Pular para o conteúdo principal

Há dois anos morria jornalista Chico Alves

 Eis o Arquivo Nirez para 13 de fevereiro na História do Ceará:

  • 1731 - Toma posse o capitão-mor Leonel de Abreu Lima.
  • 1897 - Criado em Fortaleza o Grêmio de Propaganda Fotográfica, que seria fundido com a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos resultando no Foto Clube Cearense.
  • 1901 - Mandado fechar, definitivamente, como imprestável, o Lazareto da Lagoa Funda, que servia de enfermaria aos variolosos
  • 1902 - Os operários da Estrada de Ferro de Baturité - EFB entram em greve. Param todos os trens.
  • 1912 - Começa a circular, em Fortaleza, a "Folha do Povo", jornal diário de Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza) e Adonias Lima que, em 1920, transformou-se no "Diário do Ceará", órgão oficial do governo Justiniano de Serpa e cuja publicação encerrou-se em 1930. A sede era na Rua Barão do Rio Branco, 1260.
  • 1912 - Morre, às 10 horas, em Porangaba (Parangaba), o comerciante, abolicionista, coronel João da Costa Bastos (coronel João Bastos), português nascido em Cabeceira de Bastos a 01/05/1839. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
  • 1917 - Alberto Eloy da Costa reabre a Farmácia Teodorico, na Rua Major Facundo, 120 (antigo, atual 312). Existiu no Século IXX uma Farmácia Teodorico, do farmacêutico José Eloy da Costa, formado na Faculdade da Bahia.
  • 1929 - Circula, quarta-feira de cinzas, o primeiro número da "Revista do Município", fundada por Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1937 - Inauguram-se as novas instalações da Maternidade Dr. João Moreira, discursando na ocasião César Cals de Oliveira e José Martins Rodrigues.
  • 1940 - Morre, no Leprosário Antônio Diogo, do qual era capelão, aos 67 anos de idade, o padre Joaquim Severiano de Vasconcelos, cearense de Santana do Acaraú nascido em 07/08/1872.
  • 1946 - Chega a Fortaleza o maestro cearense Eleazar de Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro.
  • 1947 - Juraci Bezerra de Menezes funda a Tipografia Estrela, na Rua Floriano Peixoto, 697. Depois mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, 1241 e já com o nome de Gráfica Estrela S. A., foi para a Rua Senador Pompeu, 1501.
  • 1948 - O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários - IAPB, adquire, por compra, o Sanatório de Messejana, ao Instituto de Previdência de Estado do Ceará-IPEC.
  • 1950 - Falecimento do advogado e industrial Nestor Barbosa Leite, diretor-secretário do Banco Frota Gentil e um dos fundadores do Clube de Xadrez do Ceará. Foi redator da Revista Comercial, da Associação Comercial do Ceará. Nascera em Fortaleza a 27/08/1892.
  • 1953 - Iniciadas as obras da Avenida 25 de Julho, que dará acesso ao conjunto residencial do Pici, Casa Popular. Depois de chamar-se Avenida Brasília e Avenida Jóquei Clube, hoje a via chama-se Avenida Senador Fernandes Távora.
  • 1953 - A União Democrática Nacional-UDN, no município de Fortaleza, tem novo diretório municipal assim constituído: Presidente - José Ramos Torres de Melo; 1º Vice - Augusto Benevides; 2º Vice - Eugênio de Sousa; Secretário - Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães); Tesoureiro - Aluísio Bonavides. Diretores - Araken Silva, Juarez Jucá, Afonso Codes, Virgílio de Moraes, Valdery Uchoa, José Caminha Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), José Martins, José Barros de Alencar, Maria Eulalia de Moraes Rôla e Antônio Ferreira Braga. Antônio Mendes, atual presidente da Câmara Municipal, é elevado à presidência de honra.
  • 1955 - Os telefones de Fortaleza, que até então tinham apenas quatro algarismos passam a ter mais um. Exemplo: o do Banco do Nordeste era 66-67 e passa a ser 1-66-67.
  • 1958 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ovídio Gomes Pinto, substituindo o também coronel aviador Othelo da Rocha Ferraz.
  • 1958 - A Senhorita Maria Carmelina de Castro Serpa (Carmelina Serpa), representante do Iate Clube, é eleita Rainha do Carnaval Cearense - 1958.
  • 1959 - Morre em Manaus, Amazonas, aos 66 anos de idade, o poeta e orador Hemetério Cabrinha, cearense de Fortaleza ali radicado, nascido em 03/03/1892. Sua profissão era a marcenaria. Era autor de vários livros.
  • 1963 - Inauguradas solenemente as placas da Praça Rádio Amador Theobaldo Scerni, no Bairro de Fátima, com a presença do Prefeito Murilo Borges Moreira e Banda de Música do 23ºBC. A praça, que tem forma triangular, fica entre a Avenida 13 de Maio, a Rua Solon Pinheiro e a Rua Costa Araújo e fora inaugurada em 22/10/1961.
  • 1967 - Os bancos, que estiveram fechados em feriados bancários nos dias 9 e 10, reabrem, com a instituição do Cruzeiro Novo, nova moeda que vale mil vezes o antigo Cruzeiro.
  • 1974 - Começa a demolição do Palácio do Plácido, na Avenida Santos Dumont nº 1545, Aldeota, sob os protestos da imprensa, para construção, no local, de um supermercado do Grupo Romcy, que não chegou sequer a ser iniciado. O Palácio do Plácido fora construído pelo arquiteto Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva).
  • 1977 - Assassinado, às 18h30, em Fortaleza, na Rua Conselheiro Tristão, na calçada da casa 319, com um tiro na cabeça, o prefeito do município de Iracema, Expedito Leite da Silva, por um pistoleiro.
  • 1982 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense, Paltila de Andrade, do Clube Vila União, que reinará ao lado do Rei Javeh I e único.
  • 1982 - O escritor Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola) é eleito novo presidente da Academia Cearense de Língua Portuguesa.
  • 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, o odontólogo e professor Antônio Fernando Melo, ex-deputado estadual. Era cearense de Ibiapina nascido em 05/11/1925.
  • 1989 - Morre o engenheiro Cândido Narbal Gondim Pamplona (C. N. Pamplona), industrial. Nascera em 15/12/1931.
  • 1992 - Morre, às 14h35, aos 68 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos, a ex-primeira dama do Estado Luíza Moraes Correia Távora (Luíza Távora), viúva de Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora). Tem seu nome no Centro Artesanal na Aldeota.
  • 1993 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico militar Raimundo Bezerra Ferreira, cearense de Fortaleza nascido no dia 16/04/1916.
  • 2004 - A nova diretoria da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert toma posse, às 18h30min, em solenidade no auditório da Fiec. Assume a presidência o jornalista José Edilmar Norões Coelho em substituição a Fernando Eugênio Marinho, que fica na vice-presidência. Presente o diretor executivo da Associação Brasileira de Rádio e Televisão - ABERT, Oscar Piconez. A nova diretoria fica assim constituída: Presidente: José Edilmar Norões Coelho; 1º vice-presidente: Fernando Eugênio Marinho; 2º vice-presidente: Sérgio Cals de Oliveira; 3º vice-presidente: Luís Aguiar Vale; 1º diretor financeiro: José Rego Filho; 2º diretor financeiro: Lindenor Oliveira; 1º diretor secretário: Francisco Luzenor de Oliveira; 2º diretor secretário: Adilson Eufrasino; Diretor de patrimônio: Francisco Afrânio de Lima Peixoto (Afrânio Peixoto); Diretor de relações exteriores: Anastácio Marinho; Diretor de marketing: João Dummar Neto
  • 2004 - Morre o cronista esportivo Jubemar Aguiar, que foi redator da Rádio Dragão do Mar. Seu sepultamento ocorre no dia 15.
  • 2020 - Falece o jornalista Francisco Alves Maia (Chico Alves), que foi por muitos anos superintendente do jornal "Tribuna do Ceará" sendo um dos fundadores. Iniciou no jornal O Estado, trabalhou na Rádio Iracema e foi diretor de Jornalismo da TV Cidade. Esteve à frente do Setor de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Integrava a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará. O velório acontece na Funerária Ternura e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Era natural de Limoeiro do Norte

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon