuação do efetivo a partir de meio-dia da sexta até o início da manhã de sábado.

A Autarquia chama atenção para não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros, manter o cuidado com relação às sinalizações e obedecer aos limites de velocidade. 

- Essas orientações são sempre necessárias no trânsito. Apesar do fluxo de veículos reduzido durante o feriado porque muitos condutores viajam para outros municípios, o tráfego de automóveis em Fortaleza fica mais intenso nas vias que dão acesso às praias", alerta o gerente de operação e fiscalização da AMC, Wellington Cartaxo.

Ao longo de todo o feriado será monitorado também o fluxo de entrada e saída da cidade, nas principais vias como as avenidas Bezerra de Menezes, Presidente Castelo Branco, Godofredo Maciel, Presidente Costa e Silva, Antônio Sales, Aguanambi e Via Expressa.

A fiscalização na Capital também será intensificada para coibir as infrações no trânsito ao longo do dia e no fim de semana, tendo como principal foco a combinação de bebidas alcoólicas e direção.

O atendimento a ocorrências de irregularidades ou sinistros no trânsito seguirá normalmente e pode ser solicitado pela população à AMC pelo número 190.

Vagas - Mais vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos, reforço na sinalização, implementação de ciclovia e ampliação da Zona Azul. A nova Avenida Beira-Mar tem mais segurança viária e acessibilidade graças a importantes projetos executados pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da AMC.

Como parte do conjunto de intervenções de segurança viária, pedestres têm mais segurança com a implantação de 11 travessias elevadas. O projeto da Beira-Mar também ganhou dez platôs, que são destinados a reduzir todos os movimentos veiculares em uma interseção. Eles são construídos a partir da elevação da faixa de pedestre em todo o cruzamento para o nível da calçada.

Os ciclistas também foram beneficiados com a transformação de 3 quilômetros de ciclofaixa em ciclovia. Nos horários de pico, de 6h30 às 9 e de 16 horas às 18h30, passam cerca de 1.700 usuários de bike no local, o que significa uma média de 6 pessoas por minuto passeando ou praticando esporte em pedaladas. 

- A ciclovia é totalmente segregada do transporte motorizado, o que traz mais segurança para quem anda de bicicleta, atraindo mais famílias e crianças para utilizar o espaço", afirma o coordenador do núcleo de gestão cicloviária da AMC, Gustavo Pinheiro.

Além disso, foram renovados ou implantados mais de 8.200 metros quadrados de sinalização horizontal e 140 metros quadrados de sinalização vertical. Para dinamizar o fluxo de veículos, a nova Beira-Mar recebeu 156 novas vagas de estacionamento da Zona Azul. Também foram disponibilizadas 26 novas vagas para idosos e 24 para deficientes físicos.

- Com essas alterações, contribuímos para a segurança de todos que compartilham o trânsito, especialmente diminuindo a frequência e gravidade dos acidentes por meio de ações de moderação do tráfego", destaca a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

Nova Beira-Mar - O novo desenho da Beira Mar prioriza a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficia o fortalezense e o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias e calçadão para caminhadas.

Agefis - A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal intensificam as ações durante o feriado de Ano Novo em todo o Município. O trabalho vão até domingo  (2 de janeiro de 2022). Os esforços conjuntos serão no sentido de fiscalizar e impedir situações de desrespeito às normas e protocolos sanitários previstos nos decretos estadual e municipal de prevenção à Covid-19. Ao todo, 290 fiscais e agentes atuarão na operação de quinta-feira a domingo

Ordenamento do espaço público - A operação compreende áreas de grande circulação como a Avenida Beira-Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro, bem como demais pontos da cidade, com o objetivo de reforçar o ordenamento e a ocupação do espaço público. Dentre as ações previstas, estão a verificação da capacidade de quiosques e ambulantes nos locais e o cumprimento da exigência do comprovante de vacinação em restaurantes, bares, barracas de praias e eventos.

Combate à poluição sonora - Os fiscais também atuarão no atendimento à denúncias e em buscas ativas no combate à poluição sonora. De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.404,00. É importante que o denunciante forneça o máximo de dados sobre a ocorrência, como o endereço completo e o horário exato da ocorrência para auxiliar nos flagrantes.

Fogos de artifício - Com o objetivo de proteger e proporcionar o bem-estar de crianças, idosos, animais e grupos de pessoas que sofrem com os efeitos causados pela poluição sonora, a Lei 11.140 de 2021, estabelece a proibição do uso de fogos de artifícios barulhentos na cidade de Fortaleza. O uso de fogos silenciosos para fins de efeitos visuais está permitido.

O decreto 15.077/2021 estabelece um período de adaptação da Lei até 31 de janeiro de 2022 para que não sejam aplicadas multas ou penalidades. No entanto, a Agefis estará atendendo denúncias e realizando fiscalização educativa. No ano de 2021, a Agefis fiscalizou 28 denúncias relacionadas à queima de fogos em Fortaleza.

Segurança Cidadã - A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará, diuturnamente, na área do Aterro da Praia de Iracema e Praia do Lido, conhecida com Praia dos Crush, além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar e Praia do Futuro, em cumprimento aos decretos estadua e municipal vigentes no enfrentamento à Covid-19. A GMF também atuará no controle do fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade. A execução desse plano ocorre das 7 horas da quinta (30 de dezembro de 2021) às 19 horas do sábado (1º de janeiro de 2022).

Guarda-Vidas - No Aterro da Praia de Iracema, onde tradicionalmente ocorria a festa de Réveillon da cidade de Fortaleza, os guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) estarão de plantão, no período noturno desta sexta-feira (31 de dezembro de 2021) às 6 horas do sábado (1º de janeiro de 2022).

Denúncias - A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para denúncias de irregularidades que podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site Denúncia Agefis e do telefone 156.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".