Pular para o conteúdo principal

Cidade Mais Infância une o lúdico ao educativo para o desenvolvimento das crianças

 


Larissa Falcão - Ascom Casa Civil-  Texto
Carlos Gibaja, Ariel Gomes e Helene Santos- Fotos

Cores, formas e possibilidades de aprendizagem compondo uma cidade cenográfica projetada para desenvolver toda a criatividade e capacidade de percepção das crianças. Assim é a Cidade Mais Infância, exposição interativa pioneira no Brasil, construída pelo Estado dentro do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O espaço foi apresentado pelo Governo do Ceará na tarde desta quinta-feira (31).


O equipamento, que integra o Programa Mais Infância Ceará, foi apresentado nesse primeiro momento exclusivamente para crianças, entre filhos e filhas de operários que atuaram na obra e integrantes de projetos sociais do Governo do Ceará. 

A cidade cenográfica de 7 mil metros quadrados foi aberta pelo governador Camilo Santana acompanhado dos ilustres visitantes que, de olhos e sorrisos abertos, expressaram encantamento a cada novo detalhe descoberto. Também estiveram presentes a vice-governadora Izolda Cela; a primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância, Onélia Santana; o secretário Arialdo Pinho, do Turismo, e Socorro França, da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e outras autoridades.

Ao todo, a cidade conta com 34 espaços temáticos, incluindo teatro, escolinhas – de ensino infantil, gastronomia e educação para o trânsito –, areninha, museus – de artesanato e paleontologia –, aeroporto, pista de corrida, além de brinquedos interativos e outros empreendimentos públicos que permitem aos pequenos compreender a dinâmica, as profissões e os serviços de uma cidade real.

“Aqui é uma cidade que vai funcionar para as crianças, por etapas. Tem áreas para os pais tomarem sorvete. Temos equipamentos públicos do Estado, como areninha, hospital, teatro, banco, Política Militar, Detran, Cagece, aeroporto e escola de gastronomia. As crianças vai fazer parte dessa cidade”, destacou o governador Camilo Santana.

A primeira-dama do Ceará enalteceu que a concepção da cidade é uma ação pioneira no Brasil. “Foi baseada em experiência [realizada] no México. Em nossa Capital, o turista que vier com a família e os filhos com certeza vão vir conhecer este espaço. E as nossas crianças cearenses, especialmente, vão ter esta oportunidade de brincar e se divertir com foco na educação e desenvolvimento infantil de forma integral. Aqui fala de alimentação saudável, da nossa cultura e nossa história”, detalhou Onélia Santana.

A abertura ao público acontecerá, de forma gradual, com operação assistida no início, e focado em grupos específicos, como estudantes de escolas públicas, que terão acesso gratuito. O funcionamento pleno será divulgado em momento posterior.

Além disso, segundo o governador, as entradas pagas pelos visitantes que não se encaixam no público que terá isenção serão revertidas em recursos para o Fundo Mais Infância Ceará. A lei que institui o Fundo foi assinada durante a apresentação do equipamento.

Brincar, aprender e sonhar

A cidade amplia a imaginação de crianças como os três filhos do eletricista Gilson Sales, que trabalhou para iluminar a Cidade Mais Infância. Emocionado, o pai reconhece a importância de oportunizar espaços para que os filhos sonhem enquanto se divertem e aprendem. “É muito bom proporcionar este espaço para meus filhos e trabalhar neste projeto para as crianças de Fortaleza”, comemorou.

Outra criança que ficou encantada foi Kemilly de Paula Barbosa, 3, filha da dona de casa Cristina Barbosa, 42, e do bombeiro hidráulico, André Luiz, 32. Brincando, a pequena interagiu com as possibilidades da escolinha pública, o lugar preferido por ela na Cidade Mais Infância.

“Estou feliz porque não só a minha, mas outras crianças vão desfrutar deste espaço. A minha está admirando [a escola]. Ela gosta muito de estudar, é bem sabida”, disse Cristina.

Após o passeio, o público assistiu à apresentação teatral “As Aventuras do João Sortudo”, da Companhia Prisma de Artes.

Fundo Mais Infância Ceará

A iniciativa, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará e sancionada pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (31), reunirá recursos destinados ao financiamento de ações e projetos no âmbito do Mais Infância Ceará e iniciativas voltadas à formação humana, à promoção do desenvolvimento social, especialmente infantil, e à superação da extrema pobreza no Estado.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B