Pular para o conteúdo principal

Arquivo Nirez para 20 de março

  • 20 DE MARÇO na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1900 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 47 anos de idade, o major do Exército Carlos Augusto Peixoto de Alencar, abolicionista nascido em 22/10/1852 em Fortaleza.
  • 1909 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal "Correio da Tarde", sob a direção de Jaime Carneiro Leão de Vasconcelos (Jaime de Vasconcelos), Alberto Fiuza Montezuma (Alberto Montezuma) e Artur Rocha.
  • 1931 - Morre, em Fortaleza, o jornalista Juarez Castelo Branco.
  • 1934 - Fundado, na sede do Secretariado da Legião Cearense do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores do Livro e do Jornal, tendo como presidente José de Lima Filho.
  • 1935 - Reinauguração da casa comercial Auto Volante, da firma A. Barbosa & Companhia.
  • 1938 - Inaugurado, próximo ao Campo de Aviação, o loteamento Parque Olinda, de Monteiro Filho e Osvaldo Studart, com lotes de 50 palmos vendidos a prestação. Era no Mata Galinha, hoje Dias Macedo.
  • 1944 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o farmacêutico Francisco Dias da Rocha, eleito no dia 20 de novembro do ano anterior.
  • 1947 - Nomeados o padre José Teógenes Gondim para capelão militar junto à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará; e Manuel Andrade Soares, o Frei Ambrósio Maria de Fortaleza, capelão militar junto à Base Aérea de Fortaleza.
  • 1954 - O Ceará Country Club é vendido a José Carneiro, Olinto Oliveira e Reginaldo Rocha. A agremiação fora de propriedade da Fortaleza Tênnis and Country Club, integrada pelo Bank of London & South America Limited, a Booth Line, a Norton Griffiths Cª e a The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd. Os compradores do Country são de opinião que deve o mesmo continuar em funcionamento, para o que haverá, no próximo dia 25, uma assembleia geral dos associados, os quais deliberarão a respeito do assunto.
  • 1957 - Posse do escritor e político Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1957 - Morre aos 83 anos de idade, o escritor Vasco Bezerra de Menezes Furtado (Vasco Furtado), cearense de Quixeramobim.
  • 1962 - O 10º Grupo de Artilharia Transportada - 10º GAT passa a denominar-se 10º Grupo de Obuses - 10º GO.
  • 1963 - O Diário Oficial do Município nº 2.738 publica a Lei nº 2.130, que dá o nome de Praça dos Jangadeiros, a um espaço entre a Orla Marítima e a Avenida Presidente Kennedy, ao norte da foz do Riacho Maceió, entre a Volta da Jurema e o Mucuripe. Embora a lei seja confusa na localização, d. Maria Noélia Rodrigues da Cunha, em seu livro Praças de Fortaleza, dá a localização, após verificação no local.
  • 1963 - A Lei 2.130, publicada no Diário Oficial do Município 2.738, da mesma data, dá o nome de Praça Dragão do Mar ao quadrilátero entre a Avenida Beira Mar, Rua Silva Paulet, Avenida Aquidaban (hoje Avenida Historiador Raimundo Girão) e Avenida Barão de Studart, no Meireles. Acontece que o local já tinha o nome oficial de Praça Marquês do Herval e nunca foi construída a praça.
  • 1963 - Fundado, em Maracanaú, o Centro Educacional Gustavo Barroso, colégio pertencente a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC, tendo como primeiro diretor o padre José Holanda do Vale.
  • 1965 - Através da Resolução 1821, o Conselho Nacional de Portos e Vias Navegáveis CNPVN, resolve constituir, nos termos da Lei 4.213, de 14/02/1963, a Companhia Docas do Ceará-CDC, Sociedade de Economia Mista, com a finalidade de explorar comercialmente os portos do Estado do Ceará. Hoje a CDC é presidida por Mayhara Chaves (foto).
  • 1966 - Morre, em Fortaleza, aos 91 anos de idade, o desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde (Feliciano de Ataíde), provedor da Santa Casa de Misericórdia. Era pernambucano do Recife nascido a 29/10/1875. Em sua homenagem existe uma rua com seu nome no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante.
  • 1968 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o médico Carlos Studart Filho, substituindo Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga).
  • 1969 - O Departamento dos Correios e Telégrafos - DCT passa a denominar-se Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, por força do Decreto Lei nº 20.
  • 1970 - O jornal Tribuna do Ceará passa a ser impresso pelo processo offset, uma novidade em Fortaleza, sendo o primeiro periódico a assim proceder. Posteriormente houve a inauguração oficial.
  • 1978 - Grava depoimento, à noite, para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o cantor e compositor Antônio Gonçalves Sobral (Nelson Gonçalves), em apartamento no Hotel Savanah, onde estava hospedado. Na oportunidade gravou também o compositor Adelino Moreira de Castro.
  • 1980 - Toma posse, na cadeira nº 20, da Academia Cearense de Letras - ACL, o jornalista Cid Saboia de Carvalho (Cid Carvalho), saudado por Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares).
  • 1981 - Empossado no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Abelardo Fernando Montenegro. 
  • 1993 - Morre em Fortaleza o odontólogo Múcio Moreira de Azevedo.
  • 1994 - Desaba a torre e parte da fachada do prédio construído por José Magalhães Porto no início da década de 20 na Praia de Iracema, a Vila Morena, que foi ocupada na época da 2ª Guerra Mundial pelos americanos a caminho da África, com seu United States Office - USO. Falta de aviso da imprensa não foi, mas a Prefeitura Municipal de Fortaleza não tomou a mínima providência para evitar o acontecido. Hoje é o Estoril. O endereço é Rua dos Tabajaras, 397.
  • 1997 - Falecimento, em Fortaleza, do farmacêutico Carlos Eduardo Benevides (Carlito Benevides). Chegou em Fortaleza em 1926, adquirindo do farmacêutico José Eduardo Espíndola, a Farmácia Popular (depois seria a Farmácia Belém). Era nascido no município de Água Verde, Pacatuba, CE., no dia 13/12/1904.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, onde estava internado no Hospital Monte Klinikum, vítima de infarto do miocárdio, o empresário fundador e Controlador do Grupo Cidade de Comunicações Miguel Dias de Souza, que era segundo suplente de senador pelo MDB. O Grupo Cidade é composto pela TV Cidade (retransmissora da Record no Ceará), rádios 89 FM, Atlântico Sul FM, Rádio Beach Park, AM Cidade, Cidade FM, Jovem Pan FM Fortaleza e Rádio Jeri. Na internet, o portal gcmais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".