Pular para o conteúdo principal

Sobral ganha Parque Evangelina Saboya e Nova Delegacia


Dia marcante para a população de Sobral. Neste sábado (12 de fevereiro de 2022), o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral entregaram aos sobralenses o Parque Evangelina Saboya e uma Nova Delegacia Municipal de Polícia Civil. 

A inauguração contou com a presença do:
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT).
  • Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT).
  • Vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho (PT).
  • Senador Cid Gomes (PDT).
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Evandro Leitão (PDT).


Ao inaugurar o Parque Evangelina Saboya, na noite do sábado, Camilo Santana destacou como o lazer é importante para o fortalecimento do vínculo e da economia comunitária. "Aqui é para o encontro das famílias do bairro. Encontro das crianças, das mulheres e da juventude. Mais de duas mil árvores foram plantadas aqui. Além do aspecto ambiental, tem o Social e de Saúde, e tem toda a economia que surge no entorno", comentou.


Com área de 43.500 metros quadrados, o Parque, localizado no bairro Sinhá Saboia, tem academia ao ar livre, playground, anfiteatro, areninha, quadra de vôlei e ciclovia. O equipamento foi nomeado em homenagem à Evangelina Saboya, filha de Sinhá Saboia, e reconhecida por sua dedicação aos mais necessitados da metrópole regional.

- Evangelina foi inteiramente dedicada à arte e à generosidade. Foi ela quem doou os terrenos para as primeiras casas populares deste bairro. O que começou de uma doação recebeu o fermento da generosidade", contou a historiadora Giovana Saboya Mont´Alverne, neta da homenageada.

Na área de lazer também foram realizados serviços de limpeza e dragagem da lagoa e seu entorno, abertura de ruas e um estacionamento. O investimento foi superior a R$ 7 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.

Também estiveram presentes na inauguração o titular da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira; o secretário das Cidades, Marcos Cals; o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes; e outras autoridades, entre vereadores, deputados estaduais e federais.

- O Projeto desse parque foi 100% feito pelos técnicos da Prefeitura de Sobral, com carinho e amor. Nos angustiava demais ver mais de 80 famílias morando em condições muito precárias. Essas famílias agora estão morando no Jatobá, aqui do lado, em casas de alvenaria, com saneamento, pavimentação e iluminação e uma areninha sendo construída na porta", detalhou Ivo Gomes, prefeito de Sobral.


A professora Ana Maria Pereira, de 37 anos, reservou o sábado para aproveitar a nova área de lazer e conferir a inauguração. 

- Você olha esse equipamento e vê emprego e renda de forma direta e indiretamente. A gente pode perceber que até a estrutura aqui dos arredores das casas também mudou. A questão da infraestrutura e do saneamento, tudo muito bom. É do povo para o povo. Espero que a população cuide", disse a professora, que mora em Sobral há 13 anos.


Para a vice-governadora, a iniciativa é a prova da contínua transformação positiva da cidade. 

- O poder público tem a obrigação de trabalhar e realizar as obras e os serviços que são importantes para as pessoas. Mas os cidadãos também têm o dever de fazer a parte que lhe cabe. No caso aqui, cuidar bem, fazer daqui o jardim de casa. O lazer das crianças, dos adultos, dos idosos e dos jovens", disse.

- Essa obra é emblemática porque cuida do meio ambiente, porque dá às pessoas uma moradia digna sem tirar das pessoas o laço de vizinhança, e dá ao Sinhá Saboia sua área de lazer", reforçou o senador Cid Gomes.


Na ocasião, foi realizado no parque o plantio de pés de seriguela


Mais Segurança - Na tarde do sábado, a nova Delegacia Municipal de Sobral foi entregue à população. O equipamento também é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), e o Governo do Ceará. O prédio, que será utilizado para os serviços da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), foi uma doação do município, e os custos da reforma e restauração do espaço foram arcados pelo governo estadual. O investimento foi de R$ 942.413,31.

- O que há de melhor para a Polícia o Ceará está sendo ofertado, a fim de que os policiais possam trabalhar da melhor forma e nas melhores condições possíveis. E tem o outro lado, o da prevenção, que a gente sabe que o resultado é a médio e longo prazo, mas é preciso persistir. E Sobral já é uma referência para o Brasil e para o mundo em educação. Eu não tenho dúvida que com trabalho, persistência e dedicação, Sobral será uma referência na experiência da Segurança Pública para o Ceará e para o Brasil. Com a liderança, o trabalho e a cooperação que nós temos feito hoje com todos os órgãos estaduais e municipais", declarou o governador Camilo Santana.


- Em Sobral, temos o grande exemplo de integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essa integração já vem trazendo resultados. Conseguimos concluir o ano passado com redução de homicídios e assaltos. Mês de janeiro já houve redução em relação a 2021. Mas vamos avançar", reforçou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

Agora, os sobralenses terão à disposição três delegacias de Polícia Civil, sendo a Delegacia Regional (DRPC), que é destinada a combater os crimes nas cidades circunvizinhas de Cariré e Groaíras, a Delegacia da Mulher (DDM), voltada para atuação especializada na proteção de grupos vulneráveis e a nova Delegacia Municipal (DMPC), destinada somente ao combate de crimes na cidade de Sobral.

Mais sensação de segurança é o que espera a agente comunitária de Saúde, Lucilene Marques, de 49 anos, moradora do Bairro Santa Casa. 

-Esperamos que seja o melhor para nós. Acredito que essa unidade é fundamental, para servir a cidade inteira", avaliou Lucilene, que é vizinha da delegacia.


- Reitero o meu compromisso de continuar as parcerias e fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir à população de Sobral paz e tranquilidade", assegurou Ivo Gomes.

A nova Delegacia Municipal é dividida em cinco diferentes núcleos de investigação, sendo o Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), o Núcleo de Roubos e Furtos (NRF), o Núcleo de Repreensão aos Crimes Patrimoniais (NRCP), o Núcleo de Investigação Permanente (NIP) e o Núcleo Generalista (NG).

Além disso, a unidade também desempenha as atividades de plantão, onde ficará disponível 24 horas por dia, trazendo um trabalho ininterrupto da Polícia Civil.


Visitas - No início da agenda em Sobral, o governador Camilo Santana visitou, acompanhado da comitiva, a nova sede do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE instalada no município.

Em nome da tropa, o membro do CPRaio de Sobral J. Pádua expressou a importância da nova estrutura para o trabalho diário. "O Raio se tornou referência em todo o Brasil pela eficiência e eficácia que tem. Hoje é motivo de comemorar, de alegria. Aqui, com o senhor governador, a única palavra que eu posso é gratidão pelo compromisso que o senhor tem tido com a segurança pública e com o povo sobralense. A prova disso é essa base que o senhor nos oferece, com estrutura gigantesca", agradeceu.


De lá, o chefe do Executivo Estadual seguiu para o 3° Batalhão da PMCE. Mais tarde, Camilo Santana inspecionou as obras do novo Aeroporto Regional de Sobral.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).