Pular para o conteúdo principal

Jardineiro transforma Barão de Studart em Galeria

 



Quem passa pela Avenida Barão de Studart, em Fortaleza, já deve ter notado as peças de artesanato expostas ao longo do canteiro central na altura do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. Feitas a partir do talo da carnaúba, árvore símbolo do Nordeste brasileiro, as obras são do jardineiro e artesão Eduardo Ângelo, de 56 anos, que há 25 anos trabalha cuidando do jardim do Palácio.

- A minha fonte de inspiração é a carnaúba. Eu não chego na árvore e corto [o talo]. Tenho que esperar que ele caia para eu ver o que posso fazer. Todo dia caem talos da carnaúba. Também sempre que eu passo na rua e vejo algo no chão que possa ser reciclado, mesmo que naquele momento eu não esteja precisando, guardo em casa, porque um dia vai precisar", é o que diz o artesão sobre seu processo criativo.

Assim como seu trabalho, Eduardo não passa despercebido. Ele é todo arte em cada detalhe. Sua caracterização, que remonta a figura de cangaceiro, faz parte da linguagem que Eduardo desenvolveu para se comunicar não só com os colegas que compartilham a rotina de trabalho, mas também não perder de vista as próprias memórias.

"O Lampião surgiu aqui [no Palácio] me inspirando em Luiz Gonzaga e, também, em Lampião, porque meu pai contava as história de Lampião. Primeiro, eu coloquei o chapéu, aí me chamavam de Gonzagão. Pensei que tinha que dar um destaque. Aí comecei a botar os apetrechos, foi quando começaram a me chamar de Lampião", explica.

De Pentecoste ao Palácio Iracema

O trabalho e a imagem desse homem sorridente e gentil também contam a história do menino sonhador que nasceu em Pentecoste, no Vale do Curu, e passou a infância e adolescência aprendendo sobre o tempo da natureza enquanto ajudava a família a plantar e a colher. Aos 20 anos de idade, querendo novas oportunidades, Eduardo se mudou sozinho para a Capital cearense, onde conseguiu o primeiro emprego como vigilante terceirizado. Entrar para o mundo da jardinagem não foi coisa pensada, mas aprendeu fazendo, como ele gosta de dizer.

"Quando eu trabalhava [como vigilante] numa casa de classe média alta, o jardineiro de lá saiu, e eles [proprietários] notaram meu desempenho e me perguntaram se eu queria trabalhar como jardineiro. Eu disse que não tinha experiência porque era da roça, mas eles falaram que quem trabalha no campo plantando milho e feijão sabe fazer [jardinagem]. Eles me deram essa oportunidade", conta.

Ao longo dos anos, Eduardo aperfeiçoou o ofício e saiu em busca de novas chances. Foi quando surgiu a vaga para jardineiro na sede administrativa do Banco do Estado do Ceará (BEC) e, após o banco ser extinto, foi transferido para o Palácio Iracema, localizado no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, no bairro Edson Queiroz. O local sediava o gabinete do governador até meados de 2010 — antes da transferência da sede do Executivo estadual para o Palácio da Abolição.

No Palácio Iracema, o jardineiro descobriu outro talento: o artesanato. Tudo começou com um bom sinal em um março chuvoso. "Contemplando a chuva, eu vi cair um galho de uma árvore em forma de ípsilon. Aí imaginei: 'Quando essa chuva passar eu vou cortar esse galho e fazer desses dois ganchos duas pernas'. Eu comecei a trabalhar [no galho]. Perguntavam se eu estava ficando doido. Eu respondia dizendo que estava cortando para jogar fora, para não dizer o segredo que Deus tinha me dado. Eu fiz tipo uma cabeça, peguei mais dois galhos e ficou como os braços. Ficou um homem. Aí, eu fiz um arco e flecha. Meu primeiro personagem foi um índio", rememora.

O índio, que media cerca de 1,20 cm de altura, impressionou a todos. Depois do índio, veio pescador, agricultor, músico, repórter e tantos outros personagens que, segundo o artesão, saíram todos da mente. Mas essa imaginação não floresceu repentinamente. A raiz sempre foi criativa. "A minha mãe, Raimunda Barreto da Silva, era artesã. Fazia panela e pote de barro para vender e garantir a nossa sobrevivência. E eu, menino curioso, sempre a vi fazendo. Com o mesmo barro que ela utilizava, eu fazia bonecos".

Palácio da Abolição: inspiração diária

Para Eduardo, é uma alegria poder se dedicar há 25 anos ao Jardim do Palácio, idealizado pelo paisagista Fernando Chacel, e passar o dia cuidando de diversas espécies, como a carnaúba, cajueiro, cedro, palmeira, dracena, Imbé Amarelo, entre outras.

- Todo dia, chego aqui às 6 horas da manhã e me caracterizo de Lampião. Eu chego para regar, podar e plantar quando é preciso. Vejo quais plantas estão precisando de mais cuidados e oriento os meus colegas. Tudo isso serve para o meu aprendizado: cuidar da natureza; ouvir o cantar dos passarinhos; ver a chuva caindo. Como costumo dizer: eu saí do sertão, mas o sertão não saiu de mim. Eu me sinto feliz em trabalhar na sede do governo, é um ponto de referência. Sou tratado como humano. O governador [Camilo Santana] e todas as outras autoridades me cumprimentam".

Ainda sobre o reconhecimento, Eduardo não esconde o orgulho de desenvolver seu trabalho no mesmo local onde estão expostas obras de renomados artistas cearenses, como Raimundo Cela, Antônio Bandeira, Sérvulo Esmeraldo, Leonilson, Aldemir Martins, Estrigas, Mano Alencar, Heloisa Juaçaba, entre outros. "É muito gratificante porque as pessoas passam na rua e veem meu trabalho e, também, estar no meio onde tem muitas obras de arte, como a própria porta de madeira [da Galeria] e as esculturas. Eu nem conheço muitos desses artistas, alguns nem existem mais, mas, graças a Deus, eu estou aqui com a minha arte viva, e as pessoas veem e divulgam", destaca Eduardo, que também produz peças para outros locais.

Quando a pandemia da Covid-19 chegou, no início de 2020, o jardineiro precisou se afastar durante uns dias, para cumprir com segurança a escala estabelecida para o trabalho. "A vida em casa é um tédio. Aqui, a gente se distrai com a natureza e nosso trabalho. Eu queria trabalhar todo dia e não queria que a doença existisse. Mas estamos vencendo, em nome de Jesus, porque o maior é Ele. Que as pessoas tomem consciência também, se vacinem, porque primeiro é Deus, mas a vacina está resolvendo a causa", pondera.

Agora, já com a terceira dose, o jardineiro semeia otimismo para os próximos 25 anos. "Para o meu futuro, eu quero, primeiramente, paz, alegria, saúde e prosperidade", deseja.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".