Pular para o conteúdo principal

Sesa alerta população e profissionais de saúde para identificação de casos de Síndrome Gripal




Com início no primeiro semestre, a campanha nacional de vacinação contra a gripe registrou 76% de cobertura vacinal no Ceará, menor índice em mais de duas décadas

A fim de prevenir o aumento nos casos ou surtos decorrentes da influenza ou outros vírus respiratórios, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) se antecipa e orienta população e profissionais de saúde, por meio de nota informativa publicada nesta quinta-feira (16), a manter alerta para identificação precoce de casos de síndrome gripal, principalmente em pacientes que pertencem a grupos de risco, como crianças e idosos. A publicação é ainda mais relevante diante do cenário apresentado em outros estados brasileiros, que vivenciam epidemias de influenza neste fim de ano.

O diagnóstico de síndrome gripal (SG) ocorre quando o indivíduo possui quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos e/ou gustativos. Em crianças, além destes, considera-se, ainda, obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos, devem ser considerados também confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e ausência de apetite.

Diante de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), indivíduos de qualquer idade podem apresentar falta de ar; pressão ou dor presente no tórax; coloração azulada dos lábios ou rosto. Todos os pacientes internados ou óbitos por SRAG devem ser notificados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

É importante destacar que, na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais, como diarreia, podem estar presentes.
Cenário epidemiológico de SRAG no Ceará

Em 2021, até o dia 4 de dezembro, foram notificados 67.762 casos de síndrome respiratória aguda grave no Sivep-Gripe. Dos casos investigados em pacientes internados, somente três foram confirmados como influenza, sendo um classificado como influenza A (não subtipado – amostra de laboratório particular), um como influenza A (H3N2) e um caso como influenza B. O paciente internado com H3N2 recebeu alta. É um homem de 76 anos, morador da Região Norte.


O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) também identificou, neste mês de dezembro, outros 18 pacientes positivos para esse subtipo da influenza. Eram pessoas com sintomas leves que testaram negativo para Covid-19 em Centros de Testagem e unidades de saúde. A faixa etária mais prevalente foi de 20 a 49 anos, sem diferença significativa entre os sexos.

A Vigilância Epidemiológica do Estado rastreia surtos, internações e óbitos. Desta forma, a Sesa alerta a população quanto aos cuidados e prevenção, sobretudo nos grupos de risco. É importante lembrar que a campanha de vacinação contra a influenza já foi encerrada, mas os municípios ainda têm algumas doses em estoque e devem convocar as pessoas com maior risco para elevar a cobertura vacinal no Ceará.

Menor vacinação em 23 anos - Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas e por grupos prioritários, sendo divulgada amplamente pela Sesa entre abril e julho. Das 3.267.990 doses distribuídas em 2021, 2.631.962 (76,28%) foram administradas. É o menor índice em 23 anos. Desde 2017, a meta de cobertura vacinal passou a ser de 90%.



Considerando as baixas coberturas vacinais neste ano, o Ministério da Saúde, por meio de ofício, recomendou a ampliação da oferta da vacina para toda a população a partir de seis meses de idade, a fim de evitar o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de risco.
Tratamento

O antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) é o medicamento recomendado para o tratamento da influenza. A substância é fornecida pelo Ministério da Saúde e deve estar presente em todas as unidades da rede pública.

O medicamento deve ser prescrito para pessoas com fatores de risco e sintomáticas. Diante de outro cenário, a prescrição deve ser ponderada pelo profissional de saúde. Pacientes da rede privada com receita simples do seu médico podem ter acesso ao medicamento na rede pública.

Orientações para a população - Entre as medidas preventivas mais indicadas, estão: lavar as mãos, punhos, unhas e espaços entre os dedos com água e sabão com frequência – se não puder, use álcool em gel; evitar levar a mão ao rosto; utilizar máscaras descartáveis; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações. Se estiver com sintomas de gripe, evite cumprimentar as pessoas com abraços, beijos ou apertos de mãos; evitar, ainda, contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas gripais.
Orientação para profissionais de saúde

Conforme recomendações da nota publicada pela Sesa, os trabalhadores de saúde devem, por exemplo, higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente; utilizar equipamento de proteção individual, como avental e luvas, ao contato com sangue e secreções; usar óculos e máscara, se houver risco de respingos; e fazer o descarte adequado de resíduos. Quando em enfermaria, respeitar a distância mínima de 1 metro entre os leitos durante o tratamento com Tamiflu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

De Primeira

O Ceará está no mercado atrás de atacantes. São procurados goleadores para substituir Rick e Cléber que vão para o Exterior.  Rick (foto CSC) vai para Bulgária. Cléber segue para Emirados Árabes Unidos.