Pular para o conteúdo principal

XXVI Encontro dos Profetas da Chuva prevê bom inverno 2022 para Ceará

Aconteceu neste sábado (8 de janeiro de 2022), na Faculdade Cisne, em Quixadá, o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva do Ceará. São 11 participantes que fazem seus prognósticos sobre o Inverno 2022 no Estado, já fazendo uma previsão de bom inverno para este ano.

Os profetas  foram recepcionados pela dupla de cantadores Antônio Jocélio e Chagas  Bezerra, segundo reportagem de Cleumio Pinto.

O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Instituto Agropolos realizam,neste sábado (8 de janeiro de 2022), o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva-A Natureza Renovando Nossa Esperança.

O Encontro acontece na Faculdade Cisne e reúne 11 profetas, que apresentaram os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022. 

Funceme - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) enviou uma delegação para o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá. A Funceme divulgará seu primeiro prognóstico para a quadra invernosa 2022 em 20 de janeiro.

Gerações - Considerado o maior encontro desse gênero, o Profetas da Chuva, marca o início do calendário de eventos da Cultura Cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração.

Um saber que vem das mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

Programação - A Programação este ano é conjugada com o Projeto Encanta, que aconteceu na sexta-feira (7), às 19 horas na Praça José de Barros, que reuniu para uma noite de cantoria, os repentistas e trovadores: 

  • Guilherme Calixto.
  • Edvan Pedro.
  • Damião Monteiro.
  • Antônio Limeira.
  • Chagas Bezerra.
  • Antônio Jocélio.
  • Waldir Lima.
  • Ari Teixeira.
  • Emboladores Pinto Branco e Marreco. 

E encerrando a programação do Encanta quem subiu ao palco foi a Banda Transacionais, com seu repertório retrô reunindo clássicos da Música Brasileira com sotaque cearense.

Jardim dos Profetas - Neste sábado (8), abrindo oficialmente a programação do Encontro às 8 horas, a Secretaria de Cultura de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com a Faculdade Cisne inauguraram o Jardim dos Profetas, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram com o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, serão plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti.

Em seguida começa no Auditório da Faculdade, o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva que este ano recebe 26 profetas que apresentamo o resultado desta experiência de observação que é dar uma previsão do período chuvoso e desta forma valorizar a cultura rural nordestina, bem como motivar o surgimento de novos profetas. O Encontro será conduzido pelo senhor Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores do evento.

E encerrando a Programação o Encontro presta homenagem ao:

  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Deputado estadual João Salmito Filho (PDT).
  • Doutora Mônica Bicalho Pinto Rodrigues.
  • Professor Francisco Lopes Viana.
  • Prefeito José Maria Pimenta Lima.

As ações do Projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até  março de 2022 com uma Programação onde estão previstas uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.

O Encontro é uma promoção do:

  • Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central.
  • Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá.
  • Casa de Saberes Cego Aderaldo.
  • Instituto Agropolos.
  • Faculdade Cisne.
  • Instituto de Pesquisas Históricas e Memórias.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (7)-Praça José de Barros

  • 19 horas-Encanta-Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores.
  • 21 horas-Show com a Banda Os Transacionais.

Sábado (8)

  • A partir das 8 horas-XXVI Encontro dos Profetas da Chuva-Faculdade Cisne/Avenida Doutor Antônio Moreira Magalhães, 457- Jardim Monólitos.

Confira reportagem de Cleumio Pinto, no Sertão Alerta:

Profetas da chuva afirmam um bom inverno com chuvas mais intensas em Março e Abril


Quixadá neste segundo sábado do ano se transformou no ponto de convergência para os estudiosos e agricultores que esperam os prognósticos dos homens e mulheres que através do aprendizado de várias gerações conseguem preparar-se para um bom inverno ou não.

Este encontro que iniciou com uma ideia em 1996 onde o então presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Quixadá, o empresário João Soares ao lado do Gerente da CAGECE unidade de Quixadá, Helder Cortez. Durante ao longo dos anos vem se tornando cada vez mas fortificado pela importância cultural que representa para a cidade e o estado do Ceará como um todo.


Neste ano de 2022, apesar do terceiro ano de Pandemia, o evento aconteceu nas dependências da Faculdade Cisne que também ganhou um Jardim em homenagem aos profetas falecidos nos últimos anos. Cada sertanejo ganhou uma árvore e uma placa com o nome do homenageado.

Um ano com restrições sanitárias e decretos, após o Governo do Ceará anunciar na última quinta-feira (06) a restrição de público em eventos no Estado, 26º Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá recebeu um público de 250 pessoas, todos os cuidados sanitários foram observados.

Estiveram presentes 11 profetas que apresentaram suas experiências e o diagnóstico para a quadra invernosa em 2022. Um profeta de última hora participou pela primeira vez, fez seu diagnóstico e já foi convidado para participar do 27º encontro. Participaram profetas de Quixadá e Camocim.


Recepcionados por uma dupla de cantadores os profetas e o público presente participaram de um café da manha onde teve muita cantoria. Os repentistas Antônio Jocélio e Chagas Bezerra fazia rimas com os presentes já ambientando aos que chegavam para o encontro dos profetas.

Antes que os sertanejos iniciarem os prognósticos foram todos convidados para a oficialização do Jardim dos Profetas, após oficialmente inaugurado pelo Prefeito Municipal Ricardo Silveira, Secretário de Cultura Clébio Viriato os idealizadores João Soares e Helder Cortez, os profetas presentes participaram deste momento simbólico e forte para os familiares dos profetas que não mais estão entre nós.


Após a solenidade de inauguração do Jardim dos Profetas, um cortejo puxado pelos sanfoneiros Dom Ratinho e Kildere do Acordeom, levaram os profetas e o público para as dependências do auditório onde aconteceu o 26º Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá.

Após a apresentação dos agricultores a avaliação de que o inverno será de chuvas acima da média e com a intensidade nos meses de Março e Abril. Na concepção dos profetas já iniciou-se o inverno e haverá água para agricultura e também açudes receberão água.


Cinco figuras ilustres foram homenageadas no encontro, autoridades e profissionais que contribuíram no Estado para desenvolvimento da agricultura. Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, João Salmito Filho (deputado estadual), Francisco Lopes Viana (professor), José Maria Pimenta (Engenheiro e Defensor da Agricultura) e o governador do Estado Camilo Santana.

Prognósticos


Professora Lurdes Leite-Quixadá > Utiliza as pedras de sal como uma das experiências, segundo o que presenciou, será um bom inverno com chuvas. A Professora foi quem fez a oração na abertura dos diagnósticos abençoando o encontro.


Renato do Tapuiará-Distrito de Tapuiará-Quixadá > O Agricultor Renato todos os anos sempre é contrario aos colegas, mas este ano ele confirmou que o inverno muito bom, será de muita chuva, a experiência da casa do João de Barro entre outras confirma um inverno com bastante chuva. No mês de março será intensificada aa chuvas.


Josué Viana-Quixadá > O Taxista apresenta fotografias de imagens das nuvens em vários meses do ano onde através da leitura dos astros ele acredita em um inverno com chuvas, segundo o mesmo será de chuvas boas onde dará alegria ao homem do campo.

Luiz Gonzaga-Camocim > De acordo com o estudioso do clima a probidade de 90% de chuvas acima da média, 0,9% na média e 0,1 % abaixo da média. Os estudos do meteorologista são favoráveis a um inverno bem acima da média das chuvas no Estado.


José Avelino dos Santos (Jacaré)-–Dom Mauricio-Quixadá > Afirmou que nos últimos 10 anos não houve inverno no Ceará, apenas chuvadas e neste ano sim haverá um inverno igual ao de 1964. As experiências que Jacaré baseia-se em pesquisas que realiza ao longo dos anos.


Stanislau-Quixadá > Será um ano sem inverno, segundo o mesmo as plantações morrerá ainda em janeiro, ele em sua apresentação revelou que não teve barra e nem lua e por isso não haverá chuvas.


José Erismar Nobre-Quixadá > A segunda geração da Família Nobre, filho de profetisa que herdou o dom de través dos sinais da natureza consegue identificar se o inverno será bom ou se as chuvas não serão suficientes para propiciar uma boa plantação dos homens do campo. Este ano de 2022 o mesmo afirmou que será um bom inverno.


Nerismar Nobre–Quixadá > Filha e neta de profetas, a terceira geração que deu continuidade aos ensinamentos da avó e do pai, através das plantas como Flamboyant, Feijão e do Juazeiro, esses três elementos da natureza foram o que permitiram a Nerismar diagnosticar que o inverno de 2022 será muito bom como mostrou as florações.


Josimar Pacheco-Cipó dos Anjos > Agricultor experiente com conhecimento profundo dos sinais da natureza, disse que o inverno será de chuvas abaixo da média, falou das chuvas que caiu ao longo dos anos e nos último anos, ele que trabalha na roça desde criança desanimou com as folhas do Juazeiro que estão muito variadas, revelando que as chuvas vão vir mas não será exagerada como estão falando.


José Freire–Quixadá > Com a leitura das precipitações que caíram no ano de 2021, após esta leitura José afirmou que o inverno iniciará a partir de março e será de muitas chuvas. Ainda relatou que os mês de mais intensidade de chuvas serão março e abril.


João Alves–Quixadá > Revelou que o açude Pedras Branca que encontra-se com menos de 3% de sua capacidade hídrica e que abastece a cidade de Quixadá receberá uma grande carga com as chuvas do inverno deste ano.


Saletiel-Ipueiras-Quixadá > Após a apresentação dos profetas o mesmo foi chamado e já convidado para o próximo encontro. A previsão de chuvas neste inverno será boa, segundo a casa de João de Barro apresentada aqui ela está virada para o mar ele ainda vai construir outra, dependendo para onde ele faça a entrada será medido a intensidade das chuvas.

Concluindo que este ano de 2022 será um ano de muitas chuvas, inverno com maior intensidade nos meses de Março e Abril. Os açudes receberão água e os agricultores terão uma grande safra começando a plantar já agora em janeiro.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".