Pular para o conteúdo principal

Arquivo Nirez para 20 de março

  • 20 DE MARÇO na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1900 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 47 anos de idade, o major do Exército Carlos Augusto Peixoto de Alencar, abolicionista nascido em 22/10/1852 em Fortaleza.
  • 1909 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal "Correio da Tarde", sob a direção de Jaime Carneiro Leão de Vasconcelos (Jaime de Vasconcelos), Alberto Fiuza Montezuma (Alberto Montezuma) e Artur Rocha.
  • 1931 - Morre, em Fortaleza, o jornalista Juarez Castelo Branco.
  • 1934 - Fundado, na sede do Secretariado da Legião Cearense do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores do Livro e do Jornal, tendo como presidente José de Lima Filho.
  • 1935 - Reinauguração da casa comercial Auto Volante, da firma A. Barbosa & Companhia.
  • 1938 - Inaugurado, próximo ao Campo de Aviação, o loteamento Parque Olinda, de Monteiro Filho e Osvaldo Studart, com lotes de 50 palmos vendidos a prestação. Era no Mata Galinha, hoje Dias Macedo.
  • 1944 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o farmacêutico Francisco Dias da Rocha, eleito no dia 20 de novembro do ano anterior.
  • 1947 - Nomeados o padre José Teógenes Gondim para capelão militar junto à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará; e Manuel Andrade Soares, o Frei Ambrósio Maria de Fortaleza, capelão militar junto à Base Aérea de Fortaleza.
  • 1954 - O Ceará Country Club é vendido a José Carneiro, Olinto Oliveira e Reginaldo Rocha. A agremiação fora de propriedade da Fortaleza Tênnis and Country Club, integrada pelo Bank of London & South America Limited, a Booth Line, a Norton Griffiths Cª e a The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd. Os compradores do Country são de opinião que deve o mesmo continuar em funcionamento, para o que haverá, no próximo dia 25, uma assembleia geral dos associados, os quais deliberarão a respeito do assunto.
  • 1957 - Posse do escritor e político Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1957 - Morre aos 83 anos de idade, o escritor Vasco Bezerra de Menezes Furtado (Vasco Furtado), cearense de Quixeramobim.
  • 1962 - O 10º Grupo de Artilharia Transportada - 10º GAT passa a denominar-se 10º Grupo de Obuses - 10º GO.
  • 1963 - O Diário Oficial do Município nº 2.738 publica a Lei nº 2.130, que dá o nome de Praça dos Jangadeiros, a um espaço entre a Orla Marítima e a Avenida Presidente Kennedy, ao norte da foz do Riacho Maceió, entre a Volta da Jurema e o Mucuripe. Embora a lei seja confusa na localização, d. Maria Noélia Rodrigues da Cunha, em seu livro Praças de Fortaleza, dá a localização, após verificação no local.
  • 1963 - A Lei 2.130, publicada no Diário Oficial do Município 2.738, da mesma data, dá o nome de Praça Dragão do Mar ao quadrilátero entre a Avenida Beira Mar, Rua Silva Paulet, Avenida Aquidaban (hoje Avenida Historiador Raimundo Girão) e Avenida Barão de Studart, no Meireles. Acontece que o local já tinha o nome oficial de Praça Marquês do Herval e nunca foi construída a praça.
  • 1963 - Fundado, em Maracanaú, o Centro Educacional Gustavo Barroso, colégio pertencente a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC, tendo como primeiro diretor o padre José Holanda do Vale.
  • 1965 - Através da Resolução 1821, o Conselho Nacional de Portos e Vias Navegáveis CNPVN, resolve constituir, nos termos da Lei 4.213, de 14/02/1963, a Companhia Docas do Ceará-CDC, Sociedade de Economia Mista, com a finalidade de explorar comercialmente os portos do Estado do Ceará. Hoje a CDC é presidida por Mayhara Chaves (foto).
  • 1966 - Morre, em Fortaleza, aos 91 anos de idade, o desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde (Feliciano de Ataíde), provedor da Santa Casa de Misericórdia. Era pernambucano do Recife nascido a 29/10/1875. Em sua homenagem existe uma rua com seu nome no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante.
  • 1968 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o médico Carlos Studart Filho, substituindo Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga).
  • 1969 - O Departamento dos Correios e Telégrafos - DCT passa a denominar-se Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, por força do Decreto Lei nº 20.
  • 1970 - O jornal Tribuna do Ceará passa a ser impresso pelo processo offset, uma novidade em Fortaleza, sendo o primeiro periódico a assim proceder. Posteriormente houve a inauguração oficial.
  • 1978 - Grava depoimento, à noite, para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o cantor e compositor Antônio Gonçalves Sobral (Nelson Gonçalves), em apartamento no Hotel Savanah, onde estava hospedado. Na oportunidade gravou também o compositor Adelino Moreira de Castro.
  • 1980 - Toma posse, na cadeira nº 20, da Academia Cearense de Letras - ACL, o jornalista Cid Saboia de Carvalho (Cid Carvalho), saudado por Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares).
  • 1981 - Empossado no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Abelardo Fernando Montenegro. 
  • 1993 - Morre em Fortaleza o odontólogo Múcio Moreira de Azevedo.
  • 1994 - Desaba a torre e parte da fachada do prédio construído por José Magalhães Porto no início da década de 20 na Praia de Iracema, a Vila Morena, que foi ocupada na época da 2ª Guerra Mundial pelos americanos a caminho da África, com seu United States Office - USO. Falta de aviso da imprensa não foi, mas a Prefeitura Municipal de Fortaleza não tomou a mínima providência para evitar o acontecido. Hoje é o Estoril. O endereço é Rua dos Tabajaras, 397.
  • 1997 - Falecimento, em Fortaleza, do farmacêutico Carlos Eduardo Benevides (Carlito Benevides). Chegou em Fortaleza em 1926, adquirindo do farmacêutico José Eduardo Espíndola, a Farmácia Popular (depois seria a Farmácia Belém). Era nascido no município de Água Verde, Pacatuba, CE., no dia 13/12/1904.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, onde estava internado no Hospital Monte Klinikum, vítima de infarto do miocárdio, o empresário fundador e Controlador do Grupo Cidade de Comunicações Miguel Dias de Souza, que era segundo suplente de senador pelo MDB. O Grupo Cidade é composto pela TV Cidade (retransmissora da Record no Ceará), rádios 89 FM, Atlântico Sul FM, Rádio Beach Park, AM Cidade, Cidade FM, Jovem Pan FM Fortaleza e Rádio Jeri. Na internet, o portal gcmais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram