Pular para o conteúdo principal

Arena Romeirão desponta como meca do Futebol Nordestino no Interior

 

Ao lançar o olhar para os movimentos acelerados de homens e máquinas que transformam o Estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro de Norte,  em uma moderna arena, o ex-jogador de futebol José Geraldo Olímpio de Souza, o Geraldino Saravá, rememora as próprias conquistas registradas em solo caririense, mais precisamente no gramado do antigo Romeirão. Do tapete verde do Cariri, ele saiu para se tornar um dos maiores artilheiros do futebol cearense.

Parte importante da história do futebol local, o equipamento esportivo está cada vez mais perto de reabrir para o futebol de espetáculo. Com mais de 90% de obra executada e gramado já instalado, a previsão de inauguração é fevereiro de 2022. Quando concluída, a Arena Romeirão sediará competições regionais e nacionais, mas também será uma alternativa para a realização de eventos culturais e religiosos.

O estádio já recebeu grandes nomes do futebol, como Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, e o ex-craque corintiano, Sócrates. Pelé disputou um amistoso entre Santos e Guarani de Juazeiro, em 3 de abril de 1974. O time da Vila Belmiro venceu a partida por 2 a 0, mas Pelé não balançou as redes. O jogo de Sócrates foi para ele o de despedida dos gramados, com vitória do Corinthians sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, em amistoso que marcou os 50 anos de morte do Padre Cícero. Assim como Pelé, Sócrates não fez gol no Romeirão.

Geraldino, atualmente com 71 anos e morador de Juazeiro do Norte, visitou as obras da Arena Romeirão em setembro deste ano, antes do plantio do gramado, a convite da nossa reportagem. Ele, que marcou 72 gols no Romeirão – nome que homenageia devotos e visitantes que fazem da cidade fundada por Padre Cícero – elogiou a nova estrutura da praça esportiva. “Para mim, que sou o maior artilheiro desse estádio, é uma alegria muito grande. Poucas cidades do Brasil têm um estádio como esse. Vai ficar essa história aqui, uma coisa linda dessa. Vai ficar um dos maiores estádios do Interior do Brasil”, comemora Geraldino Saravá.

Com capacidade para receber 17 mil pessoas, a Arena Romeirão contará com uma melhoria considerável em relação à estrutura anterior. Agora, o equipamento terá uma série de espaços para o conforto do público e dos profissionais, com 16 cabines para a imprensa (10 para rádios e seis para TVs), camarotes, praça de alimentação, Museu do Esporte, estacionamento, entre outros.

As obras de reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio tiveram investimento de aproximadamente R$ 80 milhões do Governo do Ceará, sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (SOP), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará.

Para Júlio Salles, o novo Romeirão é um presente para o bom momento do futebol cearense, especialmente o da Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, clube fundado em 2002, que retorna às competições nacionais após seis anos, e disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2022, além da 1ª divisão do Campeonato Cearense. “Ele [Icasa] volta a disputar a Série A cearense em 2022 e disputar competições da CBF. O estádio é moderno, é bonito, e eu tenho certeza que, com um gramado bom e um time bom, como o Icasa está montando, que o prestígio do futebol interiorano cearense, principalmente o da meca do Cariri, voltará a pontificar”, avalia.

Saravá: do antigo Romeirão às conquistas - Natural de Ipaumirim, no Centro-Sul do Estado, Geraldino se destacou defendendo as cores do extinto Icasa Esporte Clube no início da década de 1970. Para ele, ainda insuperado com os seus 72 gols no Romeirão, os jogos mais memoráveis disputados no estádio eram os clássicos contra o Guarani, também de Juazeiro do Norte. “Contra o Guarani foram 39 marcados”, assegura.

Após encantar os torcedores do Verdão do Cariri, o goleador teve passagens por outros times cearenses, como Guarany de Sobral, Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Ferroviário. “Em 1972, o Guarany de Sobral veio atrás de mim. Chegando lá, com três meses, eu fui vice-artilheiro do Campeonato Cearense. Aí, o Ceará e o Fortaleza ficaram todos doidos por mim, e o Guarany me vendeu para o Fortaleza”, conta.

No Tricolor de Aço, ele se consagrou como ídolo e carrasco dos goleiros adversários, anotando 237 gols. Também conquistou títulos com o Leão do Pici, com destaque para o bicampeonato cearense de 1974. Esse foi o primeiro campeonato jogado no Estádio Plácido Castelo (atual Arena Castelão), com um Clássico-Rei decidindo a final. “O Ceará era campeão pelo empate. Para o Fortaleza ser campeão precisava ganhar três vezes do Ceará. Em oito dias, nós ganhamos três vezes do Ceará”, orgulha-se. Geraldino também se consagrou como o maior artilheiro do Castelão, marcando 98 gols.

Nesse período vitorioso foi eternizado o apelido Saravá que, segundo o ex-atleta, surgiu porque, enquanto se dirigia até o campo de futebol, Geraldino enxergava a baliza se movendo, como se as traves se organizassem evidenciando o bom lugar para o gol. Era assim que ele decidia onde deveria chutar a bola. As visões eram compartilhadas com os colegas de equipe e a imprensa esportiva. Júlio Salles, radialista e narrador esportivo, acompanhou de perto essa jornada, sendo o responsável por cravar e disseminar a alcunha Saravá – expressão utilizada entre participantes de cultos afro-brasileiros como uma saudação. “Eu o batizei [de Saravá] porque sempre que eu encontrava o Geraldino ele estava vestido de branco”.

Em 1992, Geraldino Saravá foi campeão cearense com o Icasa, como treinador, realizando as partidas em casa no antigo Estádio Romeirão.

Para além do futebol - A expectativa é que nem só de futebol viverá o Romeirão. A arena multiuso também potencializará as atividades culturais e turísticas da região do Cariri, que possui mais de um milhão de habitantes distribuídos em 28 municípios.

Juazeiro do Norte, por exemplo, recebe anualmente mais de 2,5 milhões de visitantes de diferentes cidades brasileiras, que chegam à “Capital da Fé” em busca das romarias – são realizadas 12 ao longo do ano – e festas populares. A cidade conta com uma diversa rede hoteleira, infraestrutura rodoviária e aeroporto regional.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma