Pular para o conteúdo principal

Sarto anuncia construção do Mapa da Saúde Mental de Fortaleza

 A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), fechou uma parceria com a organização global de Saúde Vital Strategies para a construção do Mapa da Saúde Mental de Fortaleza. 

O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito José Sarto (PDT), pelo presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, e pela secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, nesta terça-feira (7). O Projeto é apoiado pelo Instituto Cactus, organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua na área de Saúde Mental.

Pioneiro no Brasil, o Mapa servirá de modelo para outras cidades, já que a Vital Strategies manifestou o interesse de expandir a experiência para outros locais do País. A previsão é de que a Prefeitura de Fortaleza disponibilize uma Plataforma Digital com os dados em meados de julho de 2022.

Sarto destacou os benefícios da iniciativa, que vai orientar a formulação de Políticas Públicas voltadas para a Saúde Mental em Fortaleza. 

- Existe uma subnotificação preocupante, por tratarem a Saúde Mental como um tabu. Essa parceria vem ajudar a desenhar esse mapa de maneira inovadora, verificando como as políticas públicas podem interferir de uma forma positiva para amenizar essa problemática”, reforçou o prefeito.

A construção do Mapa se dará através do cruzamento de dados e da criação de um indicador base, capaz de verificar os territórios de maior vulnerabilidade relacionados à Saúde Mental.

- Ele traz um olhar transversal, vamos construir o mapa olhando para as áreas da cidade com maior potencial problemático, levando em consideração não só os indicadores de Saúde, mas urbanísticos também. Entendendo como os equipamentos públicos e o cuidado com o território se revertem na qualidade de vida das pessoas. A existência de praças, de ambientes de lazer e de cultura, tudo isso vai ser integrado aos indicadores que já temos da rede de Saúde Mental para montar um grande mapa georreferenciado”, ilustrou o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.

Abordagem Intersetorial - O projeto terá foco em crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Os resultados do monitoramento serão disponibilizados por meio de uma plataforma online contendo uma matriz com os indicadores monitorados e o índice composto.

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, existem 23 equipamentos de Saúde Mental em Fortaleza, além dos 116 postos de Saúde que também atendem casos da área. Com o mapa construído, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderá direcionar os Serviços de Saúde para os locais onde forem identificadas situações mais críticas, informou a secretária.

- Um instrumento como esse vai nos fazer enxergar além do agravo e, a partir daí, colocar os equipamentos públicos a serviço da população para ir construindo a médio e longo prazo uma boa Saúde Mental, evitando que crianças e adolescentes cheguem ao ponto de ter um problema de Saúde mental diagnosticado”, salientou.

A Assessora Técnica em Epidemiologia e Saúde Pública da Vital Strategies, Luciana Vasconcelos Sardinha, falou da importância de priorizar essa abordagem intersetorial, trazendo uma perspectiva multidisciplinar e integral para o projeto.

- A Saúde Mental é uma questão de Saúde Pública de grande magnitude e suas consequências socioeconômicas geram impactos diretos na vida das pessoas e da sociedade. Nesse sentido, é fundamental investir em políticas, programas e ações oficiais com foco na Saúde Mental da população, sobretudo com relação ao público infantojuvenil. O olhar intersetorial é um grande desafio, mas é a melhor estratégia para resultados efetivos quando se trata da promoção da Saúde e prevenção das doenças mentais e seus agravamentos nos territórios”, enfatizou a especialista.

A fundadora e diretora presidente do Instituto Cactus, Maria Fernanda Quartiero, ressaltou a importância dessa união de esforços entre organizações e poder público, e o caráter preventivo da iniciativa, com potencial para melhorar a qualidade de vida das próximas gerações.

- Precisamos disso para qualificar o debate e criar ferramentas que apoiem políticas efetivas em Saúde Mental. Sem a devida atenção, o cuidado e a informação sobre o tema, assim como Políticas Públicas intersetoriais consistentes, os impactos das condições de Saúde Mental na Infância e Adolescência se estende tanto para o indivíduo em fases da vida adulta, quanto para famílias, comunidades, Sistemas de Saúde, Educacional, de Assistência e até mesmo no desenvolvimento econômico de um país”.

O Mapa da Saúde Mental de Fortaleza também pretende promover uma maior divulgação da importância dos impactos da Saúde Mental para a qualidade de vida, o bem-estar social e o desempenho na Educação e no Trabalho.

Sobre a Vital Strategies - A Vital Strategies é uma organização global de Saúde que trabalha com governos e sociedade civil em 70 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus problemas de Saúde Pública mais prementes. Tem como objetivo ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber mais, acesse vitalstrategies.org ou siga as contas do Twitter, Facebook ou Instagram da Vital Strategies.

Sobre o Instituto Cactus - O Instituto Cactus é uma organização filantrópica e sem fins lucrativos, independente, que atua para ampliar e qualificar o debate com os cuidados em prevenção de doenças e promoção de Saúde mental no Brasil. Fomenta projetos e iniciativas diversas de atenção psicossocial em todo país, apoiando o desenho e multiplicação de práticas de cuidado e a construção e implementação de políticas públicas, olhando especialmente para adolescentes e mulheres. Para saber mais, acesse institutocactus.org.br ou siga as contas do Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram do Instituto Cactus.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.