Pular para o conteúdo principal

Paraipaba recebe 55ª Base do CPRaio e Central de Video Monitoramento

 

Com a entrega, já são 55 bases do CPRaio em todo o Ceará, fortalecendo a política estadual de expansão do policiamento ostensivo motorizado 


Paraibada, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a mais nova cidade cearense a receber uma Base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará e uma Central de videomonitoramento. A inauguração foi realizada nesta sexta (25) pelo governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governador Izolda Cela.

Camilo Santana ressaltou que o Ceará é destaque nacional em investimento para fortalecer a segurança pública, sempre alinhando as ações de prevenção com foco as de educação e esporte. "O papel do Estado é olhar para as pessoas. E o Raio está preparado para proteger Paraiaba 24 horas. Além disso, agregado ao Raio, trouxemos tecnologias como o sistema de vídeomonitoramento, com 15 câmeras instaladas em locais estratégicos. Estamos fazendo isso para proteger", assegurou.

Também compareceram à solenidade o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira; a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino; e demais autoridades, entre oficiais e lideranças políticas.

A Base do CPRaio em Paraipaba conta com o efetivo de 30 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada para o patrulhamento ostensivo e ágil no município, bem como nas localidades mais próximas. A nova unidade está sob o comando do tenente Gerardo de Sousa Maia Filho.

"Isso vem para fortalecer uma ação necessária para enfrentar a violência que ainda afeta o nosso País. O trabalho do Estado do Ceará é incansável no sentido de fortalecer essa ação de proteção e resposta rápida para desestimular aqueles que se envolvem no crime. O governo também investe fortemente em ações de prevenção ", reforçou a vice-governadora Izolda Cela.

A instalação das de videomonitoramento espalhadas por Paraipaba vai garantir mais tranquilidade aos moradores. Agora, o Ceará soma 54 centrais de videomonitoramento, com 3.423 câmeras no total.

"Raio é sinônimo de efetividade. No ano passado, o Raio prendeu cerca de 6.600 criminosos no Ceará. O Raio tirou das ruas 2.100 armas de fogo. Apreender armas de fogo é crime a menos. A gente tira da mão do criminoso o que ele usa para assaltar", destacou o titular da SSPS, Sandro Caron.

Além da Capital, o Raio está presente em todas as regiões do Ceará, com 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 40 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.665 policiais militares atuando em 55 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Dia inesquecível

A implantação da unidade é um divisor de águas para o município, conforme afirmou Ariana Aquino, prefeita de Paraipaba. "Todos do Raio são muito bem-vindos ao nosso município, pois sabemos que prestarão um bom serviço à segurança pública do Ceará. Hoje é o resgate de dias melhores e tranquilidade para a cidade".

"Para mim e para comunidade essa base é muito importante. Só com o anúncio da chegada do Raio na cidade as coisas já mudaram bastante. Depois dessa inauguração, vai melhorar ainda mais", avaliou a paraipabense Fátima da Silva, de 58 anos, que reside ao lado da nova unidade.

Outro morador que comemorou a chegada do CPRaio foi Felipe Carneiro, de 22 anos, que foi aprovado no último concurso da PMCE. "Sempre quando o Raio chega, como é dito, a bandidagem vai embora. É mais um reforço para a segurança da população", ressaltou Felipe, que em breve deve ingressar no curso de formação da PMCE.

Raianos

Para ingressar no Raio a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático. 

"O Raio é reconhecido pelo povo cearense como uma tropa de suplementação que, junto com o Policiamento Ostensivo Geral (POG), a Polícia Civil e o sistema da Segurança, luta a diariamente pela redução de índices e, propriamente, pela elevação da sensação real de segurança para o cidadão", enfatizou o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.


Investimento em expansão

Quando criado, em 2004, o Raio inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas. Em 2015, o Governo do Ceará deu início ao processo de interiorização do Raio, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Já na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Com isso, o Raio opera hoje em todos os municípios mais populosos do Ceará. Atualmente, a política de expansão prevê a instalação de bases do CPRaio em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes. 

Ainda estão previstas mais 14 bases a serem inauguradas no interior: Bela Cruz, Ipueiras, Jaguaruana, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Massapê, Icapuí, Jardim, Aurora e Campos Sales.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B