Pular para o conteúdo principal



Instituto Cuca participa com 18 atletas do Cearense de Triathlon

Neste sábado (12 de fevereiro), o Instituto Cuca participou do Campeonato Cearense de Triathlon, na Praia de Majorlândia, em Aracati, com 18 atletas. A prova vale pela I Etapa do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, com:

  1. 750 metros de nado.
  2. 20 quilômetros de pedal.
  3. 5 quilômetros de corrida.

O Cearense de Sprint Triathlon conta com duas etapas:

  • Primeira, em Majorlândia.
  • Segunda a ser realizada em 17 de setembro, na Prainha-Aquiraz.

A Rede Cuca será representada por 26 atletas, dentre os quais apenas uma minoria é estreante, de acordo com o treinador de Triatlo do Instituto Cuca, professor Tarciso Aragão, que acompanha os atletas. "A maioria são atletas já são experientes, inclusive no ponto mais alto do pódio, e alguns possuem experiência em provas internacionais", destaca o treinador, evidenciado a qualidade da equipe, que leva experiência na bagagem.

Treinamento - O treinamento dos participantes é contínuo e intenso, afirma o professor Tarcísio, que também é atleta. 

- Geralmente, eles realizam dois treinos diários, havendo uma ênfase no nado - esse segmento é treinado, pelo menos, cinco vezes na semana. Há períodos em que o volume de natação supera os 20 quilômetros semanais. Os treinos de pedal e corrida são intercalados com o nado. Cada um com, pelo menos, três sessões semanais e um com transição pedal/corrida. Rotina puxada, não é?!", detalhou Tarcísio.

O treinador aponta que, em decorrência da pandemia de covid-19, os treinos foram um pouco afetados, principalmente na modalidade natação, embora não tirasse o objetivo dos atletas. "São jovens acostumados com adversidades, e o espírito de superação e desejo por vitória é muito forte", ressaltou.

Fortaleza em destaque - Os atletas participantes do campeonato são radicados em Fortaleza, distribuídos pelas áreas de cobertura da Rede Cuca, "que vem fomentando de forma brilhante o Triathlon na capital cearense", enfatizou Aragão. Segundo ele, entre todos os cerca de 400 inscritos nessa etapa do campeonato, praticamente não há atletas do interior do Ceará.

Um dos compromissos da nova gestão do Instituto Cuca é profissionalizar e oportunizar, cada vez mais, os atletas e as modalidades esportivas da Rede, acreditando e planejando um desenvolvimento sustentável das juventudes, não apenas no esporte, mas em todas as áreas, buscando inclusive iniciativas privadas para esse projeto. O Instituto segue, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e Secretaria de Juventude, trabalhando para levar a juventude das periferias aos espaços de reconhecimento e protagonismo.

Sobre o Triathlon - O Triathlon estreou nos Jogos Olímpicos em 2000. Bem antes dessa data, o Estado do Ceará já possuía um relevante destaque nacional na modalidade, informa Tarcisio. Em 2004, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, lançou um Projeto Social denominado Novos Talentos, com mais de 600 jovens e 20 pessoas com deficiência (PCDs), distribuídos nos cinco núcleo espalhados na periferia da capital. "Desde o início, o Cuca Barra adotou o Triathlon como uma de suas modalidades, assim, contribuindo com o fomento dessa modalidade olímpica", lembra o treinador.

Sobre o Instituto Cuca - O Instituto Cuca é uma organização sem fins lucrativos que faz a gestão dos equipamentos da Rede Cuca. Os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), estão estrategicamente localizados em áreas periféricas da cidade e com políticas públicas de juventude comprovadamente vencedoras. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici – áreas consideradas de grande vulnerabilidade social e econômica.

Os equipamentos constituem-se estrategicamente como uma rede de proteção social e de oportunidades, que possibilita à comunidade – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a promoção e o acesso às ações institucionais, formação em diversas áreas, políticas públicas a ela direcionada, e a sensibilização em relação às suas corresponsabilidades sociais. Em todos os Cucas, as ações são gratuitas, e mensalmente são disponibilizados cursos de formação e esportes, atividades de difusão cultural abertas ao público de todas as idades.

Nos Cucas são ofertados, gratuitamente, cerca de 40 cursos de formação, 30 modalidades esportivas, programação cultural, produções na área de comunicação, promoção e garantia de direitos humanos e a realização de festivais, mostras e exposições, além de ações na área de trabalho e empregabilidade com atendimento prioritário para a juventude classificada na faixa etária de 15 à 29 anos.

A Rede Cuca também conta com cinco bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 15 mil livros, cinco teatros com capacidade para 180 a 240 pessoas, estúdios de rádio, televisão, música e fotografia. E, todos os meses, nos quatro equipamentos em funcionamento, o atendimento é de mais de 10 mil pessoas, entre jovens e comunidade em geral. A perspectiva é gerar oportunidades de desenvolvimento integral, além de parcerias públicas e privadas que incentivem a juventude da periferia em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica a descobrir e vivenciar seus talentos, discutir e usufruir dos seus direitos e deveres e exercitar, no dia a dia, a invenção de novas sociabilidades, sustentabilidades e formas de ser e estar no mundo.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.