Pular para o conteúdo principal

Há dois anos morria jornalista Chico Alves

 Eis o Arquivo Nirez para 13 de fevereiro na História do Ceará:

  • 1731 - Toma posse o capitão-mor Leonel de Abreu Lima.
  • 1897 - Criado em Fortaleza o Grêmio de Propaganda Fotográfica, que seria fundido com a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos resultando no Foto Clube Cearense.
  • 1901 - Mandado fechar, definitivamente, como imprestável, o Lazareto da Lagoa Funda, que servia de enfermaria aos variolosos
  • 1902 - Os operários da Estrada de Ferro de Baturité - EFB entram em greve. Param todos os trens.
  • 1912 - Começa a circular, em Fortaleza, a "Folha do Povo", jornal diário de Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza) e Adonias Lima que, em 1920, transformou-se no "Diário do Ceará", órgão oficial do governo Justiniano de Serpa e cuja publicação encerrou-se em 1930. A sede era na Rua Barão do Rio Branco, 1260.
  • 1912 - Morre, às 10 horas, em Porangaba (Parangaba), o comerciante, abolicionista, coronel João da Costa Bastos (coronel João Bastos), português nascido em Cabeceira de Bastos a 01/05/1839. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
  • 1917 - Alberto Eloy da Costa reabre a Farmácia Teodorico, na Rua Major Facundo, 120 (antigo, atual 312). Existiu no Século IXX uma Farmácia Teodorico, do farmacêutico José Eloy da Costa, formado na Faculdade da Bahia.
  • 1929 - Circula, quarta-feira de cinzas, o primeiro número da "Revista do Município", fundada por Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1937 - Inauguram-se as novas instalações da Maternidade Dr. João Moreira, discursando na ocasião César Cals de Oliveira e José Martins Rodrigues.
  • 1940 - Morre, no Leprosário Antônio Diogo, do qual era capelão, aos 67 anos de idade, o padre Joaquim Severiano de Vasconcelos, cearense de Santana do Acaraú nascido em 07/08/1872.
  • 1946 - Chega a Fortaleza o maestro cearense Eleazar de Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro.
  • 1947 - Juraci Bezerra de Menezes funda a Tipografia Estrela, na Rua Floriano Peixoto, 697. Depois mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, 1241 e já com o nome de Gráfica Estrela S. A., foi para a Rua Senador Pompeu, 1501.
  • 1948 - O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários - IAPB, adquire, por compra, o Sanatório de Messejana, ao Instituto de Previdência de Estado do Ceará-IPEC.
  • 1950 - Falecimento do advogado e industrial Nestor Barbosa Leite, diretor-secretário do Banco Frota Gentil e um dos fundadores do Clube de Xadrez do Ceará. Foi redator da Revista Comercial, da Associação Comercial do Ceará. Nascera em Fortaleza a 27/08/1892.
  • 1953 - Iniciadas as obras da Avenida 25 de Julho, que dará acesso ao conjunto residencial do Pici, Casa Popular. Depois de chamar-se Avenida Brasília e Avenida Jóquei Clube, hoje a via chama-se Avenida Senador Fernandes Távora.
  • 1953 - A União Democrática Nacional-UDN, no município de Fortaleza, tem novo diretório municipal assim constituído: Presidente - José Ramos Torres de Melo; 1º Vice - Augusto Benevides; 2º Vice - Eugênio de Sousa; Secretário - Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães); Tesoureiro - Aluísio Bonavides. Diretores - Araken Silva, Juarez Jucá, Afonso Codes, Virgílio de Moraes, Valdery Uchoa, José Caminha Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), José Martins, José Barros de Alencar, Maria Eulalia de Moraes Rôla e Antônio Ferreira Braga. Antônio Mendes, atual presidente da Câmara Municipal, é elevado à presidência de honra.
  • 1955 - Os telefones de Fortaleza, que até então tinham apenas quatro algarismos passam a ter mais um. Exemplo: o do Banco do Nordeste era 66-67 e passa a ser 1-66-67.
  • 1958 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ovídio Gomes Pinto, substituindo o também coronel aviador Othelo da Rocha Ferraz.
  • 1958 - A Senhorita Maria Carmelina de Castro Serpa (Carmelina Serpa), representante do Iate Clube, é eleita Rainha do Carnaval Cearense - 1958.
  • 1959 - Morre em Manaus, Amazonas, aos 66 anos de idade, o poeta e orador Hemetério Cabrinha, cearense de Fortaleza ali radicado, nascido em 03/03/1892. Sua profissão era a marcenaria. Era autor de vários livros.
  • 1963 - Inauguradas solenemente as placas da Praça Rádio Amador Theobaldo Scerni, no Bairro de Fátima, com a presença do Prefeito Murilo Borges Moreira e Banda de Música do 23ºBC. A praça, que tem forma triangular, fica entre a Avenida 13 de Maio, a Rua Solon Pinheiro e a Rua Costa Araújo e fora inaugurada em 22/10/1961.
  • 1967 - Os bancos, que estiveram fechados em feriados bancários nos dias 9 e 10, reabrem, com a instituição do Cruzeiro Novo, nova moeda que vale mil vezes o antigo Cruzeiro.
  • 1974 - Começa a demolição do Palácio do Plácido, na Avenida Santos Dumont nº 1545, Aldeota, sob os protestos da imprensa, para construção, no local, de um supermercado do Grupo Romcy, que não chegou sequer a ser iniciado. O Palácio do Plácido fora construído pelo arquiteto Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva).
  • 1977 - Assassinado, às 18h30, em Fortaleza, na Rua Conselheiro Tristão, na calçada da casa 319, com um tiro na cabeça, o prefeito do município de Iracema, Expedito Leite da Silva, por um pistoleiro.
  • 1982 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense, Paltila de Andrade, do Clube Vila União, que reinará ao lado do Rei Javeh I e único.
  • 1982 - O escritor Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola) é eleito novo presidente da Academia Cearense de Língua Portuguesa.
  • 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, o odontólogo e professor Antônio Fernando Melo, ex-deputado estadual. Era cearense de Ibiapina nascido em 05/11/1925.
  • 1989 - Morre o engenheiro Cândido Narbal Gondim Pamplona (C. N. Pamplona), industrial. Nascera em 15/12/1931.
  • 1992 - Morre, às 14h35, aos 68 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos, a ex-primeira dama do Estado Luíza Moraes Correia Távora (Luíza Távora), viúva de Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora). Tem seu nome no Centro Artesanal na Aldeota.
  • 1993 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico militar Raimundo Bezerra Ferreira, cearense de Fortaleza nascido no dia 16/04/1916.
  • 2004 - A nova diretoria da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert toma posse, às 18h30min, em solenidade no auditório da Fiec. Assume a presidência o jornalista José Edilmar Norões Coelho em substituição a Fernando Eugênio Marinho, que fica na vice-presidência. Presente o diretor executivo da Associação Brasileira de Rádio e Televisão - ABERT, Oscar Piconez. A nova diretoria fica assim constituída: Presidente: José Edilmar Norões Coelho; 1º vice-presidente: Fernando Eugênio Marinho; 2º vice-presidente: Sérgio Cals de Oliveira; 3º vice-presidente: Luís Aguiar Vale; 1º diretor financeiro: José Rego Filho; 2º diretor financeiro: Lindenor Oliveira; 1º diretor secretário: Francisco Luzenor de Oliveira; 2º diretor secretário: Adilson Eufrasino; Diretor de patrimônio: Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); Diretor de relações exteriores: Anastácio Marinho; Diretor de marketing: João Dummar Neto
  • 2004 - Morre o cronista esportivo Jubemar Aguiar, que foi redator da Rádio Dragão do Mar. Seu sepultamento ocorre no dia 15.
  • 2020 - Falece o jornalista Francisco Alves Maia (Chico Alves), que foi por muitos anos superintendente do jornal "Tribuna do Ceará" sendo um dos fundadores. Iniciou no jornal O Estado, trabalhou na Rádio Iracema e foi diretor de Jornalismo da TV Cidade. Esteve à frente do Setor de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Integrava a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará. O velório acontece na Funerária Ternura e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Era natural de Limoeiro do Norte

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".