Pular para o conteúdo principal

Há 12 anos morria ministro Armando Falcão

O Arquivo Nirez para 10 de fevereiro na História do Ceará:

  • 1891 - Procede-se no Ceará a primeira eleição no regime republicano, em pleno Carnaval.
  • 1891 - Morre, em Pernambuco, aos 58 anos de idade, o coronel Luís Antônio Ferraz, primeiro governador que teve o Ceará Republicano. Nascera a 7 de maio de 1833 no Rio de Janeiro. Hoje existe em sua homenagem a Rua Coronel Ferraz, que passa ao lado da Igreja do pequeno-Grande, no Centro de Fortaleza.
  • 1905 - Morre, com a idade de 61 anos, no Rio de Janeiro, vitimado por síncope cardíaca, o general de brigada Antônio Carlos da Silva Piragibe (General Piragibe), cearense de Icó nascido a 13 de junho de 1843. Era comendador da Ordem da Rosa. Participou da Campanha do Paraguai. Hoje é nome de rua na Parquelândia e Amadeu Furtado.
  • 1925 - Chegam a Fortaleza, de regresso da viagem que empreenderam a pé na travessia Ceará-São Paulo, os escoteiros cearenses, José Limaverde Sobrinho, Manuel Bastos de Oliveira e Artur Batista Nepomuceno. Na viagem andaram 5.184 quilômetros.
  • 1927 - Encontra-se em Fortaleza o pianista cearense João Souto Menor, radicado em Cachoeira do Sul-RS, que à noite realiza concerto de piano no Theatro José de Alencar. Para a ocasião compôs o tango “Estephania”, dedicado aos 12 anos do jornal Correio do Ceará.
  • 1934 - Lançamento da pedra fundamental da Escola Profissional de Menores de Santo Antônio do Pitaguari, criada em 11 de dezembro de 1933, subordinada à Chefatura de Polícia, em terreno adquirido pelo Estado no serrote do grupo da Aratanha. Ficou conhecida por Santo Antônio do Buraco. Seria depois a Escola de Menores Carneiro de Mendonça.
  • 1939 - A Cidade é sacudida pela notícia da morte do Papa Pio XI, sendo decretado luto oficial por três dias.
  • 1946 - Inaugurado, no Passeio Público, o busto do oftalmologista José Cardoso de Moura Brasil, no Centenário de seu nascimento, iniciativa do Centro Médico Cearense.
  • 1955 - Inaugura-se uma extensão na estação de passageiros, no Aeroporto Pinto Martins (antigo Aeroporto Salgado Filho, do Cocorote), com entrada através de portão que fechava a Rua 15 de Novembro. O local é o mesmo da gare atual.
  • 1955 - Morre, vitimado por colapso cardíaco, em sua residência, na Avenida do Imperador, 1425, em Fortaleza, o vereador Antônio Mendes, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, da Associação dos Funcionários do Estado e do Município, da União dos Contabilistas do Ceará, ex-presidente do Centro dos Retalhistas e funcionário aposentado da Fazenda Estadual onde exerceu o cargo de Secretário. Foi filiado à União Democrática Nacional (UDN). Era cearense de Itapipoca nascido em 19 de outubro de 1893 e hoje é nome de rua no Jardim América.
  • 1955 - Morre o barbeiro ex-vereador Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida, que foi proprietário da casa A Gruta. Hoje é nome de rua no Alto da Balança. Nascera em Itapipoca a 5 de março de 1868. Chegou em Fortaleza em 1889 e foi um dos fundadores do Centro Artístico Cearense. Foi eleito deputado estadual em 1912.
  • 1956 - Encerra-se, em Fortaleza, o Torneio Aberto de Tênis promovido pela Federação Cearense de Tênis. Stélio Ribeiro do Vale e Henrique Oliveira, chegam à final sem derrota. O certame é coroado com jogo em que Stélio Vale vence Henrique Oliveira por 2x0 (6x4 e 6x1), sagrando-se tetracampeão de tênis no Ceará, recebendo a Taça Aba-Film.
  • 1966 - Morre, aos 81 anos de idade, em Fortaleza, Júlia Magalhães Jorge (Júlia Jorge), viúva de Henrique Jorge Ferreira Lopes e mãe de Paulo Sarasate Ferreira Lopes e de João Jacques Ferreira Lopes.
  • 1968 - Morre, aos 62 anos de idade, o ator e autor teatral Inácio Viana Rats, nascido a 23 de julho de 1905.
  • 1974 - Morre, aos 77 anos de idade, vítima de enfarte do miocárdio, Creusa do Carmo Rocha, Viúva de Demócrito Rocha e presidente do jornal O Povo. O sepultamento ocorre às 17 horas no Cemitério de São João Batista. É hoje nome de rua no Jardim Guanabara e Vila Velha.
  • 1975 - Monsenhor Gerardo Andrade Ponte (Gerardo Ponte), vigário da Paróquia de Fátima, em Fortaleza, é nomeado pelo papa Paulo VI, titular da Diocese de Petrolina, em Pernambuco. Sua primeira missão foi dirigir a Paróquia do Patrocínio. Depois, foi reitor do Seminário da Prainha e, atualmente, vinha exercendo o vicariato na paróquia de Fátima, na avenida Treze de Maio.
  • 1975 - O Náutico Atlético Cearense derrota a AABB pela contagem de 3x1 (parciais de 15-11, 15-06, 11-15 e 15-07) na finalíssima da melhor de três, decisiva do Campeonato Infanto-Juvenil de Volibol Feminino.
  • 1983 - Lançada no Rio de Janeiro, na Fundação Nacional de Arte-Funarte, a obra Discografia Brasileira em 78rpm - 1902-1964, de autoria de Alcino Oliveira Santos (Alcino Santos), Grácio Guerreira Barbalho, Jairo Severiano e Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em cinco volumes, editada pelo 
  • INM/Funarte/Xerox.
  • 2009 - Eleita a Corte Momina para o Carnaval de 2009: Rei Momo Djanir Pinheiro Landim; Rainha do Carnaval Juliana Araújo; Princesa Izabel Girão; Rei Momo Infantil João Pedro; e Rainha Infantil Layza, no Oásis Clube.


  • 2010 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, aos 90 anos de idade, o ex-ministro da Justiça Armando Ribeiro Severo Falcão (foto), cearense de Fortaleza nascido em 11 de novembro de 1919.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram