Pular para o conteúdo principal

XXVI Encontro dos Profetas da Chuva prevê bom inverno 2022 para Ceará

Aconteceu neste sábado (8 de janeiro de 2022), na Faculdade Cisne, em Quixadá, o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva do Ceará. São 11 participantes que fazem seus prognósticos sobre o Inverno 2022 no Estado, já fazendo uma previsão de bom inverno para este ano.

Os profetas  foram recepcionados pela dupla de cantadores Antônio Jocélio e Chagas  Bezerra, segundo reportagem de Cleumio Pinto.

O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Instituto Agropolos realizam,neste sábado (8 de janeiro de 2022), o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva-A Natureza Renovando Nossa Esperança.

O Encontro acontece na Faculdade Cisne e reúne 11 profetas, que apresentaram os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022. 

Funceme - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) enviou uma delegação para o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva, em Quixadá. A Funceme divulgará seu primeiro prognóstico para a quadra invernosa 2022 em 20 de janeiro.

Gerações - Considerado o maior encontro desse gênero, o Profetas da Chuva, marca o início do calendário de eventos da Cultura Cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração.

Um saber que vem das mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

Programação - A Programação este ano é conjugada com o Projeto Encanta, que aconteceu na sexta-feira (7), às 19 horas na Praça José de Barros, que reuniu para uma noite de cantoria, os repentistas e trovadores: 

  • Guilherme Calixto.
  • Edvan Pedro.
  • Damião Monteiro.
  • Antônio Limeira.
  • Chagas Bezerra.
  • Antônio Jocélio.
  • Waldir Lima.
  • Ari Teixeira.
  • Emboladores Pinto Branco e Marreco. 

E encerrando a programação do Encanta quem subiu ao palco foi a Banda Transacionais, com seu repertório retrô reunindo clássicos da Música Brasileira com sotaque cearense.

Jardim dos Profetas - Neste sábado (8), abrindo oficialmente a programação do Encontro às 8 horas, a Secretaria de Cultura de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com a Faculdade Cisne inauguraram o Jardim dos Profetas, um espaço dedicado à memória dos profetas já falecidos e que muito contribuíram com o fortalecimento do Encontro e com os prognósticos da quadra invernosa. Como uma forma de reverenciar a memória nativa do sertão, serão plantadas no jardim mudas de aroeira, ipê, ingazeira e oiti.

Em seguida começa no Auditório da Faculdade, o XXVI Encontro dos Profetas da Chuva que este ano recebe 26 profetas que apresentamo o resultado desta experiência de observação que é dar uma previsão do período chuvoso e desta forma valorizar a cultura rural nordestina, bem como motivar o surgimento de novos profetas. O Encontro será conduzido pelo senhor Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores do evento.

E encerrando a Programação o Encontro presta homenagem ao:

  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Deputado estadual João Salmito Filho (PDT).
  • Doutora Mônica Bicalho Pinto Rodrigues.
  • Professor Francisco Lopes Viana.
  • Prefeito José Maria Pimenta Lima.

As ações do Projeto “Encontro dos Profetas da Chuva” prosseguem até  março de 2022 com uma Programação onde estão previstas uma exposição, exibições de filmes documentários, lançamento de livros e um seminário temático.

O Encontro é uma promoção do:

  • Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central.
  • Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá.
  • Casa de Saberes Cego Aderaldo.
  • Instituto Agropolos.
  • Faculdade Cisne.
  • Instituto de Pesquisas Históricas e Memórias.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (7)-Praça José de Barros

  • 19 horas-Encanta-Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores.
  • 21 horas-Show com a Banda Os Transacionais.

Sábado (8)

  • A partir das 8 horas-XXVI Encontro dos Profetas da Chuva-Faculdade Cisne/Avenida Doutor Antônio Moreira Magalhães, 457- Jardim Monólitos.

Confira reportagem de Cleumio Pinto, no Sertão Alerta:

Profetas da chuva afirmam um bom inverno com chuvas mais intensas em Março e Abril


Quixadá neste segundo sábado do ano se transformou no ponto de convergência para os estudiosos e agricultores que esperam os prognósticos dos homens e mulheres que através do aprendizado de várias gerações conseguem preparar-se para um bom inverno ou não.

Este encontro que iniciou com uma ideia em 1996 onde o então presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Quixadá, o empresário João Soares ao lado do Gerente da CAGECE unidade de Quixadá, Helder Cortez. Durante ao longo dos anos vem se tornando cada vez mas fortificado pela importância cultural que representa para a cidade e o estado do Ceará como um todo.


Neste ano de 2022, apesar do terceiro ano de Pandemia, o evento aconteceu nas dependências da Faculdade Cisne que também ganhou um Jardim em homenagem aos profetas falecidos nos últimos anos. Cada sertanejo ganhou uma árvore e uma placa com o nome do homenageado.

Um ano com restrições sanitárias e decretos, após o Governo do Ceará anunciar na última quinta-feira (06) a restrição de público em eventos no Estado, 26º Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá recebeu um público de 250 pessoas, todos os cuidados sanitários foram observados.

Estiveram presentes 11 profetas que apresentaram suas experiências e o diagnóstico para a quadra invernosa em 2022. Um profeta de última hora participou pela primeira vez, fez seu diagnóstico e já foi convidado para participar do 27º encontro. Participaram profetas de Quixadá e Camocim.


Recepcionados por uma dupla de cantadores os profetas e o público presente participaram de um café da manha onde teve muita cantoria. Os repentistas Antônio Jocélio e Chagas Bezerra fazia rimas com os presentes já ambientando aos que chegavam para o encontro dos profetas.

Antes que os sertanejos iniciarem os prognósticos foram todos convidados para a oficialização do Jardim dos Profetas, após oficialmente inaugurado pelo Prefeito Municipal Ricardo Silveira, Secretário de Cultura Clébio Viriato os idealizadores João Soares e Helder Cortez, os profetas presentes participaram deste momento simbólico e forte para os familiares dos profetas que não mais estão entre nós.


Após a solenidade de inauguração do Jardim dos Profetas, um cortejo puxado pelos sanfoneiros Dom Ratinho e Kildere do Acordeom, levaram os profetas e o público para as dependências do auditório onde aconteceu o 26º Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá.

Após a apresentação dos agricultores a avaliação de que o inverno será de chuvas acima da média e com a intensidade nos meses de Março e Abril. Na concepção dos profetas já iniciou-se o inverno e haverá água para agricultura e também açudes receberão água.


Cinco figuras ilustres foram homenageadas no encontro, autoridades e profissionais que contribuíram no Estado para desenvolvimento da agricultura. Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, João Salmito Filho (deputado estadual), Francisco Lopes Viana (professor), José Maria Pimenta (Engenheiro e Defensor da Agricultura) e o governador do Estado Camilo Santana.

Prognósticos


Professora Lurdes Leite-Quixadá > Utiliza as pedras de sal como uma das experiências, segundo o que presenciou, será um bom inverno com chuvas. A Professora foi quem fez a oração na abertura dos diagnósticos abençoando o encontro.


Renato do Tapuiará-Distrito de Tapuiará-Quixadá > O Agricultor Renato todos os anos sempre é contrario aos colegas, mas este ano ele confirmou que o inverno muito bom, será de muita chuva, a experiência da casa do João de Barro entre outras confirma um inverno com bastante chuva. No mês de março será intensificada aa chuvas.


Josué Viana-Quixadá > O Taxista apresenta fotografias de imagens das nuvens em vários meses do ano onde através da leitura dos astros ele acredita em um inverno com chuvas, segundo o mesmo será de chuvas boas onde dará alegria ao homem do campo.

Luiz Gonzaga-Camocim > De acordo com o estudioso do clima a probidade de 90% de chuvas acima da média, 0,9% na média e 0,1 % abaixo da média. Os estudos do meteorologista são favoráveis a um inverno bem acima da média das chuvas no Estado.


José Avelino dos Santos (Jacaré)-–Dom Mauricio-Quixadá > Afirmou que nos últimos 10 anos não houve inverno no Ceará, apenas chuvadas e neste ano sim haverá um inverno igual ao de 1964. As experiências que Jacaré baseia-se em pesquisas que realiza ao longo dos anos.


Stanislau-Quixadá > Será um ano sem inverno, segundo o mesmo as plantações morrerá ainda em janeiro, ele em sua apresentação revelou que não teve barra e nem lua e por isso não haverá chuvas.


José Erismar Nobre-Quixadá > A segunda geração da Família Nobre, filho de profetisa que herdou o dom de través dos sinais da natureza consegue identificar se o inverno será bom ou se as chuvas não serão suficientes para propiciar uma boa plantação dos homens do campo. Este ano de 2022 o mesmo afirmou que será um bom inverno.


Nerismar Nobre–Quixadá > Filha e neta de profetas, a terceira geração que deu continuidade aos ensinamentos da avó e do pai, através das plantas como Flamboyant, Feijão e do Juazeiro, esses três elementos da natureza foram o que permitiram a Nerismar diagnosticar que o inverno de 2022 será muito bom como mostrou as florações.


Josimar Pacheco-Cipó dos Anjos > Agricultor experiente com conhecimento profundo dos sinais da natureza, disse que o inverno será de chuvas abaixo da média, falou das chuvas que caiu ao longo dos anos e nos último anos, ele que trabalha na roça desde criança desanimou com as folhas do Juazeiro que estão muito variadas, revelando que as chuvas vão vir mas não será exagerada como estão falando.


José Freire–Quixadá > Com a leitura das precipitações que caíram no ano de 2021, após esta leitura José afirmou que o inverno iniciará a partir de março e será de muitas chuvas. Ainda relatou que os mês de mais intensidade de chuvas serão março e abril.


João Alves–Quixadá > Revelou que o açude Pedras Branca que encontra-se com menos de 3% de sua capacidade hídrica e que abastece a cidade de Quixadá receberá uma grande carga com as chuvas do inverno deste ano.


Saletiel-Ipueiras-Quixadá > Após a apresentação dos profetas o mesmo foi chamado e já convidado para o próximo encontro. A previsão de chuvas neste inverno será boa, segundo a casa de João de Barro apresentada aqui ela está virada para o mar ele ainda vai construir outra, dependendo para onde ele faça a entrada será medido a intensidade das chuvas.

Concluindo que este ano de 2022 será um ano de muitas chuvas, inverno com maior intensidade nos meses de Março e Abril. Os açudes receberão água e os agricultores terão uma grande safra começando a plantar já agora em janeiro.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma