Pular para o conteúdo principal

Há quatro anos morria Teco-Teco

  •  Eis o Arquivo Nirez para 9 de fevereiro na História do Ceará:
  • 1847 - Abre-se, em Fortaleza, na Rua Formosa (hoje Rua Barão do Rio Branco), defronte ao sobrado do Teles e na casa em que morou Henrique Francês, uma venda denominada O Bosque, com gêneros de estiva, vinhos, cervejas e licores.
  • 1882 - Por proposta do vereador Antônio Cirilo Freire, o Campo da Amélia, que fora inaugurado em 29 de junho de 1830, passa a denominar-se Praça Senador Carreira.  Hoje é Praça Castro Carreira, conhecida como Praça da Estação.
  • 1891 - Assume, em pleno Carnaval, o cargo de Chefe de Polícia do Ceará o desembargador pernambucano de Olinda Manuel Hemetério Raposo de Melo.
  • 1912 - Chega o 3º Bispo do Ceará, Dom Manuel da Silva Gomes, baiano, que toma posse no dia oito de dezembro.
  • 1913 - Fundada, no Boulevard Visconde de Cauhype (Avenida da Universidade), a Padaria Literária. O primeiro presidente foi Cornélio Diógenes. No ano seguinte mudou-se para a Rua General Bezerril, 7 (antigo).
  • 1914 - Deixa o comando das forças federais sediadas em Fortaleza (49º Batalhão de Caçadores - 49BC) o major Cândido Borges Castelo Branco, que parte rumo ao Recife.
  • 1927 - Nomeado Reitor do Seminário Arquiepiscopal de Fortaleza o Padre Tobias Dequit, substituindo o Padre Guilherme Waessen.
  • 1931 - Fundem-se os jornais A Esquerda e Pátria Nova, desaparecendo o primeiro ficando o segundo sob direção de Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho) e gerência de Stênio Gomes da Silva.
  • 1941 - Pela primeira vez um clube de futebol cearense vence um time do Sul do País, quando, em visita ao Ceará, o América, do Rio de Janeiro é derrotado pelo time local Sport Club Maguari, pelo escore de 2x1 em partida apitada pelo juiz carioca Oscar Pereira Gomes.
  • 1946 - Assume a Secretaria de Polícia e Segurança Pública o advogado Thompson Soares Bulcão (Tompson Bulcão).
  • 1955 - Fechado o Banco Único, do jogo do bicho. Os cambistas protestam e exigem que o governo resolva a situação.
  • 1959 - Morre o advogado e membro do Conselho de Municípios, Pio Saraiva.
  • 1961 - O engenheiro cearense Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso de Albuquerque Lima) assume, no Rio de Janeiro, a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, substituindo o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa. A sede da repartição ficava no Rio de Janeiro.
  • 1968 - Atropelado e morto na Avenida Visconde do Rio Branco, o Inspetor da Guarda de Trânsito, Rodolfo Alves, que contava 78 anos de idade.
  • 1969 - Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante José Cavalcante Parente (José Parente), que foi fundador e presidente da Casa Parente. Era cearense de Sobral nascido a seis de dezembro de 1897.
  • 1973 - Com o corte da fita simbólica feito pelo secretário Edival de Melo Távora (Edival Távora), do Interior e Justiça, instala-se o 6º Cartório de Notas e Registros Públicos da Capital, instituído pelo Estatuto Judiciário. É o Cartório Melo Júnior, na Rua Major Facundo nº 713. O novo cartório recebe o sobrenome do seu tabelião, Evandro de Melo Júnior.
  • 1977 - Morre, às 19h30min., aos 59 anos incompletos, o empresário José Barreto Parente, fundador da Rádio Iracema de Fortaleza e diretor do Banco Popular de Fortaleza S. A. Era natural de Aracati, onde nascera a 13 de março de 1918. Foi sepultado no dia seguinte, às 15h, no Cemitério de São João Batista
  • 1977 - O Diário Oficial do Município 6095 publica o texto da Lei 4829 do mesmo dia, que concede, ao ex-vereador, professor José Ribamar de Vasconcelos, de Massapé, o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposição do vereador Djalma Eufrásio Rodrigues.
  • 1978 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comandante. Assume o capitão de fragata Mário Moutinho de Carvalho, substituindo o também capitão de fragata Paulo Gustavo da Silva Castro Pinto.
  • 1979 - Eleita a Rainha do Carnaval Cearense, em festa realizada no Clube de Regatas Barra do Ceará, Fernanda Silva Sales, representante do Grêmio Recreativo de Caucaia.
  • 1984 - Entra no ar, no Canal 2, antes ocupado pela TV Ceará dos Diários Associados, a TV Manchete do Ceará, que tem sede na Avenida Antônio Sales, 2666. Hoje o canal está ocupado pela Rede TV.
  • 1985 - Operação surpresa, do Departamento de Vigilância do Município na Praça José de Alencar, expulsa centenas de vendedores ambulantes que ficam ao mesmo tempo revoltados e desesperados.
  • 1987 - Agraciados com a Medalha da Abolição o artista plástico Francisco Magalhães Barbosa (Zé Pinto) e o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré) em solenidade presidida pelo governador Luís de Gonzaga Fonseca Mota (Gonzaga Mota), no salão nobre do Palácio da Abolição.
  • 1990 - Eleitos, no Clube Tiradentes, à noite, o Rei Momo Agamenon Albuquerque Sampaio Júnior (Agamenon Júnior), a Rainha do Carnaval Karla Patrícia dos Santos e a Rainha Gay da Folia Karla Costa.
  • 1991 - Morre, aos 77 anos de idade, a bibliotecária e bibliógrafa Maria Conceição de Sousa, pertencente ao quadro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e sócia fundadora da Associação dos Bibliotecários do Ceará. Nascera a 21 de setembro de 1913.
  • 2001 - Morre o político Edward de Melo Arruda que foi vereador de Fortaleza.
  • 2003 - Falece à noite, vítima de acidente automobilístico na cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, um dos responsáveis pela construção do Canal do Trabalhador. Era Fortalezense nascido em 30 de outubro de 1925.
  • 2004 - Falece a primeira aluna formada pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, a pianista e concertista Nízia Diogo Maia, na madrugada, aos 77 anos de idade, em Fortaleza, sendo sepultada à tarde no Cemitério São João Batista. Foi fundadora e cantora do Coral de Câmera do Ceará, lecionou Percepção Musical, no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará - Uece, integrou o Conselho Estadual de Cultura durante 12 anos e foi diretora da Secretaria da Cultura do Estado no governo César Cals.
  • 2005 - A agremiação Maracatu Rei de Paus é bicampeã do Carnaval 2005, na categoria maracatu, com nota 10 em todos os quesitos de avaliação. A vice-campeã é o Maracatu Vozes d´África. Em terceiro lugar ficou o Maracatu Ás de Ouro. Da categoria blocos e cordões, As Bruxas conquistam a primeira colocação, seguida do bloco Garotos do Benfica. O bloco Prova de Fogo completou 70 anos de fundação e é considerado “hors-concours”. Na categoria escola de samba, a Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho é octacampeã. A Escola de Samba Império Ideal é a vice-campeã.
  • 2018 - Falece o desportista Raimundo Brandão de Souza Bento (Teco-Teco) ex meia esquerda camisa 10 do Guarany de Sobral, faltando quatro dias para o seu 71º aniversário. Nascera em Sobral, em 13 de fevereiro de 1947.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393